Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Determinismo ou livre-arbitrio?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
29/04/2002 às 2:04 #73593márcioMembro
Isabel, ainda um pouco mais sobre determinismo, vamos imaginar que sistematicamente esses programas passem a vencer qualquer ser humano. O proximo passo entao, devera ser, programa versus programa ate o limite, no qual quem iniciar a partida, ganha. O jogo de xadrez passa a ser a identificacao, deixada ao acaso, de quem inicia. Entao so nos resta trabalhar a logica por traz do “par ou impar” ou do “cara ou coroa”.
Talvez devessemos entao colocar o foco nao na dignidade mas sim na identificacao do determinismo. Enquanto houver acaso por ai, é ai que estaremos focados.
Paralelamente ao xadrez, existem sites onde podemos “conversar” via chat com “botz”, programas que simulam pessoas. Tem tambem os programas de interpretacao de textos. Realmente, a dignidade humana vai passar por uma provacao e tanto nos proximos anos …
29/04/2002 às 2:13 #73594márcioMembroAlex, tambem imaginava assim, mas aprendi (superficialmente é claro) nesse site, que a quantificacao do “determinismo” em xadrez, esta mais avançada do que eu imaginava. Acho que nao deve sobrar muito espaço para “saltar para fora”.
29/04/2002 às 2:19 #73595márcioMembroEsta semana li um artigo numa revista sobre um matematico famoso (Penrose) que esta questionando o indeterminismo da mecanica quantica (aquela historia dos gatos na caixa). Vamos ver …
29/04/2002 às 5:22 #73596Miguel (admin)Mestremárcio um dia aparece um cara e ganha da máquina, não eu nem vc… mas um cara vai ganhar da máquina não tenha dúvida, é mítico-histórico-e-perene…existem seres humanos que aprendem a falar linguas estrangeiras em horas(fluentemente)… eu não sou capaz de tal feito, não sei quanto a vc(?)… mas tem um ou outro “gato pingado” que é capaz…há quem diga que a vida imita a arte…
sabe márcio, não posso deixar de comentar uma coisa…o meu micro é um xpaz não sei quantos mega… todos os micros xpaz não sei quantos mega são iguais… é claro que tem internauta que acha que o seu xpaz não sei quantos mega é melhor que o xpaz não sei quantos mega do vizinho, eu diria que “faz parte” da fantasia do cara, deixa o cara pô!!! bom, segundo fthy somos todos sapiens sapiens, certo? dá idéia de sapo mas não é… sabemos que todos somos seres humanos…mas o que me intriga é que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é“, logo alex é diferente de márcio, veja não encontrei o símbolo diferente para ilustrar ou dar um ar científico, mas alex e márcio são sapiens sapiens….diferentes não só no tocante as informações como tb as aptidões e talentos…
abs.
como já dito antes eu não conheço na vida uma reta perfeita ou um circulo perfeito….não tenho dúvida que o famoso penrose vai conseguir provar o que deseja…talvez até ganhe um prêmio…e esta historia do gato é meio confusa mesmo… eu , nesta, fico com o hawking, quando ouço esta história do gato de Schödinger tenho vontade de pegar uma arma e dar um tiro nele…
abs.
29/04/2002 às 5:33 #73597Miguel (admin)Mestreaté pq uma máquina muito inteligente como a gente ou mais vai pirar igual a gente ou mais… vai tentar imaginar o que o outro esta pensando dele, vai ficar frustado por isso, vai entrar na nóia (vai criar um orifício ciber-nasal com velocidade speedy de 1 t/bite para cheirar cocaina)… e depois vai se suicidar…pq vai chegar a conclusão que esta vida de cumputador inteligente não tá com nada….e tudo pq ele é um ciber-eunuco.
abs.
29/04/2002 às 12:56 #73598Miguel (admin)MestreAlex,
a propósito de símbolos … expressam parcialmente a realidade .. isso me lembra o Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry …. certa vez vira num livro sobre a floresta , uma gravura de uma jibóia que engolia uma fera .
Dizia o livro : “As jibóias engolem, sem mastigar, a pressa inteira . Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão.”
Refletiu e decidiu fazer um desenho e perguntava aos que o viam se sentiam medo ao vê-lo, os adultos diziam , ” por que é que um chapéu faria medo? ”
O desenho não representava um chapeú, representava uma jibóia digerindo um elefante !!
Desenhou então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender.
” Elas têm sempre a necessidade de explicacões ” …. as pessoas grandes vendo o novo desejo aconselharam-o a deixar de lado desenhos de jibóias abertas ou fechadas …..
o computador criado pelo homem tem uma inteligência limitada , o homem trabalha em termos de jibóias, ora em termos de chapéu … mas tanto o chapeú quanto a jibóia expressam parte parciais da realidade, nem tudo é tudo. Há níveis de inteligência ainda não desvendados e potencializados .
abs.
29/04/2002 às 17:12 #73599Miguel (admin)MestreAlex,
ato falho : desejo ao invés de desenho.
abs.
29/04/2002 às 23:23 #73600Miguel (admin)MestreEu diria que em vez de sapiens sapiens seremos mais sapiens demens à procura do fio de Ariadne…perdidos entre chapéus e jibóias…querendo de-cifrar, des-montar…
abs.
30/04/2002 às 23:50 #73601márcioMembroAlex, voce deve ser um cara engraçado
(no bom sentido).
Eu nao sou contra a minha especie (a humana). Apenas acho que vamos colher o que alguns estao plantando.Tambem nao sou um desses gatos pingados. Até diria que o modelo do meu cerebro é meio antigo, daqueles baseados na logica binaria. Tenho muita dificuldade em trabalhar com a logica difusa.
Isabel, concordo plenamente: estamos na fase do decifrar, desmontar … para afinal poderemos entender essa natureza. E depois começarmos a monta-la de outra forma.
01/05/2002 às 4:25 #73602Miguel (admin)MestreKarein.
no próprio homem
Márcio.
desculpe a brincadeira… um analista(que nem sempre é analisado) diria… é medo… os seus argumentos são fortes…:eis a minha graça….concordo em parte… vamos sim ser arrebatados por outras formas de inteligência… e neste instante teremos apenas que apelar para a nossoa forma mais humana de ser…pois a forma binária, matemática.. pertencerá as máquinas…
um grande abraço.
02/05/2002 às 1:41 #73603Miguel (admin)MestreAlex,
sua resposta foi suscintamente : no próprio homem. Acredito que vc esteja a complementar o que eu disse referente ao desvendar e potencializar inteligências ainda não conhecidas ….
a propósito vc já compôs o quadro : Chaitins pintando .. ?
abs.
23/02/2003 às 0:15 #73604Miguel (admin)MestreCaros srs.
Quanto a questão do livre arbítrio considero indispensável conhecermos a posição de SPINOZA, um filósofo holandês do sec. XVII,segundo ele o livre arbítrio é uma ilusão,todo o cosmos é regulado por leis universais imutáveis, estas leis regulam inclusive nossos pensamentos, pois tudo o que acontece tem uma causa eficiente, necessária e universal, o fato de atribuirmos livre-arbítrio as ações humanas advém da ignorância quanto as causas reais, lembrando que a idéia chave do sistema de Spinoza é a idéia da união da mente com toda a natureza, isto é com Deus,sendo os seres humanos “modos finitos dos atributos infinitos de Deus, a extensão e o pensamento”ou seja, somos manifestações finitas dos atributos infinitos de Deus,sendo que deus e a natureza são uma só e a mesma coisa.
todas nossas ações tem causas necessárias e efeitos necessários, ou seja, o determinismo se mostra nas relações causa/efeito.Para maiores informações sugiro a leitura dos “Pensamentos Metafísicos”, texto constante do volume Espinosa da série, “os Pensadores”.saudações filosóficas à todos!!
14/03/2003 às 2:24 #73605Miguel (admin)MestrePrimeiramente gostaria de parabenizar quem lançou esta questão, “determinismo ou livre arbítrio”? É que me convenci que tudo o que o homem está limitado a fazer é discursar, tendo como base outros discursos ou que vê… e o teor desse discurso, invariavelmente paira, contra ou favoravelmente, sobre nossa condição de fantoches ou nossa condição de manipuladores de fantoches (ou, em outros termos vitimismo X pretensiosismo)
Há muitos temas que recaem sobre esta questão. O mais fascinante, na minha visão, o fenômeno do desvio social quem chamamos de crime. Faço ressalvas a esta “matematização”, em minha opinião diminuidora do escopo do assunto, o qual, lembremos, vem de “você acha que existe um Deus”?
Inobstante, quero parabenizar o nível da discussão que está muito bom.
Voltarei ao espaço mais tarde para colocar minhas posições.
Deixo agora a questão: se existe Deus eu não sei (embora acredite Nele com toda a minha fé e amor, o que me basta), porém, primeiramente, alguém poderia definir absolutamente
O QUE SIGNIFICA “EXISTIR”???
Abraços!
14/03/2003 às 21:39 #73606Miguel (admin)MestreEstou sem tempo, mas, e finalmente esse forum parece voltar para as questões de filosofia, diria que vc poderia começar por Heiddeger… bom, sugiro q vasculhe a net, há textos muito bons por aí… Creio que pela sua pergunta, vc se deliciará com este filósofo.
Um abraço15/03/2003 às 4:01 #73607márcioMembroOla “Filho de Deus”.
Linguistica. Interessante … Por exemplo: Nao consigo entender claramente porque sua primeira colocacao esteja “aberta”. Sera que ela “pede” a seguinte resposta: Basta ir ao inicio do debate e ver que foi o Alex que lançou a questao.
(esse é o problema de ter um raciocinio binario).Homem limitado apenas a discursar ? Porque ? (a principio nao concordo).
Matematica: É uma importante ferramenta para nosso uso. Porque as resalvas ?
Existir: La longe, existe uma regiao onde nao existe nada. Linguistica e convencoes. Tudo que a mente processa, EXISTE. (razoavel?)
Com relacao a Deus e o sentido da vida, para mim, a frase campea, foi colocada pelo Caio Ferreira:
Acredito que o fato de muitas pessoas acreditarem em Deus é em função da necessecidade de dar sentido às coisas que não tem uma explicação lógica, acho importante ter em que acreditar, o que nós cremos é o que dá sentido a nossa vida.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.