Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A alma sobrevive sem o corpo? › PODERÁ O CORPO SOBREVIVER SEM A ALMA?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/08/2004 às 22:08 #70162Miguel (admin)Mestre
A pergunta está errada. Não tem sentido perguntar se a alma sobrevive sem o corpo – pois a alma “anima” o corpo. Sem alma, o corpo é somente matéria. Com o corpo, adquire vida. Lugar comum? Pois é, algumas vezes é importante lembrarmos alguns lugares comuns. A Filosofia também evolui através de lugares comuns…
20/07/2006 às 13:38 #79274iipcMembroAs pesquisas a respeito da consciência têm hoje, além da conscienciologia, diversas abordagens. Afora abordagens místicas, esotéricas e religiosas, a ciência vem caminhando em busca do entendimento sobre o que, de fato, é a consciência. Dentre todos os objetos de estudo possíveis, pela falta de informações e a evidente prioridade para a evolução da humanidade, a consciência deveria estar em vantagem ao invés de ficar para trás em importância quando comparada à pesquisas da matéria e suas derivações.Vejamos de modo simplificado, considerações a respeito de duas linhas de pesquisa atuais, da ciência convencional e materialista, que pretendem o entendimento da consciência, seguida de considerações com bases conscienciológicas:a) Biologia: em biologia, há pesquisadores interessados na pesquisa do surgimento e evolução da consciência. No entanto, buscam respostas na genética, através do estudo de bactérias, células, fusões bactérias-células, corpos biológicos humanos ou de outros animais. Mesmo na busca pela vida extraterrestre (microorganismos) a exobiologia não apresenta resultados suficientes. Pela conscienciologia, a consciência se manifesta através dos corpos vivos, biológicos, porém, não se origina neles. Os fatos indicam que a consciência vive múltiplas vidas, em milhares de anos. Na evolução do planeta Terra, o Homo sapiens sapiens surgiu há relativamente pouco tempo para o nível de evolução no qual a consciência se encontra hoje. A natureza dá saltos?b) Neurologia: pela neurologia, os estudiosos buscam as explicações para todas manifestações da consciência no cérebro e nos neurotransmissores. Os neurocientistas pretendem demonstrar que a “consciência” é, na verdade, um “estado consciente”, ou a capacidade de autopercepção (e percepção do ambiente) gerada pelos efeitos dos estímulos nervosos no cérebro, somados à memória de estímulos anteriores. Contudo, a própria neurologia registra casos de indivíduos plenamente conscientes, socialmente saudáveis, aprovados com láureas, por exemplo, em matemática, cujo cérebro estava liquefeito (hidrocefalia). A projeciologia, especialidade da conscienciologia, registra milhares de casos nos quais a consciência mostra manifestar-se além do encéfalo ou mesmo sem cérebro (experiências da quase morte; experiências fora do corpo; e encontros fora do corpo com personalidades independentes, desconhecidas e que não têm corpo físico – consciências extrafísicas). Daniel Muniz é jornalista e professor de Projeciologia e Conscienciologia. E-mail: [email protected]Informações: (11) 3287-9705. http://www.iipc.org.
15/05/2007 às 12:23 #79275lucasvtMembroñ por que o corpo sem a alma é apenas materia.sem a alma o corpo ñ tem utilidade nenhuma.sem a alma a vida ñ tem sentido. :)
20/06/2007 às 23:53 #79276promestreMembroA pergunta está errada. Não tem sentido perguntar se a alma sobrevive sem o corpo - pois a alma "anima" o corpo. Sem alma, o corpo é somente matéria. Com o corpo, adquire vida. Lugar comum? Pois é, algumas vezes é importante lembrarmos alguns lugares comuns. A Filosofia também evolui através de lugares comuns...
Acredito que há coisas que ainda desconhecemos, como por exemplo o que leva a existência ser a existência?, se somos energia condensada e esta energia condensada consegue ter conhecimento do meio, quando, esta energia é dissipada, pela morte do corpo ela é diferente, pelo condicionamento que o corpo provocou? e é atraída pelas forças do meio viaja além da realidade presente por ser energia desconcentrada e projetada> Como povos que viveram em épocas diferentes e sofreram ações diferentes no meio e diversos conhecimentos e em estágio diferente e evolução, pensaram quase que a mesma coisa, na criação de pirêmides e meios de vida afins.
20/09/2007 às 12:09 #79277andersonbalbinotMembroos animais tbm sobrevivem sem alma. porque tbm nós não poderíamos? chamamos isso de identidade, e é uma das questões centrais da filosofia da mente. numa abordagem materialista, toma-se como premiça central a existência somente do OBJETIVO,ou seja, aquilo que pode ser mensurado, e a sua expectativa é que com mais tempo a ciência possa desvendar essas questões. se não tivéssemos alma, evidentemente poderíamos viver sim!, porem não teríamos mas aquilo que é mais precioso e peculiar da raça humana que é a dignidade.
20/09/2007 às 13:49 #79278AlanoMembroO fato de sermos um primata africano com certas características que nos tornam únicos, não nos remove do reino animal. Uma destas características é uma consciência em grau bem mais elevado, que alguns chamam de “Consciência da consciência”, ou “Ego” (numa linguagem freudiana). É isto, exatamente o que chamamos de “Espírito”. A função disto é a sobrevivência do indivíduo e da espécie (como todas as funções orgânicas). Ela é nosso "software" em RAM. Ele não existe sem o hardware. Se o hardware soçobra, as informações da RAM se evaporam, como todos sabemos. Ao morrermos, portanto, toda nossa consciência se apaga indelevelmente - pelo menos até prova em contrário. Ou seja: Nosso "Espírito" se evapora, acaba, termina.Quanto ao CORPO SOBREVIVER SEM A CONSCIÊNCIA, tem tanta gente vivendo desacordado, tanto em casa como em hospitáis. Aliás, o próprio sono, é vida sem consciência.Abraço.
04/11/2007 às 3:27 #79279halanwattsMembroessa pergunta só é pertinente para aqueles que aceitarem os pressupostos que lhe servem de base: a) nossa natureza é dual, composta de corpo e alma;b) a alma é a parte imortal;c) corpo e alma separam-se ( com a morte? )Sem discutir o mérito de tais pressupostos, a intenção é apenas observar que qualquer reflexão que parte de um dado ponto de vista ficará, necessariamente, limitada a esse ponto de vista que está longe de ser consensual.
02/05/2008 às 23:33 #79280recuperador-de-postsMembro[html]
halanwatts « Responder #6 em: Novembro 04, 2007, 01:27:07 »
essa pergunta só é pertinente para aqueles que aceitarem os pressupostos que lhe servem de base: a) nossa natureza é dual, composta de corpo e alma;b) a alma é a parte imortal;c) corpo e alma separam-se ( com a morte? )Sem discutir o mérito de tais pressupostos, a intenção é apenas observar que qualquer reflexão que parte de um dado ponto de vista ficará, necessariamente, limitada a esse ponto de vista que está longe de ser consensual.
Registrado[/html]
13/05/2008 às 23:33 #79281dgasparMembroConsiderado os agentes da pergunta: corpo e alma, existentes e reais, a resposta é sim! mas por pouco tempo. Exemplo típico é estado de coma em hospitais e relatos semelhantes de sobreviventes que viram seu corpo em um plano diferente. Pelas necessidades fisiológicas do corpo, sem animação da alma não há vida duradoura.
29/01/2009 às 18:41 #79282AnônimoInativoBom usando do que sei somos seres trinos como Deus. Somos compostos de Corpo, Alma e Espírito.Corpo: E a parte constituida de Carne ossos e etc. é nossa parte que abriga inteligência desejos e etc. E um instrumento indispensável do espirito para se comunicar com Deus. Em uma base de comparaçoes o corpo seria como o Aparelho Celular.Alma: É o sopro de Vida dado por Deus no inicio, e graças a ele que estamos vivos, se não o temos então estamos mortos. Em uma base de comparaçoes seria como a Bateria do Aparelho Celular.Espírito: este é muito importante. Ele é a nossa conecção com Deus, atraves deste podemos nos conectar com Deus, falar com ele, e é onde provavelmente se encontra a Fé. Numa base de comparações o espirito seria como o Sinal ou antena do Aparelho Celular.E sertamente não se sabe ainda oque acontece com a alma quando o corpo morre. Alguns disem que a alma morre tambem e so o espirito vai para o ceu ou para o inferno. não se sabe tambem se a alma se funde ao espirito para se tornar um ser duo ou se a alma vira fantasma e por ai vai. Tecnicamente não se sabe realmente o que acontece com a alma apos a morte.
17/02/2012 às 17:18 #79283SuzanaMembro:)
30/12/2012 às 23:11 #79284LunarMembroE sertamente não se sabe ainda oque acontece com a alma quando o corpo morre.
O corpo não morre. Tem-se esta ilusão porque a alma adormece.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.