Consciênia - Filosofia e Ciências Humanas
Platão, biografia e pensamentos aristoteles Descartes Rousseau Nietzsche Marx
11

Aristóteles - resumos, ebooks, artigos acadêmicos

Aristóteles (em grego: Ἀριστοτέλης, Aristoteles) (384 aC – 322 aC) foi um filósofo grego, nascido em Estagira (atual Stavros) na Macedônia (daí o nome “Aristóteles” Σταγειρίτης e o apelido “estagirita”) em -384, e tendo morrido em Chalcis, em Euboea, em – 322. Discípulo de Platão na Academia por mais de vinte anos, distanciou-se do mestre na crítica vis-à-vis e fundou sua própria escola, o Liceu. Professor de Alexandre, o Grande, foi um mestre polímata, já que seus escritos cobrem os mais variados assuntos, incluindo física, metafísica, poesia, teatro, música, lógica, retórica, lingüística, política, governo, ética, biologia e zoologia. Junto com Platão e Sócrates (mestre de Platão), Aristóteles é uma das figuras mais importantes entre os fundadores da filosofia ocidental. A obra de Aristóteles foi a primeira a criar um sistema totalizante na filosofia ocidental, abrangendo a moral e a estética, lógica e ciência, política e metafísica.

Os pontos de vista aristotélicos sobre as ciências físicas moldaram profundamente o pensamento medieval, e sua influência se estendeu também para a Renascimento, apesar de terem sido finalmente contestados pela física newtoniana. Nas ciências zoológicas, algumas de suas observações foram confirmadas somente só no século 19.

Verdadeira enciclopédia, sempre existe muito interesse nas artes (música, retórica, drama) e ciências (física, biologia, cosmologia) de seu tempo: ele teorizou os princípios e realizou pesquisas empíricas para apoiá-los, de forma inovadora. Aristóteles desenvolveu as reflexões fundamentais sobre a ética e política que influenciaram o Ocidente de forma permanente.

Aristóteles é também considerado, junto com os estóicos, como o inventor da lógica: desenvolveu uma teoria de juízos predicativos, useo sistematizado de silogismos e descreveu o funcionamento do sofisma. Suas obras contêm o mais antigo studo formal da lógica conhecido, que foi incorporado no final do século 19 pela lógica formal moderna.

Na metafísica, o aristotelismo teve uma profunda influência sobre o pensamento filosófico e teológico na tradição islâmica e judaica na Idade Média, e continua a influenciar a teologia cristã, especialmente a tradição escolástica da Igreja Católica. Sua ética, embora sempre influente, ganhou interesse renovado com o advento da moderna ética da virtude.

Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser o objeto de estudo acadêmico ativo até hoje. Embora Aristóteles tenha escrito muitos tratados curtos e diálogos (Cícero descreveu seu estilo literário como “um rio de ouro”), acredita-se que a maioria de seus escritos estão perdidos e apenas cerca de um terço das obras originais tenha sobrevivido .


11
Continue navegando: Filosofia Antiga, Grécia Antiga, Textos Introdutórios |

Início