Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 211 até 225 (de 470 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

"Não trateis de cobrir as lacunas do saber com teorias ou hipóteses, pois, como bolhas de sabão, cedo ou tarde estourarão, não deixando em seu lugar nada mais do que a dúvida e a confusão."

CientistaNão que eu queira contestar Pavlov, quero questionar e, se me permitires, usarei teus conhecimentos para isso:1º - Do que preencheriamos essas lacunas do saber? Posto que, se estão vazias, estão em dúvida e confusão.2º - Qual o caminho que dá partida para uma investigação lógica, filosófica e ciêntífica se não forem as hipóteses e/ou teorias?3º - Estando essas lacunas do saber, cheias de dúvidas e confusões, o "estouro da bolha" não seria um advento útil, ou essencial?.

Cientista
    Membro

1º - Do que preencheriamos essas lacunas do saber? Posto que, se estão vazias, já estão em dúvida e confusão.2º - Qual o caminho que dá partida para uma investigação lógica e ciêntífica se não forem as hipóteses e/ou teorias?3º - Estando essas lacunas cheias de dúvidas e confusões, o "estouro da bolha" não seria um advento útil, ou essencial?

1- Porquê é preciso preenchê-las com coisas falsas? (Quem defende isto, defende que, em não havendo a informação correta, deve-se usar um TAMPÃO qualquer, que diminua a angústia/ansiedade da falta)2- A partida para isto é o DESEJO de investigar, o que, de novo, não significa a preguiçosa e ansiosa postura de meter qualquer hipótese-tampão no vazio do conhecimento como quem varre a sujeira para baixo do tapete. Será que não somos capazes de viver com alguma falta?3-  Este "estouro da bolha" penso que signifique algo como "dar com os burros n'água", ou seja algum sistema baseado nesta crença falsa rui. :)

Brasil
    Membro

2- A partida para isto é o DESEJO de investigar

Esse DESEJO de investigar parte de onde? Do nada?A mola propulsora do DESEJO de investigar pode ser a simples curiosidade, mas para investigar há que se ter hipóteses e teorias. Ou não?Como investigar ou imaginar se não houver hipóteses e teorias?Como saber se estou preenchendo as lacunas do saber com coisas falsas? (como ter essa sua certeza?)Alias, na minha maneira de ver não são lacunas do saber. São lacunas do sentir, ou lacunas do imaginar, pois enquanto não temos algo concreto para iniciar uma investigação que comprove serem falsas ou verdadeiras as minhas E  as SUAS teorias e hiópeses, estaremos todos no campo dos sentimentos e da imaginação, no que tange a este assunto específico..

Cientista
    Membro

Puxa, são muitas questões e de complexa resposta. Deixo para outros colegas!  :)

Brasil
    Membro

Puxa, são muitas questões e de complexa resposta. Deixo para otros colegas!  :)

Quando vc chegou na filosofia,  descubriu que o buraco que era mais embaixo desapareceu, não há mais buraco.  ;DSe vc que diz ter 20 anos de psicanálise achou complexo... então...Deixa pra lá

Brasil
    Membro

Brasill,  Pergunto-te se deste-te ao trabalho de responder (a ti mesmo que seja) as perguntas que te fiz no meu ultimo post?  :)

Isso é muito complexo pra mim...Deixa pra lá

Brasil
    Membro

Essas foram as suas perguntas:

1- Porquê é preciso preenchê-las com coisas falsas? (Quem defende isto, defende, que não havendo a informação correta, deve-se usar um TAMPÃO qualquer, que diminua a angústia/ansiedade da falta)2- A partida para isto é o DESEJO de investigar, o que, de novo, não significa a preguiçosa e ansiosa postura de meter qualquer hipótese-tampão no vazio do conhecimento como quem varre a sujeira para baixo do tapete. Será que não somos capazes de viver com alguma falta?3-  Este "estouro da bolha" penso que signifique algo como "dar com os burros n'água", ou seja algum sistema baseado nesta crença falsa rui.

Essas foram as minhas:

A mola propulsora do DESEJO de investigar pode ser a simples curiosidade, mas para investigar há que se ter hipóteses e teorias. Ou não?Como investigar ou imaginar se não houver hipóteses e teorias?Como saber se estou preenchendo as lacunas do saber com coisas falsas? (como ter essa sua certeza?)Alias, na minha maneira de ver não são lacunas do saber. São lacunas do sentir, ou lacunas do imaginar, pois enquanto não temos algo concreto para iniciar uma investigação que comprove serem falsas ou verdadeiras as minhas E  as SUAS teorias e hiópeses, estaremos todos no campo dos sentimentos e da imaginação, no que tange a este assunto específico.

Não são pertinentes? Qual o problema?

Brasil
    Membro

1- Porquê é preciso preenchê-las com coisas falsas?

Como saber se são falsas? (como ter essa sua certeza?)

(Quem defende isto, defende, que não havendo a informação correta, deve-se usar um TAMPÃO qualquer, que diminua a angústia/ansiedade da falta)

Quem defende ISTO O QUE? Eu preencho a minha lacuna do saber com a imaginação, posto que, não há com que preencher. Deixá-la vazia pode dar espaço ao egoismo, à ganancia e outras coisas, além de não estimular o caráter investigativo.Vc acha que é um tampão, porém, deixá-la vazia, não implica em vantagem alguma ao meu ver. Uma vez que, eu a preencho com idéias que NÃO me impossibilitam continuar investigando de maneira isenta. Não vejo problema preenchê-la com hipóteses e teorias que possibilitem o estudo e a investigação isenta, sem dogmas e preconceitos. Porque vc diz que é um tampão? Uma vez que, não tampou nada, não me impediu de discutir com vc e fazer essas perguntas. Se eu tivesse algum tampão eu estaria "te explicando"! E não, perguntando.

2- A partida para isto é o DESEJO de investigar, o que, de novo, não significa a preguiçosa e ansiosa postura de meter qualquer hipótese-tampão no vazio do conhecimento como quem varre a sujeira para baixo do tapete. Será que não somos capazes de viver com alguma falta?

Sim, podemos perfeitamente viver com a lacuna vazia...Sobre a partida do DESEJO: O que dá a partida? A curiosidade? Baseada em que? Não são em hipóteses e teorias?

3-  Este "estouro da bolha" penso que signifique algo como "dar com os burros n'água", ou seja algum sistema baseado nesta crença falsa rui.

Sim, quando se tem teorias e estas se comprovam erradas, sim. Mas esse é o PREÇO DA INVESTIGAÇÃO.Uma vez que, se não considerassemos todas as possibilidades, poderiamos estar correndo o risco de desprezar uma linha de raciocínio correta e com isso atrasar a avelução da humanidade.Por simples preconceito de achar que essas ou aquelas teorias são ridículas, improváveis, ou tampões, sem qualquer prova ou indício, pode-se atrasar a evolução da humanidade..

Cientista
    Membro

A bem da verdade, acho que estas questões já foram respondidas, de uma maneira ou de outra durante os posts deste tópico.  Apenas as rejeitas. Tens todo o direito! Só o tempo resolve isto!Abraço!

Brasil
    Membro

A bem da verdade, acho que estas questões já foram respondidas, de uma maneira ou de outra durante os posts deste tópico.  Apenas as rejeitas. Tens todo o direito! Só o tempo resolve isto!Abraço!

;D Pavlov deve estar se revirando no túmulo...

Cientista
    Membro

;D

Z
    Membro

Caro Cumps,...  Bem, como não sou Crente, nem Deista, para mim, o conceito maior chama-se NATUREZA, que é sinônimo de Universo e por conceito contém tudo o que existe. ..."Eu acho que ateísmo é uma bobagem, uma arrogância e uma prepotência absurda. Mas evito ferir susceptibilidades de qualquer pensamento."   Bem, talvez eu tenha de aprender consigo (sobre ferir susceptibilidades)! É para isto que os amigos servem! Embora em não veja NENHUMA arrogância ou prepotência na minha postura, que como já manifestei varias vezes é:

Caríssimo, "cumps" não é minha assinatura, é abreviatura de "cumprimentos"  ;DNossa recente disputa sobre "natureza" deriva do facto de eu não concordar com você quando você indica o conceito "natureza" como algo mais abrangente que o conceito "Deus"Para mim, Deus engloba a Natureza, Deus não é somente um ente que coabita com a Natureza, Deus integra a natureza na sua essência.Você pode discordar, mas isso não faz de mim errado.Sobre a minha frase que critica o ateísmo, eu apenas respondi à sua letra, foi você que começou por achar bobagem o panenteísmos e absurdo algumas referências de crenças de Deus. Terminemos este aspecto aqui.Ainda quanto à minha persistente questão sobre a Criação da consciência, eu vou esquecer a pergunta inicial visto ela estar sendo infrutífera.Substituo por outra bem mais concreta:A consciência de um filho seu é criada como e quando? Quando o óvulo se fecunda é gerada uma pequena consciência? Ou passado algumas semanas de gestação, parte do cérebro do feto se liga e com ele surge "do nada" a sua consciência? Me indique o que acha disso. ;)

Cientista
    Membro

Z (Vou ter de ater-me mesmo a este nick minimo!)"Para mim, Deus engloba a Natureza, Deus não é somente um ente que coabita com a Natureza, Deus integra a natureza na sua essência. Você pode discordar, mas isso não faz de mim errado." Primeiro, temos pleno direito de divergir, não achas!  :)  Por outro lado, para concordar contigo, precisaria saber que Deus, que é um mito, um conceito, pode ser comparado com algo tão material e seguro quanto a Natureza. Segundo tuas palavras, o Deus que citas é um sentimento, uma visão interior e particular tua e não posso comparar algo tão subjetivo e nada material da tua humanidade com algo francamente material como a Natureza em pé de igualdade; sob pena de estar abandonando o meu senso crítico e afastar-me inteiramente da razão."A consciência de um filho seu é criada como e quando? Quando o óvulo se fecunda é gerada uma pequena consciência? Ou passado algumas semanas de gestação, parte do cérebro do feto se liga e com ele surge "do nada" a sua consciência?"Jamais ouvi falar que a "consciência" começasse a formar-se assim tão cedo como já na fecundação. Tenho visto falar que o feto começa a fazer uso dos seus sentidos ainda mesmo no útero, o que me parece razoável, pois as coisas na natureza costumam dar-se de forma gradual e não em "mágico" supetão. Suas estruturas neurais vão se formando gradativamente e acredito que é de forma igualmente gradativa que sua conciência nasce, para depois completar-se ao longa da vida. (Espero desta vez ter respondido corretamente.)

thiedri
    Membro

Jamais ouvi falar que a "consciência" começasse a formar-se assim tão cedo como já na fecundação. Tenho visto falar que o feto começa a fazer uso dos seus sentidos ainda mesmo no útero, o que me parece razoável, pois as coisas na natureza costumam dar-se de forma gradual e não em "mágico" supetão. Suas estruturas neurais vão se formando gradativamente e acredito que é de forma igualmente gradativa que sua conciência nasce, para depois completar-se ao longa da vida. (Espero desta vez ter respondido corretamente.)

Olá Cientista,Neste caso como explicar as pessoas terem gênios e conceitos tão diferentes ?Influencia paterna ou do meio ?Como explicar então pessoas que nascem na violência e enqto um irmão vai para o "mal" outro se vira para o "bem" ?Como ficam neste caso espíritos que tanto se manifestam por aí ?[]'s!Thiago.

Z
    Membro

...o Deus que citas é um sentimento, uma visão interior e particular tua e não posso comparar algo tão subjetivo e nada material da tua humanidade com algo francamente material como a Natureza...

Você insinua que Deus é uma ideia, e que Natureza é uma certeza?Natureza como sendo qualidade do que é Natural é vista pela ciência como a naturalidade do meio.Mas apesar de para uns a Natureza ser tudo o que compõe o universo com ou sem consciência, para outros a natureza é o material que Deus, o espírito universal incorpora.Natureza e Deus são quase que sinónimos em termos conceituais. Contudo para quem acredita que Deus é apenas uma ivenção humana, ao contrário de Deus, a Natureza EXISTE, porque existem naturalidades.Consciência humana:Sim, você me respondeu correctamente, mas inconclusivamente. Você acredita na evolução da consciência. Tudo bem, aí estamos de acordo. Existem de facto consciências mais complexas e mais "completas" do que outras. Mas a consciência, não sendo algo material como a cognição, pode não ser algo indissociável do cérebro humano.Eu não sei como deduzir da sua resposta, o como surgiu a consciência primeira de um humano actual.Só consigo deduzir que você julga a consciência como algo material, que se vai formando como um cérebro. Agora uma grande incongruência, " a consciência nascer gradualmente"As coisas antes do ser, não o são. Depois formam-se gradualmente ou nascem espontanemanete como efeito de uma causa.Vamos especificar mais:O cérebro está em uma fase de evolução (não interessa qual). Nessa fase a consciência ainda não existe. (agora não me irá dizer certamente  de que a consciência existe desde sempre)Antes de ela começar seu processo evolutivo, ela tem que surgir. Surge de onde? Como?Convém neste ponto relembrar a relação com o tópico:Eu não preciso de referências ao mágico, para mim é perfeitamente racional de que se nós pertencemos ao mundo como ele nos pertence a nós, se estamos todos interligados num "ambiente e espírito" que você se espanta de eu chamar de Deus, então a atribuição de uma consciência é natural.Cumps.

Visualizando 15 posts - 211 até 225 (de 470 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.