Rubinero

Respostas no Fórum

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Alguém leva Nietzsche à sério? #85352
    Rubinero
    Membro

    É importante tomar em consideração que Nietzsche foi um grande filólogo, um grande estudioso do homem greco-romano, das tragédias gregas e da História do pensamento. A sua genealogia da moral é certeira, como quase toda a sua filosofia. O problema é que Nietzsche escrevia com “sangue”, como ele gostava, e não de uma forma mais distante, despreocupada, relaxada. Se ele tivesse escrito de outra forma, a sua filosofia seria mais respeitada, ou seja, seria menos popular e não tão aproveitada por “gado com chifres” como Hitler e Mussolini. A Nietzsche faltou-lhe uma esposa, faltou-lhe uma vida mais estável. Ele disse certa vez que onde o povo bebe a água fica envenenada. Ora, a filosofia dele tornou-se popular, por isso ficou estragada pelos muitos “macacos de Zaratustra”.

    em resposta a: estatísticas #88636
    Rubinero
    Membro

    Eu aconselho um novo design para o fórum: algo mais moderno. Também uma revisão dos quadros: apagar os que estão a mais, porque quanto mais simples estiver um fórum… melhor. Depois destes dois passos, com o fórum de “cara lavada”, envie uma newsletter a todos os membros anunciando as mudanças. Tenho a certeza que voltariam logo a participar ativamente centenas de membros de outrora…Registe-se no fórum Mais Tráfego - http://forum.maistrafego.pt - e anuncie lá este fórum, que lhe irá trazer muitos membros. No Mais Tráfego também pode pedir sugestões que eles ajudam os webmasters...Cumprimentos

    em resposta a: Quem vive melhor, um ateu ou um religioso? #88264
    Rubinero
    Membro

    O ateu não é livre, ele continua a acreditar em absolutos: a verdade da ciência, o sujeito, uma ordem no cosmos. Tanto o religioso como o ateu estão presos nas verdades absolutas, mas o ateu é mais niilista que o crente, logo, mais triste e infeliz. O crente acredita em Deus, o ateu acredita no cadáver de Deus…

    em resposta a: estatísticas #88637
    Rubinero
    Membro

    O fórum parece um pouco parado. Se enviarem uma newsletter, de vez em quando, centenas de membros vão regressar, pois tenho a certeza que a maioria já nem se lembra que o fórum existe. Os quadros de História estão a mais e o fórum precisa de um novo design. É a minha opinião.

    em resposta a: Quem vive melhor, um ateu ou um religioso? #88261
    Rubinero
    Membro

    Se forem ricos, vivem bem ambos. :)

    em resposta a: Alguém leva Nietzsche à sério? #85348
    Rubinero
    Membro

    Já escrevi no meu fórum [url=http://historiauniversal]História Universal[/url] sobre isto: substituir Deus ou o Ideal por Nietzsche é errado. O próprio Nietzsche disse que não há verdades absolutas, logo a interpretação do pensador alemão também não é uma verdade absoluta. Mais: quem quiser ser discípulo de Nietzsche, tem primeiro de ser mestre e discípulo de si próprio. Em última análise, os adeptos de Nietzsche – como eu – não o podem levar a sério. É preciso superar Nietzsche e é preciso rejeitá-lo… É isso que o pensador alemão quer…

    em resposta a: ecce homo #87775
    Rubinero
    Membro

    Ecce Homo é humor, nem tudo para ser levado a sério. Ele preferia ser tomado como um sátiro. E, como ele era contra o humildade, a arrogância do livro faz sentido.

    em resposta a: O que justifica a manutenção de uma tradição? #85629
    Rubinero
    Membro

    Comportamento de manada.

    em resposta a: Sócrates – mártir ou louco? #72047
    Rubinero
    Membro

    Louco. Como pode ele ter considerado uma espécie de mamíferos – nós – capazes de um pensamento e atitude puramente racionais?

    em resposta a: O crepúsculo do ídolo #85909
    Rubinero
    Membro

    Brasil, mas que deturpação da filosofia nietzschiana! Ele beijou o cavalo numa altura em que já tinha a doença cerebral. Isso não invalida todo o seu trabalho pré-doença.

    em resposta a: Alguém leva Nietzsche à sério? #85345
    Rubinero
    Membro

    Eu levo Nietzsche a sério! É preciso lembrar que ele foi um humanista, pois acreditou no Homem e, apesar de falar de fortes e fracos, a sua filosofia foi para todos! Para além disso, Nietzsche disse que o amor do além-do-homem é o mais nobre, pois ele não é cruel e vingativo como aqueles que vivem no ressentimento: o além-do-homem não perdoa porque sempre… esquece. O além-do-homem acompanha o ritmo da vida, não parando um segundo para perder tempo com respostas ou vinganças. Quanto a dizerem que o ser humano é único, só se for na complexidade do cérebro. Os outros animais também têm emoções. Não se esqueçam que também somos animais.

    em resposta a: Quem vive melhor, um ateu ou um religioso? #88248
    Rubinero
    Membro

    Os dois, desde que não tenham vergonha de serem quem são, como disse Nietzsche.  ;)

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)