Início › Fóruns › Outros Tópicos › O ateu e as provas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/05/2008 às 14:58 #80617recuperador-de-postsMembro
[html]
Brasil « Responder #135 em: Abril 17, 2008, 02:03:23 »
Percebo aqui algumas complicações, mas não são complicações que nos levam a descobrir, são complicações que buscam somente complicar e complicar.Amigos filosofia também é crise , mas não desespero. Filosofia é critica , mas não destrutiva. Filosofia é descoberta, mas não encoberta. Filosofia é discussão mas não permissão. Filosofia é pensar e sistematizar idéias, mas não bagunçar.Ok, Império, não se prive então ao direito de nos ensinar como se filosofa ou como se discute assuntos de caráter filosófico... Estou ansioso para aprender a lidar com toda esta bagunça que criamos e ver descomplicados estes assuntos...Também gostaria de aprender a "sistematizar idéias"... Não sei nem o que é isso...
« Última modificação: Abril 17, 2008, 02:14:24 por Brasil »
"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " ( Bernard Shaw)[/html]
03/05/2008 às 14:59 #80618recuperador-de-postsMembro[html]
Augusto Império « Responder #136 em: Abril 17, 2008, 12:18:59 »
Percebo aqui algumas complicações, mas não são complicações que nos levam a descobrir, são complicações que buscam somente complicar e complicar.Amigos filosofia também é crise , mas não desespero. Filosofia é critica , mas não destrutiva. Filosofia é descoberta, mas não encoberta. Filosofia é discussão mas não permissão. Filosofia é pensar e sistematizar idéias, mas não bagunçar.Ok, Império, não se prive então ao direito de nos ensinar como se filosofa ou como se discute assuntos de caráter filosófico... Estou ansioso para aprender a lidar com toda esta bagunça que criamos e ver descomplicados estes assuntos...Também gostaria de aprender a "sistematizar idéias"... Não sei nem o que é isso...
Olá Brasil, lendo a tópico percebi algumas contradições, e nem vou citá-las pois não quero questionar, está bem claro para quem consegue ver, as mais profundas reflexões filosóficas não estão nas complicações e sim nas reflexões, e reflexão não é desespero e sim consciência, esse assunto tem seus graus de relevâncias e importancia. Para alguém que acredita em Deus não tem tanta importância quanto para quem não acredita, então a profundidade de sua reflexão quanto não esta totalmente voltada para isso nem se pode chamar de reflexão e sim de uma opinião. A opinião por mais inocente que seja pode sim influenciar de maneira negativa várias pessoas que buscam apenas um caminho a seguir ou um conhecimento sobre determinado assunto ( no caso esse ), então me chama a atenção a quantidade de opiniões que vejo em determinados assuntos, claro, não estou generalizando.E não se pode ensinar a filosofar amigo, e tenho certeza que você também sabe disso, você só disse isso porque sentiu como se eu estivesse querendo dizer que eu estou certo e o mundo errado, mas não é assim !! Eu não sou dono de verdades, busco sim estar aprendendo e questionando determinadas coisas para que possa aprender ainda mais.E sobre a questão de sistematizar idéias acredito que você saiba muito bem o que é isso, não seja modesto ao ponto de dizer que nem sabe o que é isso. Mas isso seria um bom assunto em um outro tópico, fugi um pouco do foco principal porque achei que deveria dizer o que estava vendo. Qualquer dúvida é só dizer, ok !! Se não concordar ou entender diga também, posso explicar novamente se for o caso.abraço.
Quando eu ouço alguém suspirar, "A vida é dura", eu sempre sou tentado a perguntar, "Comparado a que"?[/html]
03/05/2008 às 14:59 #80619recuperador-de-postsMembro[html]
Luiz Souto « Responder #137 em: Abril 17, 2008, 12:48:21 »
CitarOlá Brasil, lendo a tópico percebi algumas contradições, e nem vou citá-las pois não quero questionar, está bem claro para quem consegue ver, as mais profundas reflexões filosóficas não estão nas complicações e sim nas reflexões, e reflexão não é desespero e sim consciência, esse assunto tem seus graus de relevâncias e importancia.Mesmo assim seria interessante que você apontasse em que pontos deste debate a sua crítica se apóia.
Registrado[/html]
03/05/2008 às 15:00 #80620recuperador-de-postsMembro[html]
Brasil « Responder #138 em: Abril 17, 2008, 09:49:14 »
Olá Império, desculpe-me, mas não estou entendendo nada do que você está dizendo:“(...) as mais profundas reflexões filosóficas não estão nas complicações e sim nas reflexões (...)”Poderia explicar isto melhor?
“(...) reflexão não é desespero e sim consciência (...)”Evidentemente eu concordo com isto, mas não sei de onde você tirou a impressão de “desespero” neste debate... Eu não sinto qualquer sensação de desespero... E penso que os demais também não.
“(...) esse assunto tem seus graus de relevâncias e importancia. Para alguém que acredita em Deus não tem tanta importância quanto para quem não acredita, então a profundidade de sua reflexão quanto não esta totalmente voltada para isso nem se pode chamar de reflexão e sim de uma opinião.”Em última análise, as reflexões constroem as opiniões. O grau de importância que se dá a este assunto varia de pessoa para pessoa; há ateus e teístas que o julgam muito importante e outros não. Eu pessoalmente não julgo muito importante quando comparo este com outros assuntos que repercutem diretamente em nossa vida cotidiana, em nossa vida futura e também na vida de nossos filhos, netos, etc. Crer ou não em Deus, não fará muita diferença em uma pessoa, já que incoerências e comportamentos que julgo errados ocorrem naturalmente nos dois casos, tanto entre teistas quanto entre ateístas. Em minha opinião, acreditar que existe Deus não é algo que necessite de doutrina. Antes de inventarem doutrina religiosa ou ateísta já existia a reflexão existencial e a reflexão cosmológica, que são na verdade os dois caminhos que levam as pessoas a acreditar ou não.Há outros caminhos como os das doutrinas religiosas e ateístas e até são mais usados que os primeiros... Mas não são confiáveis. Sofrem múltiplas influências, são contornáveis, plásticos e tendenciosos. Acho que vc deve estar achando estranho o fato de eu usar o termo “doutrina ateísta”, mas elas existem, pode crer. Há uma égide de argumentos ateístas que são, em minha opinião, uma doutrina, e funciona usando os mesmos princípios que as doutrinas religiosas, ou seja; opiniões de bons oradores, apelo ao emocional, técnicas de convencimento usando supostamente a Lógica e até teorias científicas que na verdade provam outras coisas, mas não a existência ou inexistência de Deus. Algumas chegam ao radicalismo...
A opinião por mais inocente que seja pode sim influenciar de maneira negativa várias pessoas que buscam apenas um caminho a seguir ou um conhecimento sobre determinado assuntoSim, concordo, somos influenciados por opiniões alheias e também por deduções e/ou suspeitas lógicas, nossas e de outras pessoas também.
me chama a atenção a quantidade de opiniões que vejo em determinados assuntos, claro, não estou generalizando.Bem, isso é assim mesmo... Se todos nós pensássemos igualmente não haveria qualquer debate. Quando tenho convicção sobre um determinado assunto, também me impressiono com as opiniões contrárias ou diferentes, mas é só uma bobagem minha, afinal, o que são minhas “convicções” senão a minha simples opinião?Abraço
« Última modificação: Abril 17, 2008, 11:04:52 por Brasil »
"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " ( Bernard Shaw)[/html]
03/05/2008 às 15:00 #80621recuperador-de-postsMembro[html]
Augusto Império « Responder #139 em: Abril 18, 2008, 07:45:55 »
olá Brasil ... vou tentar ser mais claro dessa vez, percebo que você está começando a abrir a sua mente.Quando digo que as mais profundas reflexões não estão nas complicações é porque tudo o que fazemos e pensamos tem algum propósito coerente e lógico, independentemente se você tem um propósito bom ou ruim, não importa os seus atos diante daquela “visão moral” e “ética” que se tem, estou analisando friamente o que o individuo quer ou almeja para si ou para outros. A reflexão sim, tem um forte apoio moral e ético, pois se você reflete diante de algo é porque está criando alternativas para si mesmo ou para mostrar o que você pensa aos outros, quando você reflete diante de um problema você sai do desespero e os fatos já não serão mais tão complicados como eram, você passa a analisar não só o que você pensa, mais sim o que o grupo social aonde você participa pensa também, pois você não estará mais naquela visão individualista como se só você tivesse opiniões e que elas não influenciam a ninguém.Penso que nesse “estágio” de consciência na questão da reflexão com o apoio ético moral, o individuo está opinando e não só opinando, mais sim acrescentando e abrindo novos caminhos para novos pensamentos, não será apenas mais um opinião isolada a complicada.Você citou também que não sabe de onde eu tirei uma impressão de desespero nesse debate, eu não vejo o desespero como um ato agitado ou uma inquietação, ou ate mesmo um ato de loucura, vejo isso mais como um ato de quem pensa que sabe, mais não sabe, é aquela ilusão do saber de que socrates fala, vejo sim como um ato desesperado de quem quer impor alguma opinião sem ter algum conhecimento. É claro que não estou dizendo que todos aqui não sabem de nada e eu é que tenho a razão, disse isso sobre o desespero porque quis aprofundar o que queria dizer o meu primeiro post nesse tópico, e vendo alguns pensamentos seus creio que você realmente esteja certo, realmente não há um desespero por completo aqui, mas há sim um certo “desespero”.Achei interessante a sua opinião sobre as doutrinas, concordo que acreditar em deus não depende de uma doutrina ou uma religião, tem sim ateus que seguem determinadas doutrinas.......Penso que para você falar que acredita em algo, você deve ter o mínimo de conhecimento sobre esse “algo”, Quem acredita em deus segue uma doutrina baseada nos princípios da sua religião, tem quem diga, e olha que ouço muito isso, que acreditar em deus não depende de religião alguma, tem pessoas que já me disseram que tem fé mas não seguem religião alguma, eu particularmente acho isso hipocrisia, pense comigo meu amigo !!Não sei se você segue alguma doutrina ou não, se acredita em deus ou não, mas vamos fazer uma analise. Digamos que você acredite em um deus, ora esse deus tem uma doutrina espiritual certo? Ele tendo essa doutrina é porque tem uma serie de princípios dentro dessa doutrina, esses princípios formam os ensinamentos desse deus que para você parece o mais certo a seguir correto? Muito bem, você seguindo esses princípios se suponha que você tem o mínimo de conhecimento sobre essa doutrina, ou então você não seguiria na escuridão correto? Concorda com isso? Oras, se você acredita em algo é porque você conhece esse algo não é mesmo? Muito bem, diante dessa analise eu chego a uma conclusão que para mim esta muito clara meu caro, creio que para você também tenha ficado, quem diz que acredita em deus é porque segue uma doutrina! Não concordo com aquelas pessoas que dizem “eu não vou à igreja, não tenho religião, mas acredito em deus” isso pra mim é estar se enganando, que deus é esse que não tem doutrina alguma? Que princípios tem esse deus? Porque você acredita nele? O que te fez acreditar nele? Que deus é esse que não segue doutrina alguma? Imagino que nesse ponto você concorde comigo, ou estou errado?Se não concordar imagino que tenha argumentos muito bons, pois acho difícil provar o contrario, mas realmente acredito que nesse ponto você concorde comigo.Eu jamais concordarei com as pessoas que falam que acreditam em deus mas não seguem doutrinas, ou as que se dizem ateus e não tem o mínimo de conhecimento sobre as coisas que envolvem isso.Mas ainda assim a uma série de motivos ou influencias que fazem as pessoas seguirem uma doutrina religiosa. A família, por exemplo, filhos de pais cristãos provavelmente serão cristãos, apesar de que nem sempre é assim e os motivos são influencias fora da família.Espero que tenha entendido, se for o caso eu explico novamente, ficou alguma dúvida? Quer acrescentar algo?abraço............e desculpe-me pelo longo texto.
Quando eu ouço alguém suspirar, "A vida é dura", eu sempre sou tentado a perguntar, "Comparado a que"?[/html]
03/05/2008 às 15:01 #80622recuperador-de-postsMembro[html]
Brasil « Responder #140 em: Abril 19, 2008, 01:16:05 »
Olá Império(...)percebo que você está começando a abrir a sua mente.A dobradiça está meio emperrada, mas estou me esforçando...
Quando digo que as mais profundas reflexões não estão nas complicações é porque tudo o que fazemos e pensamos tem algum propósito coerente e lógico, independentemente se você tem um propósito bom ou ruim, não importa os seus atos diante daquela “visão moral” e “ética” que se tem, estou analisando friamente o que o individuo quer ou almeja para si ou para outros.Ok! Eu concordo com isto! Não gosto daquelas reflexões que fogem da nossa realidade, procuram complicar as coisas com afirmações ou indagações vagas e perdidas como por exemplo: “O ser humano não sabe a sua essência, como saberia o que é melhor ou não para si?” e coisas desse tipo... Realmente, detesto isso. Já discuti muito isso por aqui há algum tempo, o cara até perdeu a paciência comigo.
A reflexão (...) tem um forte apoio moral e ético, pois se você reflete diante de algo é porque está criando alternativas para si mesmo ou para mostrar o que você pensa aos outros, quando você reflete diante de um problema(...)Ok! Concordo com isto também!
você sai do desespero e os fatos já não serão mais tão complicados como eram, você passa a analisar não só o que você pensa, mais sim o que o grupo social aonde você participa pensa também, pois você não estará mais naquela visão individualista como se só você tivesse opiniões e que elas não influenciam a ninguém.Bem, eu nunca estive nesse “desespero”, pois, como te disse, não gosto de devanear, fico e me sinto bem, sempre no mundo material, naquele em que eu posso realmente interferir. Acredito em Deus, mas acho que os homens devem tratar daquilo a que lhes diz respeito e não do espiritual, pois isso não lhes é possível. Resumindo esta parte, eu lhe digo que: penso que o Homem pode e tem todo o direito de ver as coisas de uma maneira espiritualista, mas não deve esperar o mesmo dos outros, pois o mundo em que vivemos é material. E também não deve colocar a sua visão espiritualista aos outros como "certa" ou "mais apropriada", ou tentar pautar as questões sociais por ela. Isto não seria apropriado, afinal, sociedade é um contrato social; algo que existe e se orienta pelo consenso. Espiritualidade não é algo que demande um consenso, muito pelo contrário; é algo muito pessoal.
(...) concordo que acreditar em deus não depende de uma doutrina ou uma religião (...)Quem acredita em deus segue uma doutrina baseada nos princípios da sua religião, tem quem diga, e olha que ouço muito isso, que acreditar em deus não depende de religião alguma, tem pessoas que já me disseram que tem fé mas não seguem religião alguma, eu particularmente acho isso hipocrisia (...)Acho bom você se decidir... Pois, logo acima você diz que acreditar em Deus independe de doutrina ou religião...
(...) quem diz que acredita em deus é porque segue uma doutrina!No meu caso não! Como eu poderia seguir uma doutrina que sequer conheço?
Penso que para você falar que acredita em algo, você deve ter o mínimo de conhecimento sobre esse “algo” (...)Você acredita no Universo? Quais conhecimentos você tem sobre a sua origem?
Digamos que você acredite em um deus, ora esse deus tem uma doutrina espiritual certo?Absolutamente errado! Se ele tem doutrina, a mim ele não informou nada! Nunca recebi nenhum comunicado dele me informando da existência de suas doutrinas, muito menos quais são.O que pode acontecer é o sujeito, dentro da sua mais profunda honestidade, “conversar” lá com sua consciência e estabelecer lá as suas regras de conduta baseadas no que a sua espiritualidade lhe diz, baseado naquilo em que espiritualmente acredita... só isso, nada mais... Não há como levar isto pro mundo material e querer que todos concordem, pois consciência e espiritualidade, entre os que têm, cada um tem a sua.
Não concordo com aquelas pessoas que dizem “eu não vou à igreja, não tenho religião, mas acredito em deus” isso pra mim é estar se enganando, que deus é esse que não tem doutrina alguma?Bem, se você insiste em determinar que Deus deve ter uma doutrina, então é porque sua consciência deve estar lhe dizendo algo...
Veja, antes de alguém bolar uma doutrina e começar a pregar algo, já se acreditava em Deus! Coloque as coisas em sua ordem cronológica ou seqüencial e reflita isto, por favor! Essa sua correlação Deus/doutrina tem uma ordem! Ou não? Antes das pessoas acreditarem em Deus apareceu alguém pregando doutrinas? Acho que não!
Que princípios tem esse deus?Bem, isso eu só posso imaginar, portanto, como eu disse acima, não devo levar isso pro mundo material e esperar que concordem comigo. Não há consenso em espiritualidade, espiritualidade é pessoal e não social.
O que te fez acreditar nele?Coisas totalmente subjetivas e totalmente passíveis de questionamentos, uma vez que, tudo o que é subjetivo é passível de questionamentos. Permita- me fazer-lhe uma pergunta: Por que você não acredita que Deus existe?Responda-me esta pergunta, mas por favor não use aqueles argumentos da doutrina ateísta que na verdade só tentam levar o raciocínio para o satírico com intuito de encobrir uma total falta de argumentos para responder uma pergunta, tais como: “Por que acreditaria em deus e não em duendes...” Ou então; “acreditar em papai noél e bla bla bla”.Já te digo antecipadamente que, nunca vi ninguém atribuir a origem do Universo e da vida a papai noel e nem a duendes. Peço-lhe que responda por que você não acredita no Deus criador do Universo e da vida. Ou, quais as suas bases ou conhecimentos para afirmar que não foi Deus quem criou o Universo e a vida? Abraço
« Última modificação: Abril 19, 2008, 03:15:56 por Brasil »
03/05/2008 às 15:01 #80623recuperador-de-postsMembro[html]
Augusto Império « Responder #141 em: Abril 19, 2008, 04:02:53 »
Oi BrasilAcredito que já chegamos a um consenso sobre a questão que vai da complicação a reflexão. Você é um privilegiado por nunca ter passado por esse estado de “desespero” de que falei, eu confesso que já passei sim e não me envergonho de falar, mas isso me deu parte da consciência que tenho hoje. Difícil quem não passa por isso alguma vez na vida, se você realmente entendeu o que eu quis dizer quando falei sobre o desespero, e diz que nunca passou por ele, das duas uma......Ou você não entendeu ou é mesmo muito privilegiado, mentiroso acredito que você não seja.Eu confirmo o que eu disse no post anterior que você citou, acho realmente que acreditar em Deus não depende de uma religião, mas ainda assim esse individuo acredita em Deus por algum motivo, é ai que mora o perigo na minha opinião.....Esses “motivos” podem ser o que? Eles dependem de que? .... Talvez da tradição familiar dessa pessoa, talvez da maneira em que mostraram para ela o caminho “espiritual”, da criação e princípios que foi moldada. Esse caminho espiritual não depende de religião alguma, eles são princípios da criação que essa pessoa teve, não vejo como uma doutrina de fato, eu vejo como influencias de criação, não estou afirmando que essa pessoa nunca mudará seu modo de pensar, acho que foi Albert Einstein quem disse, me corrija se eu estiver enganado, a frase diz o seguinte “ Uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original”. Que conclusão eu tiro disso, uma pessoa que nasce sendo criada com bases religiosas talvez algum dia por algum motivo passe a não acreditar mais nessas bases religiosas, essa pessoa ainda continuara a acreditar em Deus, mas esses princípios dessas doutrina ou religião não estará mais satisfazendo sua fé. E assim acontece também com quem nasceu sem qualquer influencia religiosa, essa pessoa algum dia poderá buscar alguma doutrina para sua vida, influenciados por amigos, namorada(o), parentes e até pode buscar por vontade própria, essa pessoa passa a conhecer primeiramente a doutrina, para só depois sentir realmente a presença de deus em sua vida, é por isso que digo....Como conhecer a deus sem algo para te levar a ele? Qual é a ponte que me leva a deus? Em várias religiões essa ponte é pela oração.....E quem pode ensinar essa oração? Sabem quem ? A doutrina ora !! através dela eu tenho caminhos que me levam a sentir a deus e a me relacionar com ele da maneira que eu sinto que preciso. É por isso que eu disse, quem nasce tendo bases religiosas não busca uma doutrina na maioria das vezes, pois já tem a sua, mas poderá buscar outras também, mas quem nasce sem poderá ser influenciado por outros.Você disse também, como poderia seguir uma doutrina que sequer conhece, tudo bem, eu concordo com isso !! Mas como seguir um deus de que não se conhece? Ora, a vários tipos de deuses, várias doutrinas, cada qual tem seu deus. Ai você vai dizer, Império, você está se contradizendo, você mesmo disse que acreditar em deus não depende de doutrinas, tudo bem eu disse isso mesmo, mas isso para quem nasce sem qualquer tipo de influencia religiosa, para aqueles que têm que descobrir tudo sozinhos,,,,,,,Ai está a questão das influencias de que falei acima.A partir daqui vou tirar uma venda de seus olhos, venda que está te fazendo ter uma opinião errada sobre mim.Primeiramente, você me fez uma pergunta com argumentos da doutrina ateísta, que na verdade só tentam levar o raciocínio para o satírico com intuito de encobrir uma total falta de argumentos (fiz das suas as minhas palavras ok ). Você me perguntou, “Você acredita no Universo? Quais conhecimentos você tem sobre a sua origem”,?... Francamente né, isso si me pareceu uma pergunta satírica, ora, que conhecimento alguém nesse mundo tem sobre a origem do universo?, A não ser suposições apenas!!, Eu acredito nele pois estou nele, estou sentindo ele, estou vendo ele, sei que ele está a minha volta, eu acreditar nisso não tem nada a ver com a sua origem.Você disse também que eu estou absolutamente errado em questionar as doutrinas de deus, você diz que ele nunca te informou nada sobre isso, tudo bem que ele próprio nunca tenha lhe informado nada sobre isso, mas vou citar a religião católica como exemplo, nessa doutrina deus enviou seu filho Jesus para salvar a todos dos seus pecados, Jesus falava com deus através do espírito santo, logo os ensinamentos de cristo Jesus com base nas doutrinas católicas, vem diretamente de deus.Finalmente cheguei na maior venda de todas, talvez você não tenha entendido algumas coisas ou talvez só não entendeu a minha maneira de analisar a situação e me julgo ATEU !!Pois é meu amigo, eu não sou ATEU, não falei em NENHUM momento que era ATEU, ou que EU não acreditava em Deus. Quero que me mostre a trecho em que eu disse isso, você se confundi com a minha maneira de analisar as questões. Eu acredito e confio em Deus, sem ele minha vida não teria sentido. Digo de coração aberto “Eu acredito em Deus” "E acredito na vida".Talvez você tenha se confundido pela maneira em que eu analiso as questões, eu gosto de interpretar cada tipo de situação e ver todos os ângulos possíveis da mesma situação. Analiso situações sobre o ponto de vista do que as pessoas fazem e como elas podem ter aquele tipo de pensamento, como e porque achar isso ou pensar aquilo.Talvez a questão da sistematização das idéias tenha ficado realmente clara dessa vez.Desculpe-me meu amigo, não leve a mal, mas procure analisar bem cada palavra que falei nesse post, para não ficarmos batento na mesma tecla.Um grande abraço.« Última modificação: Abril 19, 2008, 04:08:41 por Augusto Império »
03/05/2008 às 15:02 #80624recuperador-de-postsMembro[html]
Brasil « Responder #142 em: Abril 19, 2008, 11:01:20 »
Olá ImpérioAi você vai dizer, Império, você está se contradizendo, você mesmo disse que acreditar em deus não depende de doutrinas, tudo bem eu disse isso mesmo, mas isso para quem nasce sem qualquer tipo de influencia religiosa, para aqueles que têm que descobrir tudo sozinhos,,,,,,,Ai está a questão das influencias de que falei acima.Quem acredita em deus segue uma doutrina baseada nos princípios da sua religião, tem quem diga, e olha que ouço muito isso, que acreditar em deus não depende de religião alguma, tem pessoas que já me disseram que tem fé mas não seguem religião alguma, eu particularmente acho isso hipocrisia (...)Por que você acha uma hipocrisia não seguir uma doutrina?
03/05/2008 às 15:02 #80625recuperador-de-postsMembro[html]
onaiab « Responder #143 em: Abril 20, 2008, 12:02:29 »
Se o que você chama de Deus é " a causa primária de todas as coisas" e , como na sua analogia com o semáforo , ele atua por sua lógica interna então:- esta causa não interferirá na sua existência exceto como causa geral do Universo em que você existe.- você não poderá derivar desta causa princípios morais ou éticos , já que ela é impessoal. Da mesma forma não se derivam preceitos morais das leis da Física.- pela razão acima a partir do Deus como causa primária e impessoal nenhuma religiâo pode ser constituída.Religiosos que acreditam em Deus, também acreditam em leis divinas. Eu, por exemplo, acredito em lei de causa e efeito, administrando, individual e coletivamente a marcha e evolução da humanidade. Desse modo, no meu entender, não há a necessidade da interferência pessoal de Deus na vida de cada um, se existem suas leis.Creio que esta observação responde aos seus três itens.
Registrado[/html]
03/05/2008 às 15:03 #80626recuperador-de-postsMembro[html]
Luiz Souto « Responder #144 em: Abril 21, 2008, 12:10:07 »
Se o que você chama de Deus é " a causa primária de todas as coisas" e , como na sua analogia com o semáforo , ele atua por sua lógica interna então:- esta causa não interferirá na sua existência exceto como causa geral do Universo em que você existe.- você não poderá derivar desta causa princípios morais ou éticos , já que ela é impessoal. Da mesma forma não se derivam preceitos morais das leis da Física.- pela razão acima a partir do Deus como causa primária e impessoal nenhuma religiâo pode ser constituída.Religiosos que acreditam em Deus, também acreditam em leis divinas. Eu, por exemplo, acredito em lei de causa e efeito, administrando, individual e coletivamente a marcha e evolução da humanidade. Desse modo, no meu entender, não há a necessidade da interferência pessoal de Deus na vida de cada um, se existem suas leis.Creio que esta observação responde aos seus três itens.
Sim.Resta saber se possível derivar de uma lei geral , como a de que todo evento tem uma causa , a noção de que há um objetivo na transformação do entes do Universo.Considero esta proposição ilegítima por não reconhecer que haja qualquer evolução da humanidade , no sentido de progressão através de um aperfeiçoamento visando um fim , se é com este sentido que você usa a palavra "evolução". Uso o termo evolução no sentido de transformação ( seja geológica , biológica , cosmológica) de um estado para outro dentro de um sistema porém sem inserir a noção de progresso , que é um atributo humano , surgido recentemente na cultura humana.Não há "progresso" ou "evolução" ou "sentido" no Universo , porque ele não tende a um fim ou objetivo.
Registrado[/html]
03/05/2008 às 15:03 #80627recuperador-de-postsMembro[html]
Brasil « Responder #145 em: Abril 21, 2008, 02:47:02 »
Olá Luiz Souto Em partes eu concordo com você, realmente não podemos afirmar com certeza se a evolução da humanidade é uma simples transformação ou movimento, ou se estamos realmente evoluindo no sentido de progresso... Como você disse, "progresso" é um atributo humano e o Universo não tende a um fim objetivo...Mas, talvez simplesmente não saibamos qual seria o fim objetivo... Talvez ele exista e nós não saibamos. Bem, isso não é motivo para afirmar que ele existe, dizer que ele pode existir e não sabemos se sim ou se não, não é suficiente para afirmar que exista um fim objetivo. Eu entendi perfeitamente a tua colocação.Mas, vejamos: O que nesta nossa vida temos como o “bem maior”? O que todos nós somos unânimes em afirmar que seja o nosso maior bem? Resposta: A vida.O nosso bem maior é a vida! Pois bem, a evolução da humanidade foi capaz de prolongar a expectativa média de vida dos humanos... Será que isso não foi uma evolução para melhor? Na antiguidade se vivia bem menos que nos dias atuais. A expectativa de vida das pessoas há 200 ou 300 anos atrás era muito menor do que é hoje. Seguindo com este raciocínio ainda podemos notar que as outras espécies que também habitam o nosso planeta, não apresentam esta característica: Evoluir seus conhecimentos a ponto de prolongar a expectativa de vida de sua espécie.A menos que não concordemos que o nosso bem maior é a vida, acho que houve sim uma evolução que poderia ser entendida como um progresso real.Abraço« Última modificação: Abril 21, 2008, 04:46:04 por Brasil »
03/05/2008 às 15:04 #80628recuperador-de-postsMembro[html]
onaiab « Responder #146 em: Abril 23, 2008, 02:18:39 »
Resta saber se possível derivar de uma lei geral , como a de que todo evento tem uma causa , a noção de que há um objetivo na transformação do entes do Universo.Considero esta proposição ilegítima por não reconhecer que haja qualquer evolução da humanidade , no sentido de progressão através de um aperfeiçoamento visando um fim................ Não há "progresso" ou "evolução" ou "sentido" no Universo , porque ele não tende a um fim ou objetivo.Aí ficaríamos andando em círculos. Eu afirmando acreditar justamente naquilo que você "não reconhece". Eu acredito em evolução e progresso em âmbito universal, como já deixei bem claro e não apenas do que podemos apreender nos acanhados limites da experiência humana.Ainda assim, gostaria de saber de você o que seria necessário, para que ficasse demonstrado que existe uma finalidade, ou um "sentido", no universo ?
Registrado[/html]
22/05/2008 às 22:30 #80629cdp2xMembroFinalidade ou sentido no universo ? Como assim ? Essa pergunta não faz nenhum sentido.Deus existe ou não ? Claro que existe:pra quem acredita! ; E ainda digo:Claro que não existe.Como vai existir uma coisa que a gente nem sabe o que e como é...Explico:Se voce define Deus, então ele existe. Senão não.
23/05/2008 às 23:34 #80630onaiabMembroEntão, muito do que nós sabemos hoje só passou a existir a partir do momento em que nos foi possível dar uma definição? ::)
23/05/2008 às 23:52 #80631cdp2xMembroSim."Muito do que sabemos"não. TUDO que sabemos só existe porque sabemos que a coisa existe. Se voce não sabe que uma coisa existe, nunca ouviu falar , nunca viu e nem nunca pensou nela...então ela não existe...isso é óbvio.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.