Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/03/2007 às 13:45 #83380thiedriMembro
Sobre a religião do índios, bem, nós também já fomos índios, quando viviamos na África, há milhares de anos. Acreditávamos também em Tupãs e outras bobagens. Mas nos civilizamos e inventamos a religião. Eles não tiveram esta oportunidade ainda.Volto a dizer "A fé, destituida de razão é uma forma de loucura."
Correto! E a razão destituida de fé é manca.Deixe-me plagiar Allan Kardec:"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade"
22/03/2007 às 13:53 #83381thiedriMembroZ, vou acrescentar uma coisa que li e é verdade.Se meditares sinceramente nas provas que já venceste, nos problemas que já atravessaste, nas dores que já esqueceste e nos obstáculos que, muitas vezes já contornaste sem maior esforço de tua parte, reconhecerás que o amparo de Deus esteve e está contigo em todos os momentos, aprendendo a cooperar mais em favor da paz em ti mesmo, consolidando a fé na Providência Divina, que nunca nos desampara. (Emmanuel)Lendo isso, veja se é possível que estejamos libertos ou esquecidos ao acaso. Sendo assim, como pode Deus não existir ?[]'s,Thiago.
22/03/2007 às 13:57 #83382ZMembroSe meditares sinceramente nas provas que já venceste, nos problemas que já atravessaste, nas dores que já esqueceste e nos obstáculos que, muitas vezes já contornaste sem maior esforço de tua parte, reconhecerás que o amparo de Deus esteve e está contigo em todos os momentos, aprendendo a cooperar mais em favor da paz em ti mesmo, consolidando a fé na Providência Divina, que nunca nos desampara. (Emmanuel)
Compreeendo seu aditamento mas não é por aí que marco pontos na existência Dele. Isto porque tanto podemos dizer Deus nos ajudou em momentos difíceis, mas há que não esquecer que também foi Ele que nos colocou esses problemas atnes de mais.Será que ele é um brincalhão? Não. Ele ajuda-nos a nos formar como seres consciêntes e morais. ;)
22/03/2007 às 14:13 #83383Junior MartuchelliMembroCaro Junior, se tivesse lido o meu último post, talvez não tivesse dito isso. Eu pergunto, quem diz que a energia n existiu sempre? A própria lei da conservação da energia não admite outra possibilidade que não essa.
Ninguém. Este não é o ponto do argumento. É que se admitimos que Deus deve existir como um ser que é causa de si - porque a energia não pode ser causa de si? Porque é necessário uma consciência?E dizer que a Consciência é um projeto do "Criador" é piada, se considerarmos o tempo que demorou para ela nascer. E como existe de forma escassa! (considerando só nosso sistema planetário)
A pergunta chave é: por que o ceticismo em vez de teísmo ou ateísmo?
Eu não tomo o ateísmo como uma posição dogmática. Uso como sinônimo de "agnóstico", pois, como disse e o unVolt completou, é impossível provar a inexistência de algo. Cético, no sentido mais moderno da palavra, também.
Assim, Deus ser omnisciênte implica uma compreensão total, e nós, humanos que aprendemos sempre mais a cada experiência, não podemos sequer nos comparar a um ser omniconsciênte. Isso seria ridícularmente arrogante.
É curioso que eu - ser terreno e com racionalidade humana - posso pensar em um mundo melhor e Deus não.Vocês falam que há utilidade para o mal. Ah! Como são cruéis... Falem isso para todas as pessoas que já perderam queridos na guerra, ou em qualquer desastre natural... Falem isso para quem já perdeu alguém que ama para uma doença... Quem precisa perder alguém que ama para aprender a amar e saber o quanto o amor vale? Não é necessário o sofrimento, embora possa ser um impulso (como é de se esperar).Mas deixa! Tô com Carl Sagan. Sem evidência, sem crenças.Não quero discutir mesmo! Vocês chegaram a um nível absurdo, a considerar um ser onipotente, que já poderia ter nos criado morais e conscientes.E me desculpe, não queria parecer arrogante. Até agora para mim a minha posição é melhor do que a de vocês, que pensam apenas numa intuição e numa possibilidade no futuro. Eu - como quem quer ser um bom filósofo - sei que nunca podemos pensar no fim antes de chegar a ele, que não podemos anteceder resultados, pois assim acabamos no risco de modificá-los! Por isso, espero.Já expus meus argumentos, e como todos aqui são crescidos e dotados da capacidade de raciocinar, não há necessidade de ficar igual um chato relembrando. De qualquer forma, eu tô satisfeito com o ponto em que chegamos. Não vou discutir mais, tá pessoal? Esse debate aqui é pouco produtivo.
22/03/2007 às 14:48 #83384ZMembroQuem disse que eu não perdi já alguém?Aparte do apoio,como você conforta alguém que perde alguém? Dizendo que Deus não existe? Que Deus é cruel? Que se vai vingar?Responda a isto faça favor.Eu n gosto de perder entes queridos, mas não vou desistir da felicidade assumindo que está tudo errado no universo, está tudo mal e não vale a pena viver.Só quem acredita na existência de um deus cruel pode pensar tão negativamente.Você pode pensar em um mundo melhor? E Deus não? poxa, você supera Bush.Também ele apregoa um mundo melhor, aquele que seja submisso a ele.Se você estivesse no comando do universo na altura em que o planeta irmão da Terra se fundiu com a Terra, milénios depois da formação do sistema Sola, você teria impedido tal colisão certo?. E então hoje não teríamos lua para vislumbrar.Primeira guerra mundial, um português é ferido em combate, perde um braço e a visão de um olho, UMA TRAGÉDIA sem dúvida.30 anos depois, nasce alguém que é neto desse Português e da mulher que só lhe foi possível conhecer na enfermaria que o tratou dos ferimentos da guerra. Esse nascimento é uma tragédia? Uma obra do acaso? Você imagina um mundo sem guerras? Sem evolução forçada? Sem doênças? Então você é mais sonhador do que os fundamentalistas das 30 virgens."Quem precisa perder alguém que ama para aprender a amar e saber o quanto o amor vale?"Você sabe o quanto o amor vale?, se um humano soubesse que sua esposa viveria para sempre dar-lhe ia tanto carinho e atenção como se soubesse que ela tinha 10 anos de vida? Não percebo como você vê a vida meu caro.Não há utilidade no mal, mas pode haver utilidade no que aconteçe de "mau", isto porque você não é omnisciente para saber o que é de facto mau ou bom, você só sabe o que é mau para você próprio."dizer que a Consciência é um projeto do "Criador" é piada, se considerarmos o tempo que demorou para ela nascer."Quanto tempo foi? Ninguém sabe, e como ninguém sabe à quanto tempo existe o universo ninguém sabe se o tempo da consciência é longo ou curto. Esse projecto do criador que você se refere é a consciência HUMANA, porque muito tempo antes.... jah existia a conscência universal.Para você é o debate que é pouco produtivo, para mim, é a sua arrogância de argumentos :-Me desculpe, eu respeito e adoro respeitar opiniões que divirjam da minha, mas haja humildade ou algum cuidado quando se inferioriza opiniões alheias com base em achismos utópicos que nem se enxergam que o são, sobretudo em matérias tão pessoais como é o domínio da Fé.Acreditar que Deus não existe tudo bem, perfeito. Se precisarem de ajuda para raciocinar sobre uma tese eu ajudo. Agora chamar de "absurdo" homenagear a sofrimento alheio, valorizar o sacrifício e a perda, ai isso não!Cumps.
22/03/2007 às 14:51 #83385thiedriMembroSe meditares sinceramente nas provas que já venceste, nos problemas que já atravessaste, nas dores que já esqueceste e nos obstáculos que, muitas vezes já contornaste sem maior esforço de tua parte, reconhecerás que o amparo de Deus esteve e está contigo em todos os momentos, aprendendo a cooperar mais em favor da paz em ti mesmo, consolidando a fé na Providência Divina, que nunca nos desampara. (Emmanuel)
Compreeendo seu aditamento mas não é por aí que marco pontos na existência Dele. Isto porque tanto podemos dizer Deus nos ajudou em momentos difíceis, mas há que não esquecer que também foi Ele que nos colocou esses problemas atnes de mais.Será que ele é um brincalhão? Não. Ele ajuda-nos a nos formar como seres consciêntes e morais. ;)
Z, você então entendeu perfeitamente o que foi dito!
22/03/2007 às 15:07 #83386Junior MartuchelliMembroInterpretaram-me errado, então postarei mais uma vez.
Aparte do apoio,como você conforta alguém que perde alguém? Dizendo que Deus não existe? Que Deus é cruel? Que se vai vingar?Responda a isto faça favor.Eu não gosto de perder entes queridos, mas não vou desistir da felicidade assumindo que está tudo errado no universo, está tudo mal e não vale a pena viver.Só quem acredita na existência de um deus cruel pode pensar tão negativamente.
Ao meu ver, não se conforta. Com o tempo, supera-se, creio, até ao notar que a infelicidade é infrutifera. Não sou uma pessoa triste. Meu ponto aqui não é dizer que as pessoas deveriam ser infelizes - é dizer que não foi um Deus bom que criou este mundo.
Você pode pensar em um mundo melhor? E Deus não? poxa, você supera Bush.
Ao meu ver, menos uns desastres naturais - como os de Bangladesh recentemente - não cairia nada mal. Será que por considerar isto sou pior que o Bush? Já é uma forma de considerar que o mundo poderia ser melhor. Bangladesh é uma tragédia? É.O Holocausto foi uma tragédia? Sim. Você consegue me listar fatos positivos no Holocausto?Não! Não consigo pensar em um mundo sem guerras. Não me cabe ficar reclamando que um Deus poderia ter feito melhor. Eu pretendo apenas fazer o meu possível ao entrar nesta sociedade, não vou ficar tempo divagando sobre Deus.Meu ponto é que só isso nega um Deus bondoso e por isso meu ponto de vista é superior.
22/03/2007 às 15:29 #83387thiedriMembroOlá Junior.Leia a citação que eu mandei e me fale se ainda acha depois disso que temos um Deus mau.[]'s,Thiago.
22/03/2007 às 15:34 #83388ZMembroO Holocausto foi uma tragédia? Sim. Você consegue me listar fatos positivos no Holocausto?
Por acaso não, mas isso sou eu que não me considero omnisciente nem sei como tornar este mundo, um mundo melhor par ao universo. ;DE não se esqueça que somos só nós que estamos classificando de tragédia, e Deus trabalha para um universo e não 6 biliões de pensantes andantes.
Meu ponto é que só isso nega um Deus bondoso e por isso meu ponto de vista é superior.
Você impediria tragédias, tudo bem você é mais bondoso que Deus, já todos percebemos isso. Mas eu simplesmente não acredito nisso, vai ver sou ateu a você ;D"Ao meu ver, não se conforta" Poxa, você é amigão! Você abdica de confortar alguém só porque isso implicaria dizer algo incoerente com suas convicções?A uníca pessoa que não é possível de reconfortar com a perda de um ente querido, é quele que não acredita em Deus, nem em espíritos nem na existência após a morte. Porém, se eu fosse um cara assim morria de imediato com a decepção desta vida."Eu pretendo apenas fazer o meu possível ao entrar nesta sociedade"Exacto, se você mandasse no mundo você faria o melhor para a sociedade que vê, mas Deus, sendo omnisciente tem que pensar na felicidade global, do passado e do futuro de todo o universo.Isso nós nunca teremos capacidade de vislumbrar e por isso, quem acredita em Deus acredita que tudo tem significado, e quem não acredita ou se julga capaz de ser Deus, ou julga que nada faz sentido e a vida n tem significado.Todos podemos criticar eventos.Reparem num facto muito curioso:Qual é a grande questão que nós colocamos com a perca de algo ou alguém querido?Qual é a questão que nos deixa sem resposta por mais descobertas que façamos sobre o que levou a essa perca?já alguém perguntou o... "PORQUÊ?"Nós podemos descobirir a sucessão de acontecimentos que conduziram a esse evento, mas nunca seremos capazes de compreender o motivo pelo qual esse evento precisava de suceder.Quanto ao seu discurso ele continua utópico.Voçê fala que o mundo sem UMA das guerra seria já por si melhor, mas talvez seja essa guerra que precede uma sequência de eventos que leve à descoberta da cura para a doênça mortal de seu sobrinho. Se você soubesse que só com essa guerra seu sobrinho e milhares de pessoas seriam salvas, você acabaria com a guerra na mesma? Voce pode respoder que optaria pelo evento com menos supressão de vidas, mas isso você, mesmo controlando o mundo, nunca saberia. Você se convença, você não sabe tudo, só sabe o que o envolve e o que considera de bom, so o é para si.Não falo que temos que aceitar o que nos aconteçe de errado, mas falo que não devemos dizer que Deus é bondoso ou cruel conforme a curta paisagem que nossos olhos alcaçam.Deus é muito 'maior' que isso.Cumps.
22/03/2007 às 15:55 #83389thiedriMembroOlhar para uma tragédia e ver só a parte ruim é limitar o entendimento à visão sem saber do todo.
22/03/2007 às 17:23 #83390LukaMembroBrasil, 1- Querer que haja um Deus é uma coisa, haver é outra! 2- Achas mesmo que se houver temos como saber? De que forma? 3- Qual o argumento teu que demonstra que o Universo foi criado? 4- Qual o argumento teu que demonstra que foi criado por um Deus? (Perfeito, Onisciente, Onipontente...)
Cientista, inverta as questões e analise.1 - Querer que não haja um deus é uma coisa, não haver é outra;2 - Achas mesmo que se não houver temos como seber? De que forma?3 - Qual o argumento que demonstra que o Universo não foi criado?4 - Qual o argumento que demonstra que não foi criado por deus?É a mesma coisa, digo, no quesito "falta de conhecimento" são muito semelhantes.
22/03/2007 às 17:38 #83391LukaMembroTodos os logados: - Ainda não tive resposta: E daí?
Se concordarmos que o Universo foi criado por Deus, daí que nada é por acaso. Tudo segue um padrão determinístico, ainda que não possamos determiná-lo com precisão.
- Todos de acordo com a definição divina do Thiago?
Eu continuo achando que essas qualidades servem para descrever o tempo. :)
22/03/2007 às 17:41 #83392CientistaMembroCaro Z d'Algarves,Gostaria de comentar isto que escreveste:"Começando pelo crucial, tenho a certeza de que Deus existe, tecnicamente nem preciso de acreditar nele só preciso de acreditar na visão que eu tenho do mundo e essa visão coloca-o como inerente à existência." Minha pergunta foi estritamente No âmbito racional e tua resposta foi do âmbito pessoal. Será que misturas as coisas? :) Tenho visto MUITA mistura nos posts deste tópico, uma barbaridade! parece que é bem difícil para a grande maioria das pessoas separar sua pessoalidade do mundo exterior; 'técnica' mesmo. Há espaço (forum) para os dois tipos de discussão, mas me desagrada subremaneira a mistura desavisada, que faz com que a discussão tome um rumo surrealista. Quando falas "tenho a certeza de que Deus existe" não citas claramente O QUÊ te fornece esta "certeza" (que mais me parece o velho e surrado "acredito e pronto!", que não pode ser alvo mesmo de discussão racional), apesar de me sugerires certas leituras. Também não fosses bondoso o suficiente para nos brindar com "a visão que eu tenho do mundo", que é o que de melhor tinhas a nos oferecer então! Podes nos explicar, claramente, de que forma "Deus" é "inerente à existência"? (Suponho que existência de energia, matéria e informação) Saudações,
22/03/2007 às 17:42 #83393BrasilMembroBrasil, 1- Querer que haja um Deus é uma coisa, haver é outra! 2- Achas mesmo que se houver temos como saber? De que forma? 3- Qual o argumento teu que demonstra que o Universo foi criado? 4- Qual o argumento teu que demonstra que foi criado por um Deus? (Perfeito, Onisciente, Onipontente...)
Cientista, inverta as questões e analise.1 - Querer que não haja um deus é uma coisa, não haver é outra;2 - Achas mesmo que se não houver temos como seber? De que forma?3 - Qual o argumento que demonstra que o Universo não foi criado?4 - Qual o argumento que demonstra que não foi criado por deus?É a mesma coisa, digo, no quesito "falta de conhecimento" são muito semelhantes.
;) Sem comentários.
22/03/2007 às 17:50 #83394CientistaMembroSão as duas faces da mesma moeda! O que está plenamente de acordo com minha postura.Eu não defendo nada a não ser que NÃO TEMOS EVIDENCIA NENHUMA, nem temos como saber.E que o termo DEUS está viciado pelo uso religioso, é impróprio para o que defendem os teistas, a não ser que sejam todos (os teistas deste tópico) beijadores de mão de padre, tementes a deus e a rezar implorando perdão todos os dias, se borrando nas cuecas!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.