Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Livre-Arbítrio X Predestinação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/09/2010 às 16:41 #82022BrasilMembro
Se a psique (intelecto) está contida na partícula de energia, por lógica o Todo Maior contém a somatória dos intelectos (é uma realidade)
Desculpe, mas isso é alucinação simplesmente, sem a menor base lógica para ser afirmada, nasce de uma dedução particular de seu devaneio. Psique nada tem a ver com partículas de energia, muito menos estar contida em partículas de energia.
Concordo com você nairan! Em primeiro lugar devemos esclarecer ao usuário Philipon que psique NÃO É intelecto.Intelecto é a inteligência ou a faculdade de conhecer, compreender.Psique é a personalidade do indivíduo, o que os místicos chamam de alma e popularmente chamamos de espírito: “espírito de rebeldia”, “espírito de cidadania”, “espírito de justiça”. Ou seja, são indicações de um TIPO de personalidade; um tipo de psique.A personalidade ou psique não está necessariamente vinculada à inteligência ou intelecto.Dois indivíduos podem ter graus de inteligência iguais e personalidades bem diferentes. Ou, “personalidades iguais” ou parecidas e graus de inteligência bem diferentes.Se a realidade fosse como o usuário Philipon está nos apresentando, as pessoas com graus de inteligência aproximados teriam comportamentos ou personalidades iguais. E isto é facilmente verificado que não procede. Se submetêssemos duas crianças com graus de inteligência aproximados, às mesmas informações, NÃO estaríamos com isso criando duas personalidades iguais. Com isto desvinculamos psique, de intelecto; personalidade, de inteligência.
18/09/2010 às 17:17 #82023nairanMembroPois é, colega Brasil, parece que concordamos nesse ponto, mas o que me intriga mesmo é a insistência do colega Philipon em associar energia com pensamento, psiquê, ou intelecto, quando a energia serve mesmo é de base para funcionamento do todo, mas as funções superiores do cérebro humano, nascem da estrutura particular do cérebro.Ainda se estivéssemos falando sobre alma, eu entenderia a fala, (não concordaria mas entenderia), mas da maneira como esta colocada, me parece mesmo um disparate tremendo, perdão pelo tom agressivo, mas certas coisas me deixam mesmo irritado. (como por exemplo a arrogância).
18/09/2010 às 18:08 #82024BrasilMembrocertas coisas me deixam mesmo irritado. (como por exemplo a arrogância).
O usuário Philipon tem o péssimo hábito de puxar o saco de quem concorda com ele e, tentar desqualificar a pessoa e não a opinião de quem não concorda.Normalmente quando divergimos, apresentamos argumentos, razões, rebatemos afirmações, recorremos a fatos históricos, informações científicas, definições da linguagem, etc.Já, o usuário Philipon recorre à pura e simples tentativa de desqualificação das pessoas utilizando observações como: “não tens capacidade de compreender”, ou, “demonstras ignorância sobre o assunto”, ou, “falta-lhe raciocínio”, etc.Aí, depois de estabelecer um confronto pessoal, e não de ideias ou de opiniões, o que culmina invariavelmente em baixaria, retira-se da discussão fazendo ares de superioridade. O que fica explícito na realidade é que mesmo sem argumentos, ainda assim ele não muda de opinião.
19/09/2010 às 16:12 #82025AcáciaMembroAcredito que o nosso amigo brasil conseguiu mais uma vez explicar de forma simples a realidade dos fatos.Agora o que eu não consigo entender é como as pessoas ainda insistem em permanecerem ignorantes...Sera preguiça de pensar?Seria medo de encarar a realidade verdadeira?Seria fraqueza de carater?Um religioso pra mim é um fraco de carater.
Um religioso pra mim é alguém buscando a Perfeição.O homem tem a vontade livre, portanto pode exercer o livre-arbítrio sim.O homem que está incapacitado de exercer o livre-arbítrio está predestinado por conta daquele ou daquilo que lhe escraviza...
20/09/2010 às 14:57 #82026SE7MUSMembroPortanto, penso que se estamos aqui neste local que privilegia as reflexões filosóficas, fazer uso de textos enigmáticos, concebidos mediante contextos altamente sugestivos como sonhos, “revelações”, “visões”, etc., para afirmar a verossimilhança de qualquer ideia que seja, é uma grande tolice.
Caro amigo BRASIL,A Bíblia (que preenche o perfil citado) também não pode ser tirada como uma reflexão filosófica?Os contextos que se refere são espirituais. Então:Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2. 14,15Atenciosamente,SE7MUS
20/09/2010 às 15:48 #82027BrasilMembroOra, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2. 14,15
Dizeres bíblicos pra lá... Dizeres bíblicos pra cá...Cor. 1:21 - Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
20/09/2010 às 15:53 #82028nairanMembroPortanto, penso que se estamos aqui neste local que privilegia as reflexões filosóficas, fazer uso de textos enigmáticos, concebidos mediante contextos altamente sugestivos como sonhos, “revelações”, “visões”, etc., para afirmar a verossimilhança de qualquer ideia que seja, é uma grande tolice.
Caro amigo BRASIL,A Bíblia (que preenche o perfil citado) também não pode ser tirada como uma reflexão filosófica?Os contextos que se refere são espirituais. Então:Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2. 14,15Atenciosamente,SE7MUS
Caro SE7MUS, apesar da pergunta não ser direcionada a mim, mesmo assim me atrevo a responder visto que o espaço é publico.A bíblia pode sim ser tirada como fonte de reflexão filosófica, mas não apenas ela, como nenhuma fonte pode ser tirada como referencia para demonstrar a si mesma.Além disso, a própria afirmação do texto em questão já inviabiliza seu uso como reflexão filosófica, pois pelo texto qualquer reflexão é estéril, pois não vem do Espirito, que seria a única autoridade capaz de dar sentido ao entendimento das questões abordadas.em suma, ou se crê e não se filosofa em cima da crença, ou se filosofa, mas então obrigatoriamente se questiona a autoridade auto-afirmada pelo texto.Seja como for nesse caso o debate é inútil e o filosofar sobre a questão absurda e estéril.Abraços.
20/09/2010 às 17:45 #82029AcáciaMembroAcredito que o nosso amigo brasil conseguiu mais uma vez explicar de forma simples a realidade dos fatos.Agora o que eu não consigo entender é como as pessoas ainda insistem em permanecerem ignorantes...Sera preguiça de pensar?Seria medo de encarar a realidade verdadeira?Seria fraqueza de carater?Um religioso pra mim é um fraco de carater.
Um religioso pra mim é alguém buscando a Perfeição.O homem tem a vontade livre, portanto pode exercer o livre-arbítrio sim.O homem que está incapacitado de exercer o livre-arbítrio está predestinado por conta daquele ou daquilo que lhe escraviza...
Ou não? Seria o contrário? Dár-se-ia que o homem, por ser escravo daquilo ou daquele que o escraviza, estivesse incapacitado de exercer o livre-arbítrio para ir de encontro a predestinação???Olha aí as tantas portas abertas... "Entrai pela porta estreita..."Mas Senhor, quem estaria capacitado?Resposta: Deus é Quem sabe!
20/09/2010 às 19:18 #82030SE7MUSMembroOra, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2. 14,15
Dizeres bíblicos pra lá... Dizeres bíblicos pra cá...Cor. 1:21 - Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
Tá ai.... uma pérola bem citada. Visto que, é impossível misturar a filosofia humana com a filosofia de Deus expressa em Seus Escritos. Pois, comparando-as, vejamos:Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Coríntios 1:25Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:20Toda ciência, sabedoria ou a filosofia do homem nem chegam aos pés da LOUCURA de Deus.Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1 Coríntios 1:23É ESCÂNDALO para os judeus por causa do TORÁH e LOUCURA para os gregos por causa da FILOSOFIA. Tanto para um quanto para o outro a Bíblia é ILÓGICA. E por mais que o homem seja sábio:Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1 Coríntios 3:19Em fim...,Att.SE7MUS
20/09/2010 às 21:16 #82031BrasilMembroTá ai.... uma pérola bem citada. Visto que, é impossível misturar a filosofia humana com a filosofia de Deus expressa em Seus Escritos. Pois, comparando-as, vejamos:Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Desculpe, mas a “pregação” quem faz são os crédulos e não Deus!! Ademais, acreditar que Deus tem loucura e/ou fraqueza, além de ser algo totalmente adverso do conceito “Deus” sob a ótica cristã, também me parece um salto muito grande no campo das adivinhações. Veja só: Como pode um cristão, que obviamente acredita na ótica cristã a respeito de Deus, acreditar que Deus tem fraqueza ou loucura? Não é a própria ótica cristã quem atribui onipotência, onisciência e onipresença a Deus?
21/09/2010 às 14:46 #82032SE7MUSMembroTá ai.... uma pérola bem citada. Visto que, é impossível misturar a filosofia humana com a filosofia de Deus expressa em Seus Escritos. Pois, comparando-as, vejamos:Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Desculpe, mas a “pregação” quem faz são os crédulos e não Deus!! Ademais, acreditar que Deus tem loucura e/ou fraqueza, além de ser algo totalmente adverso do conceito “Deus” sob a ótica cristã, também me parece um salto muito grande no campo das adivinhações. Veja só: Como pode um cristão, que obviamente acredita na ótica cristã a respeito de Deus, acreditar que Deus tem fraqueza ou loucura? Não é a própria ótica cristã quem atribui onipotência, onisciência e onipresença a Deus?
AMIGO BRASIL,RARAMENTE VEJO PERGUNTAS EXCELENTES como esta...! - Visto que, eu propriamente não sei de nada senão o que li na Bíblia, a final ela me responde o que é necessário sobre DEUS.Eu particularmente não confio na ÓTICA CRISTÃ, pois estamos sujeitos à vaidade, ganância, "imaginologia", "achologia" ou coisas que são inerentes a natureza depravada da Humanidade que distorcem o que foi Escrito.Eu confio no Documento que se chama Bíblia pois as provas que ela foi submetida passou de todas ilesa, pois quem seria eu para acreditar naquilo que nem sei o que é? - Eu seria um IDIOTA para não dizer ESQUIZOFRÉNICO pregando coisas que não condizem com a realidade...! (rsrsrKKK).A profunda sabedoria de Deus está revelada e não há Teólogos, Mestres, Professores, etc. que possam explicar melhor do que já está ESCRITO:"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". Hebreus 4:12Se há tantos problemas religiosos se deve ao fato que todos estão de acordo com sua ÓTICA...! - Eu, que sou feito da mesma malha que todos, também estou sujeito a equivoco grave que pode distorcer toda minha vida e levar-me para sempre ao ENGANO...! - Logo, quem irá me libertar dessa matrix...! Dou graças a Deus, o qual preferiu calar a boca para que seus escritos falem por si. A final, Ele é Sábio, e de que adianta repetir tudo denovo sendo que pode ser Escrito? - - Desculpe por me desabafar - - Vou para a questão:Sobre a loucura e a fraqueza de Deus, vamos-lá:A loucura de entregar a vida de seu Filho por aqueles que o rejeitaram.Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1.11"Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas". João 10:15Sabendo que a representação mais fraca de Deus é ser um homem (o pó da terra), pois ele é sua imagem e semelhança: JESUS DISSE: "Eu e o Pai somos um. João 10:30"A loucura de Deus produziu a salvação de alguns, mas salvar do quê?A fraqueza de Deus permitiu que o homens matassem seu Todo-Poderoso-Filho, mas Ele (Deus) pelo seu Espírito o ressuscitou dentre os mortos, mas pra quê?ISSO FAZ ALGUM SENTIDO? Tendo em vista que a nossa humanidade atual nos parece mais alucinada com as religiões, "achologias", pseudo-espiritual-imaginável, comércio, negócios, guerras, filosofias, etc. Não prestam mínima atenção de que tudo isso já foi predito.Já estou farto de observar esses movimentos carismáticos de "línguas estranhas", que todos os "milagres" provém de Deus, "paralítico" andando, febre ou dores de cabeça sendo "curados" (pois até o DIPIRONA ou ASPIRINA fazem isso), a medicina já tá "dando conta" de alguns canceres.A final, isso não lhe parece estranho?NÃO IMPORTA SE A HUMANIDADE SE ARREPENDA OU DEIXE DE SE ARREPENDER, O PROBLEMA É QUE O ESCRITO SE CUMPRE. E mesmo que todos saibam que as tragédias descritas lá provém de vontade permissiva de Deus, ainda não se arrependeriam:E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. Apocalipse 16:9E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras. Apocalipse 16:11Ou seja, os ateus dominarão o planeta...!SE VC PERCEBER ALGUM TOM DE PREOCUPAÇÃO DO QUE ESCREVI DESCONSIDERE, pois eu não tô num mínimo me LIXANDO... Deus é quem controla TUDO.Forte Abraço,SE7MUS
21/09/2010 às 16:05 #82033AcáciaMembroO que é que há com ele? Estás glorificando ou reclamando por Deus ter o domínio? Por que? E, por que acreditas tanto em que somos apenas “cumpridores” de uma “programação” de Deus? estará ele perturbado? Estás a pensar como o Viana, que se decepcionou com “deus” por pensar ser Deus? E que estória é esta de Deus ser louco? Gente!!! Valha-nos Cristo!
21/09/2010 às 16:22 #82034lincolnpsiMembro“Amor quando é amor não definhaE até o final das eras há de aumentar.Mas se o que eu digo for erroE o meu engano for provadoEntão eu nunca terei escrito Ou nunca ninguém terá amado."William ShakespeareTa ai um pequeno refrão que de longe é anos luz mais distante de profundidade do que qualquer passagem biblica.Um sujeito desse sim pode ser adorado como um deus.
21/09/2010 às 16:38 #82035AcáciaMembro"Amor quando é amor não definhaE até o final das eras há de aumentar.Mas se o que eu digo for erroE o meu engano for provadoEntão eu nunca terei escrito Ou nunca ninguém terá amado."William ShakespeareTa ai um pequeno refrão que de longe é anos luz mais distante de profundidade do que qualquer passagem biblica.Um sujeito desse sim pode ser adorado como um deus.
Concordo que é de longe anos luz mais distante de profundidade mas, adorado como deus? E eu? Eu estou viva e ele já morreu e ninguém o vê passeando por aí,salvo, suas imagens congeladas pelo século dos séculos...uuhuhuhuhu. Se a técnica dos egípcios era a mumificação, a técnica digital são as imagens... afinal, IMAGEM É TUDO!!! auauauauuuuuuu!!! Eu prefiro adorar como Deus Aquele que me concede o direito de respirar, de amar, de sorrir, de falar, de viver, de cheirar as rosas do meu jardim...a Este, todo o meu louvor e Adoração... No entanto, amo muito também a todos que não vivem de e para sua própria imagem mas, que se conformam em ser a imagem e semelhança de Deus, horas produzindo e horas multiplicando em larga escala tudo o que lhe fora por Deus concedido! :music_mini2: :wink_mini: :rose_mini: :drink2_mini: :heart_mini: :clapping_mini:
21/09/2010 às 16:53 #82036BrasilMembroeu propriamente não sei de nada senão o que li na Bíblia, a final ela me responde o que é necessário sobre DEUS.
Meu querido, eu não tenho nada contra as tuas crenças... Apenas entendo que não há como discutir sobre religião. Religiões são interpretações a respeito do que não conhecemos.Como o colega nairan bem colocou em outras palavras, não há como filosofar sobre religiosidades. Não há nada de concreto a ser discutido dentro dos parametros religiosos. Discutir ética, moral, etc., é um outro assunto. Estes valores são convenções e não interpretações abstratas.Grosso modo, não são só os teístas que acreditam que a bondade, a solidariedade, a fraternidade, a honestidade, sejam bons valores... Isto são convenções que se estabeleceram ao longo da história da Humanidade. Os ateus também prezam estes valores!! Salvo as verificadas exceções, como por exemplo, os ladrões e assassinos. Dentre os quais também encontramos teístas.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.