Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
21/03/2007 às 17:11 #83335jota erreMembro
Se o português permite, vamos tentar “definir” Deus (o que é logicamente impossível porque definir é “delimitar”)Deu é imutável, o que se verifica pela sua eternidade.Antes que se cobre uma definição de eternidade, compreenda-se que ela é o oposto do tempo. O tempo varia e segue numa mudança constante. A eternidade é um constante presente. Algo que nunca passa.Isto é necessário porque, se Deus mudasse, seria imperfeito.Chegamos a outra definição de Deus: perfeição.Mas compreendemos isto?Será que podemos compreender claramente o perfeito ou o eterno. Claro que não.Nem mesmo o infinito que só entendemos por oposição ao finito.Há mais qualidades? Claro. Onisciência, onipresença e onipotência.Mas não é só isso. Deus é exatamente tudo o que existe. Mas é mais que a existência. É mais que o próprio "Ser".Compreendemos? Claro que não. A definição de Deus depende da "qualidade", uma das categorias de nosso pensamento limitado (Órganon, de Aristóteles).Não se pode afirmá-lo sem se contradizer.Mas a questão é. Nossos amigos racionalistas / empiristas (????) / positivistas / achistas não têm o poder de crer em algo absurdo......a não ser na Ciência!(alguém refuta a dúvida hiperbólica de Descartes quanto ao empírico (Meditações)?)
21/03/2007 às 17:12 #83336jota erreMembroOBS: não acho a ciência absurda, foi só força de expressão.
21/03/2007 às 17:19 #83338CientistaMembroDescobri hoje que fica melhor (mais estético) editar um post do que fazer outro com errata!Estou ainda sem resposta: E? E daí?Quem concorda com a definição divina do Thiago?
21/03/2007 às 17:27 #83339jota erreMembroMeu caro Cientista (mudou o nome por pressão de alguém?),Não sabia que os posts podia ser editados...Mas a resposta (retórica) ao "E Daí" é simples.O "E daí" serve tanto para se Deus existe como para se ele não existe.O propósito de discutirmos não é provar a existência de Deus ou o contrário (que o tema do tópico nem é esse), mas acrescentarmo-nos conhecimento.Pouco importa se Deus existe ou não. Que ele exista, caro Sr. ele não está nem aí para nós, porque não precisa disso (já que é perfeito); e não é um ser humano para agir por simples vontade.
21/03/2007 às 17:35 #83337CientistaMembroEntão tá, Thiago! Sugiro que todos concordemos com a brilhante hipótese divina e então paremos todos com esta discussão boba de uma vez!Sendo objetivo, o Deus do Thiago é uma "coisa" que é:1- Imutável (É sempre pai?),2- Perfeito (O que é algo 'perfeito'?),3- Onisciente (Sabe 'tudo'), 4- Onipresente (Está em todo canto),5- Onipotente (Pode tudo).TODOS DE ACORDO? ALGUÉM TEM OUTRA MELHOR, DIFERENTE?
21/03/2007 às 17:39 #83340jota erreMembro“THIAGO”??????
21/03/2007 às 17:42 #83341BrasilMembroOlá Thiago
...uma forma de provar Deus para mim é a seguinte:Todos nós nascemos com uma Consciência. Não aprendemos e sim nascemos.
Sim, aí está um “indício”, como os incrédulos gostam de dizer. Quero contar um caso que, não vou insinuar que seja uma prova, nem que seja um indício, apenas servirá para exercitar o “pensamento mágico”, como o Cientista, agora de nome novo, gosta de dizer. heheheHá muitos anos, perto de minha casa havia um bêbado morador de rua que estava habitando os baixos das marquises das ruas da região com freqüência.Dessas pessoas que não fazem mal a uma mosca, só fazem mal a si próprios, consumindo sua cachaça e pouco se importando com sua saúde, muito menos com sua vida. Ele colocava as vidas das pessoas em primeiro lugar que a sua própria. Isso era verificado pela forma com que ele se dirigia às pessoas.O pessoal mundano, (dos bares, das esquinas, dos grupinhos de visinhos que geralmente se formam para conversar) todos gostavam dele e, de certa forma, sua simplicidade e simpatia o estava ajudando a viver na medida em que as pessoas lhes davam comida, cobertores, etc. Alguns comerciantes e algumas madames locais, começaram a se incomodar com ele.Viam fezes nas calçadas, muitas vezes provenientes de cães, muitas vezes, cães das próprias madames e atribuíam-lhes o inconveniente.“Esse bêbado já tá enchendo o saco!!”Este começou a ser o conceito corrente entre a maioria. O bêbado tinha uma ferida enorme na perna, em carne viva, que tomava-lhe quase que toda a parte inferior do membro.Certa madrugada, estou chegando em casa e vejo um bando de garotos delinqüentes passar correndo... No dia seguinte fiquei sabendo que aquele grupo de garotos idiotas o havia surpreendido durante a noite e ESFREGARAM PIMENTA ESMAGADA na sua ferida.Disseram que o homem chorava de dor. O socorreram num hospital próximo, etc.Amigos, PASMEM: A ferida se curou, e o bêbado se curou. Alguns meses depois eu o encontrei, muito bem vestido.Ele estava trabalhando de vendedor na Antártica (bebidas) e já havia comprado um automóvel usado para agilizar seu fácil deslocamento e, com isso, aumentar as vendas.Perguntei-lhe sobre aquele dia da pimenta. Ele me disse que aquela maldade que lhe fizeram, serviu-lhe para abrir o olho e acordar para o mundo real.Interpretem como quiser... este tonto emocional já fez sua “apressada” interpretação.Abs
21/03/2007 às 17:47 #83342jota erreMembroMeu nome não é Thiago, mas Brasil, ehrrr, estamos falando de conceitos, não de testemunhos cristãos…
21/03/2007 às 17:52 #83343CientistaMembroTodos os logados: - Ainda não tive resposta: E daí? - Todos de acordo com a definição divina do Thiago?
21/03/2007 às 17:57 #83344BrasilMembroMeu nome não é Thiago, mas Brasil, ehrrr, estamos falando de conceitos, não de testemunhos cristãos...
Eu estava respondendo ao THIAGO(thiedri ).De onde você tirou a palavra CRISTÃOVc não acha que está colocando a carroça na frente do boi? hehehe ;DÉ assim que os preconceitos se deixam revelar... hehehe :D ;D
21/03/2007 às 17:59 #83345jota erreMembroPara que saiba, sr Brasil, sou cristão.
21/03/2007 às 18:03 #83346thiedriMembroSó para definir:1- Imutável (É sempre pai?) - Imutável significa não tem inicio nem fim, sempre existiu.2- Perfeito (O que é algo 'perfeito'?), - Não erra nunca3- Onisciente (Sabe 'tudo'), - Tem consciencia de tudo4- Onipresente (Está em todo canto), - Esta presente em tudo5- Onipotente (Pode tudo). - Isso!
21/03/2007 às 18:05 #83347BrasilMembromas Brasil, ehrrr, estamos falando de conceitos, não de testemunhos cristãos...
ESSA FOI BOA!! ESSA FOI MUITO BOA!!! Quem falou em cristão, cristo, cristianismo crica, croque cruque???VOCÊ FALOU!Depois respondo aos mais apressados cobradores de respostas... agora tenho que trabalhar...Felizes abraços :D
21/03/2007 às 18:06 #83348CientistaMembroAcho que não fui claro: 0- Levanta a mão aqui quem é religioso, por favor! 1- Todos concordam exatamente com a definição divina do Thiago, a- Imutável - não tem inicio nem fim, sempre existiu. b- Perfeito - Não erra nunca c- Onisciente -Tem consciencia de tudo d- Onipresente - Esta presente em tudo e- Onipotente - Pode tudo 2- Tudo bem, vamos todos concordar com a hipótse divina, foi mesmo "Deus", seja lá o que esta coisa for, que criou o Universo! E daí?
21/03/2007 às 18:09 #83349thiedriMembroIsso é assim mesmo Brasil.É nas dificuldades que tomamos rumo, e elas vem na hora certa.E não tem religiosidade nenhuma nisso. Somente observação.[]'s,Thiago.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.