Determinismo ou livre-arbitrio?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 151 até 165 (de 223 do total)
  • Autor

Sendo meio antipático e interferindo no interessante debate de vocês, mas comentemos o seguinte:> É notório o fato de que os que acreditam em Deus ou algo parecido recuperam-se melhor de doenças, etc… tenho certeza que já ouviu falar nisso. <. Seria melhor saber se existem pesquisas sérias,que mostram que os que acreditam em Deus se recuperam melhor.Mas vamos supor que sim. Teístas vivem mais, mais plenamente, melhor, mas como todos acabarão morrendo.E aí sim está a questão. Os teístas acharão que existe vida após a morte,o que pode ser interpretado como uma forma de recompensa. Agora, convenhamos, alguém já deu provas efetivas da vida pós morte?

márcio
    Membro

Fernando, acho que voce nao deveria (de forma alguma) considerar “interferencia”.

Bom, eu fui bem generico na minha colocacao: “a força interior que brota de uma crença”.
    Necessariamente nao precisa estar associada a crenca em Deus. Pode ser a crenca em um amuleto, qualquer coisa.

Agora “vida apos a morte” acho que ja faria parte de um outro capitulo, que por sua vez abre uma infinidade de “portas” (passando pelo espiritismo, etc).
    E ai cabe outra questao, do tipo “Porque tanta gente acredita em X”, sendo X:

1. Deus.
    2. Milagres.
    3. Vida Apos a Morte.

Bom, eu particularmente nao estabeleci nenhum tipo de fé com relacao a esses 3 itens, entre muitos outros, mas tenho interesse em saber porque tanta gente estabelece. Porque ?

márcio
    Membro

Fernando, acho que voce nao deveria (de forma alguma) considerar “interferencia”.

Bom, eu fui bem generico na minha colocacao: “a força interior que brota de uma crença”.
    Necessariamente nao precisa estar associada a crenca em Deus. Pode ser a crenca em um amuleto, qualquer coisa.

Agora “vida apos a morte” acho que ja faria parte de um outro capitulo, que por sua vez abre uma infinidade de “portas” (passando pelo espiritismo, etc).
    E ai cabe outra questao, do tipo “Porque tanta gente acredita em X”, sendo X:

1. Deus.
    2. Milagres.
    3. Vida Apos a Morte.

Bom, eu particularmente nao estabeleci nenhum tipo de fé com relacao a esses 3 itens, entre muitos outros, mas tenho interesse em saber porque tanta gente estabelece. Porque ?

Talvez:

as pessoas acreditam naquilo que melhor lhe convier…. se as explicações q receberam tem algo q não se encaixa na visão deles, então eles acreditam naquilo q melhor se encaixa…., se é apresentado a verdade a uma pessoa e ela se nega a acreditar, é pq ela não entendeu a sua explicação, ou ela não entedeu o q se passou, ou a mentira contada a ela foi muito bem contada

Meio bêbado, frustrado, após brigar com a mulher neste feriadão, mas só posso comentar Marcio e Confidencial, que as pessoas acreditam em deus, milagres, vida após a morte, por…consolo…afinal esta vida é tão frágil, tão incerta…mas enfim…há que se conseguir alguma alegria e talvez emoção para viver.Enquanto bastante bêbado,tento escrever, fazem acrobacias aéreas,no lugar onde estou(é sério). Ou seja, o sentido da vida destes caras é a emoção, mas nada impede que se tornem uns velhotes carolas de igrejas. Cuidem-se !!

márcio
    Membro

Bom … acho que a “verdade” passa pelo mesmo problema que o “certo”.

Talvez fosse interessante imaginar que nao existe nem a “verdade” e nem o “certo”.

Podemos dizer que dentro de um grupo, existem convencoes. Um grupo estabelece que isto é verdade …, aquilo é certo …, etc.

E as pessoas vao se encaixando nos grupos …
    Se quizer fazer parte daquele grupo, voce deve aceitar aquelas “verdades” e aqueles “certos”.

E fazer parte de um grupo é questao de sobrevivencia …

Márcio

Verdade?

Caso tenha realmente interesse, vide:

http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/intver.htm

márcio
    Membro

Pontos interessantes (um pouco longo e repetitivo para o meu gosto pessoal). Mas a principio nao muda muito minha opiniao.

Acrescentaria entao o seguinte:

1. A verdade é um atributo da informacao.

2. Inteligencia passa pela capacidade de manipular as informacoes (transformando-as em conhecimento).

3. Para uma determinada informacao ou mesmo conhecimento, o atributo verdade (e o atributo certo) é funcao do tempo (entre varias outras funcoes).

Capacidade de Manipular Informação = Astúcia

Astúcia = desonestidade interna / ou encaixar a melhor mentira no melhor momento.

Parece niilismo destrutivo, o que tal pendurarmos as chuteiras?

márcio
    Membro

O problema da comunicacao usando palavras é esse. Antes de haver a troca efetiva de informacao que soma em ambos os lados, é necessario um tempao com os ajustes.

A informatica passa pelo mesmo problema.

Pendurar as chuteiras … pode ser.

Mesmo assim vou colocar mais umas pequenas ideias sobre o tema …

Conhecimento: aquelas informacoes que foram absorvidas pelo individuo (que estao na memoria, digamos).
    Portanto teriamos aquelas informacoes que sao do conhecimento da pessoa e aquelas que nao sao.

A Inteligencia, seria a capacidade de “processar” esse conhecimento, inclusive criando novos conhecimentos.
    Que poderiam virar informacao, se o detentor desse conhecimento “novo” expressar esse conhecimento.

Uma grande informacao, poderia ser composta de varias partes menores.
    Se cada parte menor, tivesse uma pequena “etiqueta” dizendo falso ou verdadeiro,
    como ficaria uma grande informacao que fosse composta de uma serie de pequenas informacoes falsas e uma serie de informacoes verdadeiras ?

Seria como uma multiplicacao por zero ? Bastaria um pequeno componente falso, para falsear toda a informacao associada ? Ou no meio de varios segmentos verdadeiros, acabam passando alguns segmentos falsos que passariam a ser tradados como verdadeiros ?

Obs: Se a inteligencia é usada com astucia, para encaixar a melhor mentira no melhor momento, a favor da desonestidade … paciencia … mas continua sendo inteligencia (nao?).

Não … Isto é imaginação, imaginação fértil…, que, em hipótese alguma pode se confundida com inteligência.

Vc disse que o texto era longo e repetitivo. Já lí matérias maiores em jornais, quanto ao repetitivo gostaria de apreciar os seus argumentos (obviamente não quero pressioná-lo, faça apenas se realmente desejar ou puder).

Vc conhece a sua namorada por partes?

Ou vc tem uma idéia global sobre ela?

A sua namorada tem defeitos e virtudes, e no entanto existe, e vc a ama. Isto é uma verdade. Ela é um conjunto.

“O conhecimento está sempre associado a conceitos e só pode ser transmitido por meio de palavras e de outros símbolos. A compreensão, não sendo conceitual, não pode ser transmitido. É uma experiência imediata, e a experiência imediata só pode ser comentada…” Aldous Huxley – Conhecimento e Compreensão – Huxley e Deus

Mas, apesar da advertência de huxley, muitos ainda confundem inteligência com conhecimento.
    “Essa confusão acontece porque a maior parte das pessoas se conhece muito mal, mesmo nas coisas práticas e nos aspectos mais óbvios da vida. Quanto maior não seria sua dificuldade de captar a diferença sutil entre os atos representativos e a inteligência! Vendo sempre a inteligência atuar através do pensamento, da memória, da imaginação, do sentimento, confundem portanto o canal com aquilo que por ele passa, o veículo com o passageiro, e tomam por “inteligência” os meros atos mentais.
    Mas….
    “Se definimos a inteligência como a capacidade humana de captar o que é verdade, também entendemos que o essencial do ser humano, aquilo que o diferencia dos animais, não é o pensamento, não é a razão, nem uma imaginação ou memória excepcionalmente desenvolvidas, embora tudo isto haja efetivamente no ser humano. Pois pensar, um macaco também pensa: ele completa um silogismo e até encadeia silogismos num raciocínio relativamente perfeito. Imaginação, até um gato possui: os gatos sonham. Por este caminho não encontraremos a diferença específica humana, aquilo que nos torna homens em vez de bichos. E, se é importante arraigar o homem no reino animal, para não fazer dele um ser angélico sem pés no solo, também é importante saber distingui-lo de uma tartaruga ou de um molusco por alguma diferença que não seja meramente quantitativa e acidental.
    O que nos torna humanos é o fato de que tudo aquilo que imaginamos, raciocinamos, recordamos, somos capazes de vê-lo como um conjunto e, com relação a este conjunto, podemos dizer um sim ou um não, podemos dizer: “É verdadeiro”, ou: “É falso”. Somos capazes de julgar a veracidade ou falsidade de tudo aquilo que a nossa própria mente vai conhecendo ou produzindo, e isto não há animal que possa fazer.”
    http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/intver.htm

márcio
    Membro

Inteligencia, Conhecimento e Compreensao.
    Sao pontos interessantes … como relaciona-los ?

Que tal assim:

1. Existe a informacao (no universo).
    2. Ao ser absorvida pelo individuo, passa a ser conhecimento.
    3. Ao ser compreendida pela individuo, passa a ser XXX. (o que seria?).

Olá Márcio…(há quanto tempo, não é??? ).
    Muito rapidamente…estou sem tempo…só uma dica…

Ao compreender, torno a informação conhecimento. O que me permite um maior ou menor grau de conhecimento é a inteligência numa perspectiva multifactorial…

márcio
    Membro

Ola Isabel. Realmente … muito tempo ali, falta tempo acola … tempo, tempo.

Nada como a ajudinha profissional (vou tentar cruzar essas informacoes).
    Mas entrei agora somente para retribuir o Ola.

Novamente acho que não….

vou repetir:

“O conhecimento está sempre associado a conceitos e só pode ser transmitido por meio de palavras e de outros símbolos. A compreensão, não sendo conceitual, não pode ser transmitido. É uma experiência imediata, e a experiência imediata só pode ser comentada…” Aldous Huxley – Conhecimento e Compreensão – Huxley e Deus

Penso que fui direto, isto é: inteligência = compreenção que é # de conhecimento.

Acho que isto é básico.

Visualizando 15 posts - 151 até 165 (de 223 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.