Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 166 até 180 (de 247 do total)
  • Autor
    nairan
    Membro

Assim como, o homem na sua "carne" não consegue obedecer a Deus, visto que a humanidade é considerada pecadora desde a fruta até o apocalipse. Deus com sua Onisciência, Onipresença e Onipotência preparou tudo para ajuntar todo aquele que aceitar o sacrifício de seu Filho, e estabeleceu a nova lei: O AMOR.

Como pode alguém aceitar se ele não tem escolha, já está tudo decidido por Deus??

Olá amigo NAIRAN,Perfeita pergunta e a resposta está:"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:14Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9.15"Valew,SE7MUS

Se realmente é assim, se Deus "escolhe" a seu bel prazer, (não importa nem mesmo sua sabedoria), se ele faz de todos joguetes de sua vontade, e ainda por cima monta um teatro do absurdo para seu prazer e seus desígnios impossíveis de serem compreendidos, e depois de tudo ainda cobra adoração de "seus filhos", então prefiro mesmo não "ser escolhido".Eu não poderia nunca respeitar um deus (assim com minúsculas mesmo), que tivesse tal caráter e fosse tão mesquinho.

Acácia
    Membro

Assim como, o homem na sua "carne" não consegue obedecer a Deus, visto que a humanidade é considerada pecadora desde a fruta até o apocalipse. Deus com sua Onisciência, Onipresença e Onipotência preparou tudo para ajuntar todo aquele que aceitar o sacrifício de seu Filho, e estabeleceu a nova lei: O AMOR.

Como pode alguém aceitar se ele não tem escolha, já está tudo decidido por Deus??

Olá amigo NAIRAN,Perfeita pergunta e a resposta está:"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:14Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9.15"Valew,SE7MUS

Se realmente é assim, se Deus "escolhe" a seu bel prazer, (não importa nem mesmo sua sabedoria), se ele faz de todos joguetes de sua vontade, e ainda por cima monta um teatro do absurdo para seu prazer e seus desígnios impossíveis de serem compreendidos, e depois de tudo ainda cobra adoração de "seus filhos", então prefiro mesmo não "ser escolhido".Eu não poderia nunca respeitar um deus (assim com minúsculas mesmo), que tivesse tal caráter e fosse tão mesquinho.

Por que você apresenta um Deus tão mesquinho para o Nairan? Deus é longânimo e bondoso. A forma como Ele escolhe os poucos dentre os muitos chamados, é por um processo justo pois Ele, Deus, também é Justiça. Ele não capacita as pessoas por serem aprovadas em um "vestibular de memes". Há um processo gradativo (ou gradual)? durante toda a vida do homem que Ele, por ser Pai, deve conhecer aqueles que estarão mais aptos,  os motivos que o fizeram evoluir na escala, bem como a forma que este escolheu para evoluir. Tudo é um processo. Para o homem no seu mundo, o tempo é biológico. Para o homem no mundo de Deus, o tempo é cronológico. Mas sempre ele, o homem, terá o livre-arbítrio, desde que, repito, ele exerça sua autoridade sobre "as ilusões" que estarão sempre como "portas" pelo caminho...

OlaNa  analise mais conceitual do livre arbitrio e da predestinação percebe-se claramente a contradição entre liberdade e"condicionamento", algo que poderia  ser questinado para acabar com tal enbaraço seria avaliar as premissas em que ambas se baseiam:Primeiro, existe a ideologia de Deus pensamento, aquele que sabe, ve, pensa, avalia, julga, comanda, etc... Ambos adjetivos um pouco humanizados não acham? Segundo, a ideia de oniciencia e unipresença, são caracteristicas que nos humanos não possuimos, e se analizarmos a fundo notaremos que as contradiçoes entre livre arbitrio e predestinação somem quando se separam essas caracteristicas humanas citadas acima da ideia de Deus...Essa é so mais uma proposição, espero que reflitam sobre ela

Acácia
    Membro

“Na versão divina, evidentemente, está o poder de Deus, sua onisciência e sabedoria supremas, simples assim, se Deus sabe tudo, então tudo já esta escrito e definido segundo sua vontade. Na verdade, a meu ver, essa seria a única maneira realmente coerente de uma pessoa que crê em um ser divino com as características do deus cristão de ver essa questão, pois de outra maneira os paradoxos da onisciência se tornam praticamente insolúveis. Evidentemente que isso só se aplica a quem tem esse tipo de fé, de crençaJá na versão mecanicista, mesmo com a idéia de um Deus podendo estar ou não presente, o que conta mesmo é todo um contexto de idéias baseadas nas leis de causa-efeito, e mais que isso, no fato de que, nos sistemas fechados, todos os elementos que pertencem a esse conjunto partilham das mesmas características, e o destino do conjunto, é também o destino dos elementos que fazem parte desse conjunto." NAIRANEu creio firmemente que Deus fez o homem para ser ilimitado no Universo. Mas algo me diz que, o mesmo homem funciona como uma "bomba-relógio": Se não aproveitar bem o seu tempo, explode junto com ele!

nairan
    Membro

Por que você apresenta um Deus tão mesquinho para o Nairan? Deus é longânimo e bondoso. A forma como Ele escolhe os poucos dentre os muitos chamados, é por um processo justo pois Ele, Deus, também é Justiça. Ele não capacita as pessoas por serem aprovadas em um "vestibular de memes". Há um processo gradativo (ou gradual)? durante toda a vida do homem que Ele, por ser Pai, deve conhecer aqueles que estarão mais aptos,  os motivos que o fizeram evoluir na escala, bem como a forma que este escolheu para evoluir. Tudo é um processo. Para o homem no seu mundo, o tempo é biológico. Para o homem no mundo de Deus, o tempo é cronológico. Mas sempre ele, o homem, terá o livre-arbítrio, desde que, repito, ele exerça sua autoridade sobre "as ilusões" que estarão sempre como "portas" pelo caminho...

Cara Acácia, minha resposta se dá ou tipo de divindade apresentado pelo colega SE7MUS, entendo perfeitamente o outro tipo de divindade que você defende e em que crê, lembre-se que eu mesmo cresci e fui educado dentro da igreja advertiste do sétimo dia, conheço esse Deus pessoal e magnânimo de que você fala ( ou ao menos a ideia dele).Aqui temos duas noções de fé bem distintas, a representada por você e a representada pelo amigo SE7MUS.Em seu caso sua fé se refere a um Deus que dá ou ser humano a opção de escolher se quer estar ao lado dele ou não, essa visão da divindade é imprescindível para se justificar o pecado, a culpa e o resgate feito pela graça, pois de outra maneira não teria lógica o ser humano ser culpado de pecado, e precisar ser resgatado, perdoado, e redimido se ele não tem a capacidade de escolha, se não foi dele a opção por comer do fruto proibido por Deus, é absurdo pensar que alguém possa ser condenado por aquilo que não tem condição de fazer.Já no caso contrário, a fé apresentada pelo colega SE7MUS, é baseada no poder absoluto de Deus, na sua onisciência e controles totais, nesse caso a única coisa que vale é o poder e a vontade divina, o homem não passa de um brinquedo para a diversão e para tirar o tédio desse Deus infantil e egocêntrico, ele mesmo cria o homem, ele mesmo o lança no pecado, ele mesmo escolhe aqueles que quer salvar desse pecado, e aqueles que criou para a condenação eterna, e além disso tudo ainda coloca nesses homens a sensação, falsa mas bem real no que se refere ao sentir, de que eles podem escolher, e também de que eles são culpados se não escolherem aquilo sobre o que eles não tem controle nenhum.Aqui fica um paradoxo insolúvel, ou Deus é magnânimo, mas não tem onisciência, ou Deus tem onisciência, mas é cruel e infantil, egocêntrico e destituído de empatia com seus seres criados.Não há outra maneira de entender esse dilema.Abraços.

Acácia
    Membro

OláEsta é uma mensagem pessoal a vocês. É visível que sem estudos não podemos superar as barreiras do nosso "sistema de sobrevivência humana". Foi muito bom e próspero para mim o contato que tive com vocês. Eu vos amo. No entanto, o desenvolvimento do intelecto para o homem é o que o capacita a ter o direito de ter sua vida biológica nesta esfera, estou certa? No conceito de "animal político" de Aristóteles (?) , estou mais para "desconectada" dos dois... Resolvi voltar para meu "habitat natural" ou seja, pobre, mortal e pecadora pois assim, aproveito o tempo para me "ajustar" com Deus e fujo do diabo...risos! Au revoir e , obrigada pelo aprendizado!Nota: Livre-arbítrio para mim: O exercício livre das vontades do homem pautado pelo uso da razão;Predestinação: O homem que exerce as vontades escravizadas pelos desejos imediatos da carne (?) Qual o que Deus ama mais? Sei lá. Penso que se o homem não se posicionar com relação a ele mesmo diante de Deus, ele não servirá nem mais para o Céu nem mais para o Inferno e terá que fugir da segunda morte. Abraços cordiais e fraternos da virtual,Acácia. :rose_mini: :drink2_mini:

Acácia
    Membro

“Aqui fica um paradoxo insolúvel, ou Deus é magnânimo, mas não tem onisciência, ou Deus tem onisciência, mas é cruel e infantil, egocêntrico e destituído de empatia com seus seres criados.Não há outra maneira de entender esse dilema." Abraços. NAIRANE se (?) risos... E se esse Deus não quisesse conviver com máquinas? Ele bem poderia ser onisciente mas renegar esta onisciência para um plano "B", ou seja, se o homem depois de todo o aprendizado na face da Terra, não se tornar por ele mesmo um humano, então o destino da humanidade estaria "automaticamente" definido. Quem sabe Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente teria se sentido Onisolitário? Apostou todas as suas fichas no homem esperando um retorno ao invés de uma traição? Temos um livre-arbítrio até mesmo para o fim de nossa história e da História de Deus...Abraços!

nairan
    Membro

"Aqui fica um paradoxo insolúvel, ou Deus é magnânimo, mas não tem onisciência, ou Deus tem onisciência, mas é cruel e infantil, egocêntrico e destituído de empatia com seus seres criados.Não há outra maneira de entender esse dilema." Abraços. NAIRANE se (?) risos... E se esse Deus não quisesse conviver com máquinas? Ele bem poderia ser onisciente mas renegar esta onisciência para um plano "B", ou seja, se o homem depois de todo o aprendizado na face da Terra, não se tornar por ele mesmo um humano, então o destino da humanidade estaria "automaticamente" definido. Quem sabe Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente teria se sentido Onisolitário? Apostou todas as suas fichas no homem esperando um retorno ao invés de uma traição? Temos um livre-arbítrio até mesmo para o fim de nossa história e da História de Deus...Abraços!

Pode ser sim, opção perfeitamente valida, mas neste caso Deus teria que abdicar de parte de seus poderes "a priori" em favor de ter ao seu lado seres limitados, mas capazes, como ele de escolha e de aprendizado, de crescimento e de errarem também, a única maneira de isso acontecer seria Deus escolher deixar de ser Deus, ao menos deixar de ser Deus plenipotênte.Existem linhas religiosas que acreditam assim também.

Brasil
    Membro

Quanto a toda esta informação exposta eu digo o que Jesus já disse(...)

Minha querida, só pra lembrar: o que Jesus "já disse" está escrito em muuuuitos livros.Isso que você diz que ele já disse É APENAS UM APANHADO que satisfez alguns religiosos que em determinado momento da história e em determinada parte do planeta,  que exercia forte influência política e econômica sobre outras tantas regiões, eram considerados representantes de Deus. Entende isso?Se eles quisessem, a história poderia ser outra!!Essa história de Adão e Eva que relata também a história de Jesus, que transcendeu através dos séculos pela escrita de muitos livros que entraram e não entraram na Bíblia, é concebida como verdadeira - salvo algumas interpretações diferentes-, pelas três grandes religiões monoteístas; judeus, cristãos e islâmicos...Cada um deles tem a sua interpretação!!!O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que se você tivesse nascido na Ásia, muito provavelmente você acreditaria que Jesus foi apenas um entre tantos profetas enviados por Deus e, que o último profeta foi Maomé! Portanto, o que Maomé diz nas escrituras seriam as últimas palavras de Deus enviadas aos seus filhos através deste último profeta.Por que afinal a interpretação ocidental estaria MAIS CERTA que as outras?  Se você fosse nascida e criada na Ásia, por exemplo, você estaria se importando MUUUUITO mais com o que disse Maomé ou Adonai ou Buda ou Krishna, do que com o que disse Jesus! Percebes isto?

ppaulo
    Membro

Colegas,Fazem dias que não posto pela falta de tempo.Já que o assunto saiu um pouco do tópico original, gostaria de respeitosamente fazer um aparte aos comentários do Se7mus e da Acácia:O pensamento filosófico pode partir tanto de uma premissa considerada falsa, procurando demonstrar no caminho filosófico como verdadeira ou, partir de uma premissa considerada verdadeira, procurando demonstrar que é falsa. Ao final, suportando toda ordem de contrariedades resta a conclusão.Não pode ser considerado filosófico o pensamento que parte da premissa que algo é verdadeiro (Bíblia) se ao longo do caminho apenas procuramos demonstrar que é verdadeiro. É uma atitude por demais parcial não permitir sua contrariedade e, com certeza um caminho a passos largos para a escuridão do pensamento.Filosofar é perguntar sem medo das respostas que iremos encontrar.Abraços a todos.

Brasil
    Membro

Não pode ser considerado filosófico o pensamento que parte da premissa que algo é verdadeiro (Bíblia) se ao longo do caminho apenas procuramos demonstrar que é verdadeiro. É uma atitude por demais parcial não permitir sua contrariedade

E é exatamente isso que chamamos de “fé” (crer sem saber).Algumas pessoas se orgulham em dizer “eu tenho fé”... Mas eu não sei por que motivo alguém poderia se orgulhar por ter uma venda nos olhos.Dificilmente veremos alguém dizer “tenho orgulho de ser cego”.Ou, “tenho orgulho em não querer saber por que tenho fé”.

Acácia
    Membro

Se o pensamento é sistematizado de acordo com o que se estabeleceu por convenção, a fé é nula. O cristão deve sim, se orgulhar por não querer saber desde que ele realmente tenha a verdadeira fé , do contrário, vai morrer alimentando a morte. Pode se crer que a Bíblia é verdadeira e neste caso, não se deve questionar. Mas, dentro da verdade, tudo também é possível ao que crer, inclusive questionar a própria verdade.

Brasil
    Membro

O cristão deve sim, se orgulhar por não querer saber desde que ele realmente tenha a verdadeira fé , do contrário, vai morrer alimentando a morte.

Minha querida, todos irão morrer!! Ninguém alimenta a morte deixando de crer em escritos... Ninguém se livra dela crendo em escritos...Saiba minha querida, que eu respeito muito a sua opinião de que o cristão deve se orgulhar por não querer saber por que tem fé.  Isso é uma OPÇÃO sua sobre a qual não devemos emitir qualquer opinião!Porém, se entramos num local de discussões e debates filosóficos, temos que ter todos os parâmetros possíveis e imagináveis em discussão... E não crer é um deles. Num local de discussões filosóficas a fé não é bem vinda... A fé anda na contra mão da filosofia! A filosofia propõe questionar e a fé proíbe o questionamento.Sabes que eu acredito na possibilidade de existência de um ser superior que criou o Universo. Mas daí a dizer que está escrito em algum lugar o que devemos fazer, dá-se um grande salto de interpretações abstratas que acabam não sei como culminando em fé. Como já lhe disse, ética, moral, sentimentos de fraternidade, solidariedade, etc. são convenções universais isentas de fé, crenças místicas, etc. Ninguém se solidariza com o sofrimento de outrem apenas porque Jesus mandou!  Isto é uma característica humana! Concerne ao cristão, ao hindu, ao islâmico, ao judeu, ao zoroastrista e inclusive aos ateus!

Acácia
    Membro

O cristão deve sim, se orgulhar por não querer saber desde que ele realmente tenha a verdadeira fé , do contrário, vai morrer alimentando a morte.

Minha querida, todos irão morrer!! Ninguém alimenta a morte deixando de crer em escritos... Ninguém se livra dela crendo em escritos...Saiba minha querida, que eu respeito muito a sua opinião de que o cristão deve se orgulhar por não querer saber por que tem fé.  Isso é uma OPÇÃO sua sobre a qual não devemos emitir qualquer opinião!Porém, se entramos num local de discussões e debates filosóficos, temos que ter todos os parâmetros possíveis e imagináveis em discussão... E não crer é um deles. Num local de discussões filosóficas a fé não é bem vinda... A fé anda na contra mão da filosofia! A filosofia propõe questionar e a fé proíbe o questionamento.Sabes que eu acredito na possibilidade de existência de um ser superior que criou o Universo. Mas daí a dizer que está escrito em algum lugar o que devemos fazer, dá-se um grande salto de interpretações abstratas que acabam não sei como culminando em fé. Como já lhe disse, ética, moral, sentimentos de fraternidade, solidariedade, etc. são convenções universais isentas de fé, crenças místicas, etc. Ninguém se solidariza com o sofrimento de outrem apenas porque Jesus mandou!  Isto é uma característica humana! Concerne ao cristão, ao hindu, ao islâmico, ao judeu, ao zoroastrista e inclusive aos ateus!

:rose_mini: A Fé não anda na contra mão da Filosofia pois a fé é convicção mas das coisas que se esperam, está em um mundo independente do que se busca ou se questiona. "Se tiveres fé..." A morte a qual me refiro aqui é a ignorância portanto, de forma oposta, somos iguais quanto ao que defendemos;E, quanto ao amor ao próximo, concordo com você: não se ama por convenção! Jesus como Caminho, Verdade e Vida, apenas ressalta a sua importância! :angel_mini:

Brasil
    Membro

A morte a qual me refiro aqui é a ignorância portanto, de forma oposta, somos iguais quanto ao que defendemos

Bem, eu não sei qual é o motivo de você mudar ou trocar o nome das coisas...Pra mim morte é morte e ignorância é ignorância...  Nem com muita fé uma coisa será outra.

Visualizando 15 posts - 166 até 180 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.