Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Deus existe? Então me Prove !
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/03/2007 às 16:29 #78745LukaMembro
Pode me dizer algumas de suas possibilidades?
Em relação a deus, ao meu ver, existem duas: a possibilidade de existir ou não. A Ciência não leva ao ateísmo, necessariamente, simplesmente porque ela não dá origem as coisas, apenas as descreve, suas propriedades e comportamento, nos dando o conhecimento sobre as coisas.A Ciência termina aí, mas existem coisas que estão além da Ciência, como a Filosofia, por exemplo. O conhecimento é a interpretação das diversas dimensões que o cérebro capta através dos sentidos, criando uma realidade subjetiva que não corresponde fielmente a realidade objetiva das coisas.
18/03/2007 às 19:38 #78746ThasaMembroPode me dizer algumas de suas possibilidades?
Em relação a deus, ao meu ver, existem duas: a possibilidade de existir ou não. A Ciência não leva ao ateísmo, necessariamente, simplesmente porque ela não dá origem as coisas, apenas as descreve, suas propriedades e comportamento, nos dando o conhecimento sobre as coisas.A Ciência termina aí, mas existem coisas que estão além da Ciência, como a Filosofia, por exemplo. O conhecimento é a interpretação das diversas dimensões que o cérebro capta através dos sentidos, criando uma realidade subjetiva que não corresponde fielmente a realidade objetiva das coisas.
Luka Veja se vc concorda comigo:!! Eu creio em uma força, mas qual o objetivo dessa força? Pq criar sem se itendtificar ou pq provações " religião" Eu não queria existir, então pq ela me fez...Qual o obetivo dessa força: Na minha opinião ela perdeu o sentido da razão.! ESpero que vc me entenda e discuta isso!Um grande abraço!!!
19/03/2007 às 15:03 #78747LukaMembroPode me dizer algumas de suas possibilidades?
LukaVeja se vc concorda comigo:!!Eu creio em uma força, mas qual o objetivo dessa força? Pq criar sem se itendtificar ou pq provações " religião" Eu não queria existir, então pq ela me fez...Qual o obetivo dessa força: Na minha opinião ela perdeu o sentido da razão.! ESpero que vc me entenda e discuta isso!Um grande abraço!!!
A respeito dessa "força" creio que seja preciso olhar as coisas por dimensões mais extensas, não apenas a parte em que estamos inseridos. Existe todo um Universo lá fora que não gira à nossa volta.Não sei se as coisas têm um objetivo, um destino certo, mas especulando, o sentido da razão dessa força poderia ser a transformação. E não vejo porque tivesse que ser conforme as nossas medidas.Eu acho, sinceramente, que tentar definir essa força é inventar possibilidades de afirmar ou negar a sua existência. Precisamos de respostas, mas tomar uma posição significa encontrá-las ou apenas inventá-las?
19/03/2007 às 18:05 #78748CientistaMembroLuka, Thasa e outros, É óbvio que existe uma "força" muito maior do que nós. Basta olhar para o céu para perceber que somos muito pequenos. São compreensíveis nossos desejos de onipotência cognitiva; fazem parte da natureza humana. A questão é: Teremos um dia, meios de saber o que é e qual a origem da energia e da matéria do Cosmo (Matéria é, aparentemente, apenas uma forma "coagulada" de energia). Pessoalmente creio que, devido à limitações físicas (Horizonte de eventos, etc) jamais teremos acesso a estas informações; e teremos de aceitar nossa impotência, nosso limite, diante disto. O mito de que mais dia menos dia tudo podemo saber pode não corresponder a verdade. "Não trateis de cobrir as lacunas do saber com teorias ou hipóteses, pois..." PavlovAbraçooooo!
19/03/2007 às 18:33 #78749jota erreMembroSerá que alguém dentre vós consegue enxergar a questão fora do patriarcadoda Ciência ou do subjetivismo inocente ???O conhecimento é fundamentado por quatro pilares essenciais, a saber, a Ciência, a Religião, a Filosofia e a Arte. Cada um pode explicar a existência ou inexistência divina conforme sua própria estrutura cognoscitiva. Fora deles, temos apenas o senso comum. Não se pode, então, considerar válido para a construção do conhecimento um dos pilares.É simplíssimo e até simplório propor que Deus não existe apenas porque não podemos provar sua existência.Em primeiro lugar, Deus nada tem a ver com religião.Evidentemente, ele está passível de ser tocado. Mas quão inocentes somos que jamais percebemos que o estamos tocando!Deus está a nossa volta e dentro de nós mesmos. Ou, melhor dizendo, Deus é tudo - e nada! E se sua existência abarca todas as coisas; o que também nos inclui. Inclui toda matéria e todo pensamento. Inclui todo tipo de existência.A questão não é somente se podemos sentir Deus, mas se podemos mesmo pensá-lo, já que existência é infinita. Como podemos pensar o infinito? Se o fizermos, como diz Aristóteles, pelo menos a idéia é algo finito. E assim, nunca compreenderemos Deus.Como podes tu, mortal ignóbil, crer que Deus não existe somente porque, em tua estupidez, não compreendes a magnanimidade divina ???Provar que Deus existe? Não posso. Se trata de fé.Mas provem-me, então, com argumentos que não sejam infantis, que Ele não existe!
19/03/2007 às 19:56 #78750thiedriMembroOlá Luka e Thasa,Para podermos entender Deus, criador, força ou qualquer outra definição, nada melhor do que a observação.Mas temos que observar não com olhos pessimistas e nem um pequeno âmbito.Olhem a natureza, espaço, e vejam em tudo se é possível afirmar tudo ser o acaso.[]'s,Thiago.
19/03/2007 às 20:33 #78751LukaMembroOlá Luka e Thasa,Para podermos entender Deus, criador, força ou qualquer outra definição, nada melhor do que a observação.Mas temos que observar não com olhos pessimistas e nem um pequeno âmbito.Olhem a natureza, espaço, e vejam em tudo se é possível afirmar tudo ser o acaso.[]'s,Thiago.
Mas por outro lado, também, não é possível afirmar o contrário - o impasse permanece. A questão passa a ser acreditar ou não que a "força" por traz das coisas é inteligente.
19/03/2007 às 21:01 #78752CientistaMembroPessoal, Não há qualquer indicio de que haja inteligência na suposta criação do cosmo! O Universo que podemos observar é uma sopa de galáxias e agrupamentos delas, cuja dinâmica interna é a mais caótica possivel. Somente a ciência poderá eventualmente dar a resposta! Disto - criação - Tudo o que sabemos é que nada sabemos! Será que é difícil aceitar esta realidade?
19/03/2007 às 23:31 #78753ThasaMembroPessoal, Não há qualquer indicio de que haja inteligência na suposta criação do cosmo! O Universo que podemos observar é uma sopa de galáxias e agrupamentos delas, cuja dinâmica interna é a mais caótica possivel. Somente a ciência poderá eventualmente dar a resposta! Disto - criação - Tudo o que sabemos é que nada sabemos! Será que é difícil aceitar esta realidade?
Caro SCIENTIST "Não há qualquer indicio de que haja inteligência na suposta criação do cosmo! O Universo que podemos observar é uma sopa de galáxias e agrupamentos delas, cuja dinâmica interna é a mais caótica possivel."A ciência diz isso até ai tudo bem, mas surge a seguinte pergunta ... Algo criou isso tudo... e quem criou esse "algo"? Eu busco essa compriensão. Penso em várias possobilidades... Menos essa de que o foi"deus da bíblia"ou outras "religiões". Pois esses argumentos bíblico ao meu ver são muitos vagos... pois eu não o acho um deus inteligente... e o que seria um deus inteligente? E claro que existe essa tal inteligência.... mas é apenas isso... a ciência nunca vai explicar isso... pq são perguntas sem explicação... pq mais que tenha elas vão sempre ser vagas até pra essa tal inteligência, força.
19/03/2007 às 23:57 #78754CientistaMembroThasa, A rigor, se for verdadeira a Lei de Conservação (de matéria e energia), nada poderia existir..., mas, no entanto existe! A verdade verdadeira, é que o Universo não é explicável! :) Suspeito que jamais seja! Abraço,
20/03/2007 às 0:14 #78755ThasaMembroOlá Luka e Thasa,Para podermos entender Deus, criador, força ou qualquer outra definição, nada melhor do que a observação.Mas temos que observar não com olhos pessimistas e nem um pequeno âmbito.Olhem a natureza, espaço, e vejam em tudo se é possível afirmar tudo ser o acaso. Olá thiedri! Ninguém é igual, tão logo seus pensamentos! o que a religião quer e isso! Pessoas como vc! que se conforma, sem se indagar! isso e senso comum. Vc diz que nada e por acaso... eu acredito que existe o espaço, a natureza... pois eu vejo !!! talvez eu me corforme as resposta do que vejo ( Ciência), mas nunca vou me conformar com o MITO. a não ser que me provem...abraço
20/03/2007 às 0:50 #78756ThasaMembroPode me dizer algumas de suas possibilidades?
LukaVeja se vc concorda comigo:!!Eu creio em uma força, mas qual o objetivo dessa força? Pq criar sem se itendtificar ou pq provações " religião" Eu não queria existir, então pq ela me fez...Qual o obetivo dessa força: Na minha opinião ela perdeu o sentido da razão.! ESpero que vc me entenda e discuta isso!Um grande abraço!!!
A respeito dessa "força" creio que seja preciso olhar as coisas por dimensões mais extensas, não apenas a parte em que estamos inseridos. Existe todo um Universo lá fora que não gira à nossa volta.Não sei se as coisas têm um objetivo, um destino certo, mas especulando, o sentido da razão dessa força poderia ser a transformação. E não vejo porque tivesse que ser conforme as nossas medidas.Eu acho, sinceramente, que tentar definir essa força é inventar possibilidades de afirmar ou negar a sua existência. Precisamos de respostas, mas tomar uma posição significa encontrá-las ou apenas inventá-las? Ola Luka, " Existe todo um Universo lá fora que não gira à nossa volta." Mas nós estamos dentro dele, e buscando compriende-lo em um todo. Se tudo "existe", pq não podemos estar dentro de suas "medidas"? Existe o "sim e o não "e sempre vão existir... mas como saber colocar -los em nossas possibilidades? so me resta invertar, e isso eu não aceito... daria no mesmo?
20/03/2007 às 3:46 #78757CientistaMembroThasa, De um certo ponto de vista as coisas importantes a respeito do universo e da vida (inlclusive a humana) são muito simples. O problema é que são verdades ainda relativamente novas e mal absorividas pela cultura. Há um Universo observável, além do qual nada sabemos (devida nossa estúpida pequenez frente ao todo). Este é composto de uma sopa energética rala, povoada uniformemente por aglomerados de galáxias. Galáxias são aglomeradas de corpos relativamente grandes e brilhantes ao quais chamamos estrelas (como o Sol) e outros corpos menores, chamados corpos escuros. O universo é preenchido em sua maior parte pro um vazio de matéria. A matéria sólida é uma excessão. É um sistema altamente dinãmico ao ponto de poder dizer-se que nada nele é, mas está, de uma determinada forma em determinada fraçao infima de tempo. Estrelas são corpos relativamene massivos que queimam hidrogênio, convertendo-em em hélio, devido a força gravitacional, que comprime seu interior. Planetas são corpos rochosos e menos massivos, que não puderam levar sua massa à ignição e por isto não emitem luz. Existem outro corpos nas galáxias, estelas anãs brancas, anãos marrons, bujracos negos, quasares, etc, mas não vamos nos aprofunda agora. Alguns planetas, depois de certa idade, reunem condições de apareciemnto de vida e a sustentam por certo espaço finito de tempo, como a Terra. As espécies levam muitos bilhões de anos para se desenvolverem. Começam som simples animais unicelulares e Depois surgem aniamis cada vez mais complexos. Alguns, como o homem, podem abandonar a clássica postura quadrúpede, liberando os membros dianteiros para uso como eficientes ferramentas. e depois desenvolvendo cérebros maiores e capacidade fonética complexa. Tudo é passageiro.... até mesmo o motorista e o cobrador... :)
20/03/2007 às 14:21 #78758thiedriMembroNinguém é igual, tão logo seus pensamentos! o que a religião quer e isso! Pessoas como vc! que se conforma, sem se indagar! isso e senso comum. Vc diz que nada e por acaso... eu acredito que existe o espaço, a natureza... pois eu vejo !!! talvez eu me corforme as resposta do que vejo ( Ciência), mas nunca vou me conformar com o MITO. a não ser que me provem...
Olá Thasa,Eu me indago muito sim. Eu baseio o que falo em coisas que passaram pela minha razão e compreensão.Acho impossível este sistema complexo que temos ser um acaso, pois mantêm-se sempre em equilíbrio e harmonia.Como você disse ninguém é igual, e foi devido a experiências que eu passei que eu comecei a me indagar e ver que existia algo mais.A ciência também é baseada em fatos e coisas empíricas. A ciência consegue ver particulas sub-atomicas ? Não, mas existem.Você não tem que se conformar nem aceitar mitos, esta mais do que correta!Nós somente devemos aceitar as coisas quando entendemos ou quando nos parece aceitável, e ainda assim pesquisar mais para que tenhamos dela mais crédito ou a descubramos falsa.[]'s,Thiago.
24/03/2007 às 4:42 #78759ThasaMembroNinguém é igual, tão logo seus pensamentos! o que a religião quer e isso! Pessoas como vc! que se conforma, sem se indagar! isso e senso comum. Vc diz que nada e por acaso... eu acredito que existe o espaço, a natureza... pois eu vejo !!! talvez eu me corforme as resposta do que vejo ( Ciência), mas nunca vou me conformar com o MITO. a não ser que me provem...
Olá Thasa,Eu me indago muito sim. Eu baseio o que falo em coisas que passaram pela minha razão e compreensão.Acho impossível este sistema complexo que temos ser um acaso, pois mantêm-se sempre em equilíbrio e harmonia.Como você disse ninguém é igual, e foi devido a experiências que eu passei que eu comecei a me indagar e ver que existia algo mais.A ciência também é baseada em fatos e coisas empíricas. A ciência consegue ver particulas sub-atomicas ? Não, mas existem.Você não tem que se conformar nem aceitar mitos, esta mais do que correta!Nós somente devemos aceitar as coisas quando entendemos ou quando nos parece aceitável, e ainda assim pesquisar mais para que tenhamos dela mais crédito ou a descubramos falsa.Ola thiedriO que seria entender a coisas pra vc? e coisas aceitáveis?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.