O ateu e as provas

Início Fóruns Outros Tópicos O ateu e as provas

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 230 do total)
  • Autor

Olá Brasil,Citarei novamente a frase de que me utilizei no início de nossa discussão:"Se render à ignorância e chamá-la de Deus sempre foi prematuro, e continua prematuro até hoje." (Umberto Eco)Se não me engano, a sua interpretação desta frase, na ocasião, foi mais ou menos a seguinte: crer em Deus é ser ignorante. Porém, veja que, como vc mesmo afirmou, todos somos ignorantes, na medida em que nenhum de nós poderá responder o famoso "quem somos, de onde viemos e para onde vamos". Logo, a interpretação "correta" da frase é que, afirmar a existência de Deus com base em nossa ignorância, ou seja, "creio em Deus pois não posso explicar a origem do Universo", é algo prematuro.E o que quero dizer com isto não é que somos ignorantes quando cremos em Deus, mas sim que é errado atribuirmos a Ele a causa de tudo aquilo que não conhecemos, lembrado que por muito tempo o homem provavelmente  teve os raio e trovões por algo divino simplesmente devido ao fato de não ter acesso à ciência que temos hoje.Além do mais, como eu também disse anteriormente, ainda não tenho certezas sobre a existência ou não de Deus, visto que já custou muito para mim me libertar da "religião".Abraços.

unVolt,Você disse qque Einstein não descobriu a teoria por acaso?Talvez não, mas leia o livro: Einstein, o enigma do universo, ou Como vejo o mundo...Depois vc volta a postar...

Olá Quixote,dei uma olhada no livro "Como vejo o mundo", de Einstein, e olha só o que eu encontrei:"A condição dos homens seria lastimável se tivessem de ser domados pelo medo do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte."hehehe... Falar o que!? É Einstein..rs...Ah, eu li o capítulo "Algumas palavras sobre a origem da teoria da relatividade geral" e não achei nada sobre ele ter descoberto a relatividade por acaso... Em qual capítulo está?Abraços.

onaiab
    Membro

Olá, unVolt.No seu modo de entender, o que Einstein quis dizer com a frase que você acaba de citar ?

Olá onaiab,Não creio que a frase ofereça tantas possibilidades de interpretação, mas, em todo caso, penso que ele se refira à prática comum (e lastimável, nas palavras do próprio Einstein) da utilização de Deus como fator de controle moral.Se vc entende outra coisa, por favor coloque aqui no forum...Abraços.

onaiab
    Membro

unVolt, a frase teria mais sentido assim : “……………..se tivessem de ser domados, para sempre, pelo medo do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte. “A evolução do conceito de Deus deveria ser constante na maioria das religiões. O que você considera "prática comum" não atende aos espiritualistas mais esclarecidos.

Olá onaiab,Tenho ultimamente ouvido muitas pessoas se declararem "espiritualistas", sendo que muitas delas não passam de místicos, do tipo que gosta dos filmes da Xuxa, acredita em cristais, energias positivas e etc.Qual é, exatamente, a crença destes "espiritualistas mais esclarecidos"?Abraços.

onaiab
    Membro

Considerar crença e fé como herança cultural do homem primitivo e/ou situar assuntos ligados a espiritualidade, sob a “supervisão exclusiva” da ciência e filosofia; admitir como verdade absoluta o mito da criação, narrado na Bíblia e/ou crer na existência de um deus à nossa imagem e semelhança. A tais posturas, inegavelmente existentes de ambos os lados, entre ateus e religiosos, eu considero puro dogmatismo. Ou falta de esclarecimento.A realidade não deve apenas ser pensada. Deve também ser vivenciada, estudada, compreendida. Já disse isso por aqui. Negar é muito fácil. Sobretudo o que não se dá ao trabalho de conhecer profundamente.Até mais, unVolt

Acho que entra aquela velha frase:"A ciencia se religião é manca, e a religião sem a ciencia é cega"

Olá Quixote,Sei que a ciência não exclui a possibilidade da religião, mas não vejo de que modo a ciência necessita da religião, por favor exemplifique...Abraços.

jgsa
    Membro

Olá UnVoit,Lendo quase todas as postagens acima, percebi que você ficou um tanto soltário nas defesas de suas teses. Não prometo que vou defende-lo, ou a suas teses, a "unhas e dentes", mas tentarei mostrar que os dois lados tem suas razões.Esclarecimento: como já me referi no tópico "Livre Arbítrio X Predestinação tenho uma visão bem particular a respeito da existência de Deus.Penso que ambos os defensores estão sendo extremistas.Por exemplo: não vejo o menor problema em acreditar em Deus e acreditar no Big Bang. Não duvido que o Big Bang possa ter sido um instrumento de Deus entende. Quando é dito na Bíblia que o mundo foi feito em 6 dias, não há referência a qualquer período de 24 horas, podem ter sido milhões de anos. O dia no período que conhecemos é extremamente novo.

Ola jgsa,Talvez vc tenha me entendido mal, pois em momento algum afirmei a inexistencia de Deus. Deste modo, nao creio que minha posicao tenha sido "extremista".O que eu nego eh a possibilidade de se utilizar (disfarcadamente, o que eh pior ainda) aquela velha alegoria do relojoeiro, tantas vezes refutada, para uma tentativa de embasar a posicao dos deistas. Abracos.

(…) Quando é dito na Bíblia que o mundo foi feito em 6 dias, não há referência a qualquer período de 24 horas, podem ter sido milhões de anos. O dia no período que conhecemos é extremamente novo.

Você acredita na Bíblia?

jgsa
    Membro

Referente ao relojoeiro: você é agnóstico?Então você afirma que não é ateu, apenas não se convenceu de que ele existe? Mas espera ter um contato com ele? Ou acredita que ele exista e não aceita a idéia de um Deus controlador?Eu dizer se concordo ou não, não é o mais apropriado. Posso dizer que concordo com muitas coisas, creio que muitas aconteceram. O mais importante é perceber que muitas coisas estão sendo comprovadas pelos historiadores, arqueólogos, e muitos outros cientistas. Quando digo que concordo com muitas coisas, me refiro principalmente ao Novo Testamento (d.C). Por mais que não se aceite a Bíblia como um livro válido ou verídico, há de se concordar que existem muitas lições úteis independente de credos.

Olá…Não me definiria como "agnóstico", até porque, como dizem, definir é limitar. Na verdade eu passei a maior parte da minha vida (mais precisamente até os 17 anos) como um religioso, apesar de ter desacreditado da Bíblia como um livro "divinamente inspirado" desde muito cedo.Dos 17 anos pra cá, descontando alguns momentos de ateísmo, passei a não me preocupar tanto com a existência ou não de Deus, pois tenho por certo que, se existe, Ele não está muito aí pra gente.O que eu tenho pavor são de tentativas ridículas de se provar a existência de um "bondoso Deus", ou, o que é pior, da veracidade da Bíblia, que pra mim (excetuando-se alguns poucos pontos do NT, como vc disse) é o maior amontoado de baboseiras e blasfêmias contra Deus, se é que Ele existe.Abraços.

jgsa
    Membro

Especifique religioso (qual religião, que nível…)!

Fui criado, desde pequeno, em uma igreja evangélica. Frequentava a “escola dominical” todos os (como o nome já diz) domingos na tentativa de estudar a bíblia e encontrar provas de sua veracidade, fato que não se concretizou. Vocês não tem idéia de como é difícil abandonar algo que, desde que vc se tem por gente, te dizem que é a mais absoluta verdade.

(...) apesar de ter desacreditado da Bíblia como um livro "divinamente inspirado" desde muito cedo.

Usei uma palavra errada logo acima. Onde escrevi "desacreditei", entenda-se "duvidei".

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 230 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.