Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Deus existe? Então me Prove !
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
02/04/2007 às 22:28 #78926BrasilMembro
Eu vejo assim: Ninguém tem motivos para acreditar e nem desacreditar, como o Junior disse.Então, não há que se chamar bôbo, nem um nem outro.O que me leva a acreditar? Eu disse acreditar e não provar.A imensidão do Universo e a variedade de tipos de vida nessa imensidão incalculável, cujo pensamento por mais mágico que seja não consegue alcançar, é na minha opinião um indício. Como o TUDO surgiu do NADA? E esse tudo é algo muito TUDO mesmo... É o "tudo" mais amplo possível.Não há outro motivo, além de achar que tenho mais do que mereço.
02/04/2007 às 22:47 #78927BrasilMembroVocês viram o tamanho do nosso Sol que, perto da Terra é um colosso, comparado a Antares? Tá LOOOOOOOKO!!!!http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2017.msg12635.html#msg12635Se Deus não existe eu não existo!
03/04/2007 às 0:38 #78928Junior MartuchelliMembroLuka, peço desculpas, quando o assunto vem para o cristianismo, isso me tira do sério, prejudicando minha capacidade argumentativa. Tenho sérias dificuldades em tolerar o cristianismo. Em minha vidinha aqui, desenvolvi valores totalmente opostos aos cristãos (e burgueses, mas isso já é outro assunto). Mas, como é algo deveras pessoal, não farei comentários a mais.
São biliões as pessoas que personificam suas crênças em livros sagrados. Tratar essa liberdade religiosa (prevista na constituição de todos os países ditos democráticos) como sendo "lixo" é uma afirmação deveras desprovida de respeito.
Respeito às pessoas, não às suas idéias...Você respeita as idéias nazistas?Eu não... E tenho tanta repulsa às idéias nazistas quanto tenho das idéias cristãs...De qualquer forma, não ligo em ser desrespeitoso, principalmente quando é dizer o contrário do que penso.Quando começo falar de cristianismo, a primeira coisa que me vem à mente é um palavrão. Gosto do fórum daqui, parece que posso ter boas discussões. Mas se for para mentir só para agradar a alguns, tô fora.Um artigo sobre a Bíblia retirado do Ateus.net:Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show. Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.“Cara Dra. LauraObrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.d. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?f. Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?g. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.”
03/04/2007 às 0:45 #78929Junior MartuchelliMembrohttp://www.ateus.net/artigos/escrituras/a_biblia.phpA Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos. É também um dos menos lidos. A imagem que se tem da Bíblia é de um livro santo, que prega o amor, a bondade, a humildade. Ledo engano. A Bíblia, principalmente o Antigo Testamento, tem passagens sangrentas e cruéis, de fazer inveja aos piores filmes de horror.Quando Moisés desceu do Monte Sinai com as tábuas da lei percebeu que seus seguidores faziam orgias e adoravam um bezerro de ouro (Êxodo, 32:27-8). Furioso, vociferou: “Ponde cada um de vós a espada a seu lado. Percorrei o acampamento e voltai, de portão a portão, e matai cada um o seu irmão, e cada um o seu próximo, e cada um o seu conhecido próximo”. “E os filhos de Levi passaram a fazer o que Moisés dissera, de modo que naquele dia caíram do povo cerca de três mil homens”.Em Deuteronômio 20:10 e sgs., encontramos trechos horripilantes. Jeová, o Deus do Antigo Testamento, o mesmo que dissera “não matarás”, aconselha aos hebreus que, ao encontrarem outro povo, façam proposta de paz. Se aceitarem a paz, deverão ser escravizados para fazer trabalho forçado. Se recusarem a proposta de paz, Jeová os entregará nas mãos dos hebreus, que deverão matar todos os homens com o fio da espada. Em seguida, deverão saquear todos os despojos, inclusive as mulheres, as criancinhas e os animais domésticos.No mesmo livro, cap. 7, Jeová diz que seu povo escolhido deverá aniquilar sete povos que lhes serão oferecidos. “E tens que consumir todos os povos que Jeová, teu Deus, te dá. Teu olho não deve ter dó deles”.Jeová não brinca em serviço. Em II Crônicas 15:13, sentencia: “...todo aquele que não procurar por Jeová, o Deus de Israel, seja jovem ou velho, homem ou mulher, deverá ser morto”. Em Êxodo 22:20, demonstra sua absoluta intolerância: “Quem oferecer sacrifícios a quaisquer deuses, e não somente a Jeová, deverá ser completamente destruído”.Em Deuteronômio 22:22-23: “Caso um homem seja encontrado deitado com uma mulher que não tenha dono, ambos têm que morrer juntos...” E continua: “...tendes que levá-los para fora do portão daquela cidade e tendes de matá-los a pedradas, e eles têm que morrer”.Em Deuteronômio 21:18, Jeová ordena que, se um homem tiver um filho obstinado e rebelde, ele e a mãe devem levá-lo para fora da cidade, chamar os anciãos e dizer-lhes que o filho deverá morrer. Todos os homens da cidade deverão atirar pedras nele até morrer. obra no sábado deverá ser morto. Sendo assim, toda a cristandade, com a possível exceção dos adventistas (que guardam o sábado), deveria ser exterminada da face da terra.Olho por olho – a pena de talião – é a lei do Antigo Testamento. Não há lugar para perdão nem piedade. No entanto, Jesus, o mesmo Jesus que mandou dar a outra face, no Novo Testamento, também tem momentos de furor, como em Mateus 10:34: “Não penseis que vim estabelecer paz na terra; vim estabelecer, não a paz mas a espada. Pois vim causar divisão; o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe. Deveras, os inimigos do homem serão pessoas de sua própria família. Quem tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe maior que por mim, não é digno de mim; e quem tiver maior afeição pelo filho ou pela filha que por mim não é digno de mim”.Quem duvidar, que confira!Edit: Este artigo do Ingersoll, Sobre A Bíblia Sagrada, é excelente: http://www.ateus.net/artigos/escrituras/sobre_a_biblia_sagrada.php
03/04/2007 às 2:42 #78930WgJrMembroPara Aristóteles toda tentativa do pensamento humano em ultrapassar o mundo empírico para alcançar uma realidade meta-empírica passou a ser chamada metafísica. Ele dá quatro definições de metafísica: 1) “indaga as causas e os princípios primeiro ou supremos”; 2) “indaga o ser enquanto ser”; 3)“indaga a substancia”; 4) “indaga Deus e a substancia supra-sensível”, essas definições estão em harmonias entre si, em perfeita unidade. Mas, quem busca as causas e os princípios primeiros necessariamente deve encontrar Deus, porque Deus é a causa e o princípio primeiro por excelência.
03/04/2007 às 2:57 #78931WgJrMembroCaro Junior o que tentas provar com suas afirmações sobre Deus. Citando estes muitos versículos. Pois para mim penso que de fato Crer que Deus existe e tens medo de admitir. E se você ler toda a Bíblia quem sabe entenderia o que estes textos têm a dizer. E sobre a sua indicação sobre Bertrand Russell e o seu livro, quero dizer-lhe que como ele outros grandes pensadores que ao contrario afirmavam e afirmam a existência de Deus. Bom de fato Bertrand não crer em Deus, mas tinha um respeito por aqueles que assim crêem. Cuidado caso não possa ficar dentro de um debate dialético é melhor não participar.
03/04/2007 às 3:13 #78932WgJrMembroSuas afirmações sobre a bíblia são preconceituosas. E tu confundes justiça com vingança. O seu problema não é diferente das outras pessoas que tenta olhar Deus como um tirano, afinal ninguém gosta de intervenção, seja ela justa e necessária. Não sei qual é a sua linha de pesquisa sobre se Deus existe ou não, pois me parece que você crer e não quer admitir.Pois dizer que Deus fez tudo isso, e não admitir que ele existe é um tanto que irracional, não achas.
03/04/2007 às 3:22 #78933Junior MartuchelliMembroOlha lá, mais um xará meu! Acho que tem uns três ou quatro juniors nesse tópico.Primeiro, o argumento da causa primeira foi comentado por mim nesta página: http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2017.100.html (o post que começa com "a pergunta-chave é:")Sobre eu acreditar em Deus, achei uma tese interessantíssima. O que o fez pensar isso? Neste tópico, eu fiz a suposição de que Deus exista para assim criticá-lo - para achar suas falhas. Estou usando da boa e velha abstração, só isso.A bíblia pode ter uma interpretação boa? Podemos interpretar “...todo aquele que não procurar por Jeová, o Deus de Israel, seja jovem ou velho, homem ou mulher, deverá ser morto” de forma positiva? Talvez, mas porque Deus não nos deu um texto claro? Sua mensagem não deveria ser simples?De qualquer forma, consigo pensar em diversos livros mais sábios que a bíblia. Começaria a lista com Shakespeare. ;)
03/04/2007 às 3:36 #78934WgJrMembroSobre o que Você argumentou no passado não fecha a questão, pois se assim fosse não haveria motivos de discutirmos, pois o que estamos fazendo é apenas discutir algo que já fora discutido. Então o que você disse ou deixou de dizer é pouco ou nada relevante.
03/04/2007 às 3:42 #78935Junior MartuchelliMembroMeu Deus! Você tem o talento de transformar o simples em fantasticamente complexo. Se a questão não foi fechada foi porque veio para ela gente nova que pode ter coisas novas a acrescentar ao antigo ou que não entendeu o que foi dito ou até que não leu. Ou porque o assunto mudou. Pombas, porque estamos discutindo algo tão óbvio? ;D Se tiver algo a acrescentar, acrescente. Ao debate que tivemos antes, já fechamos. (eu já cheguei a uma conclusão com o Z, por ex.)
03/04/2007 às 3:44 #78936WgJrMembroComo filósofo Você é um ótimo poeta.
03/04/2007 às 9:40 #78937ZMembroRespeito às pessoas, não às suas idéias...Você respeita as idéias nazistas?Eu não... E tenho tanta repulsa às idéias nazistas quanto tenho das idéias cristãs...De qualquer forma, não ligo em ser desrespeitoso, principalmente quando é dizer o contrário do que penso.Quando começo falar de cristianismo, a primeira coisa que me vem à mente é um palavrão. Gosto do fórum daqui, parece que posso ter boas discussões. Mas se for para mentir só para agradar a alguns, tô fora.
Exacto. Aí é que está. EU RESPEITO AS IDEIAS NAZIS. Eu respeito todas as ideias.Só não respeito é os desrespeitos pelas outras pessoas.Todas as pessoas são livres de pensarem o que quiserem, e eu respeito e venero soberanamente essa liberdade. Agora, pensar que a bíblia é um lixo não significa que temos o direito de a chamar de lixo publicamente.É a diferença entre liberdade de pensamento e a integridade alheia.Nenhuma pessoa foi presa por ter ideais racistas, foi presa ou por incitar`a actos racismos ou por actos racismos em si, isso sim é CRIME.Eu pensar que alguém deve morrer/sofrer por determinada razão, não me torna um humano inferior nem em alguém desrespeitador. No entando incitar contra esse alguém ou inferiorizar esse alguém já nada tem a ver com minha liberdade de pensamento, mas com a integridade desse alguém.Há que esclarecer essas diferenças. Não é por alguém pensar que uma opinião alheia está errada e muito errada, que lhe confere o direito de insultar o detentor dessa ideia. Isso é DESUMANO.Mas cada um sabe de sua consciência... Enquanto não se é preso, há muito que se pode fazer de ilícito. ;D...Cumps.
03/04/2007 às 12:07 #78938Miguel (admin)MestreExacto. Aí é que está. EU RESPEITO AS IDEIAS NAZIS. Eu respeito todas as ideias.Só não respeito é os desrespeitos pelas outras pessoas.Todas as pessoas são livres de pensarem o que quiserem, e eu respeito e venero soberanamente essa liberdade. Agora, pensar que a bíblia é um lixo não significa que temos o direito de a chamar de lixo publicamente.É a diferença entre liberdade de pensamento e a integridade alheia.Nenhuma pessoa foi presa por ter ideais racistas, foi presa ou por incitar`a actos racismos ou por actos racismos em si, isso sim é CRIME.Eu pensar que alguém deve morrer/sofrer por determinada razão, não me torna um humano inferior nem em alguém desrespeitador. No entando incitar contra esse alguém ou inferiorizar esse alguém já nada tem a ver com minha liberdade de pensamento, mas com a integridade desse alguém.Há que esclarecer essas diferenças. Não é por alguém pensar que uma opinião alheia está errada e muito errada, que lhe confere o direito de insultar o detentor dessa ideia. Isso é DESUMANO.Mas cada um sabe de sua consciência... Enquanto não se é preso, há muito que se pode fazer de ilícito. ;D...
Concordo contigo, Z, e inclusive já discuti isto com o Brasil aqui. Mas peço que, se pretenderem continuar este assunto, criem um tópico específico.
Como o TUDO surgiu do NADA?
Muito pelo contrário, Brasil. Me parece infinitamente mais racional e lógico dizer que o Universo sempre existiu: algo que é não pode simplesmente deixar de ser, logo, algo que não é não pode simplesmente vir a ser. Por que motivo o próprio Universo não pode ser eterno? Não é deus uma hipótese totalmente desnecessária? "Deus sempre existiu, então em um dia entediado ele foi lá e criou tudo a partir do nada..." Simplifiquemos, meus amigos, simplifiquemos!
(...) temos apenas dois modos científicos e verificáveis de se perceber a realidade à nossa volta: indução e dedução. A dedução é talvez o modo mais confiável de se verificar a existência ou não de algo, porém é logisticamente inviável devido àquele velho bla-bla-bla de que teríamos que vasculhar cada canto do universo e etc. O que nos sobra então é o método indutivo, segundo o qual é considerada improvável a existência de algo que jamais foi avistado ou de que não se tem nenhum indício. Sabemos que dois e dois são quatro simplesmente porque, todas as vezes que essa operação foi feita, o resultado foi quatro. Mas a partir disto não podemos ter certeza de que em todos os cantos do Universo isso vai se repetir. É impossível se saber com certeza qualquer coisa, mas isso não torna toda hipótese verdadeira até que se prove o contrário. Assim sendo, a hipótese de deus é tão desnecessária e improvável quanto a existência de duendes, e este é o sentido em que posso me dizer ateu.É claro que eu me referi aqui aos métodos científicos de se verificar algo, mas logicamente a mente humana não se resume a isso, e de modo algum eu diria que existe algum "ismo" melhor que outro, até porque já tivemos, entre nós, gênios das mais diversas crenças.
Como podem ver, excluída a hipótese da causa primeira, ambos os métodos - dedutivo e indutivo - mostram uma grande probabilidade de que deus não exista.
03/04/2007 às 12:35 #78939thiedriMembroLuka, peço desculpas, quando o assunto vem para o cristianismo, isso me tira do sério, prejudicando minha capacidade argumentativa. Tenho sérias dificuldades em tolerar o cristianismo. Em minha vidinha aqui, desenvolvi valores totalmente opostos aos cristãos (e burgueses, mas isso já é outro assunto). Mas, como é algo deveras pessoal, não farei comentários a mais.
Olá Junior.Você esta confundindo as coisas. A Bíblia não é cristianismo tampouco sagrada.Cristianismo = Seguidores de Cristo :)O Catolicismo sim é diferente!
03/04/2007 às 13:16 #78940jvictorrMembroQue de fato uma mente finita não pode compreender uma mente infinita.Magnifico aprendizado. obrigado
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.