Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual o sentido da vida?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/11/2001 às 17:59 #72962mceusMembro
perfeito
05/11/2001 às 21:34 #72963márcioMembroQue tal um cachorro ? Ou o seu gato ?
05/11/2001 às 22:46 #72964Miguel (admin)MestreCerto vejamos então o sentido da vida de uma bactéria, para que vive uma bactéria ou um animal qualquer que seja, para usufruir a vida acho que não , para se manter vivo sim mas esse não é o principal objetivo da vida de um animal pois entre algumas espécies na hora do acasalamento machos lutam até a morte para ver qual deles será o que continuará com a espécie e eu considero a continuação de uma espécie não uma maneira de manter a vida mas sim uma maneira de evoluir a vida pois pela seleção natural das espécies para que os animais possam sobreviver é nescessário que se adapitem as condições do meio e para que se mantenha a vida é necesário que se evolua e com isso o sentido da vida de uma bactéria é evoluir, acho eu que não é desconhecido para nenhum de nós que as espécies evoluem atráves dos tempos e nós mesmos somos obra do maravilhoso laboratório chamado natureza, estamos muito mais perto do topo da piramide da vida do que uma bactéria e acho muito mais importante discutirmos o sentido da vida humana por ser uma coisa muito mais maravilhosa e complexa do que ficarmos discutindo sobre o sentido da vida de uma bactéria.
Abraços para todos e até mais.06/11/2001 às 11:15 #72965márcioMembroOla [vdj]. Suas consideracoes sao interessantes, mas me permita trocar uma ideia.
1) A sugestao de utilizacao de uma bacteria é apenas como uma linha de raciocinio ultra simplificada, pode ou nao ajudar, mas nao deve ser descartada (assim como nenhuma das 3 possibilidades do livre-arbitrio tambem nao).
2) Nao entendo de bacterias (e esse é um dos pontos porque tbem fica interessante raciocinar sobre elas) mas podemos imaginar que elas nao se acasalam e portanto nao lutam ate a morte por isso. Os seus descendentes, simplesmente nascem e pode ser que a bacteria nem se conta disso.
3) EVOLUIR é um conceito deveras subjetivo. Na minha opiniao, para usar essa palavra dentro desse contexto que estamos debatendo, acredito ser necessario um alinhamento sobre o que seria evoluir …Abracos,
06/11/2001 às 11:20 #72966márcioMembroOla, comecei a pensar usando os gatos, e a primeira ideia (pessima por sinal), foi que talvez eliminando todos os gatos, pudesse de alguma forma aparecer uma pista. (de cara a populacao de ratos ia aumentar: Sentido da Vida do Gato é manter baixa a populacao de Ratos, hehe).
Mas ai veio um ponto – estariamos debatendo o Sentido da Vida de um individuo ou da especie desse individuo (ou tanto faz) ?Abracos
06/11/2001 às 12:36 #72967ihaMembroEu acho que deve ser analisado o sentido de uma espécie diferente da humana para que não no embaracemos nos vários contextos sociais que existem entre nós.
Parece ainda que a idéia se manteve: o sentido seria manter a vida, dando prolongamento a ela, se reproduzindo, tentando evoluir.
Como Marcio ainda disse, há esse equilíbrio. Só que esta questão merece destaque pois a maioria doa animais tem uma função em manter o equilíbrio natural, predando e se reproduzindo. O homem parece ser o predador universal, matando tudo; e também o ´acasalador´ universal, reproduzindo praticamente todas as espécies.06/11/2001 às 15:43 #72968mceusMembroDo que precisa uma bacteria para sobreviver? E pra quê? Qual a finalidade de a bactéria de agora existir? Que caminhos ela usa para vencer os obstaculos? Aonde ela quer chegar? Pra quê?
06/11/2001 às 17:08 #72969vinnyMembroAchei excelente essa idéia de pensarmos numa bactéria, num ser unicelular, para chegarmos à base de toda vida. Pois até onde sabemos elas tbm são vida e se há um sentido para esta, ela tbm deve ter um sentido de existência que deve, como todo ser vivo, ter um sentido em comum conosco.
Respondo o que eu acho na ordem das perguntas. 1) de um substrato, alimento e meio circundante propício para o seu desenvolvimento. 2) Para reproduzir e assim perpetuar seu código genético que até então a manteve viva. 3) De melhorar sua codificação genética, aperfeiçoa-la, e assim, ter mais chances aos novos empecilhos criados pelo meio em que ela vive. 4) Boa pergunta, talvez ela não use nenhum caminho, ela apenas se multiplica quando viva e adaptada, aquelas que não conseguem, morrem. 5) Continuar a viver, num ser mais adaptado ao meio, mais resistente. 6) Não sei, talvez não tenha um pra que, talvez seja assim, sem motivos, sem finalidade. Talvez seja pra continuar exixtindo. Não sei.06/11/2001 às 20:04 #72970márcioMembroAcredito que a bacteria nao tenha a menor nocao do que esta acontecendo. É tudo instinto. Esta tudo codificado no seu material genetico, que ela digamos assim, nao tem acesso. Nesse sentido, a bacteria seria como um robo.
06/11/2001 às 20:11 #72971márcioMembroE qual seria o sentido da vida da Dolly (a ovelha clonada) ?
Qual seria o sentido da vida dela para o cientista que executou a experiencia ?
hummm, se ela morresse, o cientista diria … puxa, que pena, minha experiencia falhou. Se ela mantivesse a vida ele diria … que legal, minha experiencia funcionou.
Como será com o primeiro humano clonado ?06/11/2001 às 21:08 #72972vinnyMembrobiologicamente falando? Igual a eu ou vc, se criados numa família padrão etc.
Sim, a bactéria não tem a noção, e nós? Temos? Só pq somos um monte de celulas e ela só uma? E nós temos acesso aos nossos genes? Temos instinto, não como o vdj erroneamente disse, que os animais de mesma espécie se matam por fêmea, isso é uma afirmação sem correlação nenhuma com a realidade. Quem mata por fêmea que eu conheça é o homem. Será que nosso instinto não faz que a gente acasale tenha filhos e perpetue nossos genes como a bactéria? Será que pq nós temos uma parte do cérebro que não passa de um conjunto de células, diferente, ou com células a mais, somos tão diferentes delas?06/11/2001 às 21:47 #72973márcioMembroSE criados numa familia PADRAO … hummm.
Sera que eu teria entendido com essa afirmacao, que se escondermos do cara que ele é uma experiencia, ele nem vai notar que ele É uma experiencia ?06/11/2001 às 22:50 #72974Miguel (admin)MestreNão posso afirmar com certeza que a vida tenha um sentido, uma vez que vivemos perseguindos sonhos que se desfazem no ar ou quando alcançamos já não têm o mesmo valor, mas se a vida tem um sentido este está nas coisas mais simples, como o desabrochar da flor ou o sorriso do homem simples que viveu uma vida de amarguras e mesmo asim encortra motivos para se alegrar e não perder a esperança.
as vezes acho que somos racionais demais e esquecemos que o homem possui uma dimensão afetiva e passional.wilian
06/11/2001 às 23:32 #72975vinnyMembroFoi isso que eu quis dizer, Márcio. Se escondermos dele, ele apenas seria um de nós. Sabe, na época dos bebês de proveta as pessoas tinham o mesmo papo, as mesmas dúvidas, não sei sua idade, mas se vc passou por esta fase lembrará….
um abraço e vamos voltar para as bactérias, acho que será mais interessante…07/11/2001 às 0:25 #72976Miguel (admin)MestreOlha, pessoal, podemos criar as definições por mera suposição. Aceitá-las é pessoal. Eu venho escutando uma frase há muito tempo…toda semana…”A Verdade Está Lá Fora”…”A Verdade Está Lá Fora”…”A Verdade Está Lá Fora”…
…acho que vou começar a estudar Astronomia(Rs*).
De duas, uma: ou descubro o sentido da vida, ou encontro um marciano!(Rssss*). -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.