Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 6,451 até 6,465 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • Desculpas aos colegas, mas não tive tempo ainda de ler as opiniões de todos….

O homem tem consciência certo?????

mas o que é consciência?????

…é uma pergunta difícil, da mesma forma que é difícil responder o que é amor(?) ou uma emoção qualquer(?)… como explicar a quinta sinfonia de betoven(?)….como explicar a palavra redenção(?), e a sensação que a redenção causa em quem passa por ela(?)….

defino-me como um ser espiritual enquadrado e guiado por certas matrizes de distinção… essas matrizes são a forma que o nosso cerebro escolheu para descrever o mundo… este mundo segundo a minha fé é conhecido como mundo material…da mesma forma que é preciso um cilindro de ar para mergulhar ou um microscópio para enxergar bactérias, não é para os lábios humanos(ainda, como não foi antes do surgimento microscópio) vislumbrar outra realidade fora da matriz a qual estamos sujeitos… arriscar-se nesse caminho é entregar-se para a loucura…ou ser condenado a tomar cicuta….

e jesus disse:

“…para se alcaçar o reino dos céus é preciso nascer novamente…”

a sociedade é utilitário e quantitativa… nos dias de hoje abusa-se do materialismo e relega-se para segundo plano as questões espirituais… sabemos que a doença é uma forma de desiquilíbrio do organismo humano… o mundo está desiquilibrado, pois optamos por uma única via…. muitas pessoas estão dispostas e preparadas para ter fé, no sentido de uma crença cientificamente não-defensável ou numa hipótese não-testada, poucos tem confiança para testá-la… a maioria simulam o que experimentam, pois poucos são levados pela experiência….Deus está escondido ou nós nos escondemos dele(?)….

na minha opinião devemos equilibrar os valores espirituais e os materias(para a sociedade de um modo geral), particularmente fico com sócrates nunca devemos buscar mais a matéria do que os deliciosos valores do espírito pq a vida é apenas um segundo na eternidade… e o grande segredo de Deus está no inconsciente,que diga-se de passagem, tem muita consciência de quem realmente somos…..

em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73382

anonimo,
    vc está corretissímo em afirmar que antes de travarmos uma discussão sobre Deus, devemos estabelecer o que é Deus….

Jocax… com todo o respeito, gostaria de saber onde está o seu prémio nobel… pq a mocinha lá em cima não tem(como vc já disse), mas onde está o seu????????

Occam é um princípio medieval de oxford bastante ultrapassado a luz da física quantica e da holografia quantica, do conceito de consciência e criação da matéria defendida por alguns físicos modernos, logo, data venia, um princípio acomodado e ultrapassado quando o assunto é Deus…. acredito que é possível falarmos de universo ou multiplos universos, matéria e anti-matéria e estarmos falando, sem perceber, de Deus….

estou a disposição

alex

em resposta a: Filosofia como auxiliar da física #73310

“Por que as Ciências, filhas da Filosofia, depois
    de repartirem entre si a heranca filosófica, lhe
    voltam as costas, como as filhas do rei Lear, de-
    pois de dividido seu reino?”

Will Durant

em resposta a: A Filosofia é útil para a sociedade #71765

Ailton, eu penso que a filosofia deve ser ensinada nas escolas do jardim até a livre-docencia….a filosofia pergunta…. e perguntando é que a criança aprende…infelizmente depois de adulto o homem deixa de perguntar e acomoda… aceita as inverdades morais e a vida simplismente passa…

um abraço

alex responde p/ onofre

Onofre, mas infelizmente são os profissionais os titulares de cadeira nas universidades… concordo plenamente com vc…. a sociedade utilitária não permite florescer a filosofia… muitos talento estão sendo desperdiçados em outras carreiras pq logo cedo temos que decidir a nossa vida…o famigerado vestibular e toda a sua pressão por sucesso profissional produz para a sociedade uma leva enorme de medriocres todos os anos…. o MEC determinou que para lecionar tem que ter mestrado, mesmo que seja de araque, mas tem que ter… nesse caso faço minhas as suas palavras: “… o ensino da filosofia e do filosofar mesmo não pode ser trasmitido assim facilmente.”

em resposta a: Filosofia como auxiliar da física #73309

concordo…..

silvio, os paradoxos da física moderna são deliciosos… o príncipio da holografia quantica que conhecemos como não-localidade… fotons gêmeos capazes de interagir no mesmo instante estando distantes um do outro por kilometros…são implicações que remetem a física quantica num mergulho pela filosofia perdida com descartes e newton…o melhor disso tudo é que essas implicações são tão profundas como vc,silvio, mesmo disse”pois mexe com a estrutura da matéria”, e não só com a estrutura da própria matéria como tb com a descrição da realidade que acreditamos existir, que a ciência hoje começa a entender e compreender o misticismo….IMAGINEM… UM CIENTISTA DANDO RAZÃO PARA UM MÍSTICO!!!! É o que está acontecendo hoje.

sabedoria popular: “o mundo dá voltas”

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72811

O sentido da vida se encerra no exato instante em que nós nos aprumamos em Deus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;…”. ( Lucas 10:27 )
    Entretanto, como sabermos se estamos verdadeiramente amando a Deus?? Além do que, o que é Deus?? Deus existe?? É simples!! Para estas e outras perguntas constrangedoras, sem se perder nos emaranhados filosóficos indesvencilháveis, Jesus arrematou: ” Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”. ( Lucas 10:27 “in fine”) É isso aí!!

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72810

Não creio que seja valida a idéia de se propor um sentido à vida. Pois se considerarmos a existência deste, ele certamente nos teria sido imposto.

Quando Nasci ninguém me perguntou se eu aceitava um determinado sentido para a minha vida, um sentido universal ao qual todos os seres humanos estão submetidos.

Desta forma, existindo tal sentido nada me restaria a não ser ter que seguí-lo. Mas então onde estaria o meu livre arbítrio, minha liberdade de escolha, se tivesse que viver por uma causa universal pré-determinada?

Desde a organização em sociedade o homem tem a necessidade de se ver governado, ele é incapaz de de se ver realmente livre e apto a se governar, por isso procura entregar sua vida à uma força maior, criada por sua mente, que seria responsável por dirigir sua vida e dar-lhe sentido.

Como diria Bakunin: “Se existisse um sentido para a vida seria necessário abolí-lo.”

PS: A.A. parabéns pelo oscar…

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72809

agora que acabo de ler o que os colegas escreveram acima… concluo:

The oscar goes to:

A.A.

acho que esse cara ou menina ou mulher ou seu lá o que… ao que se refere a pergunta feita neste fórum…acertou na mosca…na moleira…

“…quem tem ouvidos para ouvir que ouça…”

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72808

Essa pergunta é a bambambam das perguntas…..

é tudo o que está acontecendo exatamente neste momento… é o que vc está sentindo extamente agora… são as suas reflexões presentes que já existiam…é a decisão que vc está tomando agora, mas que não foi tomada por vc…

olha gente!…. disso eu não me atrevo a falar….

… pq eu não tenha nada a dizer…

em resposta a: A ambiguidade da pergunta #71838

Olá…

o onofre no início fala sobre platão em a república…e isto me fez lembrar de duas coisas

1. o discurso do jurista calamandrei em o “elogio aos juízes” o famoso jurista ensina: “a justiça é a alma humana voltada para o mundo…. um sentimeto em face da vida…”;

2. e como alcançar isto????(pelo BELO)

roubarei outra citação: “Muitos são os talentos”

nem todos são feitos para praticar e entender a justiça da forma que calamandrei ensima(se vc só ler as palavras talvez tb não entenda, imagine quem foi este grande jurista e perceba-o), mas o mundo de hoje é mais utilitário do que nunca… o melhor exemplo é o formalismo e o elitismo do direito brasileiro que, diga-se de passagem, é anti-democrático(..pq só quem entendo são ELES), mas isto já é outra coisa….

ser grande é problema.. tudo tem o seu preço… a sociedade moderna como está estruturada é justa a sua maneira, pq para participar desta sociedade temos que abrir mão de certos DIREITOS…e quem se rebelar contra o que existe, mesmo que esteja buscando a verdade na imoralidade(social).. será sacrificado pelos guardiões das inverdades morais(os cativos, humano demasiado humano)…. a alternativa é viver na selva feito antony hopkins no meio de gorilas…..(mas será uma alternativa justa???)

quem pensa muito corre o risco de ter a vontade de “renascer novamente”(certos diagnósticos apontam para a loucura)

“…não há um justo, nem um sequer…”

em resposta a: A separação entre a ciência e a filosofia #71692

bom… vou arriscar um palpite…o homem tem uma tendência natural ao extremismo… e tb muita vaidade… com descartes descobre-se a possibilidade de descrever o mundo material precisamente,.. depois vem bacon e newton e reforçam a possibilidade de prever eventos desde que se conheça algumas “constantes absolutas”… a física quantica derruba tudo isto, e os experimentos mais recentes falam sobre não-localidade e os mais ousados(com teorias) buscam explicar o mundo atravéz da consciência que, segundo esses físicos e piscólogos(transpessoais) possui várias faixas… mas onde eu quero chegar???…não é simples pensar quanticamente ou misticamente(compreender os taoistas, o budismo zen, o cristianismo primitivo, o hinduísmo e o vedantismo) requer demasiado tempo e sacerdócio… o homem moderno é uma formiguinha que corre feito louco para não perder o trem… a pesquisa cientifica não fica atrás, e é puro capitalismo…um exemplo claro e a lei de patentes que está sendo forçada pelos hegemônicos americanos a nós brasileiros……muitos cientistas ainda não digeriram a idéia do novo paradigma buscado pelos filósofos da ciência… se até mesmo os cientistas não conseguem entender a necessidade de união entre ciêncio e filosofia o que dirá as pessoas no seu dia a dia corrido…blake nos adverte sobre o sono profundo de newton.. o homem deixou de viver a vida uma aventura…. mas nós não fomos feitos para termos certezas…..

em suma eramos seres espirituais e nos tornamos seres materias(foi aí que a filosofia começou e ser deixada de lado pela ciência, sendo para alguns assunto de religiosos)..”nem tanto ao céu, nem tanto a terra”(sabedoria popular- a melhor, sempre!!) no momento caminhamos para algo muito próximo do equilibrios, mas os sinais devem ser percebidos….

em atos temos uma passagem que diz mais ou menos isso:
    “de qualquer modo eles ouviram, mas não escutaram; enxergaram, mas não perceberam; pq o coração deste povo estava pesado..”

recomendo sensibilidade, muita atenção e muito ouvido…simplicidade e introvisão.

em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73380

Caríssimos amigos do site, vejo que travam uma discussão fortemente ingênua sobre se existe ou nâo a Deus, pois, primeiro devemos pensar o que seria Deus realmente, para depois colocarmos se ele existe ou não.
    É infantil dizermos que: “se Deus existe, por que existem crianças morrendo de fome?”
    Esta colocação só é válida, talvez, para o Deus dos crstãos, que é perfeito e a tudo crou e ama
    Agora se olharmos com os olhos de Aristóteles (+ ou – 600 a. C.), ele pode perfeitamente existir, pois, para ele Deus é um primeiro movente imóvel que apenas deu movimento à materia e depois a deixou de lado, ou seja, ele aqui não tem a necessidade de amar às suas criaturas, mas, apenas as criou, portanto, esta idéia que a grande maioria rebate (ou pelo menos algo parecido, não é fundamento para a não existência de Deus, portanto, pensem primeiro no que realmente é Deus para depois criticar sua exist~encia ou não.
    Agora, se alguns de vocês forem cristãos, eis aí um problema para solucionarem, e para isto sugiro, talvez, a leitura de escritos dos santos Agostinho, Anselmo, Tomás (principalmente as suas 5 vias, que se encontram na suma Teológica), etc…
    Quem sabe, vocês não saem desta realidade de passividade e obscurantismo, e tomam consciência do que é a vossa religião.

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71169

TALVEZ VOCES DESCONHECAM A FILOSOFIA ESPANHOLA,
    ESPECIALMENTE O MAIOR FILOSOFO DO SECULO XX, OU
    SEJA, ZUBIRI XAVIER, O QUAL JA SUPEROU TODAS AS
    PROPOSTAS DOS FILOSOFOS QUE VOCES VOTARAM. PENA
    QUE PARA MUITAS CABECAS ELE NEM E INTELIGIVEL POIS
    TRATA-SE DE UM GRANDE, E SERA GRANDE SO APOS UM
    SECULO DE SUA MORTE, ASSIM COMO TODOS OS
    GRANDES.

A minha resposta é muito simples. A filosofia serve para a vida. Isso já é suficiente. Pode-se praticá-la no dia-a-dia, seja com relação a outras pessoas, sozinho, através da percepção dos fenômenos do meio ouquando temos compromisso com o conhecimento. É, além do mais, um conhecimento que deveria ser distribuído gratuitamente, em todos os locais, para que, no final das contas, possamos viver numa sociedade 'melhor'.

Visualizando 15 posts - 6,451 até 6,465 (de 6,713 do total)