Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Livre-Arbítrio X Predestinação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
06/09/2010 às 15:19 #81992AcáciaMembro
:mad_mini:"ou porque a estrada é mais larga(diga-se de passagem ACÁCIA...[se estiver lendo])."Definitivamente discordo de você. Você limita por demais o Poder de Deus para o homem (e as mulheres), risos..."Só sei que nada (mais) sei" ... Para o que ainda tem que ser descoberto, a Ciência está trabalhando...Abraços cordiais! :music_mini2: :clapping_mini: :drink2_mini:
Se digo que o homem não têm o livre-arbítrio, logo denota-se que DEUS o governa...! - E se DEUS é o Todo-Poderoso, Ele não poderia dominar tanto o querer quanto o efetuar no homem ou na mulher?(FP 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Recomendo que retire os óculos cor-de-rosa antes de ler a Bíblia, pois suas passagens são demasiadamente pesadas no que diz respeito ao PODER DE DEUS.Agora quanto a Ciência... qual é..!?Você não tem fé?
Já tenho minha posição quanto ao tema em questão. Não tenho a intenção de convencê-lo.Quanto a minha fé, não serve para estudar física, matemática e afins. A Ciência é dom de Deus que faz com que os homens prosperem na Terra. Quanto a fé, somente os que a possuem sabem de sua finalidade... risos. Sugiro que nos esforcemos em adquiri-la pois, com certeza é de grande proveito para nós.
06/09/2010 às 17:52 #81993SE7MUSMembro:mad_mini:"ou porque a estrada é mais larga(diga-se de passagem ACÁCIA...[se estiver lendo])."Definitivamente discordo de você. Você limita por demais o Poder de Deus para o homem (e as mulheres), risos..."Só sei que nada (mais) sei" ... Para o que ainda tem que ser descoberto, a Ciência está trabalhando...Abraços cordiais! :music_mini2: :clapping_mini: :drink2_mini:
Se digo que o homem não têm o livre-arbítrio, logo denota-se que DEUS o governa...! - E se DEUS é o Todo-Poderoso, Ele não poderia dominar tanto o querer quanto o efetuar no homem ou na mulher?(FP 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Recomendo que retire os óculos cor-de-rosa antes de ler a Bíblia, pois suas passagens são demasiadamente pesadas no que diz respeito ao PODER DE DEUS.Agora quanto a Ciência... qual é..!?Você não tem fé?
Já tenho minha posição quanto ao tema em questão. Não tenho a intenção de convencê-lo.Quanto a minha fé, não serve para estudar física, matemática e afins. A Ciência é dom de Deus que faz com que os homens prosperem na Terra. Quanto a fé, somente os que a possuem sabem de sua finalidade... risos. Sugiro que nos esforcemos em adquiri-la pois, com certeza é de grande proveito para nós.
Já disse que pode se esforçar ao máximo que não conseguirá...!
09/09/2010 às 16:52 #81994AcáciaMembro(FP 2:13) – Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.A fé é minha. O Livre-arbítrio Deus me dá se eu tiver a capacidade de exercê-la. No entanto, se provado que sou capaz de exercer a fé, eu não faço conta de possuir meu livre-arbítrio pois, me sinto feliz de ser governada por Deus. Quem não gosta de amar e ser amado, que se afaste Dele. Não é o meu caso!
10/09/2010 às 3:11 #81995murilo.haitherMembroDeus é criação humana. Não passa do seu subconsciente.. da necessidade humana de ter ao seu lado um apoio.. algo em que depositar sua fé, já que acreditar em si mesmo é pouco, cria-se então um ser, que dizem ter semelhança ao homem ( ou nós termos semelhança a ele). Basicamente, a ideia de DEUS é para os fracos, para os que precisam de um apoio. Prefiro acreditar que ser quem você é já é divino, acreditar que você é um Deus, pelomenos para você… para as pessoas que você faz feliz, etc… Viver em função de algo que nao se sabe o rosto, esperando um dia, talvez, alcançar o paraíso e sentar ao seu lado e comer algodão-doce a eternidade é meio paranóico… se realmente existir isso, prefiro ir pro inferno… mas enfim.Tem uma revista em quadrinhos que se chama Watchmen, mto interessante. Uma personagem, uma hora conta o caso de um assassinato de uma menina..e após terminar conclui o seguinte:"... olhei para o céu através da fumaça cheia de gordura humana e Deus não estava lá. A escuridão fria e sufocante prossegue eternamente, e nós estamos sozinhos. O Mundo desgovernado não é moldado por vagas forças metafísicas, não é Deus quem mata as crianças. Não é o acaso que as trucida, nem é o destino que as dá de comer aos cães. Somos nós, só nós."Tudo o que acontece, tudo que fazemos, os autres somos nós.. não é Deus, se existir...E sendo Deus, todo ese poço infinito de benevolencia... por que dexou seus supostos filhos se matando aqui? Creio que isso contradiz toda a ideia de Deus, pelomenos na base cristã.beijosmewalktalkem.
10/09/2010 às 3:57 #81996BrasilMembroDeus é criação humana. Não passa do seu subconsciente..
Uma vez que não se explica racionalmente a origem ou a causalidade do Universo e nem o surgimento ou a origem da vida, bem como as questões da Metafísica, esta sua afirmação é uma crença fundamentada na fé. Você crê e tem fé em sua crença! Do mesmo modo, as afirmações que tentam explicar tais questões perenes, valendo-se de qualquer concepção do conceito “Deus”, também são embasadas na crença e na fé.O conceito “Deus” remonta ao início das civilizações mais primitivas de que se tem conhecimento e chegou às mais modernas e evoluídas. As características desse deus que você mencionou acima está muito próxima às do deus da Bíblia, concebidas há mais de 2.600 anos, cuja alegação de veracidade no que tange exclusivamente a esta concepção, é sustentada até hoje por representantes altamente suspeitos. Representantes de uma doutrina que se estabeleceu e consolidou-se afirmando tal veracidade e, impondo, muitas vezes à força, esta suposta veracidade. Eles não são donos e nem criadores do conceito “Deus”. São apenas difusores eficientes de uma particular, arcaica, regional e improvável concepção deste conceito.Já, quanto a acreditar que nós mesmos sejamos um deus, me parece algo tão ilusório e fundamentado na fé, quanto o deus que citaste, para o qual, vive-se em função e, que aprecia algodão doce. :biggrin_mini:Para ser religioso ou ateu é impreterível ter fé; crer sem saber.O agnosticismo, em minha opinião, é muito mais sensato e inteligente.
10/09/2010 às 4:17 #81997AcáciaMembroDeus não deixou seus “supostos” filhos se matando aqui. Seus “supostos” filhos é que fazem questão de negar a salvação que é Cristo e buscam, se rebelando, exercer a autoridade de Deus que não lhes pertence. Ou então, coitados, sentem-se desamparados e perdidos no labirinto que eles mesmos criaram e não sabem como voltar ou não querem voltar. Devem ter preferido sua imagem ao invés da semelhança de Deus. Nesta hipótese, terão que livrarem-se da semelhança e por isto estão a banalizar os sentimentos, a razão e a consciência, e a promoverem os “amestrados”. Se, como você diz, o homem é tão forte assim, por que ele permite este caos, este sistema medíocre, estas barbaridades em nome de Deus? Por que estes homens não evoluem? por que as diferentes religiões e as diversas formas de ver a Deus? Se os poderosos educados e alfabetizados promovem a ignorãncia no meio de nós, por que confiar nestes homens? Por que permitir que estes exerçam o poder? Ora, façam -me o favor: Se alguma mente tem que ser desrraigada daqui que seja a dos hipócritas. No entanto, parece ser este o mundo dos hipócritas e afins. Neste caso, por convencimento desta “democracia injusta” , estaremos a “desprezar” vossas leis e costumes por apenas almejarem ser, o que não são. Fica mais sensato acreditarmos em comer “algodão doce” lá no Céu com os anjos e santos, amém!
10/09/2010 às 15:26 #81998BrasilMembroDeus não deixou seus "supostos" filhos se matando aqui. Seus "supostos" filhos é que fazem questão de negar a salvação que é Cristo e buscam, se rebelando, exercer a autoridade de Deus que não lhes pertence.
Mais uma vez lhe pergunto se consideras o lado ocidental do planeta como sendo o local onde se encontra o único exemplo possível da Humanidade.Como pode dizer que as pessoas fazem questão de negar a salvação, que “é” Cristo, se 4 bilhões de pessoas simplesmente o desconhecem? Apenas 1/3 da população do planeta recebeu ensinamentos cristãos, ou se dizem cristãs. A estas pessoas sim, você poderia atribuir desobediência ao que foi pregado por Cristo, mas aos outros não. A pregação de Cristo não alcançou toda a Humanidade! Muito longe disso, o islamismo é a religião que mais cresce atualmente.
10/09/2010 às 19:13 #81999AcáciaMembroDeus não deixou seus "supostos" filhos se matando aqui. Seus "supostos" filhos é que fazem questão de negar a salvação que é Cristo e buscam, se rebelando, exercer a autoridade de Deus que não lhes pertence.
Mais uma vez lhe pergunto se consideras o lado ocidental do planeta como sendo o local onde se encontra o único exemplo possível da Humanidade.Como pode dizer que as pessoas fazem questão de negar a salvação, que “é” Cristo, se 4 bilhões de pessoas simplesmente o desconhecem? Apenas 1/3 da população do planeta recebeu ensinamentos cristãos, ou se dizem cristãs. A estas pessoas sim, você poderia atribuir desobediência ao que foi pregado por Cristo, mas aos outros não. A pregação de Cristo não alcançou toda a Humanidade! Muito longe disso, o islamismo é a religião que mais cresce atualmente.
Não, não está no lado ocidental o exemplo a ser seguido pela Humanidade. No lado Ocidental está um exemplo imposto a humanidade e, por imposição, dificilmente podemos nos chegar a Deus. Todos os "ismos" são criações humanas e o sinônimo de Cristo não é cristianismo e o seu seguidor não é cristão é discípulo.No entanto , vou aderir a razão dos nobres deste fórum: Jesus é o Senhor de todos, mediante a Graça. Mas, nem todos são servos deste Senhor. Quanto ao 1/3 que não recebem os ensinamentos cristãos, deve-se ao fato da imposta "razão mesquinha" não permiti-Lo, tanto por partes de líderes interessados quanto por parte daqueles que não abrem mão de suas "supostas" vontades! Isto eu apenas penso, não tenho certeza do que afirmo pois, ninguém sabe os mistérios de Deus mas sei que "tudo coopera para o bem dos que O amam".Desta forma, encerro o meu discurso como negativo "momentâneamente" para o mundo e, positivo para aqueles que confiam em Deus mesmo diante de tudo que se lhe apresenta como evidências a Ele, contrárias. Nada mais a declarar sobre Deus e Cristo, Jesus. Amém?
10/09/2010 às 20:07 #82000lincolnpsiMembroDurante 2000 anos estudando fisica quantica, astronomia, matematica, astrologia, fisica e quimica o que poderiamos esperar da humanidade?Avanço?Melhores condições de vida?Agora,Durante 2000 anos estudando a biblia o que poderiamos esperar da humanidade?...Exatamente o que ela é no presente.
11/09/2010 às 0:11 #82001murilo.haitherMembroBrasil.. quando digo “prefiro acreditar que nós somos Deus” , me refiro que muitos buscam Deus em todos os lugares e esquecem da beleza de viver.. de ser humano…o que, comparando com o Deus ocidental, é algo belíssimo. A maioria apenas acredita “passar” pela vida, já que no céu sentara no colo de Deus e ouvirá historias.. ou lá haverá 72 virgens… Se a concepção de divindade em desde tribos e sociedades tribais, então ainda temos um pensamento tribal se acreditamos em Deus?Realmente, não ter religião é louvável. E sim, tvez a explicação para a criação humana, tanto bíblica quanto a teoria do big bang, científica, sejam estúpidas.. mas e aí? oq criou o universo? uma poderosíssima força que ainda acreditamos q exista?e é esta força que vc acredita que "rege" todas as atitudes humanas? acho q iso é tão estúpido quanto a teoria bíblica e a do big ben, bem como, segundo você, a de que não exista. Bom, posso me arrepender de dizer isso tudo... sou um aluno do Ensino Médio apenas interessado em ouvir, aprender e expor... por favor nao me levem a mal. Não tehouma carga de leiura sobre "Deus" suficiente para debater aqui, mas enfim.. eu exponho o que penso, pretendo ler e prender mais, mas por hora.. é isso.. :bomb_mini:
11/09/2010 às 0:23 #82002murilo.haitherMembroAcácia…O homem evoluiu mais quando sepraou Deus do Homem... surge ai a ciência voltada ao homem, não a Deus. e isso foi quando? meados do século XV.. XVI? evoluiu mais em 5 séculos do que em 15. Todas as religiões monoteístas estão relacionadas... todas são podres e hipócritas.. a religião só destruiu o homem... ou vai me dizer que esqueceu das cruzadas? ou até mesmo dos proprios islamitas radicais? Padres cometendo pedofilia... defendendo o não uso a camisinha... contra a legalização do aborto. Todos homens de Deus, não é? desse seu Deus estou farto.Se a sociedade estácega é por causa de religião... adimito que o homem precise de Deus, como apoio.. mas ao meu ver esse Deus é um estado psicolgico. Mas essas religiões... definitivamente fedem.O que fazem os homens criarem caos? oras, boa partedos conflitos envolvem religião, criação do homem... ideologias, criação do homem... busca por poder e mercado, criação do homem também... oras, se a sociedade ive tentando se destruir desde o começo, por que não nos acabamos finalmente? que matemo-nos, a sociedade fede, o ser humano fede e duvido que mude... mas quem tem coragem de se matar ou matar o Mundo? =D a não ser se hoje seu Papa falar que Deus quer assim.. aliás, nem isso...
11/09/2010 às 2:20 #82003BrasilMembroE sim, tvez a explicação para a criação humana, tanto bíblica quanto a teoria do big bang, científica, sejam estúpidas.. mas e aí?
A teoria do big bang não é estúpida! Estupidez é imaginar que ela elimina a possibilidade de existência de alguma inteligência superior que tenha gerado o Universo! Para acontecer o big bang, sem dúvida, foi preciso, acontecer algo, ou seja; foi preciso um primeiro movimento causal. Em física a causalidade é a explicação da origem de um fenômeno. A física não explica a causalidade do que gerou o big bang. Não obstante ao fato de a física quântica sustentar que existem fenômenos incausados, ainda assim, no caso da origem do Universo, ou da origem do big bang, precisaria haver algo, alguma substância ou qualquer coisa que seja para acontecer ao acaso.A física quântica não afirma que surgem coisas ao acaso! A física quântica afirma que alguns eventos acontecem ao acaso. Evidentemente, eles acontecem onde já há algo.A física quântica NUNCA observou o Nada. Sem observação não há ciência.Também é importante ter em mente que este fenômeno, dado pela Ciência como incausado, poderá futuramente ser dado como APARENTEMENTE incausado. Ou pode até mesmo acontecer de a Ciência afastar esta hipótese de fenômenos incausados “definitivamente”, por que não? A Ciência, em benefício do saber, já se desdisse várias e várias vezes.
mas e aí? oq criou o universo?
Sei lá!! Se eu soubesse eu não seria agnóstico! (“agnóstico” não significa apenas não ter religião... é também isso, mas não é só isso)Penso que o que não está ao alcance de nossa compreensão, não deve ser discutido. Discutir o que não se pode conceber racionalmente é fomento para criar fábulas, ilusões e desilusões. Isso não quer dizer que não se deva pesquisar e estudar. Apenas não se deve divagar sobre o que não se pode conceber cientificamente e nem racionalmente.
uma poderosíssima força que ainda acreditamos q exista?
Não tenha dúvidas de que existem forças ainda inexplicáveis... A Ciência até hoje conseguiu observar de maneira muito precária apenas 4% do Universo, 96% ainda nem sequer sabe-se de que é feito. A esta parte totalmente desconhecida do Universo dá-se o nome científico de Energia Escura.
é esta força que vc acredita que "rege" todas as atitudes humanas?
Não!! Quem falou em força regendo atitudes humanas? Não sei se as atitudes humanas são regidas por alguma força além da necessidade de sobrevivência inerente a qualquer vivente, contudo, penso que os humanos têm certos comportamentos que fogem e, até andam na contramão do instinto de preservação da espécie. Deixar-se reger por alguma força é diferente de ser obrigatoriamente regido por uma.
acho q iso é tão estúpido quanto a teoria bíblica e a do big ben, bem como, segundo você, a de que não exista.
Desculpe, mas eu não entendi o final... O que segundo eu não existe? A teoria bíblica é realmente estúpida, a do big bang, apesar de eu não ser um astrofísico, que seria o mínimo de conhecimento necessário para dizer se o big bang é estupidez ou não, penso que não. Em minha opinião, o que é estúpido é o ato de invocar esta última teoria para afirmar o ateísmo.Existência e inexistência de Deus estão fora do atual alcance do conhecimento no terreno científico, assim como também do pensamento racional. Qualquer afirmação categórica, neste campo, é mera especulação imbuída de fé.
11/09/2010 às 15:21 #82004murilo.haitherMembroBrasil…ok, me esclareceu algumas coisas, obrigado.
14/09/2010 às 15:11 #82005SE7MUSMembro(FP 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.A fé é minha. O Livre-arbítrio Deus me dá se eu tiver a capacidade de exercê-la. No entanto, se provado que sou capaz de exercer a fé, eu não faço conta de possuir meu livre-arbítrio pois, me sinto feliz de ser governada por Deus. Quem não gosta de amar e ser amado, que se afaste Dele. Não é o meu caso!
Vejo que estás se adequando ao pensamento e vendo que as coisas não são como nós percebemos. Falta-lhe agora reconhecer a capacidade e a posse da fé:HB 12:2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. EF 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. RM 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. 2CO 3:5 - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, Ou seja, somos induzidos e governados por Deus queira ou não queira...! Onde está o livre-arbítrio?Tudo isso nos faz raciocinar melhor o mundo em que fomos inseridos...! - Afinal talvez isso seja o verdadeiro significado de que SOMOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS...!Abraços,SE7MUS
15/09/2010 às 20:11 #82006lincolnpsiMembroCegar-se pela própria vida, e viver errante como o gado no pasto. O homem é além-disso. Que ideia essa de darmos a alguém o destino de nossas vidas?! Que falta de amor próprio, que baixíssima autoestima, que desacreditar, que fraqueza! O homem é tão fraco, e se sente tão sem sentido e sem valor que criou Deus à sua imagem e semelhança.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.