Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
21/03/2007 às 23:55 #83365CientistaMembro
Depois de seu Nobel pela fotoelétrica e da Teoria da Relatividade (que apenas diz que tudo é relativo ao obervador) não fez mais nada que prestasse. Einstein sofria de um grau de autismo. Era tão bobo que passou os 30 anos restante tentanto fazer funcionar uma teoria mais do que furada.Porque que alaguém que seja bom em algo tem de ser bom em tudo?
21/03/2007 às 23:57 #83366BrasilMembroAlém do mais, porquê apenas UM deus? Porquê não uma duzia de bilhões deles?
Isso já é fruto do teu "pensamento mágico"... ;D
21/03/2007 às 23:59 #83367CientistaMembroSobre a religião do índios, bem, nós também já fomos índios, quando viviamos na África, há milhares de anos. Acreditávamos também em Tupãs e outras bobagens. Mas nos civilizamos e inventamos a religião. Eles não tiveram esta oportunidade ainda.Volto a dizer "A fé, destituida de razão é uma forma de loucura."
22/03/2007 às 0:02 #83368CientistaMembroBem, meu caro Brasil, porque que o TEU pensamento mágico é melhor que o meu?Porquê tem de ser UM e não DOZE, ou doze bilhões? (Quero uma resposta objetiva para isto!)
22/03/2007 às 0:13 #83369BrasilMembroBem, meu caro Brasil, porque que o TEU pensamento mágico é melhor que o meu?
Eu jamais disse ou diria isso. Alias, eu nem acredito nisso.
Porquê tem de ser UM e não DOZE, ou doze bilhões? (Quero uma resposta objetiva para isto!)
Confesso que nunca tinha pensado nisso. Sei lá... se pode ter um, pode ter dois ou 12 bilhões. Afinal o que é esse número, perto da imensidão do universo que dá pra gente ter uma boa idéia através daquelas ilustrações que vc postou?Alias, muito boas.
22/03/2007 às 0:24 #83370CientistaMembroBrasil, 1- Querer que haja um Deus é uma coisa, haver é outra! 2- Achas mesmo que se houver temos como saber? De que forma? 3- Qual o argumento teu que demonstra que o Universo foi criado? 4- Qual o argumento teu que demonstra que foi criado por um Deus? (Perfeito, Onisciente, Onipontente...)
22/03/2007 às 0:36 #83371BrasilMembro1- Querer que haja um Deus é uma coisa, haver é outra!
Sem dúvida.
2- Achas mesmo que se houver temos como saber? De que forma?
Estou começando a gostar do caráter investigativo e desprovido de dogmas. Acho que o homem terá que evoluir muitos séculos ou milênios, sei lá, mas um dia nossa espécie terá conhecimento absoluto. Como vc disse em outro tópico, "somos novinhos". Somos mesmo e podemos perceber claramente a natural evolução.
3- Qual o argumento teu que demonstra que o Universo foi criado?
Desde o início, digo que acredito porque sinto. Não tenho argumento para dizer que foi criado assim como vc não tem argumento para dizer que não foi. Devo dizer também que não duvido de nehuma teoria científica que tente explicar as possibilidades. (Teoria científica, não misticismo)
4- Qual o argumento teu que demonstra que foi criado por um Deus? (Perfeito, Onisciente, Onipontente...)
Que DEMONSTRE, nenhum, assim como os seus também não demostram que não foi. Só sentimentos e conceitos, seus e meus, regerão este debate. É isso o que eu acho.
22/03/2007 às 0:48 #83372CientistaMembroEu não estava em questão nestas perguntas! (TU ME CITASTE NAS RESPOSTAS)PS: É um problema discutir crenças não fundametadas! Fica mesmo um achismo! Como ter uma discussão racional nestes termos?
22/03/2007 às 1:01 #83374BrasilMembroEu não estava em questão nestas perguntas! (TU ME CITASTE NAS RESPOSTAS)
Por acaso vc acredita que já respondeu algumas dessas perguntas? hehe
PS: É um problema discutir crenças não fundametadas! Fica mesmo um achismo!
Das duas partes, BEM CLARO.Ou as suas teorias não são achismos? Os 12 bilhões de deuses que o digam...
22/03/2007 às 1:11 #83373CientistaMembroCreio que não estamos nos entendendo....Eu não acho nada sobre estes assuntos, pois não tenho informações que me permitam tal! E esta é minha premissa básica: Não temos informações para saber sobre isto!Estava apenas questionando a ti, uma vez que TU tens estas crenças.
22/03/2007 às 1:27 #83375BrasilMembroEu não acho nada sobre estes assuntos, pois não tenho informações que me permitam tal! E esta é minha premissa básica: Não temos informações para saber sobre isto!
Vc não acha nada sobre esses asuntos?
Qual o argumento teu que demonstra que o Universo foi criado?
Ué!!!
Estava apenas questionando a ti, uma vez que TU tens estas crenças.
Crenças? Quais crenças?Eu simplesmente disse que acredito em Deus. Tudo o que sua cabeça começa a imaginar é coisa sua.Provei isso quando pedi para vc dizer por que vc considerava Deus uma desgraça. Vc se limitou a falar sobre RELIGIÃO. Só isso..
22/03/2007 às 1:32 #83376CientistaMembro:) Vou tentar me corrigir!
22/03/2007 às 2:02 #83377BrasilMembro:) Vou tentar me corrigir!
Eu também. Quanto mais amigos, mais sentidos. :)
22/03/2007 às 5:50 #83378BrasilMembroQuem não acredita em deus nunca o conseguirá definir. Não é possível. É como alguém querer compreender o universo sem acreditar que existe algo mais para além da Terra. Definições de Deus? É tudo relativo. É tudo pessoal.
Concordo 100%Sendo tudo pessoal, não há como querer provar nada a esse respeito. É tão agressivo, invasivo e desrespeitoso quanto um religioso chato querendo te converter ou mudar tua maneira de pensar.Ou alguém falando: "Vc acredita na existência de Deus? Então prove que ele existe, mas não me peça pra provar nada porque não se prova que algo não existe."Essa é F***!!Ou então:" O onus da prova é de quem afirma, eu só afirmo que ele não existe, mas aí entra na regrinha acima." ;D
Para mim, a título pessoal, Deus é todas as coisas, a harmonia entre elas, o seu destino, o seu passado e as suas possíveis relações e consciências.
100%
22/03/2007 às 12:11 #83379ZMembroRespondi o seguinte em mensagem pessoal ao utilizador “Cientista”, e considerando útil expor neste tópico, aqui vai:
1- Que é Deus para ti; Como o defines? 2- É para ti algo objetivo, do mundo exterior, ou subjetivo da psique humana. 3- Caso te seja objetivo, como podes definí-lo tão bem se não é algo obervável sensorialmente? 4- Não seria 'Deus' uma palavra viciada pela religião, e portanto inadequada para s ser usada numa definição de ordem racional?
Começando pelo crucial, tenho a certeza de que Deus existe, tecnicamente nem preciso de acreditar nele só preciso de acreditar na visão que eu tenho do mundo e essa visão coloca-o como inerente à existência.Apresentar definições objectivas sobre a minha compreensão é complicado, recomendo uma ponderação sobre as seguintes 3 coisas:1 Panenteísmo,2 Teoria de Gaia,3 "a força" em StarwarsA primeira é a doutrina com conceito formado que talvez mais se aproxima à adoptada em mim.Em relação à segunda, é uma teoria em que para mim n faria sentido sequer o planeta não ter espírito (esse espírito é formado pelo ocnjunto de todos os outros espíritos "menores"). Se os espíritos existem, existem em todos os seres consciêntes, e eu acho que todos os seres vivos têem algo de consciênte. Para mim a Terra é obrigatoriamente um ser vivo como qualquer outro, por sua vez o universo também o será pelas mesmas razões. Gaia fala somente do nosso planeta, mas eu vou mais longe.Quanto à terceira, embora algo completamente dezprezado pelos pensantes, par amim desperta uma atenção fenomenal. É impressionante como um cineaste conseguio formar uma religião tão universal como aquela. A força, como que a essência de todas as coisas, incluindo todos os espíritos em todas as dimensões. Essa Força é algo similar ao que eu entendo como Deus. No entando esta definição não chega para "espalhar a minha fé" é algo pessoal que faz parte de mim e nunca mudará ao contrário das religiões mais "materialistas" que se baseiam em milagres e entes mitológicos, mas que podem ser convertidos substituíndo as suas crênças por outras.Eu acho que é inerente à psique humana na qualidade de que se trata de algo compreendido pela nossa consciência. É como nós valorizarmos a vida e a felicidade das pessoas. É algo que não é tangível, palpável, mas é etendido por nós e por isso faz parte da psique.Mas também me vejo obrigado a aceitar que pertence ao mundo exterior, porque se para mim o mundo exterior é associado e interdependente da existência Dele, então não posso ter certeza de um e por em causa o outro.Certo é que esta minha compreensão de Deus é bastante mais universal e envolvente quando comparado com as compreensões de cada religioso "comum". Mas eu acredito que cada pessoa que tenha plena fé em Deus acredita no "meu" Deus, contudo pode personificá-lo em Jesus ou num hipotético pai "biológico" que ninguém conhece.É mais fácil para as pssoas compreenderem, se personificarem algo que nos ultrapassa. Eu considero até que os grandes eclesiásticos, os verdadeiros espalhadores da fé que não conheciam ganância nem sede de poder, compreendiam Deus muito melhor do que o que apregoavam. De certo compreenderá que o que eu tou falando aqui não é fácil ser compreendido ao humano comum, seria muito mais fácil alguem aparecer com poderes milagrosos e dizer que era um enviado de um Deus super homem. :-Dado que expliquei que é para mim algo por seu lado objectivo, vamos à sua questão que aborda a sensoriedade.Eu tenho-o muito definido em minha consciência, mas isso não significa que consiga expor uma definição objectiva Dele. Para mim é Deus é algo bastante tangível sensorialmente, pois se para mim ele está em todo o lado, em todas as coisas e em mim, eu, vendo e sentindo tudo isso só através dos sentidos biológicos, sinto-o plenamente.Fora disso, eu sinto no meu âmago a sua presença, como que uma espécie de espírito do universo ou expírito da existência.Cumps ;)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.