Início › Fóruns › Outros Tópicos › O ateu e as provas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
26/05/2006 às 11:41 #80557jgsaMembro
Não sei como você reagirá (positiva ou negativamente) a isso, mas sou cristão e freqüento a batista.Como você pode perceber, "vou à igreja" mas não sou abitolado. Penso ser possível se conciliar uma coisa à outra. O que eu sou contra são esses extremismos imbecis e inconseqüentes.Talvez você esteja dando muito crédito à religião (protestantismo) ou até mesmo ao religiosos de plantão que só sabem criticar tudo e todos que são contrários a eles.Estou errado?
26/05/2006 às 22:13 #80558Miguel (admin)MestreOlá jgsa,A religião cristã só é possível quando se tem absoluta confiança de que o que está na bíblia é verdade, e para mim (após algum tempo de hesitação) isto se tornou impossível. A bíblia, e, mais especificamente o AT, contraria tudo aquilo que conhecemos como "razão", por mais que se prove a existência de uma ou outra aldeiazinha citada na bíblia.Afinal, um deus que faz coisas do tipo se expressar através de um jumento, mandar um profeta comer merda, "criar o mal" (e, mais adiante, se contradizer), punir os filhos em lugar dos pais (aqui também a bíblia se contradiz), dar a seus servos "estatutos que não eram bons", e outras cositas más, é tão ilógico quanto Amom, Zeus, Jaci e cia.Enfim, não excluo a possibilidade da fé, desde que não se tente embasá-la com supostas "provas".Abraços.
27/05/2006 às 20:34 #80559jgsaMembroOlá UnVoit,Tento não me prender ao AT, busco saber mais sobre o NT, especialmente as cartas paulinas, que, como eu já disse, possuem ensinamentos que servem até mesmo para quem não é cristão. Mas enfim. Não acho que esse assunto vá levar a algum lugar.Assisti a um debate muito interessante sobre "A criação do próprio mundo em Sartre". Você o conhece? Ele era ateu.Eu gosto muito do pensamento dele, estou estudando para fazer uma palestra, ou debate, na Universidade onde estudo, sobre "A liberdade em sartre".Abraço
28/05/2006 às 2:03 #80560Miguel (admin)MestreOlá jgsa,Sobre Sartre, eu acabei de ler uma ótima (e repulsiva) coletânea de contos chamada "O Muro". É um pouco atordoante, mas nos dá uma boa idéia das idéias sartreanas "na prática".Qual o curso que vc está fazendo?Abraços.
29/05/2006 às 2:52 #80561onaiabMembroOlá jgsa,A religião cristã só é possível quando se tem absoluta confiança de que o que está na bíblia é verdade,
Olá, unVolt.Penso que há um certo exagero nesta sua afirmação.
29/05/2006 às 12:20 #80562jgsaMembroUnVoit,Me lembro agora de você ter me indicado ler esse conto, por tratar sobre a morte. Recomendo que leia "A Náusea", que é um romance onde ele também expressa suas idéias.Faço Direito na Católica de Brasília e você?Onaib, também considero a frase supra citada um exagero.Abraço
29/05/2006 às 20:54 #80564Miguel (admin)MestreOlá a todos…Onaiab, por favor especifique a sua posição com relação à minha afirmação para que possamos desenvolver a discussão.jgsa,Obrigado pela sugestão, tentarei ler este livro assim que possível.Quanto à faculdade, faço informática na faculdade de tecnologia de jundiaí, mas estou pensando seriamente em parar para fazer filosofia...hehehe...Abraços a todos.
29/05/2006 às 21:37 #80565jgsaMembroUnVoit,Não recomendo que você pare para fazer filosofia. Também já pensei nisso mas temos que ser realistas: a filosofia, pelo menos a principio, não põe pão na mesa. Por isso estou fazendo Direito primeiro. Mas vou fazer filosofia com certeza.E é melhor também porque quanto mais o tempo passa mais estou preparado para aproveitar o melhor que o curso pode oferecer, lendo e estudando independentemente.Abraço
30/05/2006 às 0:50 #80566Miguel (admin)Mestrersrs… meus pais falam a mesma coisa ;Dmeu medo eh realmente esse, pois se nao me engano o ensino medio possui apenas uma aula por semana de filosofia. Mas tambem tenho pensado em fazer Historia, pois sao duas aulas por semana, para ensino medio e fundamental, alem de ser um assunto que adoro.Bom, mas de qualquer modo tudo depende de eu passar na usp no final do ano, o que nao eh nada facil..rs...Falou.
30/05/2006 às 18:52 #80569onaiabMembrounVolt, o Cristianismo independe do Antigo Testamento. Os absurdos fartamente encontrados alí não se repetem no NT, que traz ensinamentos de natureza essencialmente moral.Olha a opinião de Einstein, em " Como vejo o mundo " : " Se se separa o judaísmo dos profetas, e o cristianismo tal como foi ensinado por Jesus Cristo de todos os acréscimos posteriores, em particular aqueles dos padres, subsiste uma doutrina capaz de curar a humanidade de todas as moléstias sociais. "Ainda assim, creio poder se encontrar, facilmente, algumas inegáveis contradições, até mesmo em citações atribuidas a Jesus.Tanto o AT como o NT, devem ser analisados em contexto apropriado.
30/05/2006 às 21:50 #80568Miguel (admin)MestreOlá onaiab,Os fatos que vc citou (as "inegáveis contradições") invalidam totalmente a bíblia como a "palavra de deus". Se a bíblia fosse a expressão de deus, ou ele não teria permitido distorções, ou estaria nos enganando.E, se a bíblia não é a "palavra de deus", qual o seu valor? Qual a vantagem dos evangelhos, por exemplo, sobre a filosofia de um Sócrates?
"Se se separa o judaísmo dos profetas, e o cristianismo tal como foi ensinado por Jesus Cristo de todos os acréscimos posteriores, em particular aqueles dos padres, subsiste uma doutrina capaz de curar a humanidade de todas as moléstias sociais. "
Bem, eu discordo, pois para a maior parte da população a religião é realmente um "ópio", como diria Marx. A resignação pregada pelos evangelhos é uma das bases do capitalismo, quando diz que por mais sofrimento que tenhamos aqui, tudo se resolverá no céu, já que os ricos malvados terão seu castigo no lago de fogo (Mateus 19:24) e os "escolhidos" se regozijarão (putz, que palavra tosca..rs...) por toda a eternidade.Abraços.
31/05/2006 às 0:01 #80567Miguel (admin)MestreOlá novamente,No Novo Testamento são feitas inúmeras referências ao Antigo, sendo que em muitas destas vezes o próprio Jesus corrobora ou segue tais escritos. Portanto penso ser impossível desvincular o NT do AT.Mais uma vez, abraços a todos. 8)
31/05/2006 às 15:34 #80570onaiabMembroOlá, unVolt.Penso não ser necessário recorrer às contradições da Bíblia, para invalidá-la como "palavra de Deus". Tal expressão, por sí só, já é absurda. Se cabe um subtítulo à Bíblia Sagrada, que tem o seu valor cultural e religioso, prefiro que seja : "A palavra do homem, na busca incessante por compreender a realidade divina".Entre Marx e Jesus, prefiro a doutrina deste, embora não conheça muito sobre o pensamento marxista, estou me informando a respeito. Para mim, criticar a religião, sem apresentar algo que seja melhor, não soa bem. E não creio que o Marxismo seja uma proposta melhor que o Cristianismo, embora saiba que tal discussão é perfeitamente viável, necessária, para um debate aprofundado.Existem equívocos bíblicos e interpretações equivocadas. Não devemos nos esquecer que, a exemplo de Sócrates, Jesus não deixou nada escrito. E nem fundou religião alguma.Forte abraço.
31/05/2006 às 19:00 #80571jgsaMembroAcho que, como já disse, os ensinamentos bíblicos servem mesmo para quem não é cristão, e não descarto alguns ensinamentos marxistas.Uma coisa deve ser vista: a Bíblia foi o primeiro livro impresso e desde lá é o mais vendido.Abraço
31/05/2006 às 23:36 #80563Miguel (admin)MestreOla amigos,
Se cabe um subtítulo à Bíblia Sagrada, que tem o seu valor cultural e religioso, prefiro que seja : "A palavra do homem, na busca incessante por compreender a realidade divina".
Eu utilizaria a frase de um modo diferente: "A palavra do homem, na busca incessante por subjugar o proximo"
Para mim, criticar a religião, sem apresentar algo que seja melhor, não soa bem.
a exemplo de Sócrates, Jesus não deixou nada escrito. E nem fundou religião alguma.
Se Jesus nao fundou uma religiao (fato que eu nego) nem escreveu nada, porque outros homens haveriam de fazer isto posteriormente? Repito: "A palavra do homem, na busca incessante por subjugar o proximo"
Entre Marx e Jesus, prefiro a doutrina deste, embora não conheça muito sobre o pensamento marxista, estou me informando a respeito. Para mim, criticar a religião, sem apresentar algo que seja melhor, não soa bem. E não creio que o Marxismo seja uma proposta melhor que o Cristianismo, embora saiba que tal discussão é perfeitamente viável, necessária, para um debate aprofundado.
Nao sou propriamente marxista, ate porque nao conheco seu pensamento a fundo. Mas o que posso lhe afirmar eh que a filosofia BUSCA respostas e solucoes, ao passo que a religiao simplesmente as INVENTA.
Uma coisa deve ser vista: a Bíblia foi o primeiro livro impresso e desde lá é o mais vendido.
O mais vendido, e, como dizem, o menos lido.Abracos a todos.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.