Deus existe? Então me Prove !

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 421 até 435 (de 592 do total)
  • Autor

Mas, é sempre bom conversar com vc, mesmo sabendo que vc não é “puro de coração”!  ;D

Fico lisonjeado, hehe...

Mas, o que exatamente a Física se encarrega de explicar?

Eu me referia ao seu espanto quanto ao tamanho do astro. Provavelmente existem diversas teorias que se propõe a explicar a formação das estrelas e corpos celestes, sejam eles grandes ou não.

Às vezes fico me perguntando como os ateistas podem ser felizes sem perceber essa correlação...Essas coisas que, na minha opinião, não têm nada a ver com religião e sim com a vida, com o prazer, com a alegria, com  a dependência da existência de um ser para outro, com a fraternidade etc...

Mas então vc incorre no mesmo erro da maioria dos ateus: pré-julgando aqueles que tem concepções diferentes das suas.Para estes ateus, todo crente (no sentido simples de "ter fé") é um ignorante. Para vc, aparentemente, todo não-crente é um desnaturado, egoísta, amargurado.Por favor me corrija se eu estiver errado, mas esta foi a impressão que tive ao ler teu post.

Brasil
    Membro

Provavelmente existem diversas teorias que se propõe a explicar a formação das estrelas e corpos celestes, sejam eles grandes ou não.

A formação sim! A ORIGEM do que “formou” (se assim vc preferir) a matéria, NÃO! Alguns falam “formou”, eu falo “criou”, um simples palpite, tanto num caso como no outro. Uma “crença”, tanto num caso como no outro.

Para vc, aparentemente, todo não-crente é um desnaturado, egoísta, amargurado.

Caramba!! Quanta coisa que eu não disse! O que eu disse é que eles não percebem esta correlação entre a vida e a idéia da existência de “alguém” que “ajeite” tudo numa ordem absolutamente exata para que possamos viver. Disse que me pergunto como PODEM ser felizes sem perceber isso... Portanto, não os pre-julgo infelizes, amargurados etc. Muito menos essas outras coisas que vc disse! Alias, eu não sei de onde vc tirou tudo isso.

haha, desculpe, realmente entendi errado então.

Brasil
    Membro

entendi errado então.

Talvez o que tenha levado vc a entender errado, tenha sido o fato de eu citar a “fraternidade”.Bem, não há nada que impeça um ateu ser fraternal com seus semelhantes, pessoas das quais ele nem sequer conhece, porém, também não há nada que o incentive.E é nesse ponto que eu acho que, mesmo sendo ateus, Deus consegue tocar seus corações.Não há NADA que induza alguém que não acredita em Deus, a ser fraterno e solidário. Pelo contrário! O mundo competitivo(invenção dos homens) induz à “natural” eliminação dos fracos e necessitados.Se um ateu se compadece de um  semelhante que sofre, seu coração  está sendo inconscientemente "tocado" por  Deus, pois,  RAZÃO pra isso, ele não tem.  Entende meu ponto de vista?

Entendo, mas discordo. Creio que as razões para todas as ações humanas são egoístas, mesmo quando se manifestam na forma de sentimentos ditos fraternos. Seguindo esta linha de raciocínio, o ato de ajudar um necessitado, por exemplo, traz no mínimo três consequências:- sentimento de superioridade;- aumento das possibilidades de que você seja ajudado, quando e se necessitar;- melhora da imagem pública;Quem não demonstra estes valores citados por você tende a ser isolado da sociedade, perdendo os benefícios que esta proporciona. Portanto não me parece tão irracional que as pessoas pelo menos finjam possuí-los. E a longa convivência com estes valores encarregou-se de torná-los naturais ao ser humano, ou seja, passamos a utilizá-los quase que totalmente desprovidos da consciência de sua raiz egoísta.Além disso, segundo tua argumentação, o que há de "bom" no ser humano é por influência ou incentivo de deus. Neste contexto também haveria o oposto? Quero dizer, as atitutes claramente egoístas e "más" que a humanidade toma são por incentivo do "Mal" ou são simplesmente a ausência de deus? Me parece perigoso atribuir a deus uma intervenção tão grande na conduta da humanidade, já que acabamos por perder o mérito ou a culpa diante de nossas ações.

Brasil
    Membro

o ato de ajudar um necessitado, por exemplo, traz no mínimo três consequências:- sentimento de superioridade;- aumento das possibilidades de que você seja ajudado, quando e se necessitar;- melhora da imagem pública;

Concordo que esses aspectos existem e são até corriqueiros, mas não são o MOTIVO.Aqui vc se referiu ao ato de ajudar... Eu estou me referindo ao sentimento de compaixão.

Quem não demonstra estes valores citados por você tende a ser isolado da sociedade, perdendo os benefícios que esta proporciona. Portanto não me parece tão irracional que as pessoas pelo menos finjam possuí-los.

Hehe... veja em que terreno estamos adentrando! O ser humano FINGE ter dó? Finge ter pena?De onde vêm estes sentimentos? Se ao presenciarmos uma desgraça, um acidente, etc.,  e ficarmos com a voz embargada e as lágrimas ameaçarem rolar... Estaremos fingindo? Pra quem? Pra gente mesmo? Se vc presenciasse os bandidos arrastando aquele garoto(João Helio) no Rio de Janeiro e, suas lagrimas brotassem... Vc estaria fingindo?

Quem não demonstra estes valores citados por você tende a ser isolado da sociedade

Por que será? A sociedade é constituída de religiosos? Ou este é um sentimento simplesmente inexplicável para os ateus? Assim como a origem do Universo?  Qual a origem destes sentimentos? Pra mostrar aos outros... Tudo bem! E quando não é para mostrar? E quando a coisa é sincera mesmo? Qual o motivo? De onde vem a compaixão?Eu posso te dizer como ela é suprimida! Ela é suprimida na medida em que insistimos em ser competitivos entre nós mesmos.“Se estou objetivando ganhar algo em detrimento de outrem, ninguém vai me atrapalhar! Muito menos um pobre coitado estatelado no chão.”Não sei se vc me entende...

Além disso, segundo tua argumentação, o que há de "bom" no ser humano é por influência ou incentivo de deus. Neste contexto também haveria o oposto? Quero dizer, as atitutes claramente egoístas e "más" que a humanidade toma são por incentivo do "Mal" ou são simplesmente a ausência de deus?

Não! O “bem” e o “mal” são nossos pontos de vista, nossas opiniões, o livre arbítrio determina o que faremos e, conseqüentemente,  o que  sentiremos.

Me parece perigoso atribuir a deus uma intervenção tão grande na conduta da humanidade, já que acabamos por perder o mérito ou a culpa diante de nossas ações.

Deus não interfere de forma alguma a não ser pelo fato de sermos seus filhos e termos alguns sentimentos inexplicáveis. Temos algo em nosso íntimo que nos diz o que é realmente bom!  Se tomamos uma atitude que vai contra isso, é porque as regras que estamos criando para nós mesmos estão erradas.Um soldado faz o sinal da cruz, reza 10 aves Maria e vai com tudo pra cima de seu “inimigo”... Mata e pisa em cima de seu cadáver e depois agradece a Deus... Ele acredita que atingiu  o "bem", Fez algo de "bom"...   Ao mesmo tempo sabemos que não fez!!

Hehe… veja em que terreno estamos adentrando! O ser humano FINGE ter dó? Finge ter pena?

A compaixão é na verdade o medo causado pela constatação de que todos são vulneráveis. Podemos dizer também que, enquanto seres sociais, dependemos e temos uma ligação com os outros membros da comunidade. Aliás, com seres vivos em geral.

Quem não demonstra estes valores citados por você tende a ser isolado da sociedade

Por que será? A sociedade é constituída de religiosos? Ou este é um sentimento simplesmente inexplicável para os ateus? Assim como a origem do Universo? 

Não, a sociedade não gosta de "egoístas" pelo simples motivo de que eles não trazem benefícios a ela. Ou seja, a sociedade egoistamente rejeita aqueles que não trabalham em prol dela.

O “bem” e o “mal” são nossos pontos de vista, nossas opiniões, o livre arbítrio determina o que faremos e, conseqüentemente,  o que  sentiremos.

Temos algo em nosso íntimo que nos diz o que é realmente bom!  Se tomamos uma atitude que vai contra isso, é porque as regras que estamos criando para nós mesmos estão erradas.

Opa, aí ficou confuso... a concepção de "Bem" e "Mal" foi plantada no coração dos seres humanos por deus ou é só uma questão de ponto de vista?Você também disse que deus, ou a crença em deus, "incentiva" a fraternidade, correto? Como se dá isso, se deus não interfere em nossos sentimentos e ações? Medo de punição? Ou desejo de receber uma recompensa? Não seria isto também uma forma de egoísmo?

Brasil
    Membro

A compaixão é na verdade o medo causado pela constatação de que todos são vulneráveis. Podemos dizer também que, enquanto seres sociais, dependemos e temos uma ligação com os outros membros da comunidade. Aliás, com seres vivos em geral.

A compaixão é medo causado pela constatação da vulnerabilidade? Não creio. Nesse caso, se ao invés de ser um garoto arrastado, fosse uma galinha, as lagrimas rolariam? Alguém choraria por uma galinha arrastada?

a sociedade egoistamente rejeita aqueles que não trabalham em prol dela.

Se somos seres sociais, e dependemos da sociedade para viver... Nada mais acertado que rejeitar quem não trabalhe em prol dela! Ou quem trabalhe contra ela. Parasitas já são qualificados pelo próprio nome, se são parasitas, devem ser rejeitados. Porém, na minha maneira de ver, o ato de ajudar nem sempre está ligado à exposição do fato.  Quando se dá comida a um pobre que pede, não se está levando em conta se os outros estão olhando ou não. Tanto isso é verdade, que muitas vezes negamos ao pedido de um mendigo sem o menor problema com o fato de os outros estarem olhando. O fato é que ninguém sabe se vc está realmente sentindo pena de alguém ou não! Então, sentir pena não está ligado a ser aceito ou rejeitado pela sociedade.

Medo de punição? Ou desejo de receber uma recompensa?

Boa pergunta! Deve estar entre uma e outra ou nas duas e não no fato de ser rejeitado pela sociedade.  Ou então, o que é mais provável, na minha opinião, um instinto "não-biológico", uma semente plantada como vc disse...

Não seria isto também uma forma de egoísmo?

Não quando estamos falando do Bem MÚTUO, GERAL.

a concepção de "Bem" e "Mal" foi plantada no coração dos seres humanos por deus ou é só uma questão de ponto de vista?

Como eu disse na msg anterior, temos em nosso íntimo um sentimento que nos diz o que é realmente bom.  O que é “questão” de ponto de vista é o que entendemos do CONTEXTO. É o que temos de fazer por causa do que fizemos. O soldado citado é convicto de que fez o seu melhor... Nós sabemos que não...

Nesse caso, se ao invés de ser um garoto arrastado, fosse uma galinha, as lagrimas rolariam? Alguém choraria por uma galinha arrastada?

Pouco provável. Mas e se fosse um cãozinho? As probabilidades crescem ou não? Isso porque há uma maior proximidade da nossa espécie com os cães do que com as galinhas. Quanto mais próximo da nossa realidade, mais chocante é a desgraça.

Se somos seres sociais, e dependemos da sociedade para viver... Nada mais acertado que rejeitar quem não trabalhe em prol dela! Ou quem trabalhe contra ela. Parasitas já são qualificados pelo próprio nome, se são parasitas, devem ser rejeitados.

Concordo. Não defendi o egoísmo, apenas constatei sua influência mesmo nos sentimentos mais "elevados".

Porém, na minha maneira de ver, o ato de ajudar nem sempre está ligado à exposição do fato.  Quando se dá comida a um pobre que pede, não se está levando em conta se os outros estão olhando ou não. Tanto isso é verdade, que muitas vezes negamos ao pedido de um mendigo sem o menor problema com o fato de os outros estarem olhando. O fato é que ninguém sabe se vc está realmente sentindo pena de alguém ou não! Então, sentir pena não está ligado a ser aceito ou rejeitado pela sociedade.

Creio já ter falado sobre isso:

E a longa convivência com estes valores encarregou-se de torná-los naturais ao ser humano, ou seja, passamos a utilizá-los quase que totalmente desprovidos da consciência de sua raiz egoísta.

Brasil
    Membro

Quem não demonstra estes valores citados por você tende a ser isolado da sociedade, perdendo os benefícios que esta proporciona. Portanto não me parece tão irracional que as pessoas pelo menos finjam possuí-los. E a longa convivência com estes valores encarregou-se de torná-los naturais ao ser humano, ou seja, passamos a utilizá-los quase que totalmente desprovidos da consciência de sua raiz egoísta.

Sinceramente, não entendi! O ser humano finge sentimentos de compaixão? Acho que a compaixão é intrínseca e não adquirida. Também não concordo que tenha raiz egoísta! Os "valores" por mim citados foram os valores da compaixão. Se vc entende que eles são simplesmente uma maneira de manter-se  aceito na sociedade, nem assim eles seriam  egoistas, pois precisamos da sociedade para viver e querer viver não é egoismo. Contudo, não concordo com esse seu ponto de vista.

se fosse um cãozinho? As probabilidades crescem ou não? Isso porque há uma maior proximidade da nossa espécie com os cães do que com as galinhas. Quanto mais próximo da nossa realidade, mais chocante é a desgraça.

Próximo de nossa realidade? Bem, não creio que a relação afetiva entre os caninos e os humanos se dê pela proximidade de nossa realidade. Ela se dá pelo bom entendimento que há entre eles. A galinha está muito mais próxima de nossa realidade que os cães, eu como galinha todas as semanas. Nos sensibilizamos mais com o sofrimento de um cão do que com o sofrimento de uma galinha porque nos entendemos melhor com os caninos que  com os galináceos. Há uma relação de afetividade...  Essa afetividade é muito maior entre os humanos e isso não é fingimento é compaixão. Já, quanto à vulnerabilidade ao acidente ou à desgraça, creio que é a mesma. O cão é tão vulnerável quanto a galinha, no entanto chora-se por cães e não chara-se por galinhas.  O “medo da vulnerabilidade” se dá com cães e não com galinhas? 

Brasil
    Membro

Não defendi o egoísmo, apenas constatei sua influência mesmo nos sentimentos mais "elevados".

Eu não disse que vc defendeu o egoísmo, apenas apontei o motivo de eu entender o porquê não é egoísmo querer ser aceito na sociedade. Apesar de não concordar com esse raciocínio de que a fraternidade e a solidariedade são sentimentos equivocados, inconscientes ou conseqüentes de “uma longa convivência com estes valores”.Alias, se temos uma longa convivência com estes valores, de acordo com seu raciocínio, deveríamos ter uma data mesmo que aproximada, do “surgimento” destes valores.Também é interessante ver vc classificar estes valores de “elevados”...  Por que eles são elevados, na sua opinião? São bons, inconscientes ou egoístas?Realmente temos uma longa convivência com estes valores, mas parece que não os entendemos...   

Brasil
    Membro

“A verdade absoluta. — O homem descobre nos atos da sua vida espiritual psíquica — no pensar, no sentir e no querer, verdades imutáveis e necessárias. Podemos às vezes esquecê-las, claudicar contra elas, rebelarmos-nos contra elas; apesar disso permanecem invulneráveis como judices e moderadores do espírito humano. Não se acham confinadas no espaço e no tempo, são algo de diferente e superior ao propriamente humano e temporal, não são nada do que no homem é transitório. Através do imperfeito atingimos o perfeito; através do relativo, o absoluto; e através do humano, o transcendente. Mas exatamente por aí é que chegamos a Deus: Nec iam illud ambigendum est, incommutabilem naturam quae supra animam rationalem sit, Deum esse; et ibi essa primam vilam et primam essentiam, ubi est prima sapientia (De vera rel. 3l, 57). 'Como aqueles que têm uma especial potência visiva, forte e viva, se compararem em fitar diretamente o sol, que projeta os seus raios sobre aquilo que os de olhos fracos sentem agrado em contemplar, assim a mirada vigorosa e cheia de vida do espírito humano, depois de ter contemplado muitas verdades mutáveis com conhecimento seguro, se alça até a absoluta verdade, pela qual todas as demais verdades se nos revelam. Enquanto o nosso espírito se atem a essa verdade, esquece, ao mesmo tempo as outras e se regozija com a suprema verdade divina, ao mesmo tempo que com o gozo e a posse das outras verdades' “Deus é o ser perfeito, sem o qual o imperfeito não poderia sequer ser pensado. http://www.consciencia.org/filosofia_medieval4_santo_agostinho.shtml

Brasil
    Membro
    “Ponto Deus” no cérebro

"Uma frente avançada das ciências, hoje, é constituída pelo estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. Alcançaram-se resultados relevantes, também para a religião e a espiritualidade. Enfatizam-se três tipos de inteligência. A primeira é a inteligência intelectual, o famoso QI (Quociente de Inteligência), ao qual se deu tanta importância em todo o século XX. É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência. Com ela organizamos o mundo e solucionamos problemas objetivos.A segunda é a inteligência emocional, popularizada especialmente pelo psicólogo e neurocientista de Harvard David Goleman, com seu conhecido livro A Inteligência emocional (QE = Quociente Emocional). Empiricamente mostrou o que era convicção de toda uma tradição de pensadores, desde Platão, passando por Santo Agostinho e culminando em Freud: a estrutura de base do ser humano não é razão (logos) mas é emoção (pathos). Somos, primariamente, seres de paixão, empatia e compaixão, e só em seguida, de razão. Quando combinamos QI com QE conseguimos nos mobilizar a nós e a outros."

Leonardo Boff

qwert
    Membro

é fácil! Por que o universo existe? O que gerou o universo?O que sustenta a energia do universo?

Alano
    Membro

Gente, Newbie na Área! Olá a todos.  Permitam-me participar desta interessante querela.A palavra "Deus" existe. O sentimento do divino existe. Destes não podemos duvidar; é histórico e virtualmente Universal. Isto faz parte tanto do subjetivo pessoal quanto coletivo.  Quanto á uma existência "de fato" de um ser ou entidade autônomo ao homem com as características que emprestamos a Deus (e ao incontáveis deuses que já inventamos) isto é outra questão. Não conhecemos nenhuma forma empírica de detectar tal entidade. Nosso blá-blá-blá a respeito desta hipótese tem a ver muito mais com nossa experiência emocional privada e nosso desejo de que tal entidade exista (e existe, de certa maneira, como uma criação humana) do que com qualquer coisa verificável dentro dos parâmetro técnico-científicos.Assim, proponho que NÃO duvidemos da existência do Deus humano e nos dediquemos a discutir sua projeção a partir do homem;  mas paremos de discutir sua existência "de fato", pois isto me parece um tremendo erro de foco e que nos conduz às perguntas erradas. (Para aqueles que tem dúvida disto, sugiro a leitura de "Deus, um Engano", de Richard Dawkins)Proponho que nos façamos perguntas do tipo:  - O que é "Deus"?  - O que  significa a palavra Deus?  - Que características lhe emprestamos?  - Por que necessitamos desta entidade?  - Para que ela serve? Qual seu propósito?  - Por que educamos nossos filhos sob esta ótica?      E outras do gênero, que talvez tenha me esquecido.  Um grande abraço,Alano

Visualizando 15 posts - 421 até 435 (de 592 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.