Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 256 até 270 (de 470 do total)
  • Autor
    Cientista
    Membro

De acordo com seu segundo parágrafo!

Luka, gostei de sua pergunta, se temo a ciência ou não.De início, diria que à ciência não cabe questões de ética nem de política, por isso não consigo dizer que a temo da mesma forma que temo a fé, que influencia mais diretamente a ética.Eu temo é como algumas pessoas podem utilizá-la. O exemplo da bomba atômicas é clássico. Neste ponto, é necessário o de sempre: trabalhar ética. O que é difícil pra caramba e às vezes penso impossível.Agora, o racíocinio crítico que a ciência prega, de não dar bola alguma para a autoridade, de conferir tudo com os próprios olhos, de tentar negar as teorias vigentes para produzir novas, pode dar algum auxílio na questão política/moral também, não acha? Veio-me a idéia de repente. Eu admiro o método científico sim. Ele vem com um sistema de auto-correção embutido, oras!Quanto às pessoas terem razão para crer, de fato expressei-me mal. Elas sempre têm suas razões pessoais, e julgam suficientes. O que eu queria salientar é que, para mim, são razões insatisfatórias, e tentei mostrar durante o tópico o porquê. Resta a alguns, então, a "intuição". Ou sei lá o que.

Como são parte integrante da cultura humana, penso que a ideia dos deuses foi algo que aconteceu porque o homen tinha necessidade dele. Não criamos coisas assim sem que tenham sua função.

Gostei do racíocinio, passa até um certo otimismo. Mas... E se aplicado hoje em dia? Será que a religião ainda tem sua função para o homem ou só o atrapalha? Não falo da espiritualidade de vocês, Brasil e Z. Tô pensando na Igreja Católica, nos Mórmons, nos muçulmanos... Será que são bons para a humanidade hoje em dia?Isso parece tema para outro tópico já!E, Brasil, sei que a religião também produziu frutos, e gostei do seu elogio à religião neste tópico ou outro, não me lembro.De qualquer forma, os assassinatos e as guerras produzidas pela religião são numerosos. Esses seres nobres não teriam como compensar todas estas mortes e tragédias.Por último, Brasil, engana-se. É raro alguém ensinar o filho da forma como você disse. A dizer, eu venho de uma família ultra-religiosa, e isso me resultou em muita tristeza na infância, quando também era religioso pra caramba. E foi difícil me libertar disso também.

Brasil
    Membro

De acordo com seu segundo parágrafo!

Não sei se vc está falando comigo mas...O segundo parágrafo nada mais é que uma complementação do primeiro. O primeiro parágrafo afirma que acreditar em Deus, não tem que estar necessariamente ligado às doutrinas religiosas, como vc vem afirmando desde o início. ;)00000000000emo000209.gif

Cientista
    Membro

Há um conto interessante para nosso Tópico:"O marido perguntou a mulher porquê ela sempre cortava o rabo do peixe antes de levar ao forno. Ela respondeu que não sabia, mas sua mãe constumava fazer assim e ela apenas fazia igual, pois acreditava que havia um bom motivo para isto. O marido estava deveras curioso e a mulher prometeu perguntar a mãe na Páscoa, que estava perto. No dia do encontro a jovem esposa apressou-se em expor o problema para a mãe e perguntou-lher diretamente: Mãe, porquê tu cortavas o o rabo do peixe sempre, antes de pôr para assar? A avó, surpresa com a pergunta, pois nunca se tinha perguntado isto, respondeu que na verdade não sabia! Apenas imitava a mãe dela, que costumava fazer assim! No quê a curiosidade inicial permaneceu tão insatisfeita como antes. Mas a avó prometeu perguntar a sua velha mãe, já perto de cumprir seus 80 anos. Como o aniversário estava para perto, ficou de satisfazer a filha quando fosso revê-la. No dia do aniversário da bisavó, a mãe, meio sem jeito, não se conteve e perguntou de supetão: MInha filha está aflita para saber porquê a Sra. costumava cortar o rabo do peixe antes de pôr para assar no nosso forno, lembra-se, mamãe??  Claro minha filha! Foi a resposta pronta da senhora! Me lembro muito bem disto! Seu pai não gostava, pois achava um desperdício! Era porquê o peixe que que havia para comprar era maior do que o pequeno forninho daquele nosso primeiro fogão a lenha!Esta pequena história ilustra muito bem o que acontece quando NÃO QUESTIONAMOS aquilo que nos ensinam, seja nossa mãe, nosso chefe ou o mesmo Presidente da República.Quanto não questionamos as RAZÕES para que uma coisa seja feita de uma forma ou outra, ou as bases racionais de qualquer ensinamento ou doutrina, o que acontece é que aprendemos apenas a fazer, como um autômato, mas não aprendemos o mais precioso: O PORQUÊ!  Que é o que acontece quanto há a chamada "transferência de tecnologia" dos países ricos para os países pobres. Eles trazem a fábrica pronta e nós a operamos, obedientemente. Sabemos fazer o que a fábrica produz, mas não sabemos PORQUÊ fazemos, nem aprendemos a criar outro produto ou fábrica semelhante. DEVEMOS DUVIDAR SEMPRE de verdades prontas! Sempre questionar PORQUÈ! Sempre manter vivo o gérmen da CURIOSIDADE! Que haverá do outro lado do muro? Que haverá por trás do que me pedem? Qual o motivo real de fazer isto? É mesmo necessário? Haverá uma forma melhor de ser feito? Como funciona? Que eu mesmo penso disto? COMO SURGIU A MINHA CRENÇA?Só desta forma - cultivando em nós e estimulando nas outras pessoas estes hábitos, saberemos o fundamento da RELIGIÃO que nos impuseram, a origem dos MITOS que no contaram, as dúvidas pertinentes e por ai em diante.Quanto aprendemos, gradativamente, a pensar por nossa própria conta e DUVIDAR, estamos então no caminho da mais autêntica SABERDORIA!SdsBoa Noite para todos!

Cientista
    Membro

Acatando a sugestão do Junior, convido a todos para novo tópico: OS FUNDAMENTOS DA FÉ RELIGIOSA – A QUESTÃO DIVINA (http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2241.0.html)Até amanhã, se Deus quizer! SDS,

Z
    Membro

IMPORTANTE:O facto de se impor uma religião a alguém não reflecte falta de valor lógico e humano da religião, mas sim do impositor!Seria como dizer que a democracia é uma aberração sem lógica porque tem sido imposta pelos EUA no Iraque.Ou mais grave, que por nos impingirem ideais liberais, os quais devemos questionar, eles são um absurdo.Devemos questionar TUDO! Mas descartar NADA!A fé não se ensina, a fé ENCONTRA-SE!Fés impostas ou impingidas, nunca serão fés, mas doutrinas (dogmaticamente impróprias).Cabe-nos, com base nos conhecimentos, tradições e contactos vividos, ajuizar a RACIONALIDADE de cada ideia, e formarmos a nossa noção de Deus.Como já disse anterior mente, já fui, até atingir a minha fase adulta, um religioso (+-forçado), um ateu convicto, um agnóstico humilde, e agora um Deísta inabalável ;)Tudo isto rodeado de uma família bastante católica.A VERDADEIRA FÉ É A FÉ ENCONTRADA ENTRE OS ESCOMBROS DA MENTALIDADE RELIGIOSA.Vejo muitas referências ao facto da religião sendo uma TRADIÇÃO, ser por isso, ilegítima.Discordo completamente delas.Penso contudo que a religião não deve ser administrada como um remédio em crianças, talvez mostrada enquanto valor humano que é.Mesmo os de religiao imposta, podem ter ideias de Deus diferente.É como um grupo de pessoas que lêm um livro, todos sabem os nomes das personagens, os acontecimentos, a paisagem. Mas a IMAGEM de toda a história é pessoal de cada um. No caso da religião imposta, é como que colocar ilustrações nesse livro, dirigindo assim o pensamento e limitando a liberdade religiosa de cada um, a qual, ao contrário da religião em si, nunca poderá ser imposta.Espero não continuar a ver o argumento da aceitação tradicional da religião como descredebilização da mesma, visto esse argumento ser descabido de senso.Eu ponho tudo em causa, NADA é certo e nem disso tenho certeza!Para um ensinamento ser verdadeiramente entendido, deve sempre ser questionado e reflectido. Com a religião, tal como tudo na vida, passa-se a mesma realidade. Deve sempre ser questionada, até se alcançar uma posição firme e iluminada. Depois, deve ser ponderada face a cada novo conhecimento, devemos abster-nos de posições dogmáticas de teimosia e orgulho vãos, devemos manter uma mente aberta a novas ideias e ideais.Mas não esquecamos. Questionar algo não faz desse algo um enimigo a suprimir. Questionar, é o caminho para uma compreensão. A realidade é a paisagem observada, e as mentes fechadas são os obstáculos desse caminho. Estes caminhos podem ser intermináveis, mas o conforto aumenta à medida que se o percorre.Cumps.

Brasil
    Membro

IMPORTANTE:O facto de se impor uma religião a alguém não reflecte falta de valor lógico e humano da religião, mas sim do impositor!Seria como dizer que a democracia é uma aberração sem lógica porque tem sido imposta pelos EUA no Iraque.Ou mais grave, que por nos impingirem ideais liberais, os quais devemos questionar, eles são um absurdo.Devemos questionar TUDO! Mas descartar NADA!A fé não se ensina, a fé ENCONTRA-SE!Fés impostas ou impingidas, nunca serão fés, mas doutrinas (dogmaticamente impróprias).Cabe-nos, com base nos conhecimentos, tradições e contactos vividos, ajuizar a RACIONALIDADE de cada ideia, e formarmos a nossa noção de Deus.Como já disse anterior mente, já fui, até atingir a minha fase adulta, um religioso (+-forçado), um ateu convicto, um agnóstico humilde, e agora um Deísta inabalável ;)Tudo isto rodeado de uma família bastante católica.A VERDADEIRA FÉ É A FÉ ENCONTRADA ENTRE OS ESCOMBROS DA MENTALIDADE RELIGIOSA.

Estais inspiradíssimo hoje! O que diizer? Assunto encerrado!!

Vejo muitas referências ao facto da religião sendo uma TRADIÇÃO, ser por isso, ilegítima.Discordo completamente delas.

Sim, toda generalização é burra.

Como já disse anterior mente, já fui, até atingir a minha fase adulta, um religioso (+-forçado), um ateu convicto, um agnóstico humilde, e agora um Deísta inabalável ;)Tudo isto rodeado de uma família bastante católica.

Absolutamente correto!   Temos aimgos neste fórum que, tiveram uma educação religiosa imposta e, o que pudemos observar, de acordo com suas próprias declarações, é que se isto teve  algum  efeito, foi contrário. Ele não acredita em Deus.  Acho que a teoria da crença ensinada na tenra infância (ou na fase de imprinting mental da criança)  é furada.  ;) 

Brasil
    Membro

DEFENDO o IMPÉRIO DA RAZÃO

O motivo de nos apegar-mos a estes conceitos, idéias, etc é que a base deles, pelo menos, foi aprendida em tenra infância

Que razão?

Vc tem certeza de que não existem religiosos cujos pais eram ateus? NÃO, NÃO TENHO!Vc tem certeza de que não existem ateus cujos pais eram religiosos? NÃO, NÃO TENHO!

Cientista
    Membro

Caríssimo Brasil, Vou abster-me de aceitar tuas provocações...

Brasil
    Membro

Ótimo, atenha-se ao debate.

Cientista
    Membro

O facto de se impor uma religião a alguém não reflete falta de valor lógico e humano da religião, mas sim do impositor!

Não gosto de religiões que ensinam o conceito que conhecemos, de deus como uma coisa externa ao homem, por motivos já exaustivamente discutidos,  pois eu o tenho completamente diferente.  SÃO DOUTRINAS INCONSCIENTES e por isto mesmo, DANOSAS AS HOMEM em alto grau. SOU DEFENSOR INCONDICIONAL DA CONSCIÊNCIA, que me parece prima-irmã da RAZÃO; mas talvez não tenha esclarecido isto ao longo dos posts.

Devemos questionar TUDO! Mas descartar NADA!

COSTUMO DESCARTAR AQUILO QUE NÃO ME SERVE OU ME É PREJUDICIAL, como meu cocô, por ex.  :)

A fé não se ensina, a fé ENCONTRA-SE!A VERDADEIRA FÉ É A FÉ ENCONTRADA ENTRE OS ESCOMBROS DA MENTALIDADE RELIGIOSA. 

Sei que esta é a tua experiência, mas sabendo-se do meio religioso onde foste criado (tanto pessoal como nacional) isto é bastante duvidoso.

Vejo muitas referências ao facto da religião sendo uma TRADIÇÃO, ser por isso, ilegítima. Discordo completamente.delas.

Nunca dfendi esta tese aqui! Apenas defendo que está mais do que na hora de uma RELIGIÃO CONSCIENTE e NÃO dogmática.

Questionar algo não faz desse algo um enimigo a suprimir.

Plenamente de acordo!

Questionar, é o caminho para uma compreensão. A realidade é a paisagem observada, e as mentes fechadas são os obstáculos desse caminho. Estes caminhos podem ser intermináveis, mas o conforto aumenta à medida que se o percorre. 

Plenamente de acordo, meu sábio parceiro!SDS

Cientista
    Membro

Acho que vale a pena relembrar:(Citado originalmente por Brasil)"Atitude filosófica: indagarSe, portanto, deixarmos de lado, por enquanto, os objetos com os quais aFilosofia se ocupa, veremos que a atitude filosófica possui algumascaracterísticas que são as mesmas, independentemente do conteúdo investigado.Essas características são:- perguntar o que a coisa, ou o valor, ou a idéia, é. A Filosofia pergunta qual é arealidade ou natureza e qual é a significação de alguma coisa, não importa qual;- perguntar como a coisa, a idéia ou o valor, é. A Filosofia indaga qual é aestrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma idéia ou umvalor;- perguntar por que a coisa, a idéia ou o valor, existe e é como é. A Filosofiapergunta pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor.A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeiae às relações que mantemos com ele.Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar.Por isso, pouco a pouco, as perguntas da Filosofia se dirigem ao própriopensamento: o que é pensar, como é pensar, por que há o pensar?A Filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo." Convite à filosofia - M.Chaui

thiedri
    Membro

Não gosto de religiões que ensinam o conceito que conhecemos, de deus como uma coisa externa ao homem, por motivos já exaustivamente discutidos,  pois eu o tenho completamente diferente.  SÃO DOUTRINAS INCONSCIENTES e por isto mesmo, DANOSAS AS HOMEM em alto grau. SOU DEFENSOR INCONDICIONAL DA CONSCIÊNCIA, que me parece prima-irmã da RAZÃO; mas talvez não tenha esclarecido isto ao longo dos posts.

Se você ver com cuidado, quase todas as religiões tem Deus interno ao homem.

Nunca dfendi esta tese aqui! Apenas defendo que está mais do que na hora de uma RELIGIÃO CONSCIENTE e NÃO dogmática.

Já temos religiões NÃO-dogmaticas sim! Claro que temos!Isso concordo com vc. Mas uma religião sem dogmas não precisa necessariamente desacreditar Deus. Não precisa provar cientificamente a existencia.[]'s,Thiago.

Z
    Membro

O facto de se impor uma religião a alguém não reflete falta de valor lógico e humano da religião, mas sim do impositor!

Parece-me que você não gosta é das atitudes eclesiásticas, dos estatutos eclesiásticos que definem uma religião. A interiorização de uma religião é sempre uma escolha. O impingimento de uma religião é uma doutrina ensinada!

Devemos questionar TUDO! Mas descartar NADA!

COSTUMO DESCARTAR AQUILO QUE NÃO ME SERVE OU ME É PREJUDICIAL, como meu cocô, por ex.  :)

Você deveria abster-se de comentários infelizes deste tipo. Não precisa grande reflexão para qualquer pessoa perceber que me refiro às hipóteses, de que nada é certo. Seu comentário foi completamente escusado.

A fé não se ensina, a fé ENCONTRA-SE!A VERDADEIRA FÉ É A FÉ ENCONTRADA ENTRE OS ESCOMBROS DA MENTALIDADE RELIGIOSA. 

Sei que esta é a tua experiência, mas sabendo-se do meio religioso onde foste criado (tanto pessoal como nacional) isto é bastante duvidoso.

Eu nasci e fui criado com pensamento livre. Minha consciência é minha escolha, o meio apenas define a ordem das vivências. Você por acaso insinua que o meio que me envolve e que o país onde vivo é um argumento válido para descredibilizar minhas ideias?Você aí ofendeu minha liberdade de pensamento e minha capacidade de julgamento.Eu não costumo desacreditar raciocínios de ninguém com base na sua experiência pessoal passada ou na história do país de residência. Isso é tudo menos racional! :(

Brasil
    Membro

DEFENDO o IMPÉRIO DA RAZÃO

O motivo de nos apegar-mos a estes conceitos, idéias, etc é que a base deles, pelo menos, foi aprendida em tenra infância

Que razão?

Vc tem certeza de que não existem religiosos cujos pais eram ateus? NÃO, NÃO TENHO!Vc tem certeza de que não existem ateus cujos pais eram religiosos? NÃO, NÃO TENHO!

É, meu velho... com o passar dos anos ganhamos experiência, mas em contrapartida perdemos neurônios...

Visualizando 15 posts - 256 até 270 (de 470 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.