Aborto

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 165 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

Estávamos no campo dos conceitos-valores. E você trouxe no seu último post a práxis. Por óbvio que encontraremos conflitos entre idéia e práxis.

Sim, não só conflitos, mas também equívocos. Pois, para entendermos que “descobrimos” o conceito de igualdade entre os seres humanos e este passou a ser considerado intrínseco à Humanidade, devemos verificar isto na prática. Caso entenda que não, então eu lhe pergunto: o que te faz pensar que este conceito é considerado intrínseco à Humanidade? Obs.: Refiro-me exclusivamente ao conceito de igualdade entre os seres humanos.Perceba, caro colega, que a forma mais expressiva deste conceito é o Comunismo e, este foi amplamente rejeitado mundialmente.A práxis não confirma a aceitação da idéia. E, de que outro modo poderíamos nos orientar para entender que este é sim um conceito intrínseco à Humanidade, senão por verificação na prática?

ppaulo
    Membro

Prezado Brasil,Respondendo ao seu último parágrafo: porque ao descobrirmos, mesmo que não se confirme pela práxis, nossa razão já não pode rejeitar tal conceito, por mais que as ações sejam contrárias ao conceito descoberto, o desconforto é evidente. Sabemos que agimos mal, mesmo que imediatamente não possamos mudar a práxis.Quanto ao início de seu último post, talvez o comunismo idealizado por Marx... mas este jamais se implantou. Talvez o anarquismo... mas veja bem, são todas teorias que tentam levar os conceitos à práxis.Como conceito, a igualdade entre os seres humanos é perfeito.É intrínseco pois depois de sua descoberta, já não podemos renunciar a tal idéia, nossa razão já não encontra argumentos que possam refutá-la. Por mais que a práxis seja diferente, já não podemos deixar de almejar tal igualdade.Tal igualdade é o direito de nascer igual, brancos, pretos, vermelhos, amarelos... a igualdade de acessos e, por enquanto um mínimo de igualdade material - por esta idéia é que muitos países almejam uma melhor distribuição de renda.Mas como disse, a práxis é para sociólogos e cientistas políticos... que tomem nossas idéias, de nós filósofos e dali tentem transformar o mundo em um lugar melhor.Nosso caminho é a descoberta, mesmo que aquilo que venhamos a descobrir seja utilizado daqui a mil anos, ou, jamais venha a ser utilizado.Somos a voz da razão.Abraços,

Brasil
    Membro

Respondendo ao seu último parágrafo: porque ao descobrirmos, mesmo que não se confirme pela práxis, nossa razão já não pode rejeitar tal conceito, por mais que as ações sejam contrárias ao conceito descoberto, o desconforto é evidente. Sabemos que agimos mal, mesmo que imediatamente não possamos mudar a práxis.

Caro Paulo, desculpe, mas receio que você esteja sugestionado por discursos proselitistas...  Não podemos mudar a práxis, exatamente porque não há aceitação da ideia! Oras!Se você se dispor a discutir o tema “igualdade entre os seres humanos” perceberá que são poucas as pessoas que realmente acreditam neste valor. Eu sou uma dessas poucas pessoas e já vi argumentos dos mais variados contra tal ideia... Veja você caro Paulo, que as pessoas que não aceitam esta ideia chegam a criar metáforas como “sapato 38 pra todo mundo”, ou “povo de rebanho”, ou “dividir a miséria”, para colocarem-se contra este conceito.É muito comum vermos as pessoas falarem positivamente em igualdade entre os seres humanos, valorizarem esta ideia e tal, mas quando chegam na hora da escolha da orientação política, simplesmente abominam o comunismo, o anarquismo e tudo o que não for competição humana Ou seja: Bradam valores dos quais não acreditam. O fazem de maneira proselitista, visando chegar a algum outro objetivo que não a efetiva igualdade entre os seres humanos.De modo que eu não sei o porquê de você entender que este é um conceito intrínseco à Humanidade, uma vez que não faltam opositores desta ideia.Observe alguns formadores de opinião pública como Arnaldo Jabor, Boris Casoy e tantos outros e verá que eles trabalham firmes no sentido contrário desta ideia! Então, eu não sei o que te faz pensar que este seja um conceito intrínseco à Humanidade.

talvez o comunismo idealizado por Marx... mas este jamais se implantou. Talvez o anarquismo...

Estes sistemas são chamados “utópicos”, exatamente porque as pessoas não acreditam neles e, eles não se implantaram porque a rejeição foi muito grande!Alias, a palavra “anarquismo”, que originalmente definia um sistema social de convívio e evolução humana, ganhou conotação pejorativa ao longo do tempo e passou a significar “bagunça”, “desordem”. Acho que isto é uma clara prova da rejeição maciça desta ideia.Abraço

ppaulo
    Membro

A minha razão me faz assim pensar.Mesmo que muitos trabalhem contra... veja que a maioria apóia tal idéia em público.Interesses escusos e meramente materialistas empurram a grande maioria em ações que contrariam a idéia de igualdade.Mas o conceito permanece.Querendo ou não, o mundo hoje é mais igualitário (ou menos desigual) do que na idade média.Sei que são migalhas... Mas isto não faz com que a descoberta do conceito não tenha ocorrido. Mesmo se ninguém adequar a práxis ao conceito, ele aí estará.Veja que não estou seguindo discursos prontos. Apenas defendo que como descoberta de conceito, não poderemos voltar atrás.Abraços,

Brasil
    Membro

Mesmo que muitos trabalhem contra... veja que a maioria apóia tal idéia em público.

Sim, vemos muitos defenderem esta ideia... Mas como eu te disse, o fazem de maneira proselitista e demagógica.Veja você que o candidato à presidência Plínio de Arruda Sampaio disse em entrevista ao repórter Carlos Nascimento, do SBT, que pretende “reformar o capitalismo”. Ou seja, um marxista que pretende “melhorar” o capitalismo. Diante disso, meu caro, não me resta outro entendimento senão o de que estes “comunistas” só o são comunistas no discurso. Discurso este que volta e meia cai em contradição.Alias, perceba o índice de “aceitação” dos partidários das ideias igualitárias aqui no Brasil. Não passam de 1 ou 2%.

Brasil
    Membro

isto não faz com que a descoberta do conceito não tenha ocorrido.

O termo “descoberta do conceito” indica que a história já existia antes dos fatos históricos. O que poderíamos chamar de “predestinação”.Penso que os fatos constroem os conceitos. Só se descobre aquilo que já existia!

ppaulo
    Membro

Prezado Brasil,Não creio que o termo descoberta do conceito traga em si a indicação de que a história já existia antes dos fatos históricos.Apenas que o conceito sim.Não há predestinação nisto. Podemos nunca descobrir-desvelar certos conceitos. Apenas de depois de descobertos-desvelados, se tornam indisponíveis.Algo como depois de se descobrir que 2+2 são 4. Ou que a terra gira em torno do sol (claro que neste exemplo, devem ser guardadas as devidas proporções e tendo-se em vista serem de áreas diferentes da que discutimos agora).

Brasil
    Membro

Não creio que o termo descoberta do conceito traga em si a indicação de que a história já existia antes dos fatos históricos.Apenas que o conceito sim.

Sim, você já havia dito que estes são conceitos intrínsecos à Humanidade... “Humanidade” é o nome dado ao grupo de animais da espécie Homo sapiens ou Ser humano.Então, há aproximadamente 200 mil anos atrás, quando os machos desta espécie andavam arrastando suas fêmeas pelos cabelos e caçando com um porrete, eles já tinham o conceito de dignidade humana e o conceito de igualdade entre os seres humanos?

Acácia
    Membro

Não creio que o termo descoberta do conceito traga em si a indicação de que a história já existia antes dos fatos históricos.Apenas que o conceito sim.

Sim, você já havia dito que estes são conceitos intrínsecos à Humanidade... “Humanidade” é o nome dado ao grupo de animais da espécie Homo sapiens ou Ser humano.Então, há aproximadamente 200 mil anos atrás, quando os machos desta espécie andavam arrastando suas fêmeas pelos cabelos e caçando com um porrete, eles já tinham o conceito de dignidade humana e o conceito de igualdade entre os seres humanos?

Claro que não coitados...eram totalmente sem noção de valores. A alma da fêmea angustiada de tanta dor é que deve ter encontrado um meio de gerar conceitos de valores no cérebro deste "homo sapiens"...  :music_mini:

Brasil
    Membro

Claro que não coitados...eram totalmente sem noção de valores.

Se eles eram totalmente sem noção de valores, então estes valores aqui versados não são valores intrínsecos à Humanidade.

Acácia
    Membro

Claro que não coitados...eram totalmente sem noção de valores.

Se eles eram totalmente sem noção de valores, então estes valores aqui versados não são valores intrínsecos à Humanidade.

Certamente que não. Tais valores surgiram da necessidade a partir da dignidade (intrínseca) da alma humana, mas ao serem idealizados, perderam a finalidade em sua aplicação.

Brasil
    Membro

Tais valores surgiram (...)

Se eles surgiram, então não são intrínsecos!!intrínseco1. Que se encontra no interior, no íntimo de alguém ou de algo.2. Inerente, essencial a alguém ou alguma coisa: 3. Que é real e independe de convenção (valor intrínseco).http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=intr%EDnseco

Tais valores surgiram da necessidade(...)

Se eles surgiram a partir de uma determinada necessidade, então eles foram construídos a partir dos fatos. Os fatos geraram a necessidade e esta gerou a construção dos conceitos aqui versados.E os fatos são contingentes: podem ou não acontecer.

ppaulo
    Membro

Prezado Brasil,Tenho que tais conceitos são sim intrínsecos ao ser humano. O que ocorria na pré-história era tão somente que tais conceitos não tinham sido descobertos-desvelados, assim como os pré-históricos nem tinham noção que a terra era redonda, mesmo ela sendo redonda...Não tinham ainda descoberto os conceitos de dignidade da pessoa humana por exemplo, mesmo tal sendo intrínseco ao ser humano.Este é um dos papéis da filosofia, desvelar conceitos.

Brasil
    Membro

Tenho que tais conceitos são sim intrínsecos ao ser humano. O que ocorria na pré-história era tão somente que tais conceitos não tinham sido descobertos-desvelados, assim como os pré-históricos nem tinham noção que a terra era redonda, mesmo ela sendo redonda...

Eles não tinham noção que a Terra era redonda e, foi preciso acontecer um FATO histórico como a circunavegação, para que tomassem conhecimento do que já existia.Tomando conhecimento construiu-se o conceito.  Ele foi construído a partir  dos fatos que provaram que a Terra é redonda!O que foi descoberto foi o fato e não o conceito!Ninguém duvida que a terra seja redonda, pois foi provado através de fatos.  Já, sobre o conceito de igualdade entre os seres humanos, encontramos milhões que não acreditam neste conceito, pois isto não foi provado.Se milhões não acreditam, então não pode ser um conceito intrínseco.

Não tinham ainda descoberto os conceitos de dignidade da pessoa humana por exemplo, mesmo tal sendo intrínseco ao ser humano.

Perceba, caro amigo, que a única referência que tens para dizer que este conceito é intrínseco são as suas próprias palavras, nada mais.

Acácia
    Membro

Tais valores surgiram (...)

Se eles surgiram, então não são intrínsecos!!intrínseco1. Que se encontra no interior, no íntimo de alguém ou de algo.2. Inerente, essencial a alguém ou alguma coisa: 3. Que é real e independe de convenção (valor intrínseco).http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=intr%EDnseco

Tais valores surgiram da necessidade(...)

Se eles surgiram a partir de uma determinada necessidade, então eles foram construídos a partir dos fatos. Os fatos geraram a necessidade e esta gerou a construção dos conceitos aqui versados.E os fatos são contingentes: podem ou não acontecer.

Está certo, então eu corrijo o que eu quis dizer: A dignidade é sim, intrínseca. Portanto, a necessidade através dos fatos permitiram que a mesma (a dignidade inerente ao humano) se manifestasse em favor dos valores (aqui como juízo), que a partir dessa necessidade,  passou a estabelecer conceitos. No entanto, "igualdade entre seres humanos" é apenas ideal e não uma necessidade. Por isso, a finalidade para a qual o conceito deveria ser estabelecido ,está impossibilitada de aplicação como solução para uma sociedade que se almeja como fim.

Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 165 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.