21 2

Estética e Arte - resumos, ebooks, artigos acadêmicos

 

Á Grécia

Reserva feita da opinião dos que sustentam — será acaso um paradoxo? — que a arte grega nunca cessou de viver pois que inspira ainda hoje toda a Europa, esta arte teve uma existência bastante breve. Durou praticamente do vil século até cerca do ano 150 antes de Jesus Cristo, até à conquista romana. O seu domínio também foi relativamente limitado: Grécia propriamente dita. Asia Menor e Grande Grécia.

Mas a sua duração global dá uma ideia bastante imperfeita dos fenómenos ocorridos: importa ter em consideração épocas em que o movimento se acelera; menos de cem anos bastam para passar do Triplo ATereuáo Hecatompédon às esculturas de Parténon.


  • O Próximo-Oriente – História da Arte
  • História da Arte de Pierre du Colombier

    O Próximo-Oriente

    Os povos pré-históricos deixaram singulares obras-primas, quer encaradas no aspecto quase inevitável da imitação fiel assim como no da transposição artística, atestam faculdades muito altas e facilidade surpreendente. Mas não conseguimos liga-las às obras posteriores. Pelo contrário, quando assistimos à elaboração duma arte que se tornará, depois dc múltiplas mudanças a nossa, parece que quase em toda a parte os homens partem do r.ada. Em primeiro lugar, são as olarias de utilidade cujo ornamento geométrico se diferencia; depois, tentativas mais ou menos tímidas, mais ou menos bem sucedidas para representar a figura humana. Estas tentativas surgem em diversos lugares e em épocas diversas com mais ou menos êxito.



    21 2
    Continue navegando: Biblioteca, Textos Introdutórios |
    Consciência.ORG
    usuário: senha:
    Esqueci a senha
    Registrar-se

    twitter do site
    TWITTER
    Assine nosso feed
    FEED/RSS
    Posts no email:

    Parceiros
    1. Blog do Miguel
    2. Conexões Epistemológicas
    3. Consistência
    4. Diário da fonte
    5. Filosofonet
    6. Ricardo Rose – Da Natureza & Da Cultura
    7. Umas reflexões
    8. Veritas


    Início