Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 181 até 195 (de 470 do total)
  • Autor
    Z
    Membro

Podes nos explicar, claramente, de que forma "Deus" é "inerente à existência"? (Suponho que existência de energia, matéria e informação)

Caro cientista, você pode achar estranho eu inserir minhas opiniões em respostas racionais, mas eu acho perfeitamente natural.Eu ter certeza em um dos dois planos possíveis da discussão n é legítimo neste espaço????Então quem discute o sentido da vida também não pode usar em suas dissertações que tem certeza que tem ou que não tem.Meu amigo, se eu empreguei  a minha pessoalidade naquela resposta, foi por um motivo. Ao contrário de alguns membros que aqui têm postado, eu não venho com achismos a contrariar opiniões de outros.Se eu conseguisse explicar, claramente, de que forma Deus é inerente à existência, provavelmente ganharia um prémio nóbel ou algo similar. Mas eu desconfio de sua sobrestima e deduzo que você só quer que eu fundamente com algo mais palpável, a minha ideologia espiritual.Pois bem, voltamos ao mesmo. Eu tenho a certeza de que Deus existe porque depois de ter alcançado a panorâmica que atingi, não consigo ver de outro modo. Não consigo. É como tentar imaginar que não existe. Eu ofereço 10 000$ a quem conseguir imaginar que não existe  ;)Deus não é um pedaço de matéria.Explicar Deus é como explicar Amor.Você sabe me explicar claramente porque o amor é inerente à nossa existência?Não. Mas sabe sentir concerteza.Com Deus trata-se do mesmo, eu não consigo por em causa a sua existência.Acha que a minha certeza não é válida para a discussão? Então me desculpe a decepção mas eu não consigo argumentar abdicando dela.E não, Deus não é energia. Como já disse várias vezes, no meu entendimento vejo que Deus é tudo, todos, o todo. Não é energia somada com matéria somada com informação. Deus é como que o ambiente em que todas essas coisas se inserem e se interligam.Não espero que compreenda, isto é dificílimo fazer ver a um agnóstico de mente aberta quanto mais a um ateu.Cumps  :-

Luka
    Membro

São as duas faces da mesma moeda!  O que está plenamente de acordo com minha postura.Eu não defendo nada a não ser que NÃO TEMOS EVIDENCIA NENHUMA, nem temos como saber.E que o termo DEUS está viciado pelo uso religioso, é impróprio para o que defendem os teistas, a não ser que sejam todos (os teistas deste tópico)  beijadores de mão de padre, tementes a deus e a rezar implorando perdão todos os dias, se borrando nas cuecas!

Ainda que os foristas fossem beijadores de mãos de padre, não modifica nada.Não temos EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, assim como não temos que uma obra de Picasso seja bela.A Ciência tem seus limites, por isso, a ausência de evidências científicas para questões não-científicas não determina nenhum grau de aceitação.

Brasil
    Membro

o termo DEUS está viciado pelo uso religioso, é impróprio para o que defendem os teistas...

O termo "política" está viciado pelo uso corrupto, é impróprio para o que defendem os políticos... Devemos acabar com a política?

Cientista
    Membro

Como já disse antes, sinto que estou sobrando neste tópico, francamente povoado por religiosos, mesmo que tentem esconder isto. Isto se revela na raiva mal disfarçada em ver minha contrariede a sua fé (religiosa).Deus é o dogma central de qualquer religião teista.  E nego-me a discutir religião! Quem fica discutindo divindades e dogmas religiosos está fazendo exatamente isto! Z: "Explicar Deus é como explicar Amor" Deixa mais do que claro que estás (e não estás sozinho) a discutir emoções e sentimentos e que tua crença não tem fundamento na razão."Nego-me também a discutir sentimentos pessoais, a não ser que a prosposta seja diretamente esta. (É esta e eu não me dei conta? Que tolice a minha! Eu estava aqui a discutir RAZÃO.)

Você já disse tudo: não tem argumentos, fica só na crença. O argumento da causa primeira já foi destronado neste mesmo tópico. O mesmo argumento que foi considerado pelos teístas como “o único válido”, que se visto sob a ciencia moderna, é piada.

Voçê fala que o mundo sem UMA das guerra seria já por si melhor, mas talvez seja essa guerra que precede uma sequência de eventos que leve à descoberta da cura para a doênça mortal de seu sobrinho.

Deus é onipotente. Ele pode tudo. Ele pode dar a cura pro meu sobrinho sem uma guerra. Mas você tá cego. Pensa nesse mundo "como o melhor possível", abraça-se numa "fé de outro mundo, em algo que está longe do meu entendimento". Acredita piamente que a razão de Deus é melhor que a nossa. Mas, mesmo que seja, qual seu argumento para supor a existência de Deus exceto uma intuição? Sem evidência, sem argumento, não dá.

"Ao meu ver, não se conforta" Poxa, você é amigão! Você abdica de confortar alguém só porque isso implicaria dizer algo incoerente com suas convicções?

Sabe que uma das coisas que mais admiro neste mundo é a amizade, e que minha maior felicidade é passar tempo entre meus amigos? Pergunta a eles se sou um mal amigo. Quer que eu lhe passe o e-mail deles?Claro que sim! Só conforto as pessoas quando meu pensamento o diz tal. Não vou mentir para as pessoas para elas se sentirem bem. A força humana nasce de encarar a verdade - para então tentar modificá-la.

Exacto, se você mandasse no mundo você faria o melhor para a sociedade que vê, mas Deus, sendo omnisciente tem que pensar na felicidade global, do passado e do futuro de todo o universo.

...mas é onipotente e não precisa pensar na felicidade global, só fazê-la, e, de quebra, acabar com toda infelicidade e todos os limites.Ou há limites para Deus? Ou Deus não é onipotente?Ora, vamos nessa! E depois reclamam quando digo que meu argumento é superior.

Leia a citação que eu mandei e me fale se ainda acha depois disso que temos um Deus mau.

Yup. Pelos motivos já citados.

Explicar Deus é como explicar Amor.Você sabe me explicar claramente porque o amor é inerente à nossa existência?Não. Mas sabe sentir concerteza.

Os químicos sabem.Também tem Sartre, em seu Esboço para uma teoria das emoções. Leia, é muito bom. Mas tente ler algo de Husserl antes.

Brasil
    Membro

o termo DEUS está viciado pelo uso religioso, é impróprio para o que defendem os teistas...

O termo "política" está viciado pelo uso corrupto, é impróprio para o que defendem os políticos... Devemos acabar com a política?

Como já disse antes, sinto que estou sobrando neste tópico, francamente povoado por religiosos, mesmo que tentem esconder isto. Isto se revela na raiva mal disfarçada em ver minha contrariede a sua fé (religiosa).Deus é o dogma central de qualquer religião teista.  E nego-me a discutir religião!   Quem fica discutindo divindades e dogmas religiosos está fazendo exatamente isto! Z: "Explicar Deus é como explicar Amor." Deixa mais do que claro que estás (e não estás sozinho) a discutir emoções e que tua crença não tem fundamento na razão."Nego-me também a discutir sentimentos pessoais, a não ser que a prosposta seja diretamente esta. (É esta e eu não me dei conta? Que tolice a minha! Eu estava aqui a discutir RAZÃO.)

Bela saída estratégica!!  Parabéns!!  :-X :-

Cientista
    Membro

Não há que parabenizar-me de nada! Eu fico um pouco infeliz com isto!  :'(

Esse debate deixa a gente um tanto triste mesmo. E ele tem um toque surreal como você disse Scientist. Ai ai.Ah, sobre o que eu falei do amor, é só para dizer que ele tá longe de ser algo inexplicável ou fora do mundo dos discursos. Comparar Deus com Amor não dá.

Não é má idéia! Usar um novo termo seria bom, com seu devido sentido, que responda o antigo e leve-o a um caminho novo!(respondi de bobeira, haha, nem me lembro o que estão discutindo.  :-X )

thiedri
    Membro

Olá Scientist.Você esta limitando a razão com o mundo material. Por isso esta tão difícil o debate.Se a ciência estivesse somente nele, o que seriam das micro partículas ?[]'s,Thiago.

Cientista
    Membro

Quem quizer discutir outra coisa que não dogmas religiosos, convido para o novo Tópico: "OS GRANDES PROBLEMAS HUMANOS"http://www.consciencia.org/forum/index.php?topic=2229.new;topicseen#new( Thiago: Não me substime! )

Cientista
    Membro

Caro Z,Ficaria encantado se nos brindasse com a visão que tens do mundo! (Entendido como o Universo, que a tudo contém  Ou te referes à Terra?)  Fica claro que é uma visão pessoal e que nela cabem sentimentos, bem como razão.Luiz

Cientista
    Membro

Trecho do Blog http://origemedestino.blog.terra.com.br/ (de minha autoria), tópico UMA RELIGIÃO DEFINITIVA"Deuses (ou Deus) são entidades imaginárias idealizadas e projetivas. Em seu culto, temos depositado improdutivamente uma enormidade de energia; que tem servido principalmente para o ócio e a opulência do clero e das castas abastadas que sempre lhe foram aliadas. Resta-nos agora canalizar esta energia de forma construtiva e operante: Para o homem mesmo - único Deus sabido e possível sobre a Terra.......As fantasias infantis de um Papai-no-Céu já cumpriram seu papel transitório de tapa-buracos para a ignorância e imaturidade humanos. O Deus dos seres conscientes e amaudurecidos não é nem pode mais ser EXTERNO mas, enfim, INTERNO! O que buscávamos mirando ao longe e ao alto, agora encontramos não só bem perto, mas dentro mesmo!  É esta Potência Interior que aguarda pela nossa definitiva ligação! Amemo-nos, portanto, a nós mesmos e à nossos semelhantes e em nós invistamos nosso melhor! Este é o caminho realizável de nossa potência."

Brasil
    Membro

Estimados Srs.Faço aqui a minha mais isenta, despretenciosa e sincera DEFESA DAS RELIGIÕES.A RELIGIÃO, essa que eu fiz questão de separar do nome de Deus desde que comecei a conversar nesse tópico. Essa que enoja os seres inteligentes, que manipula as pessoas, que articula junto com os poderosos, que pratica a estorsão psicológica sobre seus fiéis, que impõe seu dízimo,  que esteve e está por trás de guerras, atentados, corrupção, estelionato e charlatanismo. Para essa "RELIGIÃO"  há que se dar um fim numa mesa de delegacia e no martelo de um Juiz.Porém, essas RELIGIÕES e esses RELIGIOSOS que tratam dos leprosos, dos aidéticos terminais, das crianças abandonadas, das crianças com câncer...Esses RELIGIOSOS que vão para as guerras tratar de corpos despedaçados, que se colocam à frente de movimentos populares, que se colocam à frente da defesa dos fracos e que são os primeiros a estarem sob as patas dos cavalos. Esses RELIGIOSOS que beijam a face de uma criança leprosa para fazer a vez de seus pais.A ESSES RELIGIOSOS eu dedico o meu mais profundo respeito e admiração.Essas pessoas existem!! Não são fruto do "pensamento mágico" como disse o Cientista.Eu PROVO QUE ELAS EXISTEM. Elas são frutos de Deus e daquilo em que acreditam: suas religiões.Essas pessoas realmente não demosntram muitas capacidades intelectuais, como disse o Cientista. Demosntram inigualáveis CAPACIDADES ESPIRITUAIS E HUMANAS.Demosntram que os sentimentos são mais importantes que os cálculos. Demonstram que esse mundo é uma escola, um hospital, um manicômio, um presídio, um cemitério, e pode ser o paraíso. Basta fazê-lo!Definitivamente não podemos colocar Irmã Dulce junto do bispo Edir Macedo, no mesmo saco! Isso é o cúmulo da generalização! Isso é o cúmulo do preconceito, isso é o cúmulo do radicalismo.Aos Religiosos:Chico XaviérDesmod TutuDorothy SteinFrei DamiãoIrmã DulceMadre TeresaMahatma GhandiPadre CíceroPadre Júlio LancellottiAs minhas humildes homenagens. (E me perdoem os outros milhões de religiosos que mereceriam ser citados e não foram)

Brasil
    Membro

o termo DEUS está viciado pelo uso religioso, é impróprio para o que defendem os teistas

Citação de: Brasil  -  O termo "política" está viciado pelo uso corrupto, é impróprio para o que defendem os políticos... Devemos acabar com a política?

Não é má idéia! Usar um novo termo seria bom, com seu devido sentido, que responda o antigo e leve-o a um caminho novo!(respondi de bobeira, haha, nem me lembro o que estão discutindo.  :-X )

Vc está se referindo a mudar o termo "Deus"?Então teriamos o Deus "real" e o deus de mentira?O Deus de quem é bom e o deus de quem é pilantra?Qual o sentido disso?Quem adotaria isso?Pra quê???  :D

Cientista
    Membro

Brasil,   Tua defesa da religião tem muita humanidade, parabens!Luiz

Visualizando 15 posts - 181 até 195 (de 470 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.