Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Entendo que, até certo ponto( friso o até certo ponto), somos determinados. Determinados por nossos genes, que podem nos fazer feios/bonitos, saudáveis/doentes.Determinados pelas condições sociais, nesses últimos séculos pelo modo de produção capitalista, nestas últimas décadas pela fase neo-liberal deste sistema. Enfim… a verdade existe? Depende do condicionamento de cada um. Cada um condicionado pela sua verdade.Dizer, como fazem alguns, que Cristo é a verdade! Ora eu sequer acredito que Cristo tenha existido na história! Eu sequer acredito em um Criador! Isso só para mostrar como são , relativas, as verdades. Todavia, tentamos construir, algumas verdades que pretendemos universais, como o sistema legal, enfim…isso é a civilização! E esses sistemas/verdades, são apenas válidos até que outro sistema/verdade venha a ser implantado.
Miguel (admin)Mestre…Judas Iscariotes levou na cabeça a Bomba que queria para os outros !!……e foi avisado antes o que aconteceria com ele !!….ele foi julgado porque quis julgar !!…..Assim acontece com todos que se entrometem na vida dos outros !!…..assim acontece com pessoas que querem usar os outros para resolver as suas covardias , porque segundo relatos , Judas Iscariotes conhecia o poder de Deus , e achava que se o entregasse aos romanos , Deus usaria seu poder e os livraria da dominação romana !!
….assim acontece com os assassinos !!….assim acontece com RACISTAS e NAZISTAS !!….Assim acontece com as pessoas que acham que a vida dos outros é divertimento !!….assim acontece aos caluniadores ,aos fuxiqueiros , aos ladrões !!….Assim acontece com os difamadores da raça humana !!….assim acontece com aqueles que tentam isolar os DEUSES !!….assim acontece para quem se acha superior !!….assim acontece aos bonequinhos e às bonequinhas que só se sentem bonitos quando consseguem qualificar os outros de feios e ficam complexando crianças inocentes , quando todas as pessoas que Deus creou são bonitas , mas às vezes estão desvibradas , porque seus pensamentos estão errados ou estão doentes ( veja uma criancinha , ela é bonita , mas todo o lixo cultural que colocam na cabeça dela a torna com cara de ” BUNDONA ” quando cresce mais um pouco ) !!….assim acontece com quem acha que manda na VIDA e nos outros !!
….assim acontece com quem incita os outros ao erro !!….e é assim que muita gente leva bomba ( maldição ) e acha que é castigo de Deus !!
……..e é assim que muita gente morre , com a mesma sorte de Judas Iscariotes , o ladrão e traidor !!
Miguel (admin)MestreEm relação ao filme, leia tambem “o mundo de sofia” e Berkeley.
Siga esse raciocinio sobre o filme… Ele vive em uma cidade de “faz de conta” construida num estudio de cinema, de repente descobre q tudo nao passa de montagem, então ele sai dessa “fantasia”, do estudio de cinema… e vai para o que é Real….
Mas quem garante que ele nao esta em um outro estudio de cinema…. e esse estudio em um outro estudio…. e assim infinitamente….
Acho q concordamos q não podemos chegar a uma verdade absoluta. (Alguém discorda?). E então, q só existem verdades “pessoais”. Cada pessoa tem sua versão da realidade. Mas se isso esta certo então todas as opiniões tem o mesmo valor. Pq mesmo q a opinião do João seja totalmente diferente da do José sobre a cor de uma caneta, não podemos dizer quem esta certo, apenas podemos dar nossa opinião… Q também não sabemos se esta certa ou não…. Assim ate a matematica tem o mesmo valor q mais simples opinião…
E ate essa nossa visão sobre a Verdade eh um opinião, e ela tem o mesmo valor q qualquer outra opinião sobre qualquer outra coisa….
O q vcs acham q daria mais valor a determinado pensamento, a determinada “verdade”?Quanto ao determinismo, eu estou falando tb no destino… Por enquanto vamos tirar nossas conclusões sobre a verdade, depois entremos no mundo da “causa-efeito” para falarmos sobre o determinismo, vamos discutir para ver se ele se aplica as pessoas….
Miguel (admin)MestreÉ curioso como de repente um grupo de pessoas se intitula “esclarecido” e passa a condenar as outras, as não-esclarecidas, ou as “esclarecidas de ontem”. Provavelmente essas “esclarecidas de hoje” serão as “não-esclarecidas de amanhã”.
Contra a vontade, percebo que vou tendo que aceitar que o lugar comum parece mesmo ser a mentalidade de dividir as pessoas em blocos, os isso e os não-isso, as aquelas e as não-aquelas,… E como é difícil para qualquer um nadar contra a maré.
Nao vou dizer que isso é surpresa, nem vou ficar lamentando por aquilo que dificilmente – uma pena – seria diferente. Estava certo aquele que escreveu, “não há nada de novo sob o sol”. Por outro lado, permanecer sempre sob o sol sem mudança nenhuma, nem com protetor solar há quem aguente, e escrevo de novo dando razão ao dito daquele homem mais uma vez.
Vou ser breve. Vcs estão discutindo sobre o “mal julgamento dos cristãos”? Quais? Quem? Quando? Por que? E onde? Leio cada coisa que escrevem aqui… Esse tema da lista pode interessar a muitos, como dizem, mas acho que vale a pena lembrar de novo, para os que se interessam por filosofia, que ela está de férias.
Vou, só a título de exemplo, recordar uma das fontes que, imagino, vai ser aceita aqui como das conservadoras: se consultarem o catecismo da igreja católica (!) vao descobrir que “os cristãos que condenaram Judas ao inferno”, que os “esclarecidos daqui” gostam de citar, nao estão apoiados nem por essa fonte.
Nao sei que relevância filosofica esse tema – se Judas foi ou nao condenado – teria; mesmo na teologia esse tema já nao é de muito interesse. Por outro lado, nao haveria nenhum impedimento em se filosofar sobre isso também, se ela nao estivesse de férias.
Miguel (admin)Mestre…..assim como estes ( gallagher , vdj , Victor , Thiago ) são os NAZISTAS , eles querem confundir todo mundo com idéias criminosas , e para azar deles próprios , eles consseguem desviar alguns . Leia tudo , desde o começo deste tópico e então vocês entenderão , pois as contradições destes falsos filósofos são evidentes !!
….Gallagher , vdj , Victor e Thiago , sejam mais ” Homens “, não se baseiem pelo que “DIZEM” e tenham opinião própria ,baseados na razão e experiências que a vivência proporciona.
….Vocês estão se matando pensando deste jeito , pois qualquer assassino pode matá-los , e talvez vocês não tenham tempo de dizer para eles que só Deus que julga !!Miguel (admin)MestreNão poderia ser que não se pode acreditar nas verdades?Por que então, se cada pessoa tivesse sua propria verdade, a verdade seria como uma mentira para a outra pessoa que estivesse escutando, então, nessa ideia a verdade seria parecida com uma mentira inocente,No filme “o show de Truman”, não sei se vocês ja assistiram, a cidade dele e toda a sua vida de certa forma foi uma grande mentira, mas para ele, pelo menos ate que descobriu a “verdade” era sua realidade de forma que todas as falsas, ou não, situações, causaram um efeito em seu carater e em seu modo de ver o seu “mundo” que na verdade era só sua cidade, o que poderia tornar essas situações e momentos verdadeiros….
Quanto ao determinismo não sei se entendi bem, mas ao que me esta parecendo você esta perguntando sobre algo como o destino, algo que ja esta determinado para que aconteça, algo assim?Miguel (admin)MestreGostaria de chamar vcs para que participem do topico determinismo-verdade que o victor criou….esta interessante…e não vou mais perder meu tempo tentando fazer o Ho.V.N.I perceber que ele não vai mudar a opinião de ninguem com suas atitudes…Peço para que ignorem as mensagens dele e voltemos ao proposito inicial deste topico que seria discutir o mal julgamento dos cristãos em relação a judas….sendo que dizem que só “Deus” pode julgar…
Miguel (admin)MestreO que eh um filosofo verdadeiro? E um falso filosofo?
Será q o verdadeiro filosofo eh aquele q simplesmente ataca e ofende as pessoas q tem opiniões diferentes, sem dar um misero argumento para tentar convence-las do seu ponto d vista?
Pense, pense, e reveja seus conceitos, suas contradições….
Miguel (admin)MestreTambem concordo q cada um tem sua verdade, mas o q daria valor as verdades do João? E do José?
Se cada um criar sua propria interpretação da realidade, então como vamos saber qual verdade eh mais certa, qual verdade tem mais valor, sabendo q quando dissemos q cada um cria sua verdade tambem estamos fazendo uma interpretação da realidade? Essa eh a nossa verdade…
Será q podemos ter consiencia d uma verdade absoluta?E sobre o determinismo eu nao me expressei direito… Queria dizer o determinismo nas pessoas, se as pessoas tambem obedecem ao deteminismo. Pq se o comportamento e as decisões das pessoas obedecem ao determinismo, nós não somos livres…
O q vcs acham?(Mensagem editada por victor_m em Fevereiro 04, 2003)
Miguel (admin)Mestre….depois deles defenderem assassinos , ladrões e traidores ,ou em outras palavras , apoiarem a morte e tragédia de inocentes ,( e isso eles chamam de discussão saudável ), agora eles vem com mais palavras contraditórias !!
….continuam querendo livrar o pêlo !!…Abaixo aos falsos filósofos !!Miguel (admin)MestreA verdade é uma coisa complicada, talvez seja ela relativa, como falou o thiago, variando de pessoa para pessoa,assim o correto seria falar de verdades e não verdade, minha verdade é diferente da verdade que outras pessoas tem, a grande questão é se existe uma verdade absoluta que está acima de todas as verdades pessoais, talvez a verdade matemática seja a que mais se aproxima dessa verdade absoluta.
Com relação a determinismo acho que é necessário definir um pouco melhor.Determinismo em que sentido estamos falando, se em todos os aspectos estamos de certa forma presos a um certo determinismo pois somos empedidos de fazer várias coisas, não posso sair voando quando bem entender algo me impede.Miguel (admin)MestreEngraçado mesmo Ho.V.N.I., você acusa muitos aqui de matar seus semelhantas e incitar uns contra os outros, bem basta dar uma olhada na istória e ver que é a religião uma das coisas que mais provocou esse tipo de coisa que vc vem acusando a muitos aqui.Minha opinião é que as pessoas tem o direito de ter a opinião que bem entender por isso respeito as suas opiniões desde que você as defenda com argumentos lógicos, vc já chamou a muitos aqui de irracionais mas a verdade é que não vi racionalidade nenhuma em seus textos, apenas insultos de baixo nível.
Achei esse tema de discussão bastante interessante e ele é para aqueles que não tem medo, A VIVDA NÃO É PARA COVARDES E TÍMIDOS, gostei desta frase.
É o ódio que vem destruindo a humanidade, ódio como o de Hitler e muitos outros mostros, e também o ódio pelas liberdade de pensamento.Miguel (admin)MestreEu acredito que existem muitos tipos de verdade, talvez verdade seja qualquer ideia , realidade ou não,mas que a pessoa que à esteja dizendo acredite nela…se uma pessoa acredita em deus, para ela qualquer outra que se opuser a esta ideia estara mentindo assim como o oposto;existem pessoas que de tanto contarem mentiras acabam acreditando em algumas delas o que as tornam de alguma forma verdadeiras…qual a sua ideia sobre verdade victor?e sobre determinismo?eu , por enquanto, não tenho nenhuma ideia formada sobre determinismo .
Miguel (admin)MestreChega a ser comico a maneira que esse Ho.V.N.I. tem de se expressar, esta parecendo que somos mais “catolicos” que ele proprio ao sugerir que matemos assassinos , normalmente o suposto bom Deus diria que devemos perdoar e etc. o que ha com você?Não seja tão hipócrita a ponto de ir contra seus princípios mais importantes….mas o mais importante que eu gostaria de te dizer é que não nos incomode mais porque o que poderia ser um debate saudável e culto está se tornando, graças a você, uma discussão ridícula que não chegara a lugar algum.
Miguel (admin)MestreAcho q essa discussão ja acabou!
-
AutorPosts