Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 247 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

“Em resumo, para o crente não há outro caminho, se há Deus, então não há livre-arbítrio para o homem.” ??? Deus fez o homem para escravizá-lo??? `Por que Deus sendo bom, faria isso?Sendo Deus onisciente e onipotente, Ele pode conceder sim o livre-arbítrio. Ou estou equivocada quanto ao que se conceitua como livre-arbítrio? Penso que não entendi. Vou ler de novo...

nairan
    Membro

"Em resumo, para o crente não há outro caminho, se há Deus, então não há livre-arbítrio para o homem." ??? Deus fez o homem para escravizá-lo??? `Por que Deus sendo bom, faria isso?Sendo Deus onisciente e onipotente, Ele pode conceder sim o livre-arbítrio. Ou estou equivocada quanto ao que se conceitua como livre-arbítrio? Penso que não entendi. Vou ler de novo...

Cara Acácia, não se trata de Deus querer escravizar o homem, nem de ser bom ou mal, se trata de ser coerente e lógico, assim como ser fiel ao que se diz crer, veja, se Deus conhece o futuro, seja porque esse futuro já exista, seja porque esse futuro esta preso a escolhas que Deus já sabe que o homem ira fazer, para o homem e o mesmo que esse futuro já estar determinado, e portanto ele não é livre, nem para escolher, nem para fugir, ou mesmo aceitar, já esta tudo determinado, inclusive o crer ou não crer em Deus, de nada adianta a vida, ela seria apenas uma encenação.Não há escape para isso, é apenas decorrência direta do fato de Deus saber tudo...A única alternativa seria ele não saber totalmente o futuro, seja por escolha própria ou por que ele não tem como saber esse futuro, ao menos não totalmente, mas isso significaria que ele não é Deus. Se for por escolha própria permaneceria o fato de que ele poderia saber o futuro se quize-se, e tudo continuaria como antes o homem preso a seu destino.Se ele não pode então ele tem limites ao seu poder. de nada adianta ficar buscando formas arcanas para justificar o que não tem justificação.Entenda, escolher significa exatamente isso, uma escolha verdadeira implica em que antes da escolha ser feita, ela não existe, e não existe nada que venha a derivar dela, então não há como ninguém saber sobre ela ou o que vira depois dela antes dela ser feita.ela passa a existir somente e exatamente no instante em que é feita. se não for assim, não é escolha, e apenas mentira, teatro, falsidade.Alguém pode "prever", no sentido de antecipar a escolha baseado em conhecimento prévio sobre a situação, ou sobre a pessoa, mas não tem como saber de fato, dessa forma, uma previsão, por mais cuidadosa que tenha sido analisada e feita, corre sempre o risco de se mostrar errada, e inevitavelmente ira se mostrar errada se repetida inúmeras vezes. É estatística, nada mais.Me perdoe, sei que você quer mesmo acreditar, eu mesmo já caminhei por esse caminho, mas dentro das coisas inevitáveis, esta também o fato de que pessoas inteligentes e que começam a se perguntar sobre a vida, inevitavelmente acabam nessa encruzilhada, continuar a crer em uma farsa apaziguadora, ou aceitar as coisas como elas são, você e o universo, e ninguém para se interpor entre vocês dois....Não se esqueça, livre-arbítrio, significa liberdade de escolher, e uma escolha só é real se ela realmente passar a existir no instante em que for feita, fora disso só existem mentiras e equívocos.Portanto se voce acredita que existe livre-arbítrio, então nem mesmo Deus pode saber qual será sua escolha antes de ela ser feita.É simples assim.Abraços.

nairan
    Membro

Há, antes que eu me esqueça, voce, já se perguntou realmente se precisa desse Deus ?É apenas uma pergunta.

Acácia
    Membro

Há, antes que eu me esqueça, voce, já se perguntou realmente se precisa desse Deus ?É apenas uma pergunta.

Por inquietação dos meus pensamentos senti necessidade de vir mais cedo ao fórum. Estava inquieta pelo simples fato de não ser eu da comunidade filosófica, nem da comunidade científica e estar aqui neste fórum a debater os tópicos justamente sobre, o que dentro do que aprendi sobre Deus, não deveria estar debatendo. É como se eu estivesse a questionar minha própria fé, o que é uma mentira. Eu não tenho dúvidas sobre o Deus que creio. No entanto, sinto um enorme prazer em estar aqui com vocês. Satisfaz meu ego saber que me sinto capaz de questionar, de responder, de inquietar. No entanto, depois do meu último post refleti um pouco. Quando adentrei aqui estava muito confusa, não sobre Deus mas, sobre eu mesma. Relatei sobre Deus o que entendia e, de certa forma, me sentindo pecadora por estar a infringir regras do meu aprendizado. Mas veja, mesmo receosa disto, eu pensei: Por que Deus me condenaria por buscar respostas das quais eu preciso? Eu creio no Deus Poderoso mas simultâneamente amoroso. Vingativo mas simultâneamente misericordioso. Sim, creio em um Deus que tudo é e que tudo pode. Então, apelando para meu Deus misericordioso, alcancei Dele o favor de me deixar continuar para refletir e encontrar respostas às minhas questões mas, em nenhum momento duvidando Dele, pois, em todos os momentos que O busquei, sempre encontrei o que eu precisava claro, não sem lutas, sofrimentos, provações terríveis que, se não fosse Sua mão Poderosa, com certeza teria sucumbido ao chamado das diversas profundezas de dimensões que existem na alma humana. Porém, após minha reflexão de ontem, percebi que nada estou a acrescentar na minha vida e nem mais na vida do meu próximo continuando a postar comentários sobre Deus, os quais todos aqui já fizeram suas opções e eu, bem, eu tenho experiência direta com Ele. Desta forma, tomei consciência de que, estou a agradar ao meu ego em estar aqui e não ao Meu Deus. Se satisfazer este ego trouxesse proveito para mim ou para alguém, tenho certeza que poderia continuar mas, creio que há coisas muito mais importantes que eu possa fazer para o meu bem e o bem da humanidade. Se precisarem de ajuda quanto à respostas sobre o nosso sistema político, humanitário, estou aqui. Por exemplo: Por que a Democracia é o governo do Povo, para o Povo e pelo Povo (noção básica) e se permite que, aquele que conhece isto, exerça cargos públicos representando o povo e seja incapaz de ser democrático e exercer a democracia? Questões como esta me inquietam e por isso sempre volto pois, sei que estas decisões são livre escolha de nós, humanos, e prefirimos fazer o errado. E por aí vai... Resumindo e respondendo sua pergunta para eu mesma, todos precisamos de Deus mas, no momento eu O amo mais do que preciso Dele. E por este motivo dentre outros, sei que devo estar a irritá-Lo em não estar vivendo os momentos preciosos desta vida que Ele me concede, de forma útil e proveitosa. A partir deste conhecimento, tenho novamente uma escolha a ser feita: Satisfaço meu ego ou vou procurar o que fazer???Prefiro dominar minha paixão inútil e me esforçar para conquistar mais espaços... Com Deus, sempre!!!Abraços carinhosos e de agradecimentos a todos e,diante de minha confissão, espero que seja definitivo, salvo, como eu disse, se for convidada a debater sobre questões que reconheça serem mais proveitosas para todos nós.

ppaulo
    Membro

Humm…. já melhorou…. melhor debater sobre democracia mesmo…..Aliás, pegando carona no post da Acácia, democracia = governo do povo. O que é, ou melhor, quem é o povo?Quanto ao para o povo e pelo povo, são conceitos mais recentes que não estão na origem grega do termo.O conceito de governo do povo traz em si a idéia da vontade da maioria, já que não é possível pensar em unanimidade. Mas, o grande desafio contemporâneo (ou pós-moderno como querem alguns) não é se debater acerca da vontade da maioria, mas sim acerca dos limites a essa vontade e a proteção às minorias e a proteção a direitos indisponíveis até mesmo pela maioria.E antes que eu me esqueça, quem disse que a vontade da maioria é necessariamente a melhor vontade? A própria raiz da palavra vontade já nos remete à idéia de escolher aquilo que seja bom (como já disse em post passado). Sob este aspecto a vontade da maioria deve prevalecer sobre aquilo que seja ético (correto)?abraços cordiais,

SE7MUS
    Membro

"Em resumo, para o crente não há outro caminho, se há Deus, então não há livre-arbítrio para o homem." ??? Deus fez o homem para escravizá-lo??? `Por que Deus sendo bom, faria isso?Sendo Deus onisciente e onipotente, Ele pode conceder sim o livre-arbítrio. Ou estou equivocada quanto ao que se conceitua como livre-arbítrio? Penso que não entendi. Vou ler de novo...

Querida Acácia,Percebo que nós estamos em um mundo de "mistérios", entretanto gostaria de compartilhar que o Homem (ponho letra maiúscula referindo ao homem natural, morto espiritual, carnal, cego pelo deus deste século, em fim toda a humanidade depravada) NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO de modo nenhum. VejamosCarta de Paulo aos Romanos:Capítulo 312 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;Todos mortos para o bem (espiritualmente), ou seja, carnais (escravos do diabo). Pela visão de Deus.20- Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.Pelo melhor dia que o homem esteja para fazer o BEM ainda não é justificativa para seguir o CORRETO (pois é escravo da carne, a natureza depravada) Capítulo 71- Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?Veja bem: TEM DOMÍNIO...!. Quando se diz "lei" não importa se é a do TORAH ou a Constituição, a final, TODOS SÃO OBRIGADOS A OBEDECER...!14-23 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.Agora eu faço a pergunta... depois desta: PAULO REFERINDO-SE AO SEU ESTADO FORA DA GRAÇA TINHA ESCOLHA?- - e DENTRO DA GRAÇA (depois de sua conversão)  ELE DIZ:"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". Gálatas 2:20OU SEJA ainda ele tem ESCOLHA? - Você lendo isto acha que temos LIVRE-ARBÍTRIO?O que até agora tenho escrito é só a ponta do Everest....!Abraços irmã,SE7MUS

Acácia
    Membro

Estou aqui de novo porque desta vez a pergunta foi pessoal…risos! Não há mistérios não… e se houvesse, eu não sou “vidente”…risos de novo!!!Eu vou simplificar a resposta. O homem desobedeceu a Deus no Éden preferindo (livre-arbítrio) comer da árvore que Deus o ordenou que não comesse. No entanto, esta árvore era a árvore do conhecimento do bem e do mal logo, nada mais justo que ele, o homem, de posse de todo o conhecimento que ele adquiriu, saiba agora, como chegar (voltar) até Deus. É questão de exercer o livre-arbítrio que ele tem mas, agora, sob a Lei , que veio para ajudá-lo e acabou por escravizá-lo. A saída é Cristo e o homem precisa encontrá-Lo para que possa voltar a exercer o seu livre-arbítrio pois, antes de ser homem natural, ele já era espiritual. No entanto, encontrar a Cristo, somente para aqueles que buscam a Deus verdadeiramente. Por isso, precisamos nos esforçar pois, a salvação é individual e até a consumação dos séculos ainda não saberemos se estamos salvos!!! Só Deus é Quem sabe, como disse o próprio Cristo. É uma luta constante mas, não precisa de stress e viver se policiando pra isso. Basta seguirmos a orientação de Cristo: "Ama a Teu Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". O nosso próprio sistema de manutenção da matéria (carne), já nos é desfavorável e, some-se a isto, as leis de escravidão que o próprio homem inventa e impõe sobre si mesmo. É irmão, quem falou que era fácil? Convenhamos: Deus disciplina ou não disciplina aos seus filhos? Você quer mesmo ser um filho de Deus??? É seu o livre-arbítrio!Abraços fraternos!!!

SE7MUS
    Membro

Estou aqui de novo porque desta vez a pergunta foi pessoal...risos! Não há mistérios não... e se houvesse, eu não sou "vidente"...risos de novo!!!Eu vou simplificar a resposta. O homem desobedeceu a Deus no Éden preferindo (livre-arbítrio) comer da árvore que Deus o ordenou que não comesse. No entanto, esta árvore era a árvore do conhecimento do bem e do mal logo, nada mais justo que ele, o homem, de posse de todo o conhecimento que ele adquiriu, saiba agora, como chegar (voltar) até Deus. É questão de exercer o livre-arbítrio que ele tem mas, agora, sob a Lei , que veio para ajudá-lo e acabou por escravizá-lo. A saída é Cristo e o homem precisa encontrá-Lo para que possa voltar a exercer o seu livre-arbítrio pois, antes de ser homem natural, ele já era espiritual. No entanto, encontrar a Cristo, somente para aqueles que buscam a Deus verdadeiramente. Por isso, precisamos nos esforçar pois, a salvação é individual e até a consumação dos séculos ainda não saberemos se estamos salvos!!! Só Deus é Quem sabe, como disse o próprio Cristo. É uma luta constante mas, não precisa de stress e viver se policiando pra isso. Basta seguirmos a orientação de Cristo: "Ama a Teu Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". O nosso próprio sistema de manutenção da matéria (carne), já nos é desfavorável e, some-se a isto, as leis de escravidão que o próprio homem inventa e impõe sobre si mesmo. É irmão, quem falou que era fácil? Convenhamos: Deus disciplina ou não disciplina aos seus filhos? Você quer mesmo ser um filho de Deus??? É seu o livre-arbítrio!Abraços fraternos!!!

Querida irmã...!Vendo que seu raciocínio se prende ao INÍCIO de tudo devo parabenizá-la, pois é desta maneira que entra a FILOSOFIA. Pois bem:Tendo como ponto de partida que DEUS É PERFEITO e que nada do que fez há defeito, falha, equívocos, etc. Então o homem por ser sua criatura mais complexa é perfeita (homem) em obediência...  - óbvio. Assim, antes da manifestação maligna se apresentar (a serpente) o HOMEM COMERIA DA FRUTA? Visto que diante de tudo, sua natureza humana perfeita IRIA COMER DA ÁRVORE PROIBIDA? (a resposta que espero é NÃO).Logo, onde está a sua livre escolha? Visto que sua natureza perfeita jamais intentaria se afastar de seu CRIADOR. Destarte, A ÁRVORE PROIBIDA ERA INÚTIL E SEM VALOR PARA A HUMANIDADE (repito: digo sem a manifestação da serpente). Onde está a livre escolha do homem? Visto que ele está preso na lei natural de seu CRIADOR...!Se sua mente colocar neste ambiente maravilhoso algum defeito, logo estará dizendo que "o que o Senhor soprou em seu nariz também havia o ensino da desobediência (livre-arbítrio)" o que seria uma tremenda FALHA de Deus. Saiba que Deus não colocou aquela árvore maligna para um TEST DRIVE... Pois quem faz isso é a NASA... [risos] - DEUS é o Onissapiente poderoso (Aquele que acerta na primeira oportunidade).Se a Verdade absoluta para todos os anseios da Humanidade está BÍBLIA então vamos para ela...! - A PRÓPRIA BÍBLIA ensina que NÃO HÁ LIVRE-ARBÍTRIO...!Qualquer versículo que citares, dentro do contexto (toda Bíblia), percebe-se que não há livre-arbítrio..!Pra começar - Você aceitou JESUS como seu legítimo SALVADOR? (que denote sua vontade) ou JESUS declarou (através de seu pastor) solenemente que você se tornou sua Legítima OVELHA? (que denote escolha Dele)Porque "Muitos chamados, mas poucos o que vêm?"(que denote vontade dos vindos) ou "Muitos chamados, mas poucos os ESCOLHIDOS?" (que denote a vontade do ESCOLHEDOR) - Verifique por si mesma em Mateus 22:14Como dizem: "Ah... mas precisa do arrependimento da humanidade...!" - Mas veja:"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte". 2 Coríntios 7:10PERCEBA...Querida -> Segundo Deus não segundo os HOMENS...!Logo, onde está o LIVRE-ARBÍTRIO para o arrependimento da salvação.Como dizem também: "Se alguém "quiser" se desviar dos Caminhos do Senhor" - Veja denovo:"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." João 10.28Nota, que nenhuma delas querendo ou não.. todas vão para o CÉU (se assustou?)E quando diz NINGUÉM até mesmo as próprias ovelhas estão incluídas. Conclusão:Quem escapará das MÃOS DELE?JONAS?Não - Ele foi arrastado, mesmo sem querer, mas FOI...!PAULO?Também não -  teve que ser derrubado do cavalo e ainda ficar CEGO...!HERODES?Tão pouco - Foi comido de bichos só porque não deu GLÓRIA DEUS...!FARAÓ?Esse você já sabe...!NOÉ?Duvido - Ele não faria a arca se a meteorologia de Deus fosse falha. Mas como era perfeita Noé foi obrigado, senão seria exterminado com os outros - E Satanás comemoraria sua vitória infernal (acha que Deus daria esse gosto para ele?).DANIEL?Sem comentários, ele mesmo diz: "E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? " Daniel 4:35 Rhá..! ESSE FOI O TIRO DE MISERICÓRDIA...!QUERIDA PRECISA PROVAR MAIS ALGUMA COISA?Abraços E Paz do SenhorSE7MUS

Acácia
    Membro

“Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo…” É bíblico que a Palavra de Deus não foi gerada para contendas.O correto é buscar ser escrava da Lei maior que é a Lei do Amor : "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Desta forma, se pelo meu livre-arbítrio escolho ser escrava da Lei maior, então considero-me livre para exercer qualquer escolha que eu quiser dentro dos limites Desta Lei. O fato de amar (e Deus que sonda os corações sabe mesmo se amamos), extrapola todos os limites impostos contra a minha liberdade, até mesmo aqueles que foram originados contra mim, dentro da Lei.

Acácia
    Membro

"Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo..." É bíblico que a Palavra de Deus não foi gerada para contendas.O correto é buscar ser escrava da Lei maior que é a Lei do Amor : "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Desta forma, se pelo meu livre-arbítrio escolho ser escrava da Lei maior, então considero-me livre para exercer qualquer escolha que eu quiser dentro dos limites Desta Lei. O fato de amar (e Deus que sonda os corações sabe mesmo se amamos), extrapola todos os limites impostos contra a minha liberdade, até mesmo aqueles que foram originados contra mim, dentro da Lei.

Nota: Não é verdade a forma que expressei acima. Não temos o livre-arbítrio em escolher servir a Lei Maior. Se nos esforçarmos para agradar ao Nosso Deus, exercendo a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo que se doou a toda a humanidade, torna-se possível pela Graça que Ele nos concede, nos tornarmos escravos da Lei Maior que é o Amor e, assim, nos tornarmos livres do jugo da Lei. Deus é tudo no Universo e em cada um de nós.

nairan
    Membro

Querida Acácia,Percebo que nós estamos em um mundo de "mistérios", entretanto gostaria de compartilhar que o Homem (ponho letra maiúscula referindo ao homem natural, morto espiritual, carnal, cego pelo deus deste século, em fim toda a humanidade depravada) NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO de modo nenhum. VejamosCarta de Paulo aos Romanos:Capítulo 312 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;Todos mortos para o bem (espiritualmente), ou seja, carnais (escravos do diabo). Pela visão de Deus.20- Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.Pelo melhor dia que o homem esteja para fazer o BEM ainda não é justificativa para seguir o CORRETO (pois é escravo da carne, a natureza depravada) Capítulo 71- Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?Veja bem: TEM DOMÍNIO...!. Quando se diz "lei" não importa se é a do TORAH ou a Constituição, a final, TODOS SÃO OBRIGADOS A OBEDECER...!14-23 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.Agora eu faço a pergunta... depois desta: PAULO REFERINDO-SE AO SEU ESTADO FORA DA GRAÇA TINHA ESCOLHA?- - e DENTRO DA GRAÇA (depois de sua conversão)  ELE DIZ:"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". Gálatas 2:20OU SEJA ainda ele tem ESCOLHA? - Você lendo isto acha que temos LIVRE-ARBÍTRIO?O que até agora tenho escrito é só a ponta do Everest....!Abraços irmã,SE7MUS

Caro SE7MUS, apesar da sua mensagem não ter sido endereçado à mim, mas também, tendo em vista que faz referência e um texto postado por mim, me atrevo a responder a suas colocações...Pelo que li de sua replica, voce usa o texto que coloquei como base ou no mínimo, como "gancho", para afirmar que a falta de livre-arbítrio do ser humano, ou do Homem como você frisa, é devido ao pecado, que uma vez cometido lançou o homem em uma condição de "prisioneiro do pecado", tirando dele, dessa forma a liberdade de escolha.Pois bem, respeito seu direito a ter sua opinião, mas o que eu disse nada tem a ver com pecado seja original ou não, tem a ver com outra coisa muito mais visceral que essa idéia infantil de pecado, o que afirmo é que não o pecado, mas Deus é a fonte da falta de livre-arbitrio do ser humano.Havendo Deus, não pode ter havido a arvore do bem e do mal, não pode ter havido a tentação da serpente, não pode ter havido a queda do Homem, simplesmente porque nada disso estava permitido ao Homem, e no caso (somente para manter uma linha de raciocínio) de estes fatos terem ocorrido na realidade, não passaram de teatro.A questão é somente essa, volto a afirmar, ....havendo um Deus onisciente, não pode haver livre-arbitrío para o homem.Não se trata dele poder ou não poder, se trata de serem coisas incompatíveis entre si, afirmações auto-excludentes assim como seria absurdo dizer que, sendo Deus onipotente ele poderia ter o poder de se fazer não existir.Tecer pensamentos em torno disso é andar em círculos.O interessante mesmo a notar nessa história toda é o fato de, por força dos conceitos herdados e errôneos que carregamos, e que nos atiçam diretamente as emoções..., encontrarmos essa estranha inversão nas duas linhas principais envolvidas na questão, de um lado os crentes em um Deus onisciente, e que por força da tradição histórica de sua fé, precisa acreditar no livre-arbítrio do homem, como forma de justificar e explicar o pecado, a queda do homem a intervenção divina, o sacrifício de Jesus e por ai a fora.E do outro lado a comunidade científica (ao menos a mais tradicional), que tem verdadeira paúra quanto o um universo onde exista o liberdade de escolha, pelo simples fato dele poder introduzir um fator de vontade que quebra o poder de se conhecer como as coisas caminharam desde o inicio do universo, e que introduz também a possibilidade de não podermos, de forma alguma, saber sobre o universo ser como é, simplesmente porque poderia depender no fundo de escolhas feitas por alguém ou algum ente que poderíamos chamar de Deus ou de qualquer outro nome.No entanto, todas as evidencias sem exceção nenhuma, indicam, para ambas as partes que elas estão equivocadas, e que escolheram seus pontos de apoio pelas razões erradas.Do lado dos crentes eles estão corretos em acreditar que há um certo livre-arbítrio, apesar de limitado. Mas estão errados em achar que isso se deve a Deus, pois Deus seria justamente a última razão a lhes permitir ter essa liberdade de escolha.Por outro lado, o medo ate certo ponto irracional de alguns cientistas e pensadores em aceitar o aleatório e a abertura que existe na realidade que permite ao universo ser como é, e que essa aleatoriedade nada tem a ver com um possível ser ou ente criador, muito pelo contrario, a única maneira de a realidade existir, é justamente ela podendo acontecer à medida que acontece, ou seja, a realidade se faz a cada instante e essa condição é que permite a ela continuar a existir, qualquer outra situação seria cair na mesma armadilha do divino, o velho problema do ovo e da galinha, as eternas infínitudes e paradoxos.Vejam, a predestinação é que implicaria de forma irrevogável em um ente que seria o autor dessa predestinação, e argumento baseado em uma simples constatação, um universo totalmente mecanicísta, não poderia existir, pelo simples fato de que a causa inicial para ter existido dependeria de algo parecido com  a idéia medieval do "motor não movido", a "causa não causada".Isso seria tão absurdo e "mágico", quanto um ser eterno, todo poderoso, onisciente, e que no entanto conduz a paradoxos infinitos.Nossa realidade é um misto de uma cadeia de causa/efeito, mesclada com um fator aleatório intrínseco, de tal forma que, mesmo se mantendo dentro de linhas bem definidas e aparentemente inflexíveis,  as variações aleatórias são de monta suficiente para provocar todos os efeitos de desenvolvimento e modificações que moldaram o universo e produziram todas as variáveis que vemos à nossa volta, inclusive a vida e, particularmente aqui na Terra, nosso cérebro e nossa consciência.A seta do tempo existe por essa razão, e não poderia ser diferente, já que a realidade se faz a cada instante, e sendo que ela se faz a cada instante, não pode haver predestinação, ao contrario, existe sim é uma "preponderância", que podemos prever em alguns casos,mas nunca saber com certeza.Sei que ao seu modo de ver estou divagando, pois suas linhas de pensamento sempre caminham pela visão religiosa, mas é na física que a realidade é feita, quer aceitemos isso ou não.Abraços.

Lekso
    Membro

Joãozinho soube que o ignorante, que jamais teve acesso à doutrina cristã, seria absolvido justamente por sua ignorância; afinal, quem nunca ouvira falar de Cristo não seria punido por não acreditar nele. Joãozinho, que ouvira falar de Cristo, não tardou em bradar: “Pois vou sair por aí berrando sobre Deus pra todo o mundo. Quase ninguém vai acreditar, mas pelo menos mando um monte de gente pro inferno comigo!…”A quem ouvira falar sobre Deus recairia a maldição do livre-arbítrio... (E do inferno...)

Acácia
    Membro

Joãozinho soube que o ignorante, que jamais teve acesso à doutrina cristã, seria absolvido justamente por sua ignorância; afinal, quem nunca ouvira falar de Cristo não seria punido por não acreditar nele. Joãozinho, que ouvira falar de Cristo, não tardou em bradar: "Pois vou sair por aí berrando sobre Deus pra todo o mundo. Quase ninguém vai acreditar, mas pelo menos mando um monte de gente pro inferno comigo!..."A quem ouvira falar sobre Deus recairia a maldição do livre-arbítrio... (E do inferno...)

Se por séculos e séculos a Bíblia acompanha a humanidade, não será de Joãozinho a "suposta" culpa pela "maldição do livre-arbítrio" que pesa sobre quase toda a humanidade, certo? E se existem humanos a quem Deus não permita que tenham um encontro com Cristo, com certeza Ele os livrará desta "maldição"? Por que limitar o Poder de Deus?Além do mais, a linguagem do homem também é a linguagem de Deus. Observe a Lei da Evolução de Darwin:"Não são os mais fortes ou os mais inteligentes que sobrevivem, mas os que melhor se adaptam às mudanças". Compactua com o que Deus diz em "Te esforça, que Eu te ajudarei".  E, como disse Nairan aqui neste tópico, "a realidade se faz a cada instante", ou seja, talvez o tempo páre para alguns e para outros, não!

SE7MUS
    Membro

Pelo que li de sua replica, voce usa o texto que coloquei como base ou no mínimo, como "gancho", para afirmar que a falta de livre-arbítrio do ser humano, ou do Homem como você frisa, é devido ao pecado, que uma vez cometido lançou o homem em uma condição de "prisioneiro do pecado", tirando dele, dessa forma a liberdade de escolha.Pois bem, respeito seu direito a ter sua opinião, mas o que eu disse nada tem a ver com pecado seja original ou não, tem a ver com outra coisa muito mais visceral que essa idéia infantil de pecado, o que afirmo é que não o pecado, mas Deus é a fonte da falta de livre-arbitrio do ser humano.Havendo Deus, não pode ter havido a arvore do bem e do mal, não pode ter havido a tentação da serpente, não pode ter havido a queda do Homem, simplesmente porque nada disso estava permitido ao Homem, e no caso (somente para manter uma linha de raciocínio) de estes fatos terem ocorrido na realidade, não passaram de teatro.A questão é somente essa, volto a afirmar, ....havendo um Deus onisciente, não pode haver livre-arbitrío para o homem.Não se trata dele poder ou não poder, se trata de serem coisas incompatíveis entre si, afirmações auto-excludentes assim como seria absurdo dizer que, sendo Deus onipotente ele poderia ter o poder de se fazer não existir.Tecer pensamentos em torno disso é andar em círculos.O interessante mesmo a notar nessa história toda é o fato de, por força dos conceitos herdados e errôneos que carregamos, e que nos atiçam diretamente as emoções..., encontrarmos essa estranha inversão nas duas linhas principais envolvidas na questão, de um lado os crentes em um Deus onisciente, e que por força da tradição histórica de sua fé, precisa acreditar no livre-arbítrio do homem, como forma de justificar e explicar o pecado, a queda do homem a intervenção divina, o sacrifício de Jesus e por ai a fora.E do outro lado a comunidade científica (ao menos a mais tradicional), que tem verdadeira paúra quanto o um universo onde exista o liberdade de escolha, pelo simples fato dele poder introduzir um fator de vontade que quebra o poder de se conhecer como as coisas caminharam desde o inicio do universo, e que introduz também a possibilidade de não podermos, de forma alguma, saber sobre o universo ser como é, simplesmente porque poderia depender no fundo de escolhas feitas por alguém ou algum ente que poderíamos chamar de Deus ou de qualquer outro nome.No entanto, todas as evidencias sem exceção nenhuma, indicam, para ambas as partes que elas estão equivocadas, e que escolheram seus pontos de apoio pelas razões erradas.Do lado dos crentes eles estão corretos em acreditar que há um certo livre-arbítrio, apesar de limitado. Mas estão errados em achar que isso se deve a Deus, pois Deus seria justamente a última razão a lhes permitir ter essa liberdade de escolha.Por outro lado, o medo ate certo ponto irracional de alguns cientistas e pensadores em aceitar o aleatório e a abertura que existe na realidade que permite ao universo ser como é, e que essa aleatoriedade nada tem a ver com um possível ser ou ente criador, muito pelo contrario, a única maneira de a realidade existir, é justamente ela podendo acontecer à medida que acontece, ou seja, a realidade se faz a cada instante e essa condição é que permite a ela continuar a existir, qualquer outra situação seria cair na mesma armadilha do divino, o velho problema do ovo e da galinha, as eternas infínitudes e paradoxos.Vejam, a predestinação é que implicaria de forma irrevogável em um ente que seria o autor dessa predestinação, e argumento baseado em uma simples constatação, um universo totalmente mecanicísta, não poderia existir, pelo simples fato de que a causa inicial para ter existido dependeria de algo parecido com  a idéia medieval do "motor não movido", a "causa não causada".Isso seria tão absurdo e "mágico", quanto um ser eterno, todo poderoso, onisciente, e que no entanto conduz a paradoxos infinitos.Nossa realidade é um misto de uma cadeia de causa/efeito, mesclada com um fator aleatório intrínseco, de tal forma que, mesmo se mantendo dentro de linhas bem definidas e aparentemente inflexíveis,  as variações aleatórias são de monta suficiente para provocar todos os efeitos de desenvolvimento e modificações que moldaram o universo e produziram todas as variáveis que vemos à nossa volta, inclusive a vida e, particularmente aqui na Terra, nosso cérebro e nossa consciência.A seta do tempo existe por essa razão, e não poderia ser diferente, já que a realidade se faz a cada instante, e sendo que ela se faz a cada instante, não pode haver predestinação, ao contrario, existe sim é uma "preponderância", que podemos prever em alguns casos,mas nunca saber com certeza.Sei que ao seu modo de ver estou divagando, pois suas linhas de pensamento sempre caminham pela visão religiosa, mas é na física que a realidade é feita, quer aceitemos isso ou não.Abraços.

Olá amigo,Já que vamos para a realidade então veja que o nosso modo de ver, pensar, atribuir, julgar, etc. Sempre está ligado a algo como "o HEREDITÁRIO e o MEIO..."!Toda nossa formação se baseia nisso - Hereditário e o Meio. E sempre vamos caminhar pelo lado da RAZÃO MAIOR que a natureza confirma. E ai de você contrariá-la, pois mesmo assim estaria de acordo com elas...!Com Deus ou sem Ele não faz diferença...!Então onde está o LÍVRE-ARBÍTRO?

SE7MUS
    Membro

"Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo..." É bíblico que a Palavra de Deus não foi gerada para contendas.O correto é buscar ser escrava da Lei maior que é a Lei do Amor : "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Desta forma, se pelo meu livre-arbítrio escolho ser escrava da Lei maior, então considero-me livre para exercer qualquer escolha que eu quiser dentro dos limites Desta Lei. O fato de amar (e Deus que sonda os corações sabe mesmo se amamos), extrapola todos os limites impostos contra a minha liberdade, até mesmo aqueles que foram originados contra mim, dentro da Lei.

Nota: Não é verdade a forma que expressei acima. Não temos o livre-arbítrio em escolher servir a Lei Maior. Se nos esforçarmos para agradar ao Nosso Deus, exercendo a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo que se doou a toda a humanidade, torna-se possível pela Graça que Ele nos concede, nos tornarmos escravos da Lei Maior que é o Amor e, assim, nos tornarmos livres do jugo da Lei. Deus é tudo no Universo e em cada um de nós.

Olá,Vejo que ainda se PENDURA na capacidade do ser humano e pelos seus esforços em praticar o bem. A Bíblia por si te eNsina:"E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são Para que nenhuma carne se glorie perante ele". 1CO 1:28-29 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" EF 2:8-9PODE SE ESFORÇAR ATÉ PEIDAR QUE NÃO VAI CONSEGUIR...!Como diz o João do Apocalipse: AMÉM!Abraços,SE7MUS

Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.