Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 151 até 165 (de 247 do total)
  • Autor
    SE7MUS
    Membro

Caro SE7MUS, apesar da pergunta não ser direcionada a mim, mesmo assim me atrevo a responder visto que o espaço é publico.A bíblia pode sim ser tirada como fonte de reflexão filosófica, mas não apenas ela, como nenhuma fonte pode ser tirada como referencia para demonstrar a si mesma.Além disso, a própria afirmação do texto em questão já inviabiliza seu uso como reflexão filosófica, pois pelo texto qualquer reflexão é estéril, pois não vem do Espirito, que seria a única autoridade capaz de dar sentido ao entendimento das questões abordadas.em suma, ou se crê e não se filosofa em cima da crença, ou se filosofa, mas então obrigatoriamente se questiona a autoridade auto-afirmada pelo texto.Seja como for nesse caso o debate é inútil e o filosofar sobre a questão absurda e estéril.Abraços.

Olá amigo,Tendo em vista que o espaço é público, assim fico mais à vontade - Obrigado pela nota.Sua afirmação que nenhuma fonte pode ser tirada como referência para demonstrar a si mesma é verdadeira. Entretanto, a Bíblia tem sido muito rejeitada exatamente porque alguns não lhe põe o valor devido para suas questões filosóficas, ou porque ignora, ou porque não procura filosofá-la, ou porque ouviu algum mal testemunho dizendo que ela é somente de cunho religioso, crença, mito, etc só porque está nas mãos dos religiosos ou porque só trata de espiritualidade. E assim vai, todos (filósofos) se afastando daquilo que provavelmente pode ser a fonte da "verdade". Sabemos que somos falhos... deste modo, todas as reflexões mesmo que fértil ou estéril podem estar totalmente equivocados, mas; onde encontraremos a base para fincar nossas perpectivas? Na multidão de pensamentos? Na multidão de opiniões? Na multidão dos conselhos?Ora, para não vagar-me entre um e outro preciso fincar minhas expectativas em alguma coisa como ponto de partida para daí traçar uma perpectiva ou perpectivas. Então, porque escolhi logo a Bíblia?Exatamente porque ela afirma:No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1Alguns tradutores refere esse VERBO como LOGOS, tanto um como o outro tem poder sobre as PALAVRAS, de modo a demonstrar ação lógica de Deus sobre toda Sua criação.A Bíblia também afirma:A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Provérbios 1:20Ou seja, visualizar a sabedoria de fora...!, será fora da nossa natureza estúpida? fora do tempo e do espaço? ou literalmente mesmo... "pelas ruas" - Porque não ouço nada aqui fora de casa...! (kkk rsrsr)Em fim, não encaro a Bíblia como Sagrada (que denote religão de toda espécie), ou como a Mãe das Heresias, ou como MITO, mas como fonte FILOSÓFICA.Quem é filósofo sabe do que estou falando...!Não diga que os seus textos (Bíblia) "inviabiliza seu uso como reflexão filosófica". Ou  "não vem do Espirito" se leres o que ela diz sobre espiritualidade saberá que ela é mestra neste assunto.Você também afirma que "se crê e não se filosofa em cima da crença, ou se filosofa, mas então obrigatoriamente se questiona a autoridade auto-afirmada pelo texto".Deve-se questionar tudo e todos e eu apoio sua idéia de INDAGAR, CRITICAR, PERQUIRIR e finalmente FILOSOFAR sobre crença ou descrença, mas se no assunto a Bíblia já abordou ela é digna de ser citada.E como o tópico em questão diz sobre a PREDESTINAÇÃO X LIVRE-ARBÍTRIO... bom... esse é uns dos locais para ela se apresentar com suas afirmações. CRITIQUE A VONTADE. A final, somos filósofos e essa é a nossa natureza.AbraçosSE7MUS

Brasil
    Membro

Ora, para não vagar-me entre um e outro preciso fincar minhas expectativas em alguma coisa como ponto de partida para daí traçar uma perpectiva ou perpectivas. Então, porque escolhi logo a Bíblia?

Ainda bem que você entende que devemos ter um ponto de partida... A Bíblia diz que o estatuto de Deus determina que as pessoas devem vingar olho por olho e dente por dente...Em outro trecho diz que Jesus afirmou que deve-se oferecer a outra face ao ser agredido.Responda objetivamente; qual ponto de partida você acha indicado para traçar a as tuas perspectivas ?Se a Bíblia segundo você são os escritos de Deus, então o que ele quis dizer com este paradoxo?O verbo mal colocado leva ao erro.  ;)

Acácia
    Membro

O que é Livre-Arbítrio e Predestinação para a filosofia?Estou com saudades do aprendizado filosófico. Não encontraremos respostas para Livre-Arbítrio e Predestinação na Bíblia e sim, no próprio homem. Eu até já estou "me perdendo" no tópico de tanto "andar em círculos" por ele. S`il vouz plait jeune hommes... Por onde anda a criatividade dos tópicos?

Brasil
    Membro

Eu até já estou "me perdendo" no tópico de tanto "andar em círculos" por ele. S`il vouz plait jeune hommes... Por onde anda a criatividade dos tópicos?

Para zelar pela criatividade dos tópicos assim como também pelo que neles escrevemos, um primeiro passo seria não mais colocar textos místicos escritos há mais de 2.600 anos e que nada trazem de novo às discussões.  Apenas a velha e malhada afirmação sem bases,  que esses textos são a palavra de Deus.

SE7MUS
    Membro

Ora, para não vagar-me entre um e outro preciso fincar minhas expectativas em alguma coisa como ponto de partida para daí traçar uma perpectiva ou perpectivas. Então, porque escolhi logo a Bíblia?

Ainda bem que você entende que devemos ter um ponto de partida... A Bíblia diz que o estatuto de Deus determina que as pessoas devem vingar olho por olho e dente por dente...Em outro trecho diz que Jesus afirmou que deve-se oferecer a outra face ao ser agredido.Responda objetivamente; qual ponto de partida você acha indicado para traçar a as tuas perspectivas ?Se a Bíblia segundo você são os escritos de Deus, então o que ele quis dizer com este paradoxo?O verbo mal colocado leva ao erro.  ;)

Olá amigo,Tendo como solo firme a Bíblia venho responder, assim como o meu vivo Mestre Jesus, o qual se apoia nos escritos de seu Pai e em seus mandamentos, também eu como seu discípulo (aluno, aprendiz) vou me apoiar em Seus Escritos (porque Ele obteve vitória em cima disto). Como diz:Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará. Levítico 24:20E o que Jesus diz:"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra..."Mateus 5.38,39E para piorar ainda, Jesus disse:Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? João 8:46Ora amigo, está mais do que óbvio que Cristo observava a lei em questão (olho por olho).E quanto a Paulo? Vejamos:"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". Romanos 10.4"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido..." 2 Coríntios 3:14Ou seja, Pablo afirma que Cristo na sua morte fez uma nova aliança e aboliu os mandamentos do Velho Testamento:Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.Colossenses 2 : 14Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. Efésios 2:15,16Tanto judeus quanto ao povo ao redor nunca iriam obedecer o tal "olho por olho" porque era a lei de Deus punir os infratores, pois foi desvirtuada pelas vaidades da "carne", como o último versículo diz em seu contexto que Jesus pela sua morte uniu os dois povos "matando com ele as inimizades", logo aos olhos de Deus não há diferença entre Judeu, Grego, Africano, Brasileiro, etc. Deste modo,  o TORÁH  dos Judeus serviu de figura pelo o que havia de vir..., a saber, a nova aliança! - Agora como tudo foi consumado na morte de Cristo somos agora amigo de Deus; não porque somos agora capazes de obedecê-lo para ir ao Céu, mas pelo Dom gratuito que Ele nós dá, o qual não é por vista senão pela fé...!Bom... aí está o contraste do VELHO  e o NOVO testamentos, pois um estabelece a lei "olho por olho" ou outro "não resistais ao mal"O velho "olho por olho" foi furado e tapando esse buraco que o homem fez Jesus estabeleceu uma Nova Aliança "não resistais ao mal".Umas perguntas: SERÁ QUE DIANTE DE TUDO ISSO... (DEUS) PRODUZIR UMA LEI COM OS SEUS DEDOS E DEPOIS ABOLI-LA COM SEU CORPO NÃO É TAMBÉM CONTRADITÓRIO?DEUS NOS FEZ DE PALHAÇO?A minha perpectiva é que Ele sabe o que está fazendo...! Quem sou eu para estorvar a mão Dele e dizer: O que está fazendo... PORRA?Atenciosamente,SE7MUSObs: Antes que outro venha ter objeções a isso, antes medite nisso:E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha.E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.

lincolnpsi
    Membro

Panela velha é que faz comida boa…

Brasil
    Membro

Umas perguntas: SERÁ QUE DIANTE DE TUDO ISSO... (DEUS) PRODUZIR UMA LEI COM OS SEUS DEDOS E DEPOIS ABOLI-LA COM SEU CORPO NÃO É TAMBÉM CONTRADITÓRIO?DEUS NOS FEZ DE PALHAÇO?A minha perpectiva é que Ele sabe o que está fazendo...! Quem sou eu para estorvar a mão Dele e dizer: O que está fazendo... PORRA?

Se a sua conclusão sobre as contradições bíblicas é que Deus sabe o que está fazendo, então não há nada a pregar, meu amigo!Por que pregas o que está escrito se há contradições ali e mesmo assim dizes que Deus sabe o que está fazendo?Se ele sabe o que está fazendo e vocês não têm a capacidade de entender, então nem você e nem Acácia deveriam ficar pregando aquilo que NÃO SABEM!!Se Deus sabe o que está fazendo, então deixe tudo pra ele cuidar. Não serão as suas palavras e nem as palavras dos outros crédulos que vão ENSINAR algo!! Pois admitem que não sabem as razões de Deus!!  Se não sabem, então que tipo de pregação é esta? Pregação de incertezas?Se não sabem explicar as contradições da Bíblia, então por que pregam o que está ali escrito? Como você pode pregar aquilo que NÃO ENTENDE? Isso sim é que é "loucura da pregação"!!Outra coisa: Se as leis do Velho Testamento foram abolidas por Deus, pra quê a Bíblia traz estas leis?Já sei: Deus sabe o que está fazendo...  ;D

Acácia
    Membro

Eu sei que Deus sabe tudo e tudo que Ele faz é perfeito!Eu entendo perfeitamente os "supostos paradoxos" bíblicos mas, veja só Brasil: Eu fiz duas perguntas neste tópico que somente a FILOSOFIA pode me responder e ela não me responde. Então, há riquezas na Bíblia que sabemos explicar mas não podemos por ser um Livro Sagrado de Deus para aqueles que O buscam não apenas para satisfazer o intelecto mas também e principalmente, para aqueles cuja alma O adoram. De que adianta eu te responder se minhas respostas não servirão para você visto ser Deus Aquele que conhece as necessidades e os propósitos do homem? Quem tem sede que procure a FONTE! É como você diz: "Se Deus sabe o que está fazendo, então deixe tudo para Ele cuidar". Oras... No entanto aconselho: O futuro da humanidade está em "xeque". Se o homem não se voltar para Deus, se prepare para as "chibatadas"... Como disse Jesus: "Ninguém vem ao Pai senão por Mim". "Quem avisa, amigo é!" Logo, Deus sabe o que faz mas o homem, muitas vezes, faz o que não sabe... Por que? Estará salvo pela ignorância? A Bíblia nos acompanha por séculos, de geração em geração. Seria apenas para termos as "missas" e os "cultos" dominicais?

SE7MUS
    Membro

Umas perguntas: SERÁ QUE DIANTE DE TUDO ISSO... (DEUS) PRODUZIR UMA LEI COM OS SEUS DEDOS E DEPOIS ABOLI-LA COM SEU CORPO NÃO É TAMBÉM CONTRADITÓRIO?DEUS NOS FEZ DE PALHAÇO?A minha perpectiva é que Ele sabe o que está fazendo...! Quem sou eu para estorvar a mão Dele e dizer: O que está fazendo... PORRA?

Se a sua conclusão sobre as contradições bíblicas é a que Deus sabe o que está fazendo, então não há nada a pregar, meu amigo!!Por que pregas o que está escrito se há contradições ali e mesmo assim dizes que Deus sabe o que está fazendo?Se ele sabe o que está fazendo e vocês não têm a capacidade de entender, então nem você e nem Acácia deveriam ficar pregando aquilo que NÃO SABEM!!Se Deus sabe o que está fazendo, então deixe tudo pra ele cuidar. Não serão as suas palavras e nem as palavras dos outros crédulos que vão ENSINAR algo!! Pois admitem que não sabem as razões de Deus!!  Se não sabem, então que tipo de pregação é esta? Pregação de incertezas?Se não sabem explicar as contradições da Bíblia, então por que pregam o que está ali escrito? Como você pode pregar aquilo que não entende?

Olá amigo,Suas indagações são ótimas, a final coloquei essas perguntas para abrir melhor o caminho a fim de dilatar mais a compreenção das filosofias embutidas nas Escrituras Filosofáveis (Bíblia).Tu afirmas que não há nada a pregar enquanto Deus está no controle... Certo...? Mas se Ele está no controle (como também sobre o livre-arbítrio - "digo apoiando o tópico"), porventura não poderia dar as diretivas para agente cumprir, do tipo:"E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade..." 2 Timóteo 2.24,25. Acentuo as últimas palavras - "a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento", por isso eu prego. E prego (não com martelo - rsrskkk) o que sei, ou seja o que li. E não HÁ CONTRADIÇÕES na Bíblia. Vejamos:Quando Adão e Eva comeram a fruta proibida, logo foi lhes revelados que estavam nus, então costuraram (coseram) folhas de figueira para tamparem suas vergonhas (o inútil trabalho de cobrir suas "falhas"com material frágil). Como a história continua, Deus providenciou algo mais resistente para cobrir a palhaçada que fizeram - peles de algum animal. Assim, como é denotado o derramamento de sangue para cobrir o pecado o animal que serviu de vestimenta foi o substituto deles. Mas isto não quer dizer que a nova vestimenta seria eterna...! ou que o sangue do animal tiraria o pecado...! ANTES TODAS ESTAS COISAS ERAM PROVISÓRIAS. Vejamos:"Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo." Hebreus 8.8-10Logo, como não há de fechar os olhos diante disso percebemos que a lei, as ordens ou mandamentos serviram de provisão até o momento de estabelecer uma nova lei, uma nova aliança ou um novo sacerdócio.Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7.12 Agora entra a profunda filosofia Biblica:Entre na minha linha de raciocínio - Se não houver lei não há pecado e nem infrator... Certo? Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.Romanos 5.13Mas havendo... há pecadores e infratores da maldita lei... Não seria melhor viver sem lei, ou seja sem pecado?Pois foi exatamente isso que o Todo-Poderoso procurava (da maneira Dele) abolir a lei para que vivêssemos sem pecado. Então para quê a lei?Como foi dito antes como analogia, a vestimenta que o Senhor doou para o primeiro casal era provisório para cobrir a vergonha e o pecado, assim também a lei (Moisés e os Profetas) era provisória para cobrir as vergonhas e o pecado. Entretanto, como a vestimenta não era eterna e que Deus não tem prazer em apenas cobrir o pecado antes queria aniquilá-la de vez. Ele enviou Seu Filho para estabelecer a Nova Ordem, a saber, da Graça:Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6.14Já deve ter assistido o filme "Paixão de Cristo" by Mel Gibson e percebido que era um homem sendo sacrificado pela ordem da lei dos homens (o dito material frágil), mas o povo  da época não sabia que Deus estava com seus planos em execução. Por acaso, não percebeu que aos judeus era proibido matar? Então como o plano ia adiante se o povo que Deus culturou com suas leis não ia matá-lo?Ai está o xeque-mate - NOTE:Deus sabendo da fraqueza do homem em obedecê-lo, mesmo antes de sua provisão legislativa:"Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos". Gênesis 6:3Ele lançou a lei para encerrar todos na DESOBEDIÊNCIA:Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Romanos 11:32Assim, Deus com sua lei demonstou com muita propriedade o caratér do PECADO."Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno".Romanos 7.13E para acabar a história... ufa!Assim como, o homem na sua "carne" não consegue obedecer a Deus, visto que a humanidade é considerada pecadora desde a fruta até o apocalipse. Deus com sua Onisciência, Onipresença e Onipotência preparou tudo para ajuntar todo aquele que aceitar o sacrifício de seu Filho, e estabeleceu a nova lei: O AMOR.Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.Romanos 5.8 NÃO HÁ CONTRADIÇÕES há prossecução da história para o complemento dos afirmativos.Saudações,SE7MUS

Brasil
    Membro

A Bíblia nos acompanha por séculos, de geração em geração. Seria apenas para termos as "missas" e os "cultos" dominicais?

Caros SE7MUS e Acácia:A Bíblia, como já foi dito aqui, é uma compilação de muitos livros escritos ao longo do tempo.Quem fez esta compilação deixou de fora outros tantos livros que TINHAM A MESMA CRENÇA, porém, relatavam fatos e faziam  lá as suas parábolas, metáforas e aforismos que não coadunavam com a INTERPRETAÇÃO  DE QUEM FEZ A COMPILAÇÃO  que veio a ser a Bíblia.O que eu quero dizer com “TINHAM A MESMA CRENÇA” ?Quero dizer que o que se vê na Bíblia é tão somente o que se aproveitou de uma crença que já vinha se disseminando ao longo dos tempos, através de muitíssimos livros escritos por pessoas que já tinham estas crenças. Ou seja, isto que você diz que são os escritos de Deus, foi apenas uma PENEIRADA em tudo o que já se havia escrito sobre Deus, Jesus e seus milagres!!!!!Foi uma história construída através de uma filtragem das interpretações de parábolas oriundas de sonhos, visões, relatos de aparições e relatos de sonhos de outros.E por que estas pessoas que compilaram os escritos deixaram tantos livros que FALAVAM SOBRE JESUS, de fora da compilação? Resposta: Porque não lhes interessava, ou por um motivo ou por outro!Veja você que no site de satanismo indicado recentemente por um usuário, vejo lá os Livros de São Cipriano. O que são os Livros de São Cipriano?Eles são alguns de TANTOS OUTROS livros que ficaram de fora da Bíblia, EVIDENTEMENTE porque não interessou às pessoas que criaram a Bíblia, colocar aqueles livros.Esta crença ESCRITA ao longo de séculos, que fala de Jesus e seus milagres, das quais a pessoas que criaram a Bíblia só aproveitaram algumas coisas, dá muita margem para verdadeiras LOUCURAS!!O tal livro de São Cipriano ensina a conversar com o demônio, ganhar no jogo, ficar invisível etc. e tals!!!Percebem que esta história de Jesus foi mantida deste modo?  A história de Jesus chegou atraves dos séculos até à compilação que gerou a Bíblia, deste modo:  BASEADA EM escritos deste tipo, através de LOUCURAS escritas ao longo dos séculos.  Quando São Cipriano escreveu suas anotações ele ERA CRISTÃO,  era crente na “divindade” de Jesus!!  Seus escritos foram dados como SANTOS pelos cristãos!! O que me dizem? 

SE7MUS
    Membro

Eu sei que Deus sabe tudo e tudo que Ele faz é perfeito!Eu entendo perfeitamente os "supostos paradoxos" bíblicos mas, veja só Brasil: Eu fiz duas perguntas neste tópico que somente a FILOSOFIA pode me responder e ela não me responde. Então, há riquezas na Bíblia que sabemos explicar mas não podemos por ser um Livro Sagrado de Deus para aqueles que O buscam não apenas para satisfazer o intelecto mas também e principalmente, para aqueles cuja alma O adoram. De que adianta eu te responder se minhas respostas não servirão para você visto ser Deus Aquele que conhece as necessidades e os propósitos do homem? Quem tem sede que procure a FONTE! É como você diz: "Se Deus sabe o que está fazendo, então deixe tudo para Ele cuidar". Oras... No entanto aconselho: O futuro da humanidade está em "xeque". Se o homem não se voltar para Deus, se prepare para as "chibatadas"... Como disse Jesus: "Ninguém vem ao Pai senão por Mim". "Quem avisa, amigo é!" Logo, Deus sabe o que faz mas o homem, muitas vezes, faz o que não sabe... Por que? Estará salvo pela ignorância? A Bíblia nos acompanha por séculos, de geração em geração. Seria apenas para termos as "missas" e os "cultos" dominicais?

ESCLAREÇA:Acredita na Bíblia?Acredita que ela aborda sobre o livre-arbítrio e a predestinação?Acredita que se não crê nela vc está se auto-enganando?Acredita que se for provado que 80% que aprendeste sobre o evangelho é falso? (Tenho como prova a própria Bíblia)Acredita naquele que fala "língua estranha" é servo de Deus?Acredita que ainda existe milagres por parte de Deus?Acredita no Dízimo?A Paz de Cristo,SE7MUS

nairan
    Membro

O que é Livre-Arbítrio e Predestinação para a filosofia?Estou com saudades do aprendizado filosófico. Não encontraremos respostas para Livre-Arbítrio e Predestinação na Bíblia e sim, no próprio homem. Eu até já estou "me perdendo" no tópico de tanto "andar em círculos" por ele. S`il vouz plait jeune hommes... Por onde anda a criatividade dos tópicos?

Cara Acácia, não sei se consigo atender ao pedido de criatividade que você formula, mas ao menos posso tentar colocar minhas opiniões e idéias de forma mais clara, se puder te ajudar a "se achar" um pouquinho mais já estarei feliz.O tópico é determinismo x livre-arbítrio.Por determinismo entendemos que tudo já esta concebido, determinado e que o fim já esta contido no principio das coisas, esse determinismo tanto poderia ser concebido como uma diretriz divina, como também poderia ser concebido como a simples conseqüência de um universo mecânico, e, portanto preso a leis de causa e efeito inflexíveis, no primeiro caso a idéia de Deus esta contida diretamente em seu âmago, no segundo caso ela pode ser entendida apenas como a constatação de que o universo seria como uma grande máquina, não necessariamente construída, mas mesmo assim uma grande máquina, nesse caso tanto há espaço para uma crença em um Deus criador, como para uma visão de um universo que surgiu por si mesmo, sem a intervenção de nenhum Deus ou criador.Por Livre-arbítrio, entendemos que o Homem possui a faculdade de escolher, de intervir em seu caminho e que suas decisões são capazes de modificar seu caminho para a direção que ele escolheu.  Ele e nenhuma outra força, entidade, poder, ou divindade. Deve-se entender, porém, que liberdade de escolha, não precisa significar de maneira nenhuma que ele esteja totalmente livre de influências, induções e interferências das mais diversas fontes, mas sim que ele pode escolher, em maior ou menor grau conforme o momento e a situação, qual caminho ele prefere.Pois bem, o colega SE7MUS já deixou bem claro, através de um texto por ele postado, e de diversos outros comentários, não somente que ele defende a primeira proposição, mas também fez uma apresentação bem completa sobre as razões que levam a essa linha de pensamento.Mesmo assim vou tentar fazer um resumo e uma apresentação pela minha ótica sobre as duas posições, para depois tentar defender melhor a minha opinião.A proposta da predeterminação possui alguns fortes atrativos para seus defensores, divididas em suas duas vertentes, a divina e a mecanicista.Na versão divina, evidentemente, está o poder de Deus, sua onisciência e sabedoria supremas, simples assim, se Deus sabe tudo, então tudo já esta escrito e definido segundo sua vontade. Na verdade, a meu ver, essa seria a única maneira realmente coerente de uma pessoa que crê em um ser divino com as características do deus cristão de ver essa questão, pois de outra maneira os paradoxos da onisciência se tornam praticamente insolúveis. Evidentemente que isso só se aplica a quem tem esse tipo de fé, de crençaJá na versão mecanicista, mesmo com a idéia de um Deus podendo estar ou não presente, o que conta mesmo é todo um contexto de idéias baseadas nas leis de causa-efeito, e mais que isso, no fato de que, nos sistemas fechados, todos os elementos que pertencem a esse conjunto partilham das mesmas características, e o destino do conjunto, é também o destino dos elementos que fazem parte desse conjunto.A idéia é mais bem compreendida usando-se a imagem de um relógio imagem, aliás, que já foi muito usada com esse mesmo propósito por se mostrar bem esclarecedora quanto ao que representa o “fazer parte de um sistema”.Em um relógio mecânico, todas as partes, engrenagens, balancins, ancoras, molas, etc., possuem movimento, muitas vezes bem intrincados, porém todos bem delimitados e completamente previsíveis, por mais voltas que uma engrenagem experimente, ou por mais balanços que um balancim faça, ainda assim estarão presos, totalmente, ao que lhes está permitido pelo todo do mecanismo do relógio, não poderão sair um mínimo que seja daquilo que já foi determinado para eles no momento da concepção do relógio em si.Por sua vez, conjuntos compostos de inúmeras partes individuais, mas ligadas entre si, como no caso das engrenagens do relógio imaginado acima, mesmo que  individuais como peças, partilham do destino comum a todo o conjunto, é assim com o conjunto dos números primos por exemplo, ou o conjunto de peças de um jogo de xadrez, se uma se perde, o conjunto inteiro estará partido, não tem mais  serventia.Se o relógio se quebra, todas as suas peças estarão quebradas junto com ele, pois não servem mais para medir as horas, ou cumprir a função para que o relógio foi construído.É exatamente a esse tipo de coisa que nosso amigo SE7MUS se refere quando insiste em afirmar o fato do ser humano fazer parte  da natureza, da sociedade, e estar preso às cadeias que o envolvem, e portanto ele não tem liberdade real para escolher seu caminho, visto que o caminho por ele escolhido será forçosamente o caminho do sistema a que ele pertence.Posso afirmar, sem medo ou receio, que ele esta correto em suas afirmações, tanto pelo prisma  da opção divina, quanto pela opção mecanicista, creio mesmo que a incisiva maneira com que ele afirma suas idéias se deve ao fato de tal postura estar realmente correta no que diz respeito a um universo mecanicista, independente até do fato de haver ou não um criador para esse universo.A grande questão aqui é o universo, ou sendo mais abrangente, a realidade, é mesmo mecanicista?Até o século dezenove, essa pergunta receberia um rápido sim como resposta, mas o advento dos novos avanços e descobertas em física, astronomia e, mais particularmente, a física quântica, nos mostra que muito longe de ser um grande mecanismo, a realidade se mostra como uma matriz composta por múltiplas variáveis, mantendo em sua natureza mais intima, um componente de aleatoriedade de peso considerável, que quebra totalmente a visão de “máquina” que se tinha do universo até então.O principio de incerteza de Heisenberg, os estados  de ligação de spin entre partículas, a dualidade onda/partícula, as dimensões de Planck, a “espuma quântica”,  enfim , são todos indicadores de uma natureza muito mais complexa do que se supunha anteriormente, uma natureza onde não se encaixa uma visão puramente mecanicista, e  que abre espaço para o aleatório, quebrando a cadeia simples e direta de causa /efeito.Além disso, a realidade se mostra também como formada uma imensa sucessão de conjuntos complexos que se sobrepõem uns sobre os outros e vão produzindo, camada por camada, uma seqüência enorme de níveis de interação, cada um produzindo uma nova ordem de propriedades que emergem das complexidades  presentes nos níveis anteriores, e, por sua vez, formando uma base para o surgimento de níveis mais complexos acima destes, permitindo o surgimento de novas propriedades anteriormente inexistentes.Dessa forma, as partículas elementares, como quarks, gluôns, fótons e outras, interagem e dessa interação não apenas se formam átomos, como surgem as maneiras como estes átomos vão se comportar, por sua vez os átomos interagem e daí surgem as propriedades das substancias químicas, , estas também interagem e aparecem os compostos, e assim sucessivamente, formando uma cadeia imensa onde cada novo nível de interação traz a lume uma serie totalmente nova de propriedades anteriormente inexistentes, a maneira como essas interações acontecem estão sujeitas também à aleatoriedade, intrínseca da natureza da realidade, sendo, portanto, que não a como se prever a totalidade das propriedades que irão surgir nos níveis subseqüentes a não ser depois das interações consumadas, ou seja não se pode prever como uma sucessão de eventos ira realmente ocorrer a não ser após ele ter ocorrido de fato.O cérebro humano, e suas propriedades como, por exemplo, a consciência surgiram assim, numa seqüência enorme de sistemas sobre sistemas, em que cada nível é mais complexo que o nível anterior, e cada camada de interação faz brotar propriedades particulares que não existiam nas camadas anteriores.A enormidade de tempo, e de interações ocorridas no decorrer desse tempo é a responsável  pelo acúmulo destas propriedades chegando ate o estágio atual em que nos encontramos, e, nessa trajetória,  feliz para nós, a coincidência de termos atingido nossa condição de seres pensantes e autoconscientes.Porém, voltando ao que nos interessa no tópico em questão,  apenas pela enorme complexidade dos sistemas envolvidos, as características humanas não estão presas totalmente a ações ou atitudes condicionadas,  mas se mostram versáteis em adaptações e escolhas de comportamento até mesmo contrarias às influencias condicionantes do meio, da sociedade, ou mesmo da índole própria de cada um.Acho que já me delonguei demais, mas espero ter deixado mais claro minhas idéias, e o porquê de defender que o ser humano tem sim, livre-arbítrio, independente das questões religiosas ou da presença ou não de algum Deus qualquer. Simplesmente porque a realidade do universo é assim, se não fosse assim não estaríamos aqui para discorrer sobre essas coisas.Ressalto evidentemente que essa liberdade de escolha, não é de maneira nenhuma absoluta, mas depende de inúmeras variáveis sobre as quais ele pode ou não ter influencia, mas que acabam influenciando o homem no final das contas, como acidentes, doenças, violência, pressão do meio e da sociedade entre outras.Abraços.

nairan
    Membro

Assim como, o homem na sua “carne” não consegue obedecer a Deus, visto que a humanidade é considerada pecadora desde a fruta até o apocalipse. Deus com sua Onisciência, Onipresença e Onipotência preparou tudo para ajuntar todo aquele que aceitar o sacrifício de seu Filho, e estabeleceu a nova lei: O AMOR.

Como pode alguém aceitar se ele não tem escolha, já está tudo decidido por Deus??

Acácia
    Membro

O tal livro de São Cipriano ensina a conversar com o demônio, ganhar no jogo, ficar invisível etc. e tals!!!Percebem que esta história de Jesus foi mantida deste modo?  A história de Jesus chegou atraves dos séculos até à compilação que gerou a Bíblia, deste modo:  BASEADA EM escritos deste tipo, através de LOUCURAS escritas ao longo dos séculos.  Quando São Cipriano escreveu suas anotações ele ERA CRISTÃO,  era crente na “divindade” de Jesus!!  Seus escritos foram dados como SANTOS pelos cristãos!!  O que me dizem?  BRASILQuanto a toda esta informação exposta eu digo o que Jesus já disse: "Entrai pela porta estreita pois largo e espaçoso é o caminho para a perdição e muitos são os que por ele enveredam..." Em outras palavras, "tudo é possível ao que crer" e isto até chega a assustar, dado as barbaridades brutais que se apoderam da humanidade em nosso mundo. No entanto, creio que Cristo reinará na individualidade humana e teremos uma coletividade mais igualitária capaz de exercer o livre-arbítrio. Até lá, sob o reinado da predestinação.Quanto a questão do tópico, no meu entendimento:"Na versão divina, evidentemente, está o poder de Deus, sua onisciência e sabedoria supremas, simples assim, se Deus sabe tudo, então tudo já esta escrito e definido segundo sua vontade. Na verdade, a meu ver, essa seria a única maneira realmente coerente de uma pessoa que crê em um ser divino com as características do deus cristão de ver essa questão, pois de outra maneira os paradoxos da onisciência se tornam praticamente insolúveis. Evidentemente que isso só se aplica a quem tem esse tipo de fé, de crençaJá na versão mecanicista, mesmo com a idéia de um Deus podendo estar ou não presente, o que conta mesmo é todo um contexto de idéias baseadas nas leis de causa-efeito, e mais que isso, no fato de que, nos sistemas fechados, todos os elementos que pertencem a esse conjunto partilham das mesmas características, e o destino do conjunto, é também o destino dos elementos que fazem parte desse conjunto." NAIRANEu vejo os conceitos invertidos: versão Divina está para o conceito mecanicista e, versão mecanicista está para o conceito da versão divina. Em outras palavras, eu acredito que o homem tem o Livre-arbítrio se superar da forma certa a predestinação.

SE7MUS
    Membro

Assim como, o homem na sua "carne" não consegue obedecer a Deus, visto que a humanidade é considerada pecadora desde a fruta até o apocalipse. Deus com sua Onisciência, Onipresença e Onipotência preparou tudo para ajuntar todo aquele que aceitar o sacrifício de seu Filho, e estabeleceu a nova lei: O AMOR.

Como pode alguém aceitar se ele não tem escolha, já está tudo decidido por Deus??

Olá amigo NAIRAN,Perfeita pergunta e a resposta está:"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:14Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9.15"Valew,SE7MUS

Visualizando 15 posts - 151 até 165 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.