Determinismo ou livre-arbitrio?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 223 do total)
  • Autor

A todos, parabens o nível das discussões é ótimo.

Filho de Deus….
    Por que não coloca suas idéias de uma vez….
    daí diremos se concordamos ou não….
    ….E, se … não existe existencia (não há diferença entre existir e não existir)?
    Era por esse argumento que estava esperando?
    Vá em frente, quero ouvir o seu discurso….

Abraços

CARO SR. JOSÉ DOMINGOS

SE ME PERMITE A OBSERVAÇÃO, A TEORIA DE SPINOZA NÃO SE RESTRINGE AOS RÓTULOS “MONISTA, PANTEÍSTA”, ELES REFLETEM MAIS A FORMA COMO A MAIORIA DAS PESSOAS VÊ SEU SISTEMA.

SPINOZA NÃO TEORIZA SOBRE DEUS, ELE VÊ O MUNDO “SUB SPECIE ETERNITATIS”, OU SEJA, SOB UMA FORMA DA ETERNIDADE, O QUE PODE SIGNIFICAR: OLHAR COM OS OLHOS DE DEUS.

SEGUNDO ERNST RENAN, QUE DISCURSOU NO 200º ANIVERSÁRIO DA MORTE DO FILÓSOFO, NA INAUGURAÇÃO DE UMA ESTÁTUA EM HAIA: ” TALVEZ AQUI TENHA SE DADO O MOMENTO EM QUE O SER HUMANO CHEGOU MAIS PERTO DE DEUS.”

O PONTO DE PARTIDA É A INTUIÇÃO FUNDAMENTAL DE SPINOZA ” A UNIÃO DA MENTE COM TODA A NATUREZA”, MAS NÃO BASTA APENAS LER ESTA FRASE , É NECESSÁRIO SENTI-LA, MERGULHAR EM SEUS MAIS PROFUNDOS SIGNIFICADOS.

NÃO ESTOU DIZENDO QUE ACHEI A VERDADE ABSOLUTA EM SPINOZA, NÃO SOU NENHUM FANÁTICO; MAS, CONSIDERO QUE SEU SISTEMA TEM SIM UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO A DAR, SUA INTUIÇÃO PERMITE IR ATÉ ONDE OUTROS TENTARAM CHEGAR.

UM AUTOR QUE JULGO IMPORTANTE LER P/ SE COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DA IDÉIA SPINOZANA É HENRI BERGSON (ENSAIO SOBRE OS DADOS IMEDIATOS DA CONSCIÊNCIA), SUA VISÃO DE TEMPO E DURAÇÃO, E PRINCIPALMENTE A DEFINIÇÃO DE ALMA COMO A IDÉIA DO CORPO, LANÇAM UMA IMPORTANTE LUZ P/ SE COMPREENDER O DEUS DE SPINOZA.

SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS À TODOS…

márcio
    Membro

(voltei … nao conseguia acessar esse site).

Nunca li Spinoza, apenas comentarios sobre fragmentos de suas obras, aqui e ali.
    Com isso, acabei formando a ideia que Spinoza “define” Deus como sendo a propria Natureza … a qual compartilho, apenas complementando que ao inves de “Natureza” seria o “Acaso Natureza”.

márcio
    Membro

Determinismo ou Livre-arbitrio ? … e no mesmo instante, o debate se volta para a boa e velha questao: “Deus Existe ?”.

Mas antes disso (re)aparece outra questao intrigante: “Afinal, o que é existir ?”.
    (Acho que vale um topico especial de debate, se for o caso.)

Bom, para essa questao, que tal invocar o bom e velho “Penso, logo existo” (Descartes), e … seria muita pretencao da minha parte, fazer uma pequena adaptacao nessa afirmacao ?

Penso, logo EXISTE. (pronto, feito).

Traduzindo: tudo aquilo que penso, imagino … EXISTE.

Vejam nosso grande Marcio de volta! Bem vindo!

Confidencial, estou tentando me preparar para enviar meu discurso de uma vez, mas o tempo está escasso… espero fazê-lo logo…

“Penso logo existo” é uma coisa, “penso logo existe” é outra bem diferente… se penso numa mula sem cabeça ela existe? Minha construção do conceito de existência está esbarrando em probleminhas como este… mas pretendo, repito, enviar logo meu conceito para vossas críticas!

Até!

márcio
    Membro

“se penso numa mula sem cabeça ela existe?”

Existe muita gente que pode jurar (inclusive jurar por Deus) que mula sem cabeca existe.
    Na mente dessas pessoas e mesmo na comunidade que eles vivem … sim, existe mula sem cabeca, ou pelo menos, existia e ultimamente nao se as tem mais visto.

Márcio,

Se você relativizar assim o conceito não tem graça, ou melhor, esvazia o conceito, ainda mais se tratando de “existência”: se há pessoas que são capazes de jurar que mula sem cabeça não existe, existem outras capazes de jurar que elas não existem! E assim será quanto ao lobisomem, saci-pererê, e Deus.

Ah, a frase, “penso, logo existe”, se verdadeira, significa que é impossível para o homem imaginar o que não exista, pois o que pensamos passa a existir… o homem não sabe o que inexiste? Sò sabe o que existe? Está resolvido nosso problema, Deus existe? Há o que exista para uns e inexista para outros? Nossa discussão é inútil?

Repito, pretendo em breve construir meu conceito e lançá-lo aqui…

Abraços!

márcio
    Membro

Bom, o “conceito” “penso, logo existe” é (e tem que ser) relativo a cada pessoa (leia-se mente), exatamente como nos exemplos que voce forneceu. Se nessas condicoes ele nao tem graca, fica vazio ou é inutil … bom … paciencia.

Veja, gostaria de alinhar melhor essa colocacao: “o que pensamos passa a existir”.
    Quando estamos pensando, desconectado da realidade (sonhando, por exemplo) as coisas passam a “existir” com mais facilidade.

Quando estamos pensando, conectados com a realidade, a “existencia” das coisas passa a ser mais complexa. Colocamos uma especie de “filtro” na frente.

“Há o que exista para uns e inexista para outros?”
    Bom, na minha opiniao, essa afirmacao é verdadeira, sem a menor duvida (da minha parte).

“Está resolvido nosso problema, Deus existe?”
    Problema ? Nao é um problema. Existe para uns, inexiste para outros. Esse fato nao deveria vir a ser um problema.

márcio
    Membro

Ah, Filho de Deus, permita-me introduzir uma equacao interessante:

Satisfacao = Entrega – Expectativa

Que traduzida significa: A Satisfacao de quem recebe algo é equivalente a real qualidade do que foi entregue MENOS a expectativa que foi criada antes da entrega.

Acho que voce esta levantando muito a variavel Expectativa, o que pode comprometer a Satisfacao de quem recebe.

Na realidade esta questão Descartiana do Penso logo existo, vem sendo contestada por muitos neurocientistas. Já se admite, simplificando, o contrário: Existo, logo penso. Neste caso, abre-se a discussão se os animais pensam.Para alguns cientistas sim, principalmente em alguns mamíferos pôde-se detectar a existência de rudimentos de pensamentos. Abre-se o caminho, também, para a abrangência da controvertida inteligência artificial. Ou seja, se for possível inventar um computador, que, de fato pense, então ele existirá, como um ente semelhante aos animais (vejam que não é o autômato já admitido por Descartes, baseado nos mecanismos movidos a corda existentes em sua época). As teorias dos neurocientistas, vão desde as baseadas em Descartes que levaria a existência de algo além, e portanto a Deus( não são as mais aceitas), as do monismo materialista, que o pensamento é só um mero produto de reações químicas no cérebro, até a teoria que visa conciliar, ou seja, o pensamento apenas emerge nestas configurações cerebrais ou computacionais, não necessitando de algo imaterial. De qualquer maneira permanece uma questão sem solução definitiva, resta-nos escolher qual a que mais atende as nossas inquietações filosóficas/existenciais.

márcio
    Membro

Oi Fernando.
    Imagino um neurocientista “olhando” para sua propria consciencia, como um indio olhando uma TV (flat screen). Ele nao tem a menor ideia do que se passa por tras de tudo aquilo. Mas, é o trabalho deles … um dia, talvez, eles e por tabela nos, vamos saber. Muito alem do sequenciamento do DNA … mas nada mistico. Afinal, o Acaso teve bilhoes de anos para construir isso.

Uma aposta no futuro: O que sera que vai ser entendido primeiro – a origem do universo ou da consciencia ?

Marcio,

O simples fato de poder discutir todos esses assuntos com vocês é motivo de bastante satisfação para mim! Não se preocupe!

Se aceitas a relativização do conceito de existência – ele não precisa ser absoluto – por que discutes a existência de Deus? Por que continua mandando mensagens a esta lista? Não acho impossível nem difícil a convivência entre Ateus e Deístas, mas o que está proposto aqui – ainda que como apenas uma meta inalcançável – é descobrirmos se podemos afirmar absolutamente: Deus existe, ou, Deus inexiste.

O Acaso construiu tudo? Não houve uma inteligência organizadora do Universo? Por que perguntas quando se irá entender sua origem, se não há lógica nela (Ou o Acaso não é por acaso??!!)

Fernando,

bem fraca essa “Existo, logo penso”. A pedra pensa? Ou a pedra não existe? :-)

[]'s

Filho de Deus:A pedra ainda não pensa, mas tem memória. Tem memória da sua gênese, das transformaçãoes que passou, dentro de algumas formam-se belos cristais. Ela ainda não pensa, ou seja para ela ainda valem mais as leis da física, menos as da química, mas quem sabe irá pensar?. Assim iniciou-se a vida…gases,depois pedras, rochas, que foram se combinando, se alterando, até formarem-se os compostos carbônicos. Várias outras transformações e chegam-se as proteínas, daí a vida . Tudo acaso, ou talvez uma propriedade de organização natural da matéria. Teve tempo como diz o Marcio, 4,5 bilhões de anos, desde o surgimento da terra até os 3 bilhões onde surge a vida. Ainda assim a vida foi unicelular, praticamente bactérias,muitas surgidas naquelas rochas( que assim, começaram a pensar), por cerca de mais uns dois bilhões de anos,até o cambriano onde surgem as formas de vida multi-celulares, daí a coisa avançou, algo, mais rápido.Enfim, um interessante processo, vindo do caos, sem projetista.

Fernando,

A pedra ainda não pensa… então não pensa… então não existe? :-)

O acaso te fez capaz te compreender parte dessa processo, te fez capaz de sentir tudo o que sentes em teu dia a dia, alegria e tristeza… (isso numa fração de tempo desprezível em relação aos bilhões de anos citados pelo Marcio) Que caos inteligente, não?

márcio
    Membro

Por que discutes a existência de Deus?
    Bom, toda vez que comecamos a debater algo aqui, no minuto seguinte se pula a existencia de Deus. Parece que nao tem muito como fugir desse debate. É uma pena, porque sempre acaba magoando o lado do que acredita.

Por que continua mandando mensagens a esta lista?
    Boa pergunta. Nao sei … oportunidade de trocar ideias com outras pessoas ?

é descobrirmos se podemos afirmar absolutamente: Deus existe, ou, Deus inexiste.
    Isso é complicado. Eu normalmente prefiro abordar de outra forma: Porque tanta gente acredita em Deus ?

O Acaso construiu tudo?
    Sim (opiniao pessoal em funcao da minha base de conhecimento).

Não houve uma inteligência organizadora do Universo?
    Se “inteligencia organizadora” estiver personificada em uma criatura com vontade propria, eu diria que NAO.

Por que perguntas quando se irá entender sua origem, se não há lógica nela
    Entender a sequencia de acontecimentos que culminou na vida.

o Acaso não é por acaso??
    Uso a letra maiuscula no Acaso, apenas como realce. Normalmente as pessoas menosprezam o acaso, mas quando a natureza tem a oportunidade de executar sua infinitas experiencias ao acaso, algumas delas geram resultado tao magnificos que somos obrigados a admitir a existencia de uma inteligencia por tras disto. Na minha opiniao é puro egocentrismo do homem, uma vez que fica dificil admitir que uma coisa tao banal quanto o Acaso possa ter “construido” esse universo.

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 223 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.