Deus existe? Então me Prove !

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 166 até 180 (de 592 do total)
  • Autor
    Cientista
    Membro

Para entendermos o Deus moderno; único, dententor de todo o PODER, é preciso lançar uma olhada sobre a trajetória da humanidade. Vou tentar fazê-lo em poucas linhas.Emergimos de uma espécie de "grande macaco africano". Sem sermos pássaros, nos abrigávamos nas árvores, à salvo dos grandes felinos. Por falta da marcha quadrúpede e pela necessidade de agarrarmo-nos aos galhos, formamos o embrião de nossos braços - as mais formidáveis ferramentas jamais havidas entre as espécies. Já no chão, devido a seca e falta de frutos suficientes, durante mais de seis milhões de anos, fomos desenvolvendo - ao mesmo tempo - postura mais ereta, braços melhores, cérebro maior e fomos perdendo a pelagem natural, em troca da emprestada - uma grande vantagem térmica.O aumento do cérebro motivou uma outra cacaterística chave de nossa espécie: A capacidade de proferir um grande número de fonemas distintos - que é responsável pela nossa complexa linguagem. O vertiginoso aumento cerebral- de 500 para 1.500 cm3 - teve dois expoentes fundamentais: Primeiro o aumento da capacidade de armazenamento de informações e depois o aumento do nosso "interpretador lógico", que, seria nossa CPU - Processador Central, e de nossa consciência, uma área equivalente a RAM de um computador.Todo este aumento de consciência e de capacidade de interpretação lógica mostrou-se uma grande vantagem competitiva. De caça passamos a caçadores dos grandes felinos! Nossa colônia, de poucas centenas de milhares, logo pulou para os milhões. Estávamos começando a vencer a grande corrida pela vida!No entanto, este progresso evolutivo-adaptativo, ao proporcinar-nos um brutal aumento da consciência sobre o mundo exterior, trouxe também a do mundo interior. Diferentes de todos os animais na história do planeta, começamos a compreender a nossa situação: Dependência e fragilidade diante dos caprichos da natureza e fragilidade diante da guerra e da doença,apenas para citar alguns dos mais importantes. Iniciávamos nossa marcha rumo ao animal mais potente de toda a história, mas tornando-nos, ao mesmo tempo, altamente conscientes de nossa IMPOTÊNCIA presente!A situação de impotência é altamente ameaçadora à vida; nossa e de nossos entes queridos. Tal consciência, devido sua gravidade extrema, não podia ser tolerada em sua real extensão, sob pena ou de paralisia ou agressão desenfreada, o que, em qualquer dos casos, não favorecia a sobrevivência do indivíduo e, em última análise, da espécie. Esta consciência tinha de ser mitigada, para tornar a dura vida suportável.Lançou mão então o Homem de um "efeito colateral" de seu extraordinário desenvolvimento mental: A fantasia e a imaginação! Fantasiava que, se ele mesmo não tinha o poder do qual dependia e necessitava, OUTRO o teria! Este "outro" - inespecífico - seria um outro tipo de ser; suposta, lógica e obviamante, superior em poder a ele mesmo, limitado que se percebia. Este ser fantasioso, um "lugar psíquico" fruto da necessidade e do desejo tornava-se então depositário de todas as qualidades e poderes almejados pelo homem.  Deus é, portanto, o homem sonhado pelo próprio homem. Uma alteridade, pois ele sabe que tais poderes absolutos não podem humanos.Nascia assim o GRANDE MITO DO SER ONIPOTENTE - DEUS - o alter-homem; o mais persitente dos mitos! Ser à quem muito espertamente o homem logo tratou de agradar - com oferendas, sacrifícios, obediência (ao que ele supunha ser a vontade deste "ser") - obviamente um antropomosfismo; mostrando sempre submissão, na esperança de receber sua lealdade e aprovação convencendo Deus a "abrir a mão", deixando cair aquilo que ele necessitava e desejava, mas não podia prover a sí mesmo. Uma forma de subserviência interesseira que lembra em algo a corrupção.Relembrando então: DEUS É SINÔNIMO DE PODER! Devotamo-lhe culto para poder dele usufruir; uma esperteza própria dum animal inteligente como nós! Até meus gatos fazem isto comigo! :)

thiedri
    Membro

Olá Cientista ? Não vai me responder novamente ?

WgJr
    Membro

A tentativa de provar a existencia de Deus ou é inútil ou um fracasso. É inutil se o pesquisador acredita que Deus recompensa aqueles que O procuram. É um fracasso se se trata de uma tentativa de forçar, mediante argumentação, ao reconhesimento, num sentido logico, uma pessoa que não tem “pistis”.

WgJr
    Membro

Eu acho não razoável uma discussão acerca de algo que se diz que não existe. Penso que é certo debater acerca de um fato que é Real.Todo reflexão, é reflexão de algo que é e não do que não é. Se negamos, só negamos o que existe e não podemos negar o que não existe.Logo se negamos a Deus, então Deus existe.

Cientista
    Membro

A tentativa de provar a existencia de Deus ou é inútil ou um fracasso. É inutil se o pesquisador acredita que Deus recompensa aqueles que O procuram. É um fracasso se se trata de uma tentativa de forçar, mediante argumentação, ao reconhecimento, num sentido lógico, uma pessoa que não tem "pistis".

Este teu"O" maiúsculo te traiu. Só um religioso o grafaria assim! Portanto, já sei algo fundametnal da tua pessoa!  :)Pode nos esclarecer o que queres significar como "pistis"?SDS

Cientista
    Membro

Eu acho não razoável uma discussão acerca de algo que se diz que não existe. Penso que é certo debater acerca de um fato que é Real.Todo reflexão, é reflexão de algo que é e não do que não é. Se negamos, só negamos o que existe e não podemos negar o que não existe.Logo se negamos a Deus, então Deus existe.

Não está em questão saber se "Deus" existe*, mas sim de saber qual a natureza do deus que criamos.* Pois é um termo usado há séculos e, portanto, existe objetivamene, como uma entidade psíquica.

thiedri
    Membro

Cientista, Eu vejo o "O" somente como forma de ficar claro de quem se trata.

Cientista
    Membro

hehe! hehe!hehe! hehe! tens ideía? Parece ser o Wilson!

WgJr
    Membro

Não tinha intenção de omitir a minha fé em Deus, e sim afirmar que sou Cristão. Não acredito em Deus por razões científicas, mas pela fé. E “pistis” é fé em grego.

Cientista
    Membro

O que já é não depende de fé, o que depende de fé ainda não é!Remendando: Além disto, fé, a não ser que seja fundamentada na razão, não pode ser posta em discussão. Pode-se crer em qq coisa, por maluca que seja!

Brasil
    Membro

...fé, a não ser que seja fundamentada na razão, não pode ser posta em discussão.

Então por que vc está discutindo isto?  :'(

thiedri
    Membro

Remendando: Além disto, fé, a não ser que seja fundamentada na razão, não pode ser posta em discussão. Pode-se crer em qq coisa, por maluca

O que parece é:fé, a não ser que seja fundamentada na minha razão, não pode ser posta em discussão.

Z
    Membro

Este teu"O" maiúsculo te traiu. Só um religioso o grafaria assim! Portanto, já sei algo fundametnal da tua pessoa!  :)

Para quem não sabe, as linguas refem-se a Deus como O ou Ele, sempre em maiúsculas devido ao facto Dele não ser considerado um deus antropomórfico.Quando veio o Cristianismo, ao invés de haver vários deuses, passou a haver UM...daí O Deus, O verdadeiro Deus, é como as diversas alusões ao "The One".Todas as religiões que acreditam num deus único o tratam desta forma.Chamar Deus de "O" Deus, caro cientista, não compromete fé, apenas conhecimento de causa e respeito por quem O caracterizou assim, dignificado.Se alguém se referir a deus com letra minúscula, estará falando de um determinado deus, de entre vários de uma religião atropomorfista.Espero ter sido esclarecedor e útil.Cumps.Edit (conceito diciopédico):deus  substantivo masculino 1.  FILOSOFIA princípio ou origem de todos os seres e origem e garantia de tudo o que de excelente existe no mundo (com maiúscula);  2.  RELIGIÃO nas religiões monoteístas, ser absoluto e único, criador do Universo, infinitamente perfeito, necessário e eterno (com maiúscula);  3.  RELIGIÃO nas religiões politeístas, ser superior que tem poder sobre o Homem e ao qual é prestada veneração Como vêm até na Filosofia em si, o termo Deus existe com significado próprio... e com letra maiúscula.

Cientista
    Membro

Thiago,  Queres discutir o significado de RAZÃO? Com razão, quero dizer RACIONAL, fundametnado na realidade sensorial, objetiva, observável.

Cientista
    Membro

Quanto ao deus como lugar psíquico humano, a única dúvida que podemos ter é sobre sua natureza, etc. não SE existe, pois sua existência é evidente.

Visualizando 15 posts - 166 até 180 (de 592 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.