41 234

Filosofia Antiga - resumos, ebooks, artigos acadêmicos

Origem e Conceito da Filosofia
O nascimento da filosofia ocorre em meados do século 7 a.C na Grécia Antiga com a passagem do logos ao mito nas investigações dos filósofos Pré-Socráticos, que formulam teorias sobre a natureza e a origem do mundo a partir da razão, sem recorrer às explicações míticas tradicionais na civilização. Surgem então alguns dos principais problemas filosóficos, como a metafísica de Parmênides, com suas assertivas sobre o ser. O termo filosofia surge no interior da escola pitagórica, significando “amizade ao saber” (philos + sophia), sendo a sofia aquela “vibração” que emana do sábio (sofos).

Filosofia Clássica
Tais filósofos são assim chamados por serem considerados pela tradição predecessores de Sócrates. Sócrates, seu discípulo Platão e Aristóteles formam a tríade do período clássico, pois são considerados os verdadeiros inauguradores da filosofia, formulando teorias não somente sobre o mundo, mas também sobre o homem e sua alma. O conceito de verdade e de ciência é definido pelo conhecimento filosófico, cuja busca procura um parâmetro não-relativo para as nossas possibilidades de sabedoria. Por isso mesmo seus inimigos clássicos são os sofistas, teóricos que viajavam pelas cidades gregas ensinando a oratória aos jovens e gabando-se de poderem defender qualquer ponto-de-vista , somente pelo poder do discurso, sendo assim, relativistas. A tradição filosófica triunfante é platônico-aristotélica,a Escola de Atenas, sendo assim os sofistas sofreram estigmatização no decorrer dos séculos, mas contemporaneamente foram revalorizados como humanistas e defensores da democracia.

Período Helenístico
Após o período clássico e a fundação da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles, temos o Helenismo. Com o macedônico Alexandre Magno, a influência do grego se expande por várias regiões, e o pensamento filosófico é difundido e fundido com inúmeras tradições e escolas. Algumas das correntes notáveis da filosofia helenistica no Período Helenísitico são o epicurismo (hedonismo), estoicismo, o neoplatonismo e o estoicismo.

Aqui encontramos vários textos, artigos, ebooks e resumos sobre este período. Explore as opções na lista abaixo e boas pesquisas!


41 234
Continue navegando: Biblioteca, Grécia Antiga, Platão, Textos Introdutórios |