Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Livre-Arbítrio X Predestinação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
02/09/2010 às 21:13 #81977AcáciaMembro
"Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo..." É bíblico que a Palavra de Deus não foi gerada para contendas.O correto é buscar ser escrava da Lei maior que é a Lei do Amor : "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Desta forma, se pelo meu livre-arbítrio escolho ser escrava da Lei maior, então considero-me livre para exercer qualquer escolha que eu quiser dentro dos limites Desta Lei. O fato de amar (e Deus que sonda os corações sabe mesmo se amamos), extrapola todos os limites impostos contra a minha liberdade, até mesmo aqueles que foram originados contra mim, dentro da Lei.
Nota: Não é verdade a forma que expressei acima. Não temos o livre-arbítrio em escolher servir a Lei Maior. Se nos esforçarmos para agradar ao Nosso Deus, exercendo a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo que se doou a toda a humanidade, torna-se possível pela Graça que Ele nos concede, nos tornarmos escravos da Lei Maior que é o Amor e, assim, nos tornarmos livres do jugo da Lei. Deus é tudo no Universo e em cada um de nós.
Olá,Vejo que ainda se PENDURA na capacidade do ser humano e pelos seus esforços em praticar o bem. A Bíblia por si te eNsina:"E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são Para que nenhuma carne se glorie perante ele". 1CO 1:28-29 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" EF 2:8-9PODE SE ESFORÇAR ATÉ PEIDAR QUE NÃO VAI CONSEGUIR...!Como diz o João do Apocalipse: AMÉM!Abraços,SE7MUS
Eu não entendo sua posição quanto ao que?"Pela graça , sois salvo, por meio da fé".A graça é de Deus mas a fé, é minha.
02/09/2010 às 21:56 #81978AcáciaMembroVocê parece não ter juízo quando diz que com Deus ou sem Ele não faz diferença. Só o fato de termos Deus conosco já existe diferença. Valorizamos mais a importância do humano, das emoções, dos sorrisos, das paixões, do amor, da razão, do conhecimento, da vida. Sem Deus fica tudo sem graça, robótico, cheio de tédio. Nos faz querer a viver procurando vida no espaço...risos...tudo amarelado, sem vida, sem cor... Deus conosco podemos romper com o meio, com os costumes e recriar a vida. Sem Deus, viveremos na eterna hereditariedade nos conformando com o meio...bip bip bip bip... Se for para abolir Deus do nosso meio, pelo Livre-arbítrio, então vocês ficam aqui que eu vou com Ele... E se ele não me escolheu, vai saber que eu O escolhi...Abs
03/09/2010 às 1:22 #81979nairanMembroOlá amigo,Já que vamos para a realidade então veja que o nosso modo de ver, pensar, atribuir, julgar, etc. Sempre está ligado a algo como "o HEREDITÁRIO e o MEIO..."!Toda nossa formação se baseia nisso - Hereditário e o Meio. E sempre vamos caminhar pelo lado da RAZÃO MAIOR que a natureza confirma. E ai de você contrariá-la, pois mesmo assim estaria de acordo com elas...!Com Deus ou sem Ele não faz diferença...!Então onde está o LÍVRE-ARBÍTRO?
Isso é o que você acha.a hereditariedade e o meio respondem apenas por parte das respostas humanas, mesmo que fossem quase a totalidade, o que não são, ainda assim restaria, um espaço muito grande para a atitude inesperada, para o momento de ação impensada, ou para o momento de ação refletida e ponderada por varias vezes.E cada uma dessas decisões será diferente da outra, mesmo pessoas realmente presas a um comportamento psicologicamente doentio, como os psicopatas, as vezes demonstram ações que surpreendem aqueles que os observam.Se você acredita que a totalidade enorme de ações e reações que envolvem os seres humanos estão limitados a apenas hereditariedade e meio, sinto muito por sua visão estreita,, acho que você deveria rever seus conceitos rapidamente.Mas independente do que você acha ou acredita, felizmente nem eu nem outras pessoas precisam se curvar 'a sua forma de pensar.Portanto em resposta 'a sua pergunta:Com Deus ou sem Deus faz toda a diferença do mundo para a pessoa, e o livre-arbítrio está exatamente nos momentos em que a pessoa escolhe.Algumas vezes sendo influenciada pelo meio, mas não totalmente induzida por ele.Outras agindo por um impulso momentâneo que nasce de algumas reações aleatórias, e olhe bem que estou falando aleatória mesmo, sem nenhuma influencia do meio ou da hereditariedade.Outras sendo induzidas por alguém, (sim o meio), mas mesmo assim ainda dependente de sua decisão final em cada momento.Pois é assim que a coisa se faz, podemos ser influenciados, induzidos, confundidos, forçados ou tão somente escolhermos como bem entendemos, mas no final nada acontece sem que tenhamos feito nossa escolha, sem que tenhamos agido, a escolha não esta feita, ela se faz no ato de a fazemos, essa é a grande diferença.A razão para nossas maneiras de pensar opostas está na maneira como cada um de nos analisa a realidade e, mais especificamente, a consciência humana, pelo que vejo, em seus conceitos o homem não possui uma consciência verdadeira, mas apenas um espelho que reflete o que acontece a sua volta e faz dele joguete dos eventos ditados por Deus.Ao passo que eu vejo a consciência humana como algo real, atuante, e que surgiu como uma propriedade da enorme complexidade do cérebro humano e de seu equilíbrio extremamente complexo e frágil.Sendo parte dessa consciência a habilidade de julgar, de ponderar e de escolher, mesmo quando influenciada, induzida, corrompida ou seviciada pelo meio ou pela hereditariedade.Mas mesmo assim ela é que atua.Para alguém com seqüelas neurológicas que lhe privem da vontade, ou da consciência, não há escolhas, não há decisões não há interferências contra nem a favor do meio ou da hereditariedade.Isso seria estar na condição que você indica como normal a todos os humanos, e essa condição, felizmente, só é encontrada poucas vezes em hospitais, casa de saúde ou em situações extremas.Apenas finalizando, devo ressaltar e corroborar o que a amiga Acácia disse:
Eu não entendo sua posição quanto ao que?"Pela graça , sois salvo, por meio da fé".A graça é de Deus mas a fé, é minha.
Você parece não ter juízo quando diz que com Deus ou sem Ele não faz diferença.
Realmente se as coisas são como você diz, então cabe a nós, não a você perguntar:Que diferença faz?Mas você se contradiz, pois esta aqui nesse fórum dialogando, divergindo, apresentando idéias quie no final das contas não são suas, são da hereditariedade e do meio, então, que diferença faz??Que diferença faz, pra você?Porque pra mim sei exatamente a diferença que as atitudes, as decisões e as escolhas fazem.
03/09/2010 às 10:42 #81980ppauloMembroMaria esquisita lula é candidata, Dr. José do Morro é candidato, Sra. Margarida Eco Silva é candidata, João Operário é candidato.Notem que todos terão votos, pois os eleitores tem o livre-arbítrio para escolherem. Às vezes fazem as piores escolhas, o que não quer dizer que não exista o livre-arbítrio. Não existe nenhuma mão invisível me obrigando a apertar determinado botão...
03/09/2010 às 13:28 #81981SE7MUSMembroEu não entendo sua posição quanto ao que?"Pela graça , sois salvo, por meio da fé".A graça é de Deus mas a fé, é minha.
A Bíblia diz que a tanto a graça quanto a FÉ pertencem a Deus e não a nós: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus". HB 12:2E outra vez:(RM 12:3) - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (2TS 3:2) - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos..Percebe que até o momento é Deus quem controla TUDO e não adianta a humanidade se vangloriar com seus esforços achando que pode obedecer a Ele, pois não CONSEGUIRÃO...! - E são obrigados a obedecer a DEUS ou SATANÁS. Não importa o que faça a humanidade...!
03/09/2010 às 14:25 #81982nairanMembroEu não entendo sua posição quanto ao que?"Pela graça , sois salvo, por meio da fé".A graça é de Deus mas a fé, é minha.
A Bíblia diz que a tanto a graça quanto a FÉ pertencem a Deus e não a nós: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus". HB 12:2E outra vez:(RM 12:3) - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (2TS 3:2) - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos..Percebe que até o momento é Deus quem controla TUDO e não adianta a humanidade se vangloriar com seus esforços achando que pode obedecer a Ele, pois não CONSEGUIRÃO...! - E são obrigados a obedecer a DEUS ou SATANÁS. Não importa o que faça a humanidade...!
Felismente não compartilho dessa sua fé....
03/09/2010 às 15:39 #81983SE7MUSMembroOlá amigo,Já que vamos para a realidade então veja que o nosso modo de ver, pensar, atribuir, julgar, etc. Sempre está ligado a algo como "o HEREDITÁRIO e o MEIO..."!Toda nossa formação se baseia nisso - Hereditário e o Meio. E sempre vamos caminhar pelo lado da RAZÃO MAIOR que a natureza confirma. E ai de você contrariá-la, pois mesmo assim estaria de acordo com elas...!Com Deus ou sem Ele não faz diferença...!Então onde está o LÍVRE-ARBÍTRO?
Isso é o que você acha.a hereditariedade e o meio respondem apenas por parte das respostas humanas, mesmo que fossem quase a totalidade, o que não são, ainda assim restaria, um espaço muito grande para a atitude inesperada, para o momento de ação impensada, ou para o momento de ação refletida e ponderada por varias vezes.E cada uma dessas decisões será diferente da outra, mesmo pessoas realmente presas a um comportamento psicologicamente doentio, como os psicopatas, as vezes demonstram ações que surpreendem aqueles que os observam.Se você acredita que a totalidade enorme de ações e reações que envolvem os seres humanos estão limitados a apenas hereditariedade e meio, sinto muito por sua visão estreita,, acho que você deveria rever seus conceitos rapidamente.Mas independente do que você acha ou acredita, felizmente nem eu nem outras pessoas precisam se curvar 'a sua forma de pensar.Portanto em resposta 'a sua pergunta:Com Deus ou sem Deus faz toda a diferença do mundo para a pessoa, e o livre-arbítrio está exatamente nos momentos em que a pessoa escolhe.Algumas vezes sendo influenciada pelo meio, mas não totalmente induzida por ele.Outras agindo por um impulso momentâneo que nasce de algumas reações aleatórias, e olhe bem que estou falando aleatória mesmo, sem nenhuma influencia do meio ou da hereditariedade.Outras sendo induzidas por alguém, (sim o meio), mas mesmo assim ainda dependente de sua decisão final em cada momento.Pois é assim que a coisa se faz, podemos ser influenciados, induzidos, confundidos, forçados ou tão somente escolhermos como bem entendemos, mas no final nada acontece sem que tenhamos feito nossa escolha, sem que tenhamos agido, a escolha não esta feita, ela se faz no ato de a fazemos, essa é a grande diferença.A razão para nossas maneiras de pensar opostas está na maneira como cada um de nos analisa a realidade e, mais especificamente, a consciência humana, pelo que vejo, em seus conceitos o homem não possui uma consciência verdadeira, mas apenas um espelho que reflete o que acontece a sua volta e faz dele joguete dos eventos ditados por Deus.Ao passo que eu vejo a consciência humana como algo real, atuante, e que surgiu como uma propriedade da enorme complexidade do cérebro humano e de seu equilíbrio extremamente complexo e frágil.Sendo parte dessa consciência a habilidade de julgar, de ponderar e de escolher, mesmo quando influenciada, induzida, corrompida ou seviciada pelo meio ou pela hereditariedade.Mas mesmo assim ela é que atua.Para alguém com seqüelas neurológicas que lhe privem da vontade, ou da consciência, não há escolhas, não há decisões não há interferências contra nem a favor do meio ou da hereditariedade.Isso seria estar na condição que você indica como normal a todos os humanos, e essa condição, felizmente, só é encontrada poucas vezes em hospitais, casa de saúde ou em situações extremas.Apenas finalizando, devo ressaltar e corroborar o que a amiga Acácia disse:
Você parece não ter juízo quando diz que com Deus ou sem Ele não faz diferença.
Realmente se as coisas são como você diz, então cabe a nós, não a você perguntar:Que diferença faz?Mas você se contradiz, pois esta aqui nesse fórum dialogando, divergindo, apresentando idéias quie no final das contas não são suas, são da hereditariedade e do meio, então, que diferença faz??Que diferença faz, pra você?Porque pra mim sei exatamente a diferença que as atitudes, as decisões e as escolhas fazem.
Tudo bem galera...!Preciso urgentemente esclarecer pontos que para mim são de extrema importância...!Eu postei um texto que eu apoio a idéia...Certo,Achei eu que ela por si já explicaria tudo..., mas é preciso haver comentários....blz!!Tomando como ponto de partida o comentário do amigo NAIRAN vamos explicitar o caso...!Caro amigo NAIRAN,Tu dizes:
Isso é o que você acha.a hereditariedade e o meio respondem apenas por parte das respostas humanas, mesmo que fossem quase a totalidade, o que não são, ainda assim restaria, um espaço muito grande para a atitude inesperada, para o momento de ação impensada, ou para o momento de ação refletida e ponderada por varias vezes.E cada uma dessas decisões será diferente da outra, mesmo pessoas realmente presas a um comportamento psicologicamente doentio, como os psicopatas, as vezes demonstram ações que surpreendem aqueles que os observam.
A HEREDITARIEDADE se refere a natureza que o ser humando adquire dos pais (Óh... que cuti-cuti...! parece com o Pai, ou Óh que gracinha... parece com a Mãe), ou da natureza, se esta não for generosa pode haver MÁ formação do feto...!, ou ainda, pode adquirir algumas seqüelas de um acidente (talvez durante um racha com a galera) e assim por diante.O que quero dizer é que estamos presos na LEI DA NATUREZA, quer boa ou má...! - Ex: "vontade de cagar" ou "ações súbitas de susto (afinal, é o extinto natural de auto-defesa)" ou "vontade de comer (pode ser por necessidade ou só para experimentar o bolo da vovó)" Em fim...!O MEIO (que já denota também os desafios da natureza) se refere a FORMAÇÃO que os pais e a sociedade induz na criança...! - Ex: "ensinam os valores, justiça, equidade, prioridades e até o ser ou não ser? eis a questão [risos]" ou "Propõem desafios, provas, quebra-cabeças, prejuízos, conselhos, livretos de auto-ajuda, etc." ou "fenômenos naturais: chuva, frio, calor, vento, gelo, o amor perdido [risos]"Bom... já está montado o cenário, agora vamos aos "fantoches" [risos...] - Brincadeirinha....!Vamos aos SERES HUMANOS RACIONAIS inseridos neste meio ambiente SÓCIO-NATURAL cultural.Pelo que citei de seu raciocínio, toda ação mesmo que involuntária ou inesperada obedece a alguma coisa - a NATUREZA ou A RAZÃO MAIOR que lhe foi ensinada (pelos pais ou pela sociedade). Ou seja, toda decisão mesmo que diferente só existe pelo que foi lhe ensinado ou mostrado o outro lado da moeda. Para exemplificar:Coloquemos um homem diante de duas estradas uma à sua direita e outra à sua esquerda.Ele não tem livre-arbítrio para tomar essa decisão, pois sempre estará obedecendo a vontade de outra coisa - Sua natureza ou a razão maior que lhe foi apresentada (razão maior é aquela que convence o raciocínio ou a consciência para um fim) pelos pais-sociedade ou a pela natureza. Se ele escolhesse a da direita seria porque o sol brilha melhor deste lado? ou porque a estrada é mais higiênica? ou porque tem menos espinhos? ou é mais bonita? ou porque a estrada é mais larga (diga-se de passagem ACÁCIA... [se estiver lendo]). Em fim, o que preencher o perfil de sua natureza essa é a decisão que ele vai tomar, porque se ele desobedecer ela (a natureza) seria como reter a "vontade de cagar" de uma vez ou de outra o TRÔÇO vai sair. Se por outro lado for revelado as consequências de cada uma das estradas, ou seja, se for ensinado (dado a razão maior) como proceder em cada estrada, logo, mesmo contra sua "vontade" ele irá pelo que sua capacidade lhe proporciona suportar a viagem. E mesmo que ele desobedeça as diretivas, logo ele está obedecendo sua natureza de experimentar o outro lado (talvez porque seja mais emocionante - de novo a porra da natureza) que se torna também uma razão maior.Os Loucos, Doidos e os imprevistos são todos escravos de sua natureza ou da natureza (separei porque um é interior: HEREDITÁRIO e o outro é o fenômeno exterior: MEIO).ahhh (que raiva) Já deu meio-dia. Depois continuo... Preciso obedecer minha natureza [risos], senão vou morrer de fome...![risos di novi]Continuemos os debates...VALEU AMIGOAbraçosSE7MUS
03/09/2010 às 15:43 #81984SE7MUSMembroEu não entendo sua posição quanto ao que?"Pela graça , sois salvo, por meio da fé".A graça é de Deus mas a fé, é minha.
Felismente não compartilho dessa sua fé....
PRA MIM NÃO É SURPRESA..!
03/09/2010 às 15:55 #81985ppauloMembroDiscordo totalmente dos últimos posts do Se7mus.Da maneira como foi apresentado, somos escravos ou de nossa herança genética ou de nossa herança sócio-cultural. Isso com certeza é uma maneira simplista de defender um ponto de vista. Como foi apresentado, realmente não existiria livre arbítrio se assim fosse. Assim como mudanças radicais também não haveriam, assim como os indivíduos tenderiam a ser demasiado homogêneos em uma determinada sociedade. Mas assim não é e a história nos confirma isso assim como nossa razão não aceita tais argumentos.Nosso livre arbítrio e por consequente nossa liberdade existe exatamente pela possibilidade de contrariar tudo isso (e numa generalidade seria o mesmo que dizer que podemos escolher entre o condicionamento genético-social e qualquer outra escolha que fuja disso).Incrível que isso tenha que ser discutido! vejam bem um exemplo simples: está zero grau lá fora, a genética me induz a colocar uma roupa, minha herança sócio cultural diz que não posso andar pelado na rua, mas mesmo assim se assim eu quiser, posso sair completamente despido! apenas porque me deu vontade!Vejam bem, posso passar o dia exercitando aleatoriamente meu livre-arbítrio (tá certo que posso ser preso por isso), posso acordar de manha e refutar tanto genética como heranca sócio-cultural apenas porque QUERO! acordo, em vez de dizer bom dia a minha nãe, dou-lhe uma bofetada, em vez de ir trabalhar fico vadiando, no sinal vermelho passo, no verde paro etc etc etc.Com certeza o viver em sociedade tolhe o livre-arbítrio na medida que seguimos regras. Mas não a aniquila. Do livre arbítrio surgem os heróis todos os dias... surgem até mesmo os santos cristãos.
03/09/2010 às 15:59 #81986ppauloMembroApenas complementando, usei a imagem do herói para o livre-arbítrio porque ele é aquele que toma uma decisão, de uma ação ou omissão que contraria o senso comum (da genética e da herança sócio-cultural) e sua decisão é a decisão difícil, que a maioria seguindo o condicionamento genético-cultural não tomaria.Ele é o exemplo acabado do livre arbítrio.
03/09/2010 às 16:10 #81987BrasilMembro“Livre-Arbítrio X Predestinação”Digamos que o Homem está predestinado a exercer o seu livre arbítrio. ;)
Maria esquisita lula é candidata, Dr. José do Morro é candidato, Sra. Margarida Eco Silva é candidata, João Operário é candidato.Notem que todos terão votos, pois os eleitores tem o livre-arbítrio para escolherem. Às vezes fazem as piores escolhas, o que não quer dizer que não exista o livre-arbítrio.
hehehe, é verdade... Esses candidatos que vc citou são de onde? Aqui no meu Estado (SP) temos o palhaço Titirica, o cantor Agnaldo Timóteo –que, alias já foi eleito uma vez -, o jogador Diney, o Jogador Vampeta, o humorista Batoré e outras tantas celebridades pacóvias.Pelo jeito, neste pleito que se aproxima vamos eleger para nos representar uma legião de humoristas decadentes, ex-jogadores de futebol e cantores de música brega.Figuras que venderão seus votos para aprovação ou veto de projetos importantes ou nocivos à sociedade, ao primeiro comprador que oferecer uma boa grana.
Não existe nenhuma mão invisível me obrigando a apertar determinado botão...
Existe sim! É a providencial “mão da ignorância”. Ela não obriga o cidadão, é verdade, mas ela induz.
03/09/2010 às 16:42 #81988AcáciaMembroO livre-arbítrio a qual me refiro é quanto ao homem dobrar (ser capaz de submeter sua natureza carnal) a ele mesmo conforme a Graça e o Poder que ele recebe de Deus para isto , oh homens de puca fé. Desta forma ele vence a predestinação. Mas, para isto, ele tem que saber se quer mesmo submeter a sua própria vontade e os seus desejos a si mesmo e por que? Aí, nesta escolha, ele também exerce um livre-arbítrio, não porque seja obrigado a isto pelas induções mas porque, neste momento, ele já conseguiu de alguma forma multiplicar os seus talentos (parábola dos talentos).Quanto a votar em cópias de candidatos, somos obrigados sim, tanto pela a ignorância quanto porque não são todos que se esforçam para auto-superaração ou porque Deus ainda não os chamou, sei lá. Até lá, estamos fadados a compactuar com o sistema falho dos humanos contra os humanos, ... quem sabe??? Sei que Deus tudo pode sim!
06/09/2010 às 0:04 #81989AcáciaMembro:mad_mini:"ou porque a estrada é mais larga(diga-se de passagem ACÁCIA...[se estiver lendo])."Definitivamente discordo de você. Você limita por demais o Poder de Deus para o homem (e as mulheres), risos..."Só sei que nada (mais) sei" ... Para o que ainda tem que ser descoberto, a Ciência está trabalhando...Abraços cordiais! :music_mini2: :clapping_mini: :drink2_mini:
06/09/2010 às 12:11 #81991SE7MUSMembroNão existe nenhuma mão invisível me obrigando a apertar determinado botão...
Existe sim! É a providencial “mão da ignorância”. Ela não obriga o cidadão, é verdade, mas ela induz.
Amigo BRASIL,Tirastes as palavras dos meus dedos... [risos] (palavras da minha boca).
06/09/2010 às 12:21 #81990SE7MUSMembro:mad_mini:"ou porque a estrada é mais larga(diga-se de passagem ACÁCIA...[se estiver lendo])."Definitivamente discordo de você. Você limita por demais o Poder de Deus para o homem (e as mulheres), risos..."Só sei que nada (mais) sei" ... Para o que ainda tem que ser descoberto, a Ciência está trabalhando...Abraços cordiais! :music_mini2: :clapping_mini: :drink2_mini:
Se digo que o homem não têm o livre-arbítrio, logo denota-se que DEUS o governa...! - E se DEUS é o Todo-Poderoso, Ele não poderia dominar tanto o querer quanto o efetuar no homem ou na mulher?(FP 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Recomendo que retire os óculos cor-de-rosa antes de ler a Bíblia, pois suas passagens são demasiadamente pesadas no que diz respeito ao PODER DE DEUS.Agora quanto a Ciência... qual é..!?Você não tem fé?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.