Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 241 até 255 (de 470 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

Mas, veja, eu não estou atacando os religiosos cientistas...! Não importa quem descobriu a teoria, e sim a teoria. Só quero dizer que essa religiosidade científica não tem mais justificação.

Não duvido que alguém esteja praticano essa "Religiosidade Científica".Mas o fato de acreditar em Deus não implica necessáriamente seguir uma linha de raciocínio errada. Não implica também que todos sigam o mesmo raciocínio. Afinal se são cientistas, estão estudando e investigando... qual o problema de fazer isso acreditando em Deus?

Luka
    Membro

Mas, veja, eu não estou atacando os religiosos cientistas...! Não importa quem descobriu a teoria, e sim a teoria.

Claro Junior, na verdade esta pergunta era dirigida ao Cientista, pois ele liga diretamente o fato de acreditar em Deus, com as capacidades intelectuais dos cientistas e das pessoas em geral.Ele disse isso em outro post, não com essas palavras.

Brasil,O que ocorre é mais ou menos o seguinte. Tanto a Relatividade Geral quanto a Mecânica Quântica são Teorias científicas. Isso significa que até o momento nenhuma das duas foi refutada.Acontece que segundo Halking, em seu livro "Uma nova história do tempo", porem, se uma Teoria estiver certa, a outra está errada.O "deus não joga dados" teria mais relação com a crença de Einstein em sua Teoria que em deus, na verdade.

Brasil
    Membro

Olá Luka, o que eu perguntava ao cientista é por que é necessário não acreditar em Deus, em benefício da verdade racional, e usei Einstein como exemplo. Mas na realidade a pergunta que eu fiz a ele NÃO é sobre Eintein.Será que acreditando em Deus as teorias seguem sempre erradas?Em todos os casos?

Luka
    Membro

Olá Luka, o que eu perguntava ao cientista é por que é necessário não acreditar em Deus, em benefício da verdade racional, e usei Einstein como exemplo. Mas na realidade a pergunta que eu fiz a ele NÃO é sobre Eintein.Será que acreditando em Deus as teorias seguem sempre erradas?Em todos os casos?

Uma coisa não tem relação com a outra. Comte, por exemplo, pai do positivismo, em sua luta contra a Igreja acabou fazendo da Ciência um dogma. E atualmente temos, por exemplo, o diretor do projeto "genoma", Francis Collins, um católico dos mais fervorosos.

Mas o fato de acreditar em Deus não implica necessáriamente seguir uma linha de raciocínio errada. Não implica também que todos sigam o mesmo raciocínio. Afinal se são cientistas, estão estudando e investigando… qual o problema de fazer isso acreditando em Deus?

Quero dizer... O que eu tentei dizer nesse tópico é que não me foi apresentada razão, ainda, que justifique a existência de Deus e por isso não acredito nele. Se outra pessoa acredita nele, ela tem duas coisas a fazer: primeiro, decidir se é por fé ou por razão. Se for por razão, eu quero saber qual, pois posso mudar minha convicção. Se for unicamente por fé, eu só posso dizer que não sinto a mesma coisa. Neste ponto, não tenho nada contra acreditar em Deus.Mas porque eu brigo com a religião aqui, afinal? É porque tenho medo dela. Já fez tanta besteira através da história, e ainda faz hoje em dia, que penso se não seria melhor se a fé simplesmente não existisse... A idéia de Deus fez afinal mais mal à humanidade do que bem! De qualquer forma, confesso, sonho um pouco demais. Sonho com a razão como guia da humanidade e como solução política.Por fim, esse assunto sobre a física é complicado pra caramba e eu tô longe de entender. Meu ponto aqui é somente que a quântica revela a probabilidade, e Einstein parecia não gostar da idéia de que a natureza se comportava de forma aleatória.Então, será que Deus joga dados para decidir como será a natureza?

Brasil
    Membro

Uma coisa não tem relação com a outra. Comte, por exemplo, pai do positivismo, em sua luta contra a Igreja acabou fazendo da Ciência um dogma. E atualmente temos, por exemplo, o diretor do projeto "genoma", Francis Collins, um católico dos mais fervorosos.

Pois é. Ele julga já ter respondido isso. Pois não deu atençao à minha mensagem.

Luka
    Membro

Junior Martuchelli,Não estou certa, mas acho que o que Einstein não aceitou muito bem foi o princípio da incerteza, na Mecânica Quântica.Bom, sobre crença na existência ou inexistência de deus, para mim, ambas são fruto da razão. Digo, em cada uma dessas posturas, a pessoa encontra razões para alimentar suas próprias convicções.Não é nada fácil aceitar noções de acaso, por exemplo. As coisas realmente parecem obedecer a um padrão - mas se você já está convicto que deus não existe fica mais fácil.Sobre o "mal" das religiões, sinceramente, você também não teme a Ciência, por exemplo?

Brasil
    Membro

Quero dizer... O que eu tentei dizer nesse tópico é que não me foi apresentada razão, ainda, que justifique a existência de Deus e por isso não acredito nele. Se outra pessoa acredita nele, ela tem duas coisas a fazer: primeiro, decidir se é por fé ou por razão. Se for por razão, eu quero saber qual, pois posso mudar minha convicção. Se for unicamente por fé, eu só posso dizer que não sinto a mesma coisa. Neste ponto, não tenho nada contra acreditar em Deus.

Ficou muito claro, Junior.

Mas porque eu brigo com a religião aqui, afinal? É porque tenho medo dela. Já fez tanta besteira através da história, e ainda faz hoje em dia, que penso se não seria melhor se a fé simplesmente não existisse... A idéia de Deus fez afinal mais mal à humanidade do que bem!

Será que fez MAIS mal mesmo? E quanto aos religiosos que trabalham para os pobres e doentes? Existem igrejas que sustentam temporáriamente uma família enquanto ela não pode fazer isso sozinha...  Vc pode não acreditar mas é verdade. Se vc ler alguns de meus posts vc verá que sou tão revoltado com essa "religião" de picaretas, quanto vc.Não estou me referindo a UMA específica. Em todos os lugares há pessoas picaretas.A política é um mal necessário... Mas na realidade, a Política é má ou os homens a usam mal?

Por fim, esse assunto sobre a física é complicado pra caramba e eu tô longe de entender. Meu ponto aqui é somente que a quântica revela a probabilidade, e Einstein parecia não gostar da idéia de que a natureza se comportava de forma aleatória.Então, será que Deus joga dados para decidir como será a natureza?

Nessa Einstein errou...E pra mim, essa questão sobe Einstein não diz nada. Um cientista pode desenvolver uma linha de raciocínio totalmente desvinculada de preceitos religiosos, acreditando em Deus.Abraço

Cientista
    Membro

Você presume que atingir uma maior verdade racional em detrimento dos "sentimentos" instituídos é o caminho certo para os humanos.Não posso concordar com essa presunção. Progresso e consciência da razão não implica destruição da espiritualidade humana, apenas a sua compreensão contextualizado num todo.

Z, acho que defendemos a mesma coisa! Penso com tu, apenas não vejo porquê os velhos ensinamentos espiritu-religosos ocidentais, horrivelmente dogmáticos devam prevalecer no futuro.  Creio que podemos desenvolver uma maravilhosa espiritualidade assentada sobre bases racionais e informação de qualidade; como, por exemplo o fato não mais questionado de que desapareceremos todos deste planeta, devolvendo-o a sua forma puramente mineral. Não seria motivo para celebrarmos a vida a cada dia, sabendo-a um presente raro porém TEMPORAL, mesmo em termos de espécie?Sds,

Cientista
    Membro

Quero dizer... O que eu tentei dizer nesse tópico é que não me foi apresentada razão, ainda, que justifique a existência de Deus e por isso não acredito nele. Se outra pessoa acredita nele, ela tem duas coisas a fazer: primeiro, decidir se é por fé ou por razão. Se for por razão, eu quero saber qual, pois posso mudar minha convicção. Se for unicamente por fé, eu só posso dizer que não sinto a mesma coisa. Neste ponto, não tenho nada contra acreditar em Deus.

Junior, achei genial este teu trecho! Meus parabens!

A idéia de Deus fez afinal mais mal à humanidade do que bem!

Como são parte integrante da cultura humana, penso que a ideia dos deuses foi algo que aconteceu porque o homen tinha necessidade dele. Não criamos coisas assim sem que tenham sua função.

Sonho com a razão como guia da humanidade e como solução política.

Ah meu amigo! Temos o mesmo grande sonho! Para mim este é o grande caminho da humanidade! E sem nenhum prejuizo da espirtualidade, que, como já coloquei, pode sim ser assentada sobre bases racionais e informação de qualidade!Sds

Brasil
    Membro

Cientista, por gentileza queira responder estas duas perguntas que eu julgo que não foram respondidas.

O motivo de nos apegar-mos a estes conceitos, idéias, etc é que a base deles, pelo menos, foi aprendida em tenra infância,

Vc tem certeza de que não existem religiosos cujos pais eram ateus?Vc tem certeza de que não existem ateus cujos pais eram religiosos?Caros amigos usuários, se por acaso eu estiver fazendo uma pergunta que o Sr Cientista já tenha respondido, peço a fineza de advertirem-me. Parece que ele não quer responder essas duas perguntas.Obrigado

Cientista
    Membro

Cientista, por gentileza queira responder estas duas perguntas que eu julgo que não foram respondidas.

O motivo de nos apegar-mos a estes conceitos, idéias, etc é que a base deles, pelo menos, foi aprendida em tenra infância,

Vc tem certeza de que não existem religiosos cujos pais eram ateus? NÃO, NÃO TENHO!Vc tem certeza de que não existem ateus cujos pais eram religiosos? NÃO, NÃO TENHO!Caros amigos usuários, se por acaso eu estiver fazendo uma pergunta que o Sr Cientista já tenha respondido, peço a fineza de advertirem-me. Parece que ele não quer responder essas duas perguntas.Obrigado

Brasil
    Membro

Um tanto destemperado, mas está ótimo.Lamentável eu ter de fazer apelo público para vc dizer que não tem certeza do que diz

Cientista
    Membro

Mas, veja, eu não estou atacando os religiosos cientistas...! Não importa quem descobriu a teoria, e sim a teoria.

Claro, Junior, na verdade esta pergunta era dirigida ao Cientista, pois ele liga diretamente o fato de acreditar em Deus, com as capacidades intelectuais dos cientistas e das pessoas em geral.Ele disse isso em outro post, não com essas palavras.

Eu nunca afirmei diretamente isto, como bem obervas. O que afirmo é que, educar pessoas ensinando mitos e crenças mágicas como se fossem parte da realidade objetiva e racional - e como isto ocorre na critica fase de imprinting mental da criança - torna estas as pessoas, em média, menos capacitadas para o pensamento e a ação racionais. Se ensino meus filhos a pensar dogmaticamente, como posso depois a exigir deles um pensamento e uma ação racioanais, se sua mente já está condicionada?Sds

Brasil
    Membro

O que afirmo é que, educar pessoas ensinando mitos e crenças mágicas como se fossem parte da realidade objetiva e racional

Isso no caso de doutrina religiosa. Não no caso de acreditar em Deus.Uma coisa não tem que necessariamente estar ligada à outra. Apesar de vc pensar diferetemente em virtude de suas convicções intuitivas.

- e como isto ocorre na critica fase de imprinting mental da criança - torna estas as pessoas, em média, menos capacitadas para o pensamento e a ação racionais. Se ensino meus filhos a pensar dogmaticamente, como posso depois a exigir deles um pensamento e uma ação racioanais, se sua mente já está condicionada?

No caso de estar ensinado doutrina religiosa, sim. Se o pai disser ao filho que,  Deus existe,  estará fatalmente ensinado uma doutrina religiosa. Mas ele pode dizer ao filho que não se sabe NADA a respeito e que ele tem livre arbítrio para acreditar em Deus ou não,  e que isso não lhe prenderá (como vc insiste em dizer) e nem lhe libertará (como os religiosos gostam de dizer). Vc acha que isso não acontece FREQUENTEMENTE?

Visualizando 15 posts - 241 até 255 (de 470 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.