Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Livre-Arbítrio X Predestinação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
15/09/2010 às 23:09 #82007AcáciaMembro
Cegar-se pela própria vida, e viver errante como o gado no pasto. O homem é além-disso. Que ideia essa de darmos a alguém o destino de nossas vidas?! Que falta de amor próprio, que baixíssima autoestima, que desacreditar, que fraqueza! O homem é tão fraco, e se sente tão sem sentido e sem valor que criou Deus à sua imagem e semelhança.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, no entanto, o homem está gradualmente perdendo o seu referencial que é Deus.
16/09/2010 às 18:42 #82008SE7MUSMembroCegar-se pela própria vida, e viver errante como o gado no pasto. O homem é além-disso. Que ideia essa de darmos a alguém o destino de nossas vidas?! Que falta de amor próprio, que baixíssima autoestima, que desacreditar, que fraqueza! O homem é tão fraco, e se sente tão sem sentido e sem valor que criou Deus à sua imagem e semelhança.
Reconhecer e entregar a vida para o Autor da vida, Aquele que fez tudo de Bom...! Gn. 1. 31 - "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto".Por acaso é falta de amor a si próprio?E Deus disse para Paulo:E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9GAME OVER...!ABRAÇOSSE7MUS
16/09/2010 às 18:58 #82009SE7MUSMembroCegar-se pela própria vida, e viver errante como o gado no pasto. O homem é além-disso. Que ideia essa de darmos a alguém o destino de nossas vidas?! Que falta de amor próprio, que baixíssima autoestima, que desacreditar, que fraqueza! O homem é tão fraco, e se sente tão sem sentido e sem valor que criou Deus à sua imagem e semelhança.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, no entanto, o homem está gradualmente perdendo o seu referencial que é Deus.
"O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um. Salmos 14:2,3"A HUMANIDADE PERDEU JÁ FAZ MUITO TEMPO. Não se engane, pois o próprio Deus endurece o coração de quem quer e se compadece também de quem quer.Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?. Romanos 9.15-18Atenciosamente,SE7MUS
16/09/2010 às 19:20 #82010AcáciaMembroConcordo que tudo depende da Graça de Deus e de quem Ele quer se compadecer. Com Deus tudo podemos e sem Ele nada somos!
16/09/2010 às 19:28 #82011SE7MUSMembroConcordo que tudo depende da Graça de Deus e de quem Ele quer se compadecer. Com Deus tudo podemos e sem Ele nada somos!
PERFEITO...!JESUS DISSE;Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5
17/09/2010 às 3:22 #82012nairanMembroCegar-se pela própria vida, e viver errante como o gado no pasto. O homem é além-disso. Que ideia essa de darmos a alguém o destino de nossas vidas?! Que falta de amor próprio, que baixíssima autoestima, que desacreditar, que fraqueza! O homem é tão fraco, e se sente tão sem sentido e sem valor que criou Deus à sua imagem e semelhança.
"O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um. Salmos 14:2,3"A HUMANIDADE PERDEU JÁ FAZ MUITO TEMPO. Não se engane, pois o próprio Deus endurece o coração de quem quer e se compadece também de quem quer.Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?. Romanos 9.15-18Atenciosamente,SE7MUS
Voce cita isso com orgulho, e no entanto isso é a essência da ignorância e do despropósito, e ser, por opção própria, capacho de algo que nem se sabe se esta lá, e mesmo que esteja não merece um mínimo de nada que seja além de desprezo, um Deus que fosse realmente assim não passaria de lixo estelar, que precisa moldar um outro ser somente para poder ser deus sobre esse ser, patético e desprezível, e ainda temos que ler e constatar que existem pessoas que se dizem inteligentes e humanas, e que aceitam esse tipo de idéias com orgulho.isso me da nojo, as vezes chego mesmo a perder a esperança na humanidade...
17/09/2010 às 9:19 #82013PhiliponMembroSenhores me parece que o problema deste tópico é que esta sendo empregado somente o pensamento dialético onde a base são as idéias ao invés de ser usado o pensamento filosófico onde a base seja a realidade. Devemos lembrar que as idéias são abstrações não realidade.Eu vou a fazer uma análise empregando o pensamento filosófico tendo como base a realidade.O homem é formado por um corpo e uma psique (é uma realidade)A psique está formada pelas faculdades: percepção, discernimento, reflexão, raciocínio, dedução e lógica (é uma realidade)Einstein demonstrou que a matéria estava formada por energia condensada E = m * c² (é uma realidade) Tomando como base a formulação de Einstein podemos definir que a origem de tudo o existente é a energia (é uma realidade)Considerando isto, temos que a psique é formada por energia por tanto, as faculdades da psique pertencem á energia (é uma realidade)A energia é formada por quantum (partículas de energia). (é uma realidade)As partículas de energia se originam de um Todo Maior (é uma realidade)As somatórias das partículas de energia formam o Todo Maior (é uma realidade) Se a psique (intelecto) está contida na partícula de energia, por lógica o Todo Maior contém a somatória dos intelectos (é uma realidade)Utilizando o raciocínio podemos deduzir que a origem de tudo é o Todo Maior (é uma realidade)A esse Todo Maior podem dar-lhe o nome que desejem para muitos será o verdadeiro Deus.Na realidade Livre arbítrio não é paradoxo com Predestinação são complemento, já que a Predestinação do homem é a evolução da psique por meio do conhecimento adquirido através do livre arbítrio. Lembremos que nossa essência é a mesma que a do Todo Maior.
17/09/2010 às 12:26 #82014nairanMembroSenhores me parece que o problema deste tópico é que esta sendo empregado somente o pensamento dialético onde a base são as idéias ao invés de ser usado o pensamento filosófico onde a base seja a realidade. Devemos lembrar que as idéias são abstrações não realidade.Eu vou a fazer uma análise empregando o pensamento filosófico tendo como base a realidade.O homem é formado por um corpo e uma psique (é uma realidade)A psique está formada pelas faculdades: percepção, discernimento, reflexão, raciocínio, dedução e lógica (é uma realidade)Einstein demonstrou que a matéria estava formada por energia condensada E = m * c² (é uma realidade) Tomando como base a formulação de Einstein podemos definir que a origem de tudo o existente é a energia (é uma realidade)Considerando isto, temos que a psique é formada por energia por tanto, as faculdades da psique pertencem á energia (é uma realidade)A energia é formada por quantum (partículas de energia). (é uma realidade)As partículas de energia se originam de um Todo Maior (é uma realidade)As somatórias das partículas de energia formam o Todo Maior (é uma realidade) Se a psique (intelecto) está contida na partícula de energia, por lógica o Todo Maior contém a somatória dos intelectos (é uma realidade)Utilizando o raciocínio podemos deduzir que a origem de tudo é o Todo Maior (é uma realidade)A esse Todo Maior podem dar-lhe o nome que desejem para muitos será o verdadeiro Deus.Na realidade Livre arbítrio não é paradoxo com Predestinação são complemento, já que a Predestinação do homem é a evolução da psique por meio do conhecimento adquirido através do livre arbítrio. Lembremos que nossa essência é a mesma que a do Todo Maior.
Tomando como base a formulação de Einstein podemos definir que a origem de tudo o existente é a energia (é uma realidade)
Parcialmente verdadeiro, isso diz respeito exclusivamente aos aspectos da matéria/energia, mas não quanto aos outros aspectos físicos como espaço/tempo, e principalmente quanto ao intervalo entre ocorrências que estabelecem as relações de causa/efeito numa seqüência de invariância causal, (seta do tempo).
Considerando isto, temos que a psique é formada por energia por tanto, as faculdades da psique pertencem á energia (é uma realidade)
Falso, a psique não é formada por energia, mas por relações de informação, (software), não é coisa, é relação entre coisas.
As partículas de energia se originam de um Todo Maior (é uma realidade)
Presunção, esse todo maior esta pressuposto em sua imaginação, as partículas fazem parte da realidade do universo como o vemos, nada mais.
Se a psique (intelecto) está contida na partícula de energia, por lógica o Todo Maior contém a somatória dos intelectos (é uma realidade)
Desculpe, mas isso é alucinação simplesmente, sem a menor base lógica para ser afirmada, nasce de uma dedução particular de seu devaneio. Psique nada tem a ver com partículas de energia, muito menos estar contida em partículas de energia.
Utilizando o raciocínio podemos deduzir que a origem de tudo é o Todo Maior (é uma realidade)
Dedução absurda, qual é esse todo maior??, o mesmo que foi referido na presunção anterior??Procure por essas teorias a prova e confrontar com outras linhas de pensamento, tenho certeza que dessa forma seus erros de dedução saltaram a vista mesmo para quem mantém uma preferencia por determinada forma de pensar, que lhe agrada mais contrariando a realidade óbvia em favos dessa preferencia de idéias.
17/09/2010 às 14:37 #82015BrasilMembroCaros SE7MUS e Acácia:Vocês estão usando citações bíblicas como se isso estivesse reforçando a verossimilhança de vossas opiniões...Contudo, penso que é importante ressaltar que pela sua característica aforismática, metafórica, poética, enigmática, misteriosa e indefinida, a Bíblia é fonte de “informação” para sustentar praticamente qualquer idéia que se queira expressar.Se alguém disser que o mundo vai se acabar, é possível encontrar dizeres no referido livro que sustentam essa posição.Se alguém disser que o mundo não vai se acabar, é igualmente possível encontrar dizeres no referido livro que sustentam essa posição.Se alguém disser que o “diabo” tem muito poder, é possível encontrar no referido livro sustentação para essa posição.Se alguém disser que o “diabo” não tem poder algum, é igualmente possível encontrar no referido livro sustentação para esta posição.Se alguém disser que a opção pela guerra é uma boa escolha, é possível encontrar sustentação para esta posição. Se disser o contrário; idem.Se alguém disser que os cristãos têm que lutar contra outras crenças, é possível encontrar sustentação para esta posição. Se disser o contrário; idem. Se alguém disser que a vingança deve ser feita olho por olho e dente por dente, é possível encontrar sustentação para esta posição.Se disser que o agredido e desrespeitado deve oferecer a outra face para ser desrespeitado e agredido novamente, também é possível sustentar essa posição. Portanto, penso que se estamos aqui neste local que privilegia as reflexões filosóficas, fazer uso de textos enigmáticos, concebidos mediante contextos altamente sugestivos como sonhos, “revelações”, “visões”, etc., para afirmar a verossimilhança de qualquer ideia que seja, é uma grande tolice.
17/09/2010 às 15:51 #82016AcáciaMembroCaros SE7MUS e Acácia:Vocês estão usando citações bíblicas como se isso estivesse reforçando a verossimilhança de vossas opiniões...Contudo, penso que é importante ressaltar que pela sua característica aforismática, metafórica, poética, enigmática, misteriosa e indefinida, a Bíblia é fonte de “informação” para sustentar praticamente qualquer idéia que se queira expressar. (BRASIL)Discordo: A Bíblia é um Livro (sob a minha óptica) elaborado para que o homem encontre a Deus e a ele mesmo. Desta forma, não serve para sustentar idéias. Neste caso, a linha do tempo bíblica difere da linha do tempo estabelecida pelas idéias do humano. Esta linha do tempo bíblica não é na superfície (linear como na História) mas na profundidade (camadas dimensionais). Em outras palavras (antes que o Brasil faça uma piada pra mim de novo), o tempo de Deus está na alma do homem e não na psique. Se isto é dialética, só sei que penso assim mas, não precisam me levar para laboratório vixe?"A esse Todo Maior podem dar-lhe o nome que desejem para muitos será o verdadeiro Deus.Na realidade Livre arbítrio não é paradoxo com Predestinação são complemento, já que a Predestinação do homem é a evolução da psique por meio do conhecimento adquirido através do livre arbítrio". (Philipon)Concordo.
17/09/2010 às 15:56 #82017AcáciaMembroSem amar a Deus e aos seus semelhantes , é falso o livre-arbítrio do homem, afinal, sobre o que ele estaria arbitrando a não ser sobre suas idéias?! Idéias não tem peso mas sentimentos, sim!
17/09/2010 às 17:00 #82018BrasilMembroA Bíblia é um Livro (sob a minha óptica) elaborado para que o homem encontre a Deus e a ele mesmo.
Minha cara, o Homem não precisa se encontrar senão geograficamente e, a Bíblia não ajuda em nada neste sentido.Sobre “encontrar a Deus” através da Bíblia... Penso que não deves esquecer a existência de outros livros ditos sagrados. A Bíblia é apenas um livro que trata de religiosidade, que foi adotado REGIONALMENTE. Ela não alcança todas as culturas. E, penso que prestigiar uma cultura em detrimento de outras, não é uma atitude isenta de parcialidade.No final é como torcer pelo Corinthians ou pelo Flamengo ou pelo Grêmio... Não há sentido concreto nisso, apenas escolhas baseadas em cores, jeitos, formas, regiões e não em conteúdo, não em concretudes.
17/09/2010 às 19:54 #82019lincolnpsiMembroAcredito que o nosso amigo brasil conseguiu mais uma vez explicar de forma simples a realidade dos fatos.Agora o que eu não consigo entender é como as pessoas ainda insistem em permanecerem ignorantes...Sera preguiça de pensar?Seria medo de encarar a realidade verdadeira?Seria fraqueza de carater?Um religioso pra mim é um fraco de carater.
17/09/2010 às 20:30 #82020AcáciaMembroA Bíblia é um Livro (sob a minha óptica) elaborado para que o homem encontre a Deus e a ele mesmo.
Minha cara, o Homem não precisa se encontrar senão geograficamente e, a Bíblia não ajuda em nada neste sentido.Sobre “encontrar a Deus” através da Bíblia... Penso que não deves esquecer a existência de outros livros ditos sagrados. A Bíblia é apenas um livro que trata de religiosidade, que foi adotado REGIONALMENTE. Ela não alcança todas as culturas. E, penso que prestigiar uma cultura em detrimento de outras, não é uma atitude isenta de parcialidade.No final é como torcer pelo Corinthians ou pelo Flamengo ou pelo Grêmio... Não há sentido concreto nisso, apenas escolhas baseadas em cores, jeitos, formas, regiões e não em conteúdo, não em concretudes.
Você está certíssimo de novo Brasil. Conclusão errada a minha talvez porque tenha sido a única também cultura de acesso que tive por tanto tempo e também por ter certeza do efeito que ela gera na alma humana. No entanto, reconheço também o Inferno que ela produz quando são os "falsos filhos de Abraão" que a manuseiam nas "cabeças ocas" da "sociedade anônima" que é, na atualidade, boa parte de nossa sociedade mundial. Em outras palavras, "mente vazia, oficina do diabo". E nisto, sinto o quanto o "Estado" é omisso no cumprimento de SEU DEVER, já que para isto ele é pago! Ou não? estou errada também neste pensamento? Gosto de suas correções pois aprendo com elas.Sinceramente!
17/09/2010 às 22:01 #82021nairanMembroVocê está certíssimo de novo Brasil. Conclusão errada a minha talvez porque tenha sido a única também cultura de acesso que tive por tanto tempo e também por ter certeza do efeito que ela gera na alma humana.
Cara Acácia, esse efeito que você menciona é alcançado sempre que alguém realiza qualquer ação que vai além de suas lutas internas pela sobrevivência própria e se atira a trabalhos /ou estudos e pensamentos altruístas e que favoreçam outros além da própria pessoa, para isso não é preciso religião, e preciso apenas compromisso, ética e moral elevadas.o sentimento de deslumbramento, estará presente em sua vida mesmo fora das mentiras antigas contadas a você pelos antepassados, é só você se deixar testar... e vencer o medo do pecado.Abraços.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.