Índice

Continued from:

A revolução de julho e a realeza burguesa

A "resistência legal" foi ultrapassada pela revolução armada feita pelos republicanos, uns oito a dez mil estudantes e operários que levantaram barricadas, desfraldaram a bandeira tricolor e após três dias de tiroteio de que resultaram 6 000 mortos e feridos, tomaram conta de Paris (julho de 1830). Carlos X fugira, embarcando para a Inglaterra, e a representação nacional, pondo definitivamente de lado o ramo primogênito dos Bourbons, proclamou uma nova dinastia com o advento de Luís Filipe, duque d’Orléans, rei dos franceses, não mais de França, e não só pela graça de Deus como também pela vontade do povo.

Documento da abdicação de Luís Filipe.

 

A revolução fora porém tramada nas sociedades secretas, onde igualmente se acoitavam militares e gente de lei e que se entendiam com os clubes similares da Alemanha, Itália e Espanha. Ora, a solução para esses elementos apaixonados do ideal ou do vocábulo democrático, era muito mais a república do que a monarquia mesmo burguesa de um rei-cidadão. Luís Filipe (1773-1850) mal poderia ser jamais um tirano: filho de Filipe Egalité, que expiara no cadafalso o repúdio da sua família e da sua casta, fora um dos voluntários de lemappes, mas tivera de passar o resto da mocidade fora da França, sendo mestre-escola na Suíça e viajando demoradamente nos Estados Unidos. Os sofrimentos experimentados e uma natural inteligência desenvolvida pelo trabalho fadavam-no para um governo progressivo e liberal qual foi relativamente o seu, não obstante as freqüentes conspirações e insurreições que deram uma contínua agitação política a esse reinado pacífico, em que a França contou uma expansão notável da sua economia agrícola, industrial e mercantil e da sua instrução pública, iniciando-se também a nova expansão colonial francesa com a conquista da Argélia, da qual foram figuras salientes um dos filhos do rei, o duque d’Aumale (1822-1897) e o general Bugeaud (1784-1849).

A reforma da Carta

Ao subir ao trono, Luís Filipe declarou que a Carta devia ser "uma verdade". A que êle jurou já era modificada: pelo artigo 14.° as ordenanças reais passaram a ser unicamente para assegurar a execução das leis; o pariato hereditário foi suprimido e o sufrágio eleitoral foi ampliado de forma a haver cerca do duplo dos eleitores, 200 000, agregando-se aos contribuintes o que se denominou as "capacidades", a saber, os membros das profissões liberais pagando taxas menos elevadas que a outra categoria de votantes. Assim se formou, ao lado da burguesia capitalista, o que um historiador denominou a burguesia intelectual.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.