O ateu e as provas

Início Fóruns Outros Tópicos O ateu e as provas

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 151 até 165 (de 230 do total)
  • Autor
    onaiab
    Membro

Então, o mundo microscópico, por exemplo, passou a existir a partir do momento em que foi detectado.  ::)

cdp2x
    Membro

Isso mesmo…acertou mais uma vez. ;DAssim como alguma outra coisa só vai passar a existir quando alguém no futuro descobri-la. Na verdade o que sabemos que existe hoje, pode até nem existir realmente, só que talvez nem sabemos disso...pois o que "sabemos que existe" é só um punhado de representações da realidade captadas por nosso sistema sensorial, que é passível de distorções.Pense no cachorro...quantas vezes seu olfato e audição são mais apurados do que o seu e o meu: O mundo para ele tem outra representação. Imagine o contrário: alguém cego e surdo desde o nascimento.Muita coisa não existe para ele, tais como a cor, a luz, a sombra, o barulho e até o silencio.Uma coisa só existe se for conhecida e conhecimento é subjetivo.E como ninguém sabe tudo, então muita coisa não existe(ainda...).

onaiab
    Membro

Acertei nada. ???Se esse "punhado de representações da realidade captadas por nosso sistema sensorial, que é passível de distorções," do qual você fala, está errado sobre algo ou alguma coisa, não desfaz a existência do que quer que seja que possa existir.Se Deus existe, sem que possamos sequer fazer uma aproximada ideia do que ele seja, então Deus não existe ?  :oEssa é boa.

Brasil
    Membro

Se voce não sabe que uma coisa existe, nunca ouviu falar , nunca viu e nem nunca pensou nela...então ela não existe...isso é óbvio.

Desculpe-me, mas isto é totalmente ilógico, se não existia à luz dos conhecimentos humanos, então não existia cosmologicamente?Reflita isto, por favor...

cdp2x
    Membro

É isso mesmo…Oinaiab e Brasil…tranformem suas perguntas em afirmações e eis o que eu penso.Agora eu pergunto:Como voce vai saber se um troço existe cosmologicamente se não fizer parte da luz do conhecimento humano ? Se voce não conhece esse troço, nunca ouviu falar, não consegue nem imaginá-lo, não tem palavras para descreve-lo...então o troço não existe. Se voce conseguir fazer qualquer uma dessas coisas(falar, pensar ou descrever o troço), então ele passa a existir. E não interessa se voce vai poder tirar uma foto dele, ou se poderá inventar um aparelho que capte o sinal dele...entende ?Exemplo disso são os nossos sentimentos...eles existem, mas não podem ser fotografados por exemplo.E isso é o que fizemos para criar deus...cada um define ele da forma que bem entende , e a partir desse momento ele passa a existir.

Brasil
    Membro

Se voce não conhece esse troço, nunca ouviu falar, não consegue nem imaginá-lo, não tem palavras para descreve-lo...então o troço não existe.

Aqui também, faço-lhe a pergunta da pirâmide: Se alguém não souber definir uma pirâmide, porque nunca viu e nunca ouviu falar, então a pirâmide não exsite?

(...)deus é produto de impulsos elétricos de mentes(...)

Essa sua afirmação é baseada em que? Quais argumentos fortalecem esta afirmação?

Agora eu pergunto:Como voce vai saber se um troço existe cosmologicamente se não fizer parte da luz do conhecimento humano?

Pois é! Como bem colocou o onaiab, também eu acho que o mundo microscópico não passou a existir quando chegou à luz do conhecimento humano...  Ele JÁ EXISTIA!Você não sabe se existe cosmologicamente mas,  AFIRMA QUE É um produto de impulsos elétricos das mentes? Isso é controverso! Como você pode afirmar isso se você NÃO SABE se existe cosmologicamente?

cdp2x
    Membro

Ninguém sabe se existe cosmologicamente ou não.A pessoa que não conhece uma pirâmide ignora a sua existencia. Ela existe ? Sim, porque tem outras pessoas que a conhecem.E se todas as pessoas que a conhece morrerem ? Só vai sobrar a pessoa que não a conhece, certo? Daí eu pergunto de novo: A pirâmide agora existe ? Como é que a pessoa vai saber ?Continuando: sobrou apenas essa pessoa no mundo, que não sabe nada sobre pirâmides...ela encontra um papel escrito:"Existe pirâmide?"...o que voce acha que ela vai responder ?Mas daí voce vai falar:"É...mas a pirâmide tá lá , ela existe, esse ignorante que não conhece ela".E eu digo:"É...mas voce morreu, só tem essa pessoa no mundo."... Logo não tem como saber.

Brasil
    Membro

Ninguém sabe se existe cosmologicamente ou não.

Saber se existe não implica em existir ou inexistir realmente, cosmologicamente.

A pessoa que não conhece uma pirâmide ignora a sua existencia. Ela existe ? Sim, porque tem outras pessoas que a conhecem.

Não. Ela não existe porque tem pessoas que a conhecem. Ela simplesmente existe. O fato de algo ser conhecido ou desconhecido, indica a existência ou inexistência à luz do nosso conhecimento, só isso, nada mais.

Logo não tem como saber.

Sim, daí o  fato de eu entender que você não tem qualquer subsídio para afirmar que Deus É produto de impulsos elétricos de mentes ignorantes.Se não tem como saber...

cdp2x
    Membro

Tem razão Brasil. Não há como saber…e eu acho que é melhor que seja assim.Tenho que te agradecer também por ter ajudado a clarear minhas idéias: Minha falta de crença na existencia de deus estava me fazendo crer na inexistencia dele.Crer que deus existe é a mesma coisa que crer que ele não existe. São fés opostas.Portanto, acho que sou "um sem fé"(tem alguma palavra pra isso?).

Brasil
    Membro

Minha falta de crença na existencia de deus estava me fazendo crer na inexistencia dele.

É exatamente isso! Ambos, eu e você, não temos argumentos para crer ou não crer, temos nossas percepções, e estas devem estar muito bem afinadas, refletidas, ponderadas e coerentes. Sob pena de cometermos enganos... Estas percepções dizem muito à consciência e é só lá que você vai saber se deve crer ou não.Crer ou não em Deus, basicamente tem a ver com os sentimentos e não com a lógica, porque a lógica não explica o que leva você a pensar em cinema, quando queria pensar em matemática, por exemplo.  Procure sempre respostas lógicas, mas nunca se afaste dos teus sentimentos.Sobre a fé, eu acho que não tenho muito a dizer... Não sei se o que eu tenho é fé... Ter fé, eu acho, vai além de simplesmente acreditar na existência de um Ser criador, de uma inteligência perfeita que rege o Universo. (Rege o Universo, não as nossas vidas, pois pra isso temos o livre arbítrio)

cdp2x
    Membro

Já me esforcei muito para crer e fiquei um bom tempo sossegado, sem questionar, mas minha mente está alerta agora e não me deixa mais crer, pois crer é aceitar. Cansei de ser ovelha.

Brasil
    Membro

Bem, estas palavras antes de parecerem um argumento ou um indício, parecem-me  palavras de ordem…Aceitar que uma força superior criou o Universo é ser ovelha?Não consegui alcançar o raciocínio... Poderia ser mais específico?

cdp2x
    Membro

Sim. Continuo achando que deus é um ponto final para uma questão sem resposta(como nossas conversas me ajudaram á esclarecer as minhas idéias que inicialmente estavam distorcidas).Não tem como saber a origem de tudo, mas no descontentamento da mente humana, criou-se essa palavrinha mágica que explica tudo:deus.Ou seja, algum humano criou essa idéia, se eu aceitá-la, estarei sendo uma ovelha e não um humano, que cria minhas próprias idéias,entendeu ?

Fost
    Membro

Como poderás deixar de ser uma ovelha (sob sua concepção de tal) se aceitas tantas outras idéias, além dessa?Ou não aceitas a idéia de que o botão titulado Power do controle remoto ligue a TV? Apenas um exemplo.Boa colocação, a meu ver, sobre o uso de deus.Assim como antigamente (ou quem sabe ainda atualmente?) as pobres mocinhas engravidadas usavam desculpas de que fora apenas um inocente ato de sentar em um banco de ônibus esquentado por um homem qualquer que as fez engravidar; pode-se estar a utilizar deus como uma desculpa, ou até um ato de fuga, para a incerteza, ou desconhecimento, sobre certos acontecimentos.Exemplos em casos de curas inexplicadas, ouve-se: "Foi deus!"E todo o trabalho do nosso organismo? As células que se multiplicam para substituírem as mortas, os anticorpos?

Brasil
    Membro

(...)algum humano criou essa idéia, (se eu aceitá-la, estarei sendo uma ovelha e não um humano, que cria minhas próprias idéias,entendeu ?

Você crê na Matemática? Ela foi criada por humanos...E em tarô, horóscopo, runas, cartas, bola de cristal, etc., você crê?Todas as idéias foram e são criadas pelos homens, ora!Afinal, em quais parâmetros alguém poderia se basear? Se não forem os parâmetros estabelecidos e possíveis a nós mesmos, enquanto humanos?

Visualizando 15 posts - 151 até 165 (de 230 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.