Início › Fóruns › Questões do mundo atual › A crise das teorias políticas de esquerda › Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
17/06/2006 às 19:45 #81088BrasilMembro
Caro lvrfCatalisar essa reação de destruição, parece-me o caminho. Como? Conversando sobre isso. Entendo que isso seja o máximo que podemos fazer.Claro que existem outros problemas que não tem nada a ver com dinheiro, ou seja, o dinheiro nem provocou e nem resolveria. Por favor cite-me alguns, pois eu conheço pouquíssimos.Até mais
18/06/2006 às 4:13 #81089BrasilMembroNão é uma metáfora dizer que os US vendem nosso sangue:http://www.redeclipex.com.br/painel/p_exibenoticia.php?idpainel=1687&idnoticia=2067http://www.gta.org.br/noticias_exibir.php?cod_cel=1323http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0415/0415_dna.aspEles só não vendem suas respectivas progenitoras, porque ninguém quer comprar. Senão... o bordel já estaria vazio...
18/06/2006 às 4:30 #81090Miguel (admin)MestreOlá Brasil,Posso estar errado, mas me parece que estamos "personificando" o dinheiro como o mal em si, quando este na verdade é apenas um instrumento de poder e dominação, assim como existem muitos outros (força, religião, ignorância e etc). Não adianta suprimirmos a moeda, devemos suprimir o desejo que os homens (nós) tem(os) de se servir da fragilidade do próximo, não concorda?A sociedade já passou por diversas formas de governo: teocracia, aristocracia, monarquia, e esta suposta democracia. Todas elas buscam a subjugação do indivíduo alegando um "bem maior", quando na verdade oprimem a maior parte da população para que uma minoria sirva-se livremente daquilo que poderia (e deveria) pertencer à sociedade como um todo. Note que na teocracia a justificativa para o domínio de uns sobre outros era a "vontade divina". Na aristocracia, era a pretensa superioridade (normalmente étnica) de uns sobre outros. Na monarquia a desculpa era, novamente, a vontade divina, além da extensão da árvore genealógica.Gradativamente, e paralelamente à progressiva educação das massas, cada um destes pressupostos foi sendo rejeitado (Revolução Francesa? Reforma Protestante?), e o que restou foi justamente este que temos como "a raiz de todos os males".Em certos períodos monarquistas, o único critério para definir se um homem era ou não poderoso era seu número de "costelas", não importando se o sujeito em questão possuísse apenas a roupa do corpo; hoje, ao contrário, qualquer filho bastardo será respeitado enquanto possuir dinheiro.Disto só podemos concluir que o dinheiro é, simplesmente, a atual justificativa para a exploração, e, caso seja extinto, surgirão novos meios tão nefastos quanto.Um abraço.
18/06/2006 às 4:45 #81091BrasilMembroDisto só podemos concluir que o dinheiro é, simplesmente, a atual justificativa para a exploração, e, caso seja extinto, surgirão novos meios tão nefastos quanto.
Não vejo como. Com que bases. Cite um exemplo por favor.
18/06/2006 às 5:14 #81092Miguel (admin)MestreComo eu já disse anteriormente, a Igreja e o clero baseavam sua soberania na “vontade divina”, e não obtinham resistência alguma por parte dos povos que exploravam.Como eu também já disse, as monarquias afirmavam sua autoridade com base na antiguidade de suas famílias.Governos militares baseiam sua força no poder bélico, virando-se contra a própria população do país.Governos feudais baseavam seu poder com base na posse da terra.Enfim, temos vários exemplos de que o dinheiro é apenas mais um meio utilizado por homens para subjugarem seus irmãos, e não uma entidade maléfica vinda das profundezas do inferno, não concorda?Abraços...
18/06/2006 às 5:28 #81093BrasilMembroCaro unVoltDe todas estas, a hipótese mais plausível seria a do poder bélico. Mas eu pergunto: O que move o poder bélico? O que faria algum homem pegar uma arma e forçar outro homem a fazer algo? Quem seria o poder bélico? Posto que hipoteticamente o dinheiro foi abolido.O poder bélico será da sociedade em afirmação e vigilância à suas leis. Em pró do povo efetivamente.As outras hipóteses são impossíveis de acontecer, visto que, como vc disse, gradativamente, e paralelamente à progressiva educação das massas, cada um destes pressupostos foi sendo rejeitado.Quem enfiaria na cabeça de alguém, que é superior porque tem costelas a mais na sua carcaça? Abraços
18/06/2006 às 6:00 #81094Miguel (admin)MestreOlá Brasil,Acho que nossa discordância está em se o dinheiro é um "meio" (minha opinião) ou "fim" (sua opinião), estou correto?Se for isto, basta considerarmos o comunismo, que prega a abolição do capital: se ele fosse efetivamente instaurado, vc não acha que em algum momento alguém acharia algum modo (além do dinheiro) de coagir seus semelhantes e obter privilégios? Um governante poderia utilizar-se da propaganda oficial e manipular a opinião pública para atingir determinados objetivos (vc já leu "1984", de George Orwell?), ou, por exemplo, um grupo de cidadãos poderia utilizar a força física e subjugar outro grupo. Existem inúmeras possibilidades de se conseguir poder, que resulta necessariamente em privilégios. Antes de existir o comércio (e consequentemente o dinheiro) já existia a escravidão. Por quê?Reafirmo: o dinheiro é apenas um meio de obter controle social, e, quando este for abolido, surgirão (leia-se "o homem descobrirá") novos meios, assim como descobriu o próprio dinheiro. Afinal quanto vale este vil pedaço de papel? O que importa é o que ele proporciona por consentimento da sociedade. Quanto às "costelas", esta palavra também tem o sentido de número de gerações de uma determinada família, critério usado para determinar quem era e quem não era "nobre".Abraços.
18/06/2006 às 6:35 #81095Miguel (admin)Mestre…And Justice For AllMetallicaHalls of Justice Painted Green Money Talking Power Wolves Beset Your Door Hear Them Stalking Soon You'll Please Their Appetite They Devour Hammer of Justice Crushes You Overpower The Ultimate in Vanity Exploiting Their SupremacyI Can't Believe the Things You SayI Can't Believe I Can't Believe the Price You Pay Nothing Can Save You Justice Is Lost Justice Is Raped Justice Is Gone Pulling Your Strings Justice Is Done Seeking No Truth Winning Is All Find it So Grim So True So Real Apathy Their Stepping Stone So Unfeeling Hidden Deep AnimositySo Deceiving Through Your Eyes Their Light Burns Hoping to Find Inquisition Sinking You With Prying Minds The Ultimate in Vanity Exploiting Their SupremacyI Can't Believe the Things You SayI Can't Believe I Can't Believe the Price You Pay Nothing Can Save You Justice Is Lost Justice Is Raped Justice Is Gone Pulling Your Strings Justice Is Done Seeking No Truth Winning Is All Find it So Grim So True So Real Lady Justice Has Been Raped Truth Assassin Rolls of Red Tape Seal Your Lips Now You're Done in Their Money Tips Her Scales Again Make Your Deal Just What Is Truth?i Cannot Tell Cannot Feel The Ultimate in Vanity Exploiting Their SupremacyI Can't Believe the Things You Say I Can't Believe I Can't Believe the Price We Pay Nothing Can Save You Justice Is Lost Justice Is Raped Justice Is Gone Pulling Your Strings Justice Is Done Seeking No Truth Winning Is All Find it So Grim So True So Real Seeking No Truth Winning Is All Find it So Grim So True So Real
[ http://www.youtube.com/watch?v=d_oubcyxCKI&search=and%20justice%20for%20all ]
18/06/2006 às 15:52 #81096BrasilMembroOlá unVoltMuito representativo o visual da capa do Metalica, a justiça toda amarrada, com a grana caindo para fora da balança e com a TETA de fora, pronta para algum espertalhão endinheirado vir MAMAR. Uma imagem, as vezes diz mais que mil palavras.Indo ao assunto,O comunismo prega a abolição do capital, mas não aboli o dinheiro e aí está o problema, pois os privilégios são evidentes. Os burocratas do partido e seus favorecidos enviam dinheiro para fora, isso quando não esbanjam o dinheiro roubado nas barbas do povo. Se abolisse MESMO o dinheiro, a história seria outra.Difícil e complicado é implantar esse sistema, mas, uma vez implantado, por vontade da maioria , não teria como alguém “descobrir novos meios de ter controle social”.Não teria como por que? Porque todos são e têm que ser, realmente iguais. Como disse, uma sociedade que conseguisse alcançar um nível tão alto de inteligência, suficiente para abolir o dinheiro por vontade da maioria, não se deixaria levar por crenças, misticismo e superstições, também, teria força bélica para exterminar qualquer um que se levanta-se a favor da exploração humana e do atraso. Isso é um ponto a se pensar.Com certeza, canalhas continuariam a nascer e morrer, mas suas forças seriam neutralizadas com esse sistema. Esses meios usados para garantir o poder, que vc citou, foram rejeitados à medida que a cultura se disseminou e, quanto mais inteligente for o homem, mais nos distanciaremos desses expedientes enganadores.Confesso que não sei dizer se considero o dinheiro, um meio ou um fim, acho que é ou está sendo as duas coisas, mas sem receio de errar, te digo que é NOCIVO. Observe bem o que te direi: No dia em que o ser humano for CAPAZ de utilizar o dinheiro sem, absolutamente nenhuma desonestidade, intenção de ter poder, querendo outros trabalhando barato para si, ter mais conforto que outros, corromper suas próprias leis, NÃO será mais NECESSÁRIO o dinheiro, pois os homens terão adotado um sistema muito mais avançado de REGULAR as coisas, de fazer justiça, de viver em paz. O sistema da RAZÃO e da CONSCIÊNCIA.Outro aspecto importante é que essa sociedade não teria descontentes, coisa necessária para mudar as coisas ou mudar o sistema de governo...Seria infinitamente mais FÁCIL, se fazer justiça, pois não existiria qualquer interesse articulando as leis que não fosse o interesse mútuo, o interesse social, realmente, efetivamente e não teoricamente.Como alguém poderia influenciar na constituição e execução das leis? Com que poderes? E para que faria isso, (se fosse possível)? Para ganhar o que? Dinheiro? De onde? De quem? E pra fazer o que com dinheiro, numa terra que não o usa? Não sei se foi nesse tópico, mas já disse anteriormente que, se os homens fossem REALMENTE honestos e íntegros, qualquer sistema de governo seria no mínimo aceitável e mais justo. O problema é a vontade de poder, e o poder serve para que? se não for para ter mais e mais dinheiro? Sem o uso do dinheiro, as forças desonestas seriam neutralizadas, pois não existiria corruptos. A palavra “corrupto” nem seria mais usada... Não teria como corromper ninguém também. O que seria oferecido em troca? O que os corruptos poderiam querer, que já não tivessem?Por hora, minha inspiração de repúdio ao dinheiro e a exploração que ele induz, se esgotaram. Mas depois eu volto. Hehehe O jogo ta começando e pelo menos no futebol desse país eu acredito. hehehe ;DAbração
18/06/2006 às 17:08 #81097Miguel (admin)MestreObserve bem o que te direi: No dia em que o ser humano for CAPAZ de utilizar o dinheiro sem, absolutamente nenhuma desonestidade, intenção de ter poder, querendo outros trabalhando barato para si, ter mais conforto que outros, corromper suas próprias leis, NÃO será mais NECESSÁRIO o dinheiro, pois os homens terão adotado um sistema muito mais avançado de REGULAR as coisas, de fazer justiça, de viver em paz. O sistema da RAZÃO e da CONSCIÊNCIA.(...)Não sei se foi nesse tópico, mas já disse anteriormente que, se os homens fossem REALMENTE honestos e íntegros, qualquer sistema de governo seria no mínimo aceitável e mais justo. O problema é a vontade de poder, e o poder serve para que? se não for para ter mais e mais dinheiro?
Pois é, todos os governos tem como função reprimir aqueles cidadãos que não se adequam espontaneamente ao sistema, de modo que se todos tivéssem consciência social e cumprissem seus direitos e deveres, não haveria necessidade de repressão, e, consequentemente, de um governo.Acho que isto seria uma espécie de anarquismo, pois se houvésse um governo ele seria puramente simbólico.De qualquer modo, isto é demasiadamente utópico..rs...Abraços.
18/06/2006 às 19:15 #81098BrasilMembrounVoltEu diria que o governo, principalmente em suas esferas legislativa e judiciária, a princípio ou no início, seriam fundamentais, precisaríamos eleger as melhores cabeças pensantes desta nação e não as melhores “bocas falantes”, para poder legislar e regulamentar absolutamente tudo. Legislar e regulamentar de maneira completamente imparcial, até porque seria difícil beneficiar um em detrimento de outros, dado a situação de absoluta igualdade que a inexistência do dinheiro traria.Alem de ser difícil beneficiar alguém, também seria difícil de o beneficiado PAGAR àquele que o beneficiou. Concorda? A inexistência do dinheiro, simplesmente inviabilizaria a prevaricação e a ação do corruptor.Onde estão as grandes cabeças pensantes deste país? Estão defendendo-se da falta de grana, ou seja, usando suas inteligências e experiências para o seu sustento e é claro que eles querem conforto, pois não poderia ser diferente, todos querem conforto. As grandes cabeças pensantes desse país nem sequer se interessam pela política, pois não querem denegrir-se em nome do dinheiro fácil. Dinheiro eles já conseguem com seus respectivos talentos e capacidades, porém, muitos não tem sequer oportunidade de mostrarem seus talentos, pois o corporativismo e a estagnação econômica, simplesmente os dispensa, os exclui.Nós não discordamos do fato de os governos desejarem uma população burra ou no mínimo, mediocremente instruída, pois lhes é garantido o poder, enquanto o povo não possuir esclarecimento. As grandes cabeças e seus talentos, eles aproveitam para manterem-se no poder, guardados, entretanto, os favorecimentos (cartuchos) e o corporativismo político e elitista, para ocupar e/ou indicar cargos importantes.O inteligente que veio de baixo só conseguirá amealhar dinheiro se usar sua inteligência desonestamente, pois honestamente ele só conseguirá sobrevier.O mesmo se aplica a todos que trabalham honestamente nesse país. Não sei se vc conhece o ditado: Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro. Já ouviu isso? Pois é. Esse é o panorama, esse é o horizonte do povo brasileiro: “Trabalhar é pra trouxa”. Pode? Aonde isso vai nos levar, ou a que isso nos levará? Etiópia? Congo? Serra Leoa? Em Serra Leoa a guerrilha que luta pela posse de minas de diamantes, muito bem armada, enfrenta o governo com unhas e dentes, às pessoas que eles julgam que colaboram ou colaboraram com o governo eles aplicam o castigo da amputação ou da morte. Serra Leoa é detentora do “titulo” de País com maior numero de amputados do mundo. Existem milhares e milhares de crianças de 1, 2, 3, 4 anos, até adultos amputados. O que gera isso? O diamante ou o dinheiro que ele vale? A ganância em meio a ignorância provoca espetaculos repugnantes.A guerrilha, organizada por mercenários bilionários de outros países que têm interesse nos diamantes, não quer um governo melhor para seu povo, justiça social, nada disso, eles querem os diamantes, só isso e, não lhes falta quem os "ajude" com armas e logistica necessários para ocuparem as regiões privilegiadas com minas de diamantes.Abraços
18/06/2006 às 21:10 #81099BrasilMembroImagens e notícias de Serra Leoa:Amputação de membros de crianças... a mais pura expressão de maldade.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030116_serraleoacb.shtmlhttp://www.publico.clix.pt/getimage.asp?tb=IMAGENS&id=152888http://www.diocesedesantos.com.br/aa_noticias/f_junho/n04_refugiadossesc.htmhttp://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=41682&eid=298&SID=111dd7368e2a32d743f6ff23c61fa172http://www.icrc.org/web/por/sitepor0.nsf/iwpList518/6C43D73F7F2D02E503256E8B006404AA
18/06/2006 às 23:05 #81100lvrfMembroBoa noiteOu seja, se tivéssemos um motivo alem do dinheiro para continuar trabalhando e prosuzindo, quase todos os problemas sociais estariam resolvidos - se hoje em dia, é o dinheiro que faz o mundo girar, encotra-se uma nova força motora mais saudável, que gere menos problemas.Brasil, é justamente isso que acontece. Não convém a quem está no poder perdê-lo, então, farão de tudo para não o fazer. E como estão no poder, podem garantir isso. Simples assimTriste, não?
18/06/2006 às 23:44 #81101BrasilMembroOu seja, se tivéssemos um motivo alem do dinheiro para continuar trabalhando e prosuzindo, quase todos os problemas sociais estariam resolvidos - se hoje em dia, é o dinheiro que faz o mundo girar, encotra-se uma nova força motora mais saudável, que gere menos problemas.Brasil, é justamente isso que acontece. Não convém a quem está no poder perdê-lo, então, farão de tudo para não o fazer. E como estão no poder, podem garantir isso. Simples assim
Olá lvrfPor isso, te digo que, SÓ NOS FALTA FAZER. O que quero dizer com isso? Somente quando a maior parte das pessoas entenderem isso, ou seja, que a extinção do dinheiro é o caminho, poderemos realizar. Porque os motivos para continuar trabalhando e produzindo, como você disse, nós temos de sobra, heheheA vida é bela, nós a enfeiamos com nossa ignorância, prepotência, arrogância, perversidade, vaidade, inveja e GANÂNCIA.Eu continuaria trabalhando com o mesmo afinco e cumpriria minha obrigação sem questionar nada, se me fosse garantido, TUDO que seria garantido a TODOS.O que seria garantido a todos? Tudo do bom, possível e melhor.O trabalho representaria muito, pois TODO o resultado gerado por ele, seria COMPLETAMENTE aproveitado, sem prejuízo a ninguém e o principal, sem favorecimentos, sem impostos que nunca são revertidos à população e sem grupos ou forças determinando mudanças nas leis, obtendo benefícios políticos, e brechas na lei, como vemos constantemente. No atual sistema, todo o dinheiro gerado, não dá pra nada. Já repararam nisso? Os caixas públicos estão sempre no vermelho. Engraçado não é? Todos trabalham, todos pagam impostos e o dinheiro ao da pra nada... interessante! E que ninguém pense que isso ocorre só aqui, pois os US são os maiores devedores do mundo. E ninguém sabe QUANDO a dívida poderá ser paga, assim como ocorre com o Brasil.Acho que isso, por si só, mostra a total falência e/ou ineficiência desse sistema de convívio dos seres humanos.Abraços
25/06/2006 às 17:35 #81102BrasilMembroOlá amigosEssa utopia de uma sociedade ou um mundo que não usa dinheiro, é, no meu entender, muito menos utópica do que a idéia de um Ser Humano, livre de sentimentos “baixos”, interesseiros, perversos, gananciosos, selvagens, etc.Isso sim é utopia, ou seja, está muito mais distante de ser alcançado, do que um sistema de convívio, livre de dinheiro ou qualquer objeto que simbolize ou represente “valor”. Uma sociedade sem dinheiro, porém com leis, leis que, presumo eu, serão cumpridas, pois ninguém terá como descumpri-las ou burla-las. Muitos podem se assustar com a idéia de, leis que não podem ser burladas. Mas, não podem negar que isso é o que está desviando a sociedade dos melhores caminhos, pra não dizer que está colocando-a nos caminhos mais errados.Todos sabemos que, leis existem para serem cumpridas. Quando se faz a lei ser cumprida numa sociedade dominada pelos interesses mais gananciosos e inescrupulosos, o resultado é o sofrimento do povo. Quando as leis são implantadas ou impostas em uma sociedade realmente justa, ou seja, uma sociedade que vive, trabalha, estuda e se diverte, sem a NEFASTA INTERFERÊNCIA de INTERESSES de ALGUNS, alguns que, invariavelmente, têm clara aptidão para o ganho do dinheiro fácil. Dinheiro fácil para ele, porém conseguido a duras penas, pela maioria das pessoas. Duras penas que em alguns casos se traduzem em mortes, como é o caso de guerras, fome, doenças que poderiam estar erradicadas e só não estão, por força do dinheiro, ou a falta dele, que para mim vem a ser a mesma coisa, pois uma representa a outra. Para alguém ter muito, muitos terão que ter pouco: O resultado é outro bem diferente.Não tenho dúvidas que, para muitos, minhas palavras soam como as palavras de um pseudo-messias, ou coisa parecida, mas há que se diferenciar o joio do trigo. O que proponho é a reflexão. Não tenho a menor dúvida que esse será o nosso amanhã, só não sei quando isso irá acontecer, ou também se algum acidente de percurso (provocado pela ganância), não inviabilizará a continuidade de nossa espécie neste planeta, antes disso.Congratulações humanas e despretensiosas.[img]http://www.consciencia.org/forum/index.php?action=dlattach;topic=1732.0;attach=34;image[/img]Bush pondo lenha na fogueira, acendendo pavio, cutucando a onça... hehehe
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.