Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › O que quer dizer Deus para a filosofia ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
19/02/2002 às 20:41 #71974Miguel (admin)Mestre
Alex aho que me exprecei mal se dei a entender que os fenômenos espíritas foram criados em 1857, com certeza em toda a história da humanidade, e não são poucos os casos, temos notícias de fenômenos ditos sobrenaturais,inclusive no caso de swedenborg, o espiritismo como doutrina foi apresentada ao mundo em 1857, que é inquestionável que os fenômenos espíritas sempre ocorreram eu não discuto, a minha colocação foi simplesmente que em 1734 era impóssivel ter ocorrido uma sessão espírita , pois o espiritismo ainda não havia surgido, não quis dizer que o fenômeno tenha sido falso por esse motivo.
(Mensagem editada por vdj em Fevereiro 19, 2002)
20/02/2002 às 2:47 #71975Miguel (admin)Mestrede certo… vdj…. o erro foi meu.. aguardava a sua participação para uma retratação pública…verdadeiramente não era esta expressão “sessão espírita” que o valenic devia ter usado… o erro foi meu pq já conhecia alguma coisa de swendenborg, logo, compreendi o termo “sessão espírita” espontanemante.
peço, formalmente, desculpas por tê-lo interpretado mal…
abs.
ps. como já dito antes, estou de pleno acordo com as suas colocações quanto as mensagens de valenic.
abs.
20/02/2002 às 18:35 #71976carlosMembroMutação simples pode gerar nova espécie
Folha de São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2002
EVOLUÇÃO
Estudo de universidade norte-americana derruba principal
argumentação dos defensores da teoria criacionistaSALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCALCientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA)
mostraram que a evolução das espécies pode muito bem seguir o
mote da teoria do caos: eventos discretos, grandes efeitos.
Mudanças mínimas em um certo gene de um organismo podem
levar a outro bicho, cuja estrutura corporal é totalmente diferente.
O estudo derruba o principal argumento dos defensores do
criacionismo, que pregam que todas as espécies foram projetadas
individualmente por uma instituição divina, como diz a Bíblia. Eles
se opõem à teoria da evolução pela seleção natural, do britânico
Charles Darwin (1809-1882).
Embora os biólogos tomem por verdade as idéias darwinistas, o
criacionismo se mantém, graças ao conservadorismo e à
dificuldade de demonstrar em laboratório as idéias sugeridas pela
teoria da evolução. O estudo, liderado por William McGinnis,
desfere golpe fatal no argumento criacionista.
O segredo está em um gene chamado Ubx. Ele faz parte do grupo
de genes do tipo Hox, já famosos por serem os responsáveis pela
determinação de onde e que tipo de membro deve ser formado
em cada parte do corpo. “Isso vale para crustáceos, insetos e
humanos”, disse à Folha Matthew Ronshaugen, autor principal do
estudo, que saiu no começo do mês na revista científica britânica
“Nature” (http://www.nature.com).
O que McGinnis e seus colegas demonstraram foi que mudanças
relativamente simples (e que, por consequência, poderiam ter
surgido aleatoriamente via mutações) no tal gene Ubx podem dar
origem a um projeto original e funcional de membros para uma
nova espécie. Trocando em miúdos, o conjunto de patas de
camarão vira o conjunto de patas da formiga. “A questão é mais a
quantidade de pernas do que o seu tipo”, explica Ronshaugen.
Os pesquisadores pegaram a versão do Ubx de um crustáceo
(Artemia franciscana) e o inseriram em uma mosca. Observaram
então que as pequenas diferenças que separam a versão do
crustáceo da equivalente no inseto induziam a formação de pernas
em outras regiões do corpo.
Mutações pequenas e capazes de empurrar a evolução para a
barreira entre espécies eram tudo o que os criacionistas não
queriam. Sua argumentação se baseia no princípio de que a
natureza aleatória da evolução não poderia oferecer mutações
simples e ao mesmo tempo eficientes.Aviso aos estudantes
Em 1999, o Estado americano de Oklahoma obrigou os livros de
biologia usados pela rede estadual de ensino a conterem o
seguinte aviso: “A palavra evolução pode se referir a muitos tipos
de mudança. Evolução descreve mudanças que ocorrem dentro
de uma espécie (mariposas brancas, por exemplo, podem evoluir
em mariposas cinzas). Esse processo é a microevolução, que
pode ser observada e descrita como fato. Evolução também pode
se referir à mudança de uma coisa viva em outra, como em répteis
e pássaros. Esse processo, a macroevolução, nunca foi observado
e deveria ser considerado uma teoria.”
Foi o efeito da última onda do criacionismo nos EUA, ocorrida há
cerca de três anos. “De cinco a dez Estados americanos
atualmente adotam políticas semelhantes”, diz Ronshaugen.
“Isso não prova definitivamente que a evolução foi assim, mas
mostra que poderia ter sido deste modo. O argumento criacionista
contra a macroevolução ficou muito menos válido agora.”
O próximo passo do estudo é analisar o DNA de outros seres.
“Queremos verificar se essa mudança é algo geral, e não apenas
uma estranha ocorrência.”23/02/2002 às 4:26 #71977Miguel (admin)Mestre-O artigo citado assim se inicia: “A major evolutionary
transition occurred 400 million years ago… (Uma transição
evolucionária principal ocorreu há 400 milhões de anos…)
(oops!) De onde provém esta datação? Já parte da suposição
de que o universo teria tal idade. S U P O S I Ç ÃO!
-Logo a seguir diz: Evolution has produced marvellous
variety in the arthropods, and in their various appendages…
( A evolução produziu maravilhosa variedade
nos artrópodes, e em seus vários anexos… (A maravilhosa
variedade de artrópodes que existem nada têm a ver com
o tal experimento citado.)
-Segundo o artigo citado: “O estudo, liderado
por William McGinnis, desfere golpe fatal no argumento
criacionista.” Que golpe fatal? Que manipulações genéticas
produzem alterações em seres vivos ? Nada de novo nisto.
Isto não dá suporte algum ao argumento evolucionista,
antes, apenas repete a constatação de que a manipulação
genética para produzir anomalias é verificável na prática.
– Ainda segundo a citação: “Isso vale para crustáceos,
insetos e humanos” (Como, onde e quando????)
Outra vez, nada de evidências, apenas mais uma tentativa
de ligar tais experimentos ao evolucionismo. Só fica
faltando o elo de ligação, que tal como o osso do Pitecantropos
erectus, se encontra ainda perdido e sem poder ser achado.
Evidência? Não. Apenas mais um elo perdido.
O Evolucionismo é na realidade um sistema de crenças baseado na suposição de que há uma explicação puramente materialista para a origem de virtualmente todas as coisas que existem. A essência desta crença (também conhecida como Materialismo) é que tudo na natureza surgiu espontaneamente por um processo de autotransformação sem a necessidade de intervenção sobrenatural.
O Evolucionismo é na realidade mais uma corrente filosófica ateísta do que qualquer outra coisa. Embora existam evolucionistas não ateus, muitos sem entenderem adequadamente sobre o que falam, afirmam que a crença em Deus pode ser conciliada com a crença no Evolucionismo. Porém a crença no evolucionismo se opõe frontalmente à crença em Deus, e pior ainda, O chama de mentiroso. Pois se Ele afirma que criou os céus e a terra em seis dias e o homem no sexto dia, pela Sua palavra, e alguém diz: houve uma explosão e o universo passou a existir, e ainda, meus antepassados foram répteis e macacos, tais afirmações contradizem o que diz Deus. Logo tal conciliação, i,e, a crença em Deus e a crença no evolucionismo é impossível, absurda e sem coerência.
O evolucionismo não se iniciou com Darwin, e nem foi inicialmente proposto por cientistas trabalhando em laboratórios. Filósofos da Grécia antiga já especulavam sobre uma origem materialista para o universo, como foi o caso de Anaximenes (560-502 BC), Heraclitus de Éfesus (535-475 BC), Empédocles (484-424 BC), e Epicurus (341-270 BC). Este último acreditava que todas as coisas no universo se desenvolveram ao acaso por combinações aleatórias de partículas chamada de Átomos! Na realidade, o atual sistema de crenças chamado de Evolucionismo Naturalista, muito deve ao Epicurismo. Portanto, evolucionismo é crença e não ciência. Pode, contudo, ser enquadrado na categoria de ficção científica.23/02/2002 às 10:21 #71978vinnyMembroE deus é ciência não crença. Viu gente! Quando vc acordar de seu sono, mande-me fatos por favor, não estas refutações grosseiras e sem sentido. E ainda no tópico errado!! Vamos lá no tópico referente a existência de deus, daí vc poderá desferir seu murros tão dolorosos contra a minha religião evolucionista. Tá bom.
23/02/2002 às 14:29 #71979carlosMembroTudo o que o senhor não compreende, reverendo Rankin, atribui a Deus. Deus é o lugar para onde o senhor varre todos os mistérios do mundo, todos os desafios à nossa inteligência. O senhor simplesmente desliga o cérebro e diz que é coisa de Deus.”
Eleanor Arroway para o reverendo Billy Jo RankinNão confunda ciência com crendisse! Ciência é progressiva, sua religião é estática. Se vc não aceita a hipótese da origem da vida pela ciência, e aposto que ignora plenamente o que já se sabe hj, então tranque-se em sua igreja ou proponha algo de novo, se for embasado na ciência EU teria enorme prazer em ler e estudar. Agora bater o pé e dizer que fósseis não existem, carbono 14 é falácia, milhões de anos é devaneio científico, o certo seriam 10.000 anos,isso tudo nunca levará a nada. A ciência busca a verdade e a verdade está lá fora, não dentro de sua bíblia malígna, falaciosa, torpe e incoerente.
Desculpem-me pelas palavras, mas nos dias de hj não queimam cientistas na fogueira.24/02/2002 às 18:56 #71980Miguel (admin)MestreCordiais saudações!
“E ainda no tópico errado!!”
Realmente acredito não me encontrar no “tópico errado”. Se a linguagem pode expressar alguma coisa, e se domino bem o português, creio que “ o que quer dizer Deus para a filosofia” é um tópico onde Ele é alvo deste tópico. Mas parece que a Sua presença o incomoda. Quanto às minhas refutações, nada têm de grosseiras, diferentemente de seu tom com o qual se dirige à minha pessoa. Porém nem a falta de cortesia de sua parte, nem a ausência de uma postura compatível com um comportamento sóbrio diante de pessoas as quais não lhe conferiram a intimidade suficiente para que com elas possa desta forma falar e nem mesmo sua explícita ironia poderão afetar a verdade. De fato nós o incomodamos. E isto devido ao fato de podermos não somente, facilmente, destruir sofismas antigos e debilitados, bem como pelo fato de que sua tentativa em encontrar refúgio em uma sensação de superioridade mental e intelectual, diante de nós, simplesmente cai por terra. Sim, facilmente apaga-se o brilho bruxuleante de sua cultura e ciência supostamente elevadas. E isto diante de nós e por nossa causa. Se algum sono agora, porventura, me influencia, pode até ser que seja um pouco de sono físico. Mas ainda que assim o fosse, não necessitaria muito mais do que uma pequena fração de meu cérebro para poder debater com o senhor. Se em algum lugar faltam fatos, não é em minhas colocações, mas sim nas suas, pois além de não apresentar fato algum, simplesmente refila contra tudo o que não sabe e a respeito do que não entende. Ainda que faltasse vigor ao meu corpo, certamente que não faltaria ao meu espírito, esse mais forte do que meu cérebro físico, invisível, mas absolutamente real. Espírito filho do Espírito de Deus, que me criou, formou e fez. E para isso mesmo fomos criados e chamados: para levantarmos as nossas vozes e proclamarmos as virtudes dAquele que nos chamou das trevas da ignorância espiritual para o reino da Sua luz, sabedoria e eternidade.
“Agora bater o pé e dizer que fósseis não existem, carbono 14 é falácia, milhões de anos é devaneio científico,…”
Quanto ao senhor, por que deturpa minhas palavras e distorce o que eu disse? Será porque realmente não compreendeu ou será que de fato se utiliza da tática do engano? Quando e onde disse eu que os fósseis não existem? Eles existem. O que eu disse, e repito, é que o teste do carbono catorze é absolutamente incoerente e falho quando utilizado em datações que teriam como objetivo respaldar a teoria da evolução. Isto é um fato, conhecido até mesmo entre os evolucionistas.
“A ciência busca a verdade e a verdade está lá fora, não dentro de sua bíblia malígna, falaciosa, torpe e incoerente.”
A ciência observa e aprende, de fato não é estática, e aprende com a natureza, criada por Deus. O que o senhor parece querer não é se utilizar nem da ciência e nem da filosofia para tentar chegar à verdade. Antes parece evidentemente querer fugir dela. Se nem o homem pode ser reduzido ao racionalismo materialista, quanto mais Deus! Se a inteligência humana pode realizar notáveis feitos, isso não se contrapõe à existência do homem interior, espiritual e, tal como Deus, invisível. Porém, o homem, se reduzido às limitações dos sentidos, torna-se semelhante aos animais, e como eles, se torna embrutecido e sem entendimento. O que tem a sua ciência a dizer sobre a humildade, a justiça e o amor? O muito pensar pode levar à exaustão física pelo desgaste biológico natural das reservas de neurotransmissores, mas a frieza espiritual conduz à brutalidade e esta à injustiça, e esta última conduz ao sofrimento. E é pelo sofrimento, fruto das injustiças cometidas, que os homens, quer queiram quer não, haverão de dar contas Àquele que o senhor desconhece e cuja palavra, a Bíblia, o senhor chama de malígna. Assim tornando-se também culpado de blasfêmia e injúria. Faz o senhor, contudo, suas afirmações em conforto, esquecendo-se deliberadamente de que não passamos de mortais e que o tempo de vida tem um fim, após o que segue-se o juízo. Mas sobre isso o senhor não quer nem pensar, não é mesmo? Por esta razão a Luz o incomoda, assim como ao senhor a quem me referi acima. A Luz vos incomoda porque vos mostra aquilo que os senhores pensam estar oculto, mas que por Ela é trazido às claras, e isso vos incomoda. Desta forma, atrás da máscara da filosofia, procuram os senhores encontrar outros que como vós também pretendem excluir Deus de suas vidas e de suas consciências. O que, como podem perceber, não é o meu caso. Não é a mim que rejeitais e muito menos minhas afirmações, antes rejeitais Aquele sobre quem e a respeito de quem afirmo que existe e que vos há de pedir contas. Embora o tempo para o arrependimento esteja em vigor e é por esta razão que tendes de vos deparar face a face com pessoas que, como eu, vos procuram mostrar a Verdade para que à Ela vos achegueis e sejais salvos. Salvos de que? Talvez perguntem. Não das fogueiras da inquisição que queimavam os verdadeiros cristãos, mas sim das chamas eternas do inferno que há de devorar todos os que, ao lado de satanás, se mantém em estado de franca rebelião contra Deus. Esse mesmo, a respeito de quem dizeis: não existe! E ainda: quem nos haverá de pedir contas? E assim acumulam sobre vós mesmos ira sobre ira, até o grande dia, já agora bem próximo: O dia da Sua vinda. O dia em que se levantará O dono da casa, para julgar as nações. Em verdade, é para o vosso próprio bem que nos estais a ouvir, pois Deus vos tem concedido tempo.24/02/2002 às 21:37 #71981Miguel (admin)MestreLi algumas mensagens dessa extensa discussão, e gostaria de, me atendo mais ao tópico, fazer alguns comentários. O primeiro, que parece que alguns estão esquecendo, é que a ciência, em filosofia não nega a existência de Deus. Não se pode provar o negativo. A ciência moderna surge junto com a noção de infinito que derrubou o dogma geocêntrico. Num espaço infinito, não há como garantir que as mesmas leis serão válidas sempre. logo, não há como garantir que não haja Deus. Esse, aliás, é o tema da aposta pascalina: Se Deus não existir e eu acreditar nele, não estarei fazendo mal, mas se ele existir e eu acreditar serei recompensado. Bem, o fato é que a ciência não se preocupa com as questões da verdade absoluta, embora não as negue. Ela simplesmente quer ter um conhecimento seguro, relacionado à experiência e passível de repetição. Se a ciência natural tem seu objeto no mundo empírico, já está aí se abstendo de qualquer questão absoluta. Ela quer apenas que o seu conhecimento seja válido enquanto durar as leis o que o geraram. Ou mesmo criar um conhecimento que tenha seu valor de verdade no seu próprio sistema, como a geometria. A ciência quer o conhecimento dos fenômenos, e os fenômenos são as coisas tais quais aparecem a nós, e não como realmente são. O que elas realmente são a ciência não se preocupa, ainda, pois não pode ter um conhecimento certo baseado num método e que seja passível de prova, repetição. Esse tema é bem tratado por Leibniz
Thomas Kuhn já dizia que as verdades científícas se baseiam a paradigmas, que são as teorias mais abrangentes por responderem o maior número de questões dentro desse quadro. A questão é que todo paradigma é incompleto, se um parece perfeito é porque ainda não acharam a falha, mas ela fatalmente existe. Além disso, há outros critérios de interesses envolvidos na manutenção de paradigmas: interesses econômicos, sociais, políticos etc. Se um novo paradigma mais abrangente surgir, é necessário que toda a geração que fundou sua vida no velho morra para que ele possa se consolidar, já que a velha geração fará de tudo para continuar propagando sua verdade.Por fim, sobre a questão da suposta rixa ciência X religião, gostaria de lembrar que elas não são, a princípio, opostas. O que domina é o tema dos círculos concêntricos, tão bem formulados por Kant. A ciência e a filosofia precisam de limites claros e definidos para seu círculo , e dentro desse sistema trabalham. Já a religião estaria num círculo que envolve esse, maior, mas com limites fraquejantes e não definidos. Existe uma teoria de religião-histórica, se não me engano, que foi seguida por alguns cientistas modernos, como Galileu. Acreditava-se na evolução da humanidade em três eras, segundo o cristianismo: a primeira era, a do pai, era quando o homem vivia sob a tutela do divino, sem a perfeita consciência do que era, tendo depois caído desse paraíso e sendo por isso castigado. A do filho, era a redenção da humanidade, o homem assume-se sozinho no mundo, e quer ser senhor do seu próprio destino. Os cientistas modernos acreditavam estar inaugurando a terceira era, uma espécie de casamento das duas: a era do espírito santo, quando o livro do mundo, ou da natureza, seria aberto aos olhos humanos, e “quem tem ouvido, que ouça”. A ciência moderna, nesse aspecto acreditava estar abrindo o livro das leis do mundo, o conhecimento coadunado com o espírito santo. Isso explicaria porque alguns desses grandes cientistas como Newton etc não eram ateus.
Bem, o que eu disse são correntes e opiniões teóricas que existem, e não minha opinião. Espero que sirva para enriquecer o debate. Abs
25/02/2002 às 0:32 #71982Miguel (admin)MestreSim, penso que Kant pode ajudar um pouco o debate até porque podemos falar de um certo agnosticismo em Kant. Segundo ele, nada poderemos saber acerca daquilo que as coisas são em si mesmas; apenas conhecemos o nosso modo de conhecer, isto é, das representações só conhecemos o que lá colocamos. Somos assim “vítimas” do nosso próprio modo de conhecer limitados pela nossa própria constituição subjectiva que não é dotada de uma intuição intelectual capz de captar a realidade em si mesma, directamente. Não há, assim, acesso directo à estrutura das coisas em si.
Talvez a consciência destas limitações leve a relativizar posições no debate…25/02/2002 às 0:51 #71983Miguel (admin)MestreEu me referi ligeiramente à Kant não por causa disto, que é , aliás, um resumo bastante conhecido de uma das idéias chave do prefácio da Crítica da Razão Pura, essencialmente, mas sim por causa da imagem que Kant constrói no livro a Religião Nos Limites da Simples Razão, em que pretende tratar de assuntos concernentes á fé, como Deus e o Absoluto, apenas no que elas refletem dentro de seu sistema filosófico, e por isso os dois círculos concêntricos. Esse tratado, aliás, rendeu um belo puxão de orelha em Kant, por parte do Rei Guilherme Frederico II. Sua admoestação levou Kant a se comprometer a não mais escrever sobre religião, e Kant aceitou, acrescentando enquanto súdito de vossa majestade. Felizmente para a filosofia tal rei morreu jovem e Kant pôde voltar a tona, especialmente no Conflito das Faculdades.
25/02/2002 às 0:57 #71984carlosMembroOs religiosos costumam dizer que a Bíblia é a palavra revelada aos homens por um “deus de amor”, de “infinita misericórdia” e todas aqueles outros clichês que todos nós já escutamos muitas vezes. E quando são lembrados que, segundo a Bíblia, o deus bíblico não apenas permitiu, como também apoiou e foi diretamente responsável pelas piores ações contra a vida humana, eles usam o argumento do “contexto”. Ao que parece, para os apologistas bíblicos o “contexto” pode justificar tudo. O “contexto” permite que crianças, velhos e mulheres grávidas, sejam massacrados sem nenhuma piedade. O “contexto” justifica o seqüestro de virgens , o roubo de bens, a invasão de terras de outros povos e a morte de inocentes pelos erros de outra pessoa. O “contexto” torna completamente aceitável que um “Deus de Amor” entregue leis cruéis e bárbaras para o seu povo “eleito”. O “contexto” torna possível que um deus rogue maldições e castigue à toda a humanidade pelo erro de apenas duas pessoas, e ainda assim seja chamado de “Deus de misericórdia infinita”. Contexto, a maior invenção do homem depois da linguagem. Viva o contexto!
Pois bem, abaixo estão algumas das mais terríveis passagens bíblicas que contradizem tudo isso que é dito sobre esse “Deus” (calma, não se preocupe, esse “Deus” não existe). Pegue a sua Bíblia e confira.
Gênesis 38: 09,10 e 11-Então disse Judá a Onã: Toma a mulher de teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita descendência a teu irmão.Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão. E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele.
Êxodo 21:20,21- Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão,certamente será castigado; mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.
Êxodo 04:11- Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Êxodo 12:29,30- E aconteceu que à meia-noite o SENHOR FERIU TODOS OS PRIMOGÊNITOS na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, porque NÃO HAVIA CASA QUE NÃO HOUVESSE UM MORTO.
Êxodo 24:06-08 – E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. (…). Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.
Êxodo 29:20,21- e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor.Então tomarás do sangue que estará sobre o altar, e do óleo da unção, e os espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; assim ele será santificado e as suas vestes.
Êxodo 32:27- Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
Números 31:17,18 – Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.
Números 25:04- Disse, pois, o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel.
Deuteronômio 20: 16,17- Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, não permitirás que alguém fique vivo, mas passá-los-ás todos ao fio da espada: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus, e aos jebuseus; como Senhor teu Deus te ordenou;
Deuteronômio 02:33,34 – E o SENHOR NOSSO DEUS no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo.Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;
Deuteronômio 32:25- Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem idoso.
Deuterômio 32:39- Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; EU FAÇO MORRER E EU FAÇO VIVER; EU FIRO E SARO; e não há quem possa livrar da minha mão.
Deuteronômio 32:42- Embriagarei de sangue as minhas setas, do sangue dos mortos e dos prisioneiros, e a espada devorará as carnes da cabeça raspada dos inimigos.
Josué 11:14 – Mas todos os despojos dessas cidades, e o gado, os filhos de Israel tomaram como presa para si; porém feriram ao fio da espada todos os homens, até os destruírem; nada deixaram do que tinha fôlego de vida.
Josué 11:20- Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
2Samuel 12:14,15- Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te NASCEU CERTAMENTE MORRERÁ. Então Natã foi para sua casa. Depois o SENHOR FERIU A CRIANÇA que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente.
2Samuel 24:15- Então enviou O SENHOR A PESTE sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dã até Berseba, SETENTA MIL homens.
2Samuel 24:17- E, vendo Davi ao ANJO QUE FERIA O POVO, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu pequei, e procedi iniquamente; PORÉM ESSAS OVELHAS O QUE FIZERAM?
Juízes 3:21,22- Então Eúde, estendendo a mão esquerda, tirou a espada de sobre a coxa direita, e lha cravou no ventre. O cabo também entrou após a lâmina, e a gordura encerrou a lâmina, pois ele não tirou a espada do ventre.
Juízes 21:10,11- Pelo que a congregação enviou para lá doze mil homens dos mais valorosos e lhes ordenou, dizendo: Ide, e passai ao fio da espada os habitantes de Jabes-Gileade, juntamente com as mulheres e os pequeninos. Mas isto é o que haveis de fazer: A todo homem e a toda mulher que tiver conhecido homem, totalmente destruireis.
Levíticos 26:27 a 29- Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas.
Isaías 45:06,07- Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.
Josué 10:40- Assim feriu Josué toda aquela terra, a região montanhosa, o Negebe, a baixada, e as faldas das montanhas, e a todos os seus reis. Não deixou nem sequer um; mas a tudo o que tinha fôlego destruiu.
1Reis 13: 26- Quando o profeta que o fizera voltar do caminho ouviu isto, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.
2Reis 02:24- E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
2Reis 19:35- Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres.
2Reis 1:10,11 e 12- Mas Elias respondeu ao chefe de cinqüenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta. Tornou o rei a enviar-lhe outro chefe de cinqüenta com os seus cinqüenta. Este lhe falou, dizendo: Ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. Também a este respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
Ezequiel 09:06- Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los.
Ezequiel 32:04-06- Então te deixarei em terra; sobre a face do campo te lançarei, e farei pousar sobre ti todas as aves do céu, e fartarei de ti os animais de toda a terra. E porei as tuas carnes sobre os montes, e encherei os vales da tua altura.Também com o teu sangue regarei a terra onde nadas, até os montes; e as correntes se encherão de ti.
Deuteronômio 25:11,12- Quando pelejarem dois homens, um contra o outro, e a mulher de um chegar para livrar a seu marido da mão daquele que o fere, e ela, estendendo a mão, lhe pegar pelas suas vergonhas, decepar-lhe-á a mão; o teu olho não terá piedade dela.
Números 15: 32,36- Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. (…).Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu; como o Senhor ordenara a Moisés.
1Samuel 06:19- Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o Senhor o ferira com tão grande morticínio.
Oséias 13:16- Samária levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.
Isaías 14:21- Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.
Isaías 34:06- A espada do SENHOR está cheia de sangue, está engordurada da gordura do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom.
Jeremias 12:12- Sobre todos os lugares altos do deserto vieram destruidores; porque a espada do SENHOR devora desde um extremo da terra até o outro; não há paz para nenhuma carne.
Mateus 10:21,22- Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do meu nome.
Mateus 10:34,37- Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em DESAVENÇA o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa.Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Lucas 22:36- Disse-lhes pois: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a.
Lucas 12:05 – Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Atos 05:03-05- Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou.
Atos 05:07,10- Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.E perguntou-lhe Pedro: Dize-me: Vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.
Apocalipse 06:08- E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
25/02/2002 às 1:08 #71985carlosMembroAh, como eu não podia deixar de falar, vc, valenic, realmente está usando apenas uma fração do seu cérebro para conversar conosco.
E eu vou adorar conhecer o tal satanás. Foi deus quem fez, não é mesmo. Não deve ser tão ruim assim.
Sem mágoas, OK, se o senhor quiser dialogar sobre a existência de deus, há um tópico preciso para isso.
E Darwin era bem religioso e crente em deus, porém….procurou observar o mundo com olhos de cientista.
“Se você quiser salvar o seu filho da pólio, você pode rezar ou você pode vacinar… Tente a ciência.”
Carl Sagan25/02/2002 às 7:32 #71986Miguel (admin)MestreSaudações,
Quanto a Darwin: “ I can indeed hardly see how anyone ought to wish Christianity to be true.”
“The mystery of the beginning of all things is insoluble to us; and I for one must be content to remain an Agnostic.” -The Autobiography of Charles Darwin; Edited with Appendix and Notes by his grand-daughter
Nora Barlow (1958)O Caráter de Deus
O senhor Carlos citou alguns trechos das Escrituras, com o intuito de difamar o caráter de Deus. Dentre as passagens citadas encontram-se algumas onde Deus, por intermédio de Israel, executou juízo e justiça sobre povos rebeldes, injustos e pecadores, reduzindo-os a nada. Existem outras passagens bíblicas onde o juízo de Deus foi executado em maiores proporções, tais como:
“ Então fez o Senhor chover enxofre e fogo, da parte do Senhor, sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra.” (Gênesis 19:24-25)
Tais execuções foram realizadas por um Deus justo e Todo-Poderoso, Senhor Absoluto sobre a Sua própria criação, e que não tolera o mal.
Tais manifestações são contudo apenas exemplos da última, maior e final manifestação do juízo de Deus sobre os injustos. A maior ainda está por vir:
“ Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)
A perfeição de Seu caráter e justiça suscitam profundo sentimento de adoração naqueles que O conhecem e O amam.
“ Então ouvi o anjo das águas dizendo: Tu és justo, tu que és e que eras, o Santo, pois julgaste estas coisas; porquanto derramaram sangue de santos e de profetas, também sangue lhes tens dado a beber; são dignos disso.
Ouvi do altar que se dizia: Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.” (Apocalipse 16:5-7)
Suas manifestações de justo juízo não contradizem Sua bondade e misericórdia e generosidade. E eu disto sou testemunha. Porém, na tentativa de deter a verdade, muitos homens procuram, segundo o alinhamento às atitudes de satanás, difamar-Lhe o nome.
Este ponto é o principal ponto de ataque contra Deus, por parte de qualquer pessoa em uma posição contrária a Deus, ou seja: o ataque ao caráter de Deus.
Deus pode visualizar no interior do homem, em seu mais profundo âmago, a sua essência, a manifestação da sua personalidade (a do homem). Cada homem e cada anjo possui uma essência individual, única, que invariavelmente, porém, acabará por ter tendido ou para a subordinação à Ele ou para a rebelião contra Ele. Esta essência pode também ser entendida como o caráter individual. Logo Deus, de antemão, por ser onisciente, já conhece a cada um interiormente. Mas, perguntam alguns: Por que Deus permite que haja tanta maldade no mundo, tanta violência, etc.? Estes acontecimentos são permitidos para que os homens possam exteriorizar, manifestar, revelar quem realmente são. E para quê? Para que as manifestações da maldade sejam usadas contra os próprios homens no dia do juízo. Desta forma, diante das evidências dos atos de um assassino, por exemplo, e por causa delas, Deus não será injusto em aplicar-lhe a condenação. As provas serão levadas a juízo. Por isso pode parecer estranho que Deus permita que tantos horrores tenham lugar. Mas, como já disse, são para que sirvam de evidências a um juízo que nenhum anjo, homem, ciência ou filosofia, ideologia ou religião, poderá deter.
Logo, aqui, hoje e agora, nesta efêmera existência, é o tempo da manifestação do caráter individual de cada homem e de cada mulher( o bom ou o mau caráter de cada um) a fim de que tudo seja posto em juízo em muito breve. Foi por isso, que quando prendiam o Senhor Jesus, Ele afirmou; “ Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.”
Este é o momento para toda a manifestação do mal ocorrer. É o período da História (tenha ela lá quantos anos tiver), para a consumação das evidências que serão apresentadas em juízo. E a que trevas se referiu o Senhor Jesus?
Deus não é mau, cruel ou injusto. Ele não é a causa do mal. Ele é perfeito, e a Sua perfeição inclui a total ausência de injustiça. E por que Deus não tolera a injustiça? Simplesmente porque a injustiça leva ao sofrimento, e em Sua habitação eterna não será tolerado o sofrimento. A que trevas se referiu o Senhor Jesus? Ele se referia a satanás. E aqui, o ponto mais dramático da questão: satanás tem ao longo da História, procurado atacar o caráter de Deus, pois satanás é movido por revolta e implacável ódio contra Deus. Uma maldade difícil de ser compreendida, tamanha a sua profundidade. Esta maldade, nele mesmo originada, é fruto de um processo de literal enlouquecimento daquele anjo, o qual se tornou destituído de qualquer senso de bondade, compreensão ou tolerância. É um ser letal, extremamente perigoso, implacável e persistente. Sedutor, inteligente, experiente e hábil em encontrar ou em proporcionar meios, os mais diversos, para alinhar quem quer que seja à sua preferida atitude: atacar o caráter de Deus. E isto por ser ele movido apenas por ódio e desejo de vingança que, não podendo desferi-lo contra Deus diretamente, tenta lançá-lo sobre nós, homens. Este ser, que não deve ser subestimado devido ao seu hábil poder de engano, tem conseguido levar homens e mulheres, ao longo da História, ao estado de rebelião contra Deus, o que, por sua vez, caracteriza a aceitação, no âmago do homem, do lado para o qual terão pendido os condenados, os quais, como já disse, Deus de antemão já conhece. E por conhecê-los, literalmente manipula a História, não porém com objetivos egoístas, pelo contrário, utiliza-os para conduzir o maior número possível de homens e mulheres à aceitação indispensável da Sua soberania como único Senhor eterno sobre todos e sobre todas as coisas. Por isso Ele se utilizou de pessoas como o Faraó ( cujo caráter e maldade Deus já de antemão visualizava) no tempo de Moisés, para que este Faraó se opusesse fortemente à saída dos judeus do Egito, e assim através das grandes manifestações do Seu poder e bondade, libertar a muitos de debaixo de um regime tirânico e injusto, imposto por aquele Faraó, (e que levava ao sofrimento). E para finalizar, isto põe em dúvida a bondade do caráter de Deus? Não, não põe. E por que não? Porque alguém é condenado não por ser Deus cruel ou sem misericórdia, mas simplesmente porque a pessoa em si, em seu interior é má, é ruim, possuidora de um caráter receptivo à influência egocêntrica, injusta, homicida, egoísta e maléfica do diabo. Enquanto outros são possuidores de um caráter receptivo a Deus.
Deus usará de maior compreensão e misericórdia para com aqueles que não creiam na criação, ou que não creiam na Bíblia, mas seguramente será muito mais severo com aqueles que entraram no campo do ataque ao Seu caráter, pois que isto pressupõe uma rejeição consciente, e não por ignorância, de quem Ele é.
Haverá um juízo. Horrendo sobre Seus inimigos, mas também haverá o regozijo dos filhos de Deus, quando adentrarem nos portais eternos.
“ E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna”.
“ O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.”
( Senhor Jesus Cristo)“ Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem atendesse; antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia. Então me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu próprio procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. Os néscios são mortos por deu desvio, aos loucos a sua impressão de bem estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.” (Provérbios 1:24-33)
25/02/2002 às 16:16 #71987carlosMembroSeu deus faz o mal sim, ele mesmo que disse. E a palavra de deus é imutável e eterna. Vc está mais perto do inferno agora. Não mude a palavra de deus, heim
Isaías 45:06,07- Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.25/02/2002 às 16:30 #71988carlosMembroSe existe algo que refuta a “inspiração divina” da Bíblia sem dúvida são as suas contradições e incoerências. Logicamente, não é concebível que um livro produzido por pessoas inspiradas por um ser perfeito e poderoso o suficiente para fazer todo o universo, não consiga fazer com que a sua grande obra salvadora seja isenta de falhas comuns às obras humanas. Se uma incoerência ou contradição já bastaria para por em dúvida o caráter divino da bíblia, o que dizer das centenas que de fato existem?
Abaixo estão “algumas” delas para você dar uma olhada:
01) Foi Deus ou foi Satanás?– “E A IRA do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá” – 2Samuel 24:01
Contrariando… – “Então SATANÁS se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel” – 1Crônicas 21:01
02) Deus pode ou não pode ser visto?
– “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” – João 01:18 (ver também 1João 04:12, Êxodo 32:20, 1Timóteo 06:16, etc)
Contrariando… – “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; (…)” – Êxodo 33:11 (ver também Gênesis 32:30, Êxodo 24:09-11 e João 14:09,10)
03) Tinha 22 ou 42 anos?
– ” Assim reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. Era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri” – 2Crônicas 22:02
Contrariando… – “Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel” – 2Reis 08:26
obs: essa contradição não aparece na Almeida Revista e Atualizada 2º edição.
04) Deus se cansa?
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga?” – Isaías 40:28Sim… – “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou” – Êxodo 20:11 (ver também Gênesis 02:02,03)
05) Devemos HONRAR e AMAR ou ABORRECER os nossos pais e próximos?
– “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” – Lucas 14:26
Contrariando… – “HONRA TEU PAI E TUA MÃE, e amarás o teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 19:19
06) Os que acompanhavam Paulo ouviram ou não ouviram uma voz?
– “E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém” – Atos 09:07
Contrariando… – “E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo” – Atos 22:09
Obs: na Almeida Revista e Atualizada 2º edição, em Atos 22:09 diz: “… sem, contudo, PERCEBEREM o sentido da voz…” – amenizando a contradição.
07) Deus não se arrepende nem muda de idéia?
Não… – “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” – Números 23:19 (ver também 1Samuel 15:29, Miquéias 03:06, Tiago 01:17)
Sim… – “Então o SENHOR SE arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” – Êxodo 32:14 (ver também Gênesis 06:06,07, Jonas 03:10, 2Reis 20:01-07, 1Samuel 13:35, etc)
08) Os filhos MORREM pelos pecados dos pais, ou não?
Sim… –“Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te NASCEU CERTAMENTE MORRERÁ” – 2Samuel 12:14 (ver também Isaías 14:21, Deuteronômio 05:09, Êxodo 20:05, etc)
Contrariando… – “Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado” – Deuteronômio 24:16 (ver também Ezequiel 18:20 e 2Reis 14:06)
09) Não matar nem cobiçar?
– “Matai, pois, todos os varões, mesmo os de tenra idade, e degolai as mulheres que tiveram comércio com homens; Mas reservai para vós as donzelas e todas mulheres virgens” – Números 31: 17,18. UAU!!!!
Contrariando… – “Não matarás!”; “Não cobiçarás a mulher do próximo” – Êxodo 20:13 e 17
10) Essa chega a ser hilária de tão incoerente.
– “RESPONDA AO TOLO SEGUNDO A SUA ESTULTÍCIA, para que não seja sábio aos seus próprios olhos” – Provérbios 26:05
Contrariando… – “NÃO RESPONDA AO TOLO SEGUNDO A SUA ESTULTÍCIA; para que também não te faças semelhante a ele” – Provérbios 26:04
11) Havia uma ou várias línguas?– “E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala” – Gênesis 11:01
Contrariando… – “Por estes foram repartidas às ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações” – Gênesis 10:05 (ver também Gênesis 10:31)
12) Oito ou dezoito?
– “Tinha Joaquim a idade de oito anos, quando começou a reinar; e reinou três meses e dez dias em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do SENHOR” – 2Crônicas 36:09
Contrariando… – “Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Neusta, filha de Elnatã, de Jerusalém” – 2Reis 24:08
obs: essa contradição não aparece na Almeida Revista e Atualizada 2º edição.
13) Faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço…
– “Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior?” (ver também Mateus 23:17, 23:19, Lucas 12:20 e Gálatas 03:01) – Lucas 11:40
Contrariando… – “Eu, porém vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento (…); e E quem lhe chamar: tolo, será réu do fogo do inferno” – Mateus 05:22
14) Em seis dias? Tem certeza?
– “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou” – Êxodo 20:11
Contrariando… “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito” – Gênesis 02:02.
Obviamente, se acabou no SÉTIMO então não foi em seis dias.
15) Ismaelitas ou midianitas?
– “Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito” – Gênesis 37:28
Então, oito versos adiante temos… – “E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda” – Gênesis 37:36.
Opa! Peraí, afinal de contas, quem levou José para ser vendido no Egito? Os ismaelitas ou os midianitas?
16) Saul sofria de amnésia?
– “E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas. Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos” – 1Samuel 16:19-22
Porém, no próximo capítulo…
– “Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que eu não sei” – 1Samuel 17:55.
O capítulo anterior demonstra que Saul já sabia que Davi era filho de Jessé. Só pode ser amnésia.
17) Para Deus, a aparência das pessoas é importante?
Não… – “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” – 1Samuel 16:07
Sim… – “Disse mais o Senhor a Moisés: Fala a Arão, dizendo: Ninguém dentre os teus descendentes, por todas as suas gerações, que tiver defeito, se chegará para oferecer o pão do seu Deus.Pois nenhum homem que tiver algum defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, ou homem que tiver o pé quebrado, ou a mão quebrada, ou for corcunda, ou anão, ou que tiver belida nos olhos, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo lesado” – Levítico 21:16-20
Obs: A lista de defeitos físicos podem variar consideravelmente conforme a versão da Bíblia.
18) Deus pode tudo mesmo?
Sim… – “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” – Mateus 19:26
Não… –“E estava o SENHOR com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro” – Juízes 01:19.
Carros de ferro? Será que o tal “Satanás” já descobriu esse ponto fraco divino?
19) Josias morreu em Megido ou em Jerusalém?
– “Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido. E seus servos, num carro, o levaram morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém“ – 2Reis 23: 29,30
Contrariando… “E os flecheiros atiraram contra o rei Josias. Então o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. E seus servos o tiraram do carro, e o levaram no segundo carro que tinha, e o trouxeram a Jerusalém; e morreu, e o sepultaram nos sepulcros de seus pais; e todo a Judá e Jerusalém prantearam a Josias” – 2Crônicas 35: 23,24
20) Com ou sem Sandálias (alparcas)?
Sem… – “Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão; porque digno é o operário do seu alimento” – Mateus 10:10
Com… – “Mas que calçassem sandálias, e que não vestissem duas túnicas” – Marcos 06:09
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.