Continued from:

G

GENS E COMUNIDADES GENTÍLICA — Grupo consanguíneo de passado comum, célula fundamental da sociedade primitiva. A g?ens chegava a contar até com várias centenas de membros. As gens uniam-se em fratrías e as fratrías em tribos. No período do aparecimento e florescimento da ordem gentílica, o papel da mulher era preponderante (vide Matriarcado). A organização da gens e das comunidades gentilicias repousava na propriedade coletiva dos meios de produção e no trabalho em comum. À testa da gens encontrava se um ancião eleito por ela. O desenvolvimento da gens atinge ao auge sobre a base do regime comunitário primitivo.

GEOPOLÍTICA — "Teoria" pseudo-científica e reacionária que procura justificar a política exterior imperialista invocando fatores geográficos. A geopolítica pretende que a situação geográfica das potências imperialistas justifica a conquista do "espaço vital" às custas de outros países. O seu fundamento é a tese profundamente anticientífica da influência determinante do meio geográfico (vide).

O marxismo ensina que o meio geográfico não pode ser o fator principal do desenvolvimento social.

Da mesma forma que a teoria racista, com a qual estreitamente está relacionada, a geopolítica constituía umas das pedras angulares da "ideologia" dos bandidos hitlerianos que sonhavam com o domínio mundial.

Depois da derrota do nazi-fascismo, a geopolítica converteu-se num dos elementos fundamentais da ideologia dos imperialistas contemporâneos.

GNOSEOLOGIA — Teoria do conhecimento. Doutrina filosófica que trata da possibilidade do homem descobrir a verdade, conhecer a realidade; teoria das fontes do conhecimento e das formas de que se reveste o processo do conhecimento.

A filosofia reacionária contemporânea utiliza a gnoseologia para fazer crer que a realidade objetiva é incongnoscível, para destruir a fé humana na possibilidade de conhecer as leis do mundo e transformá-lo através da ação revolucionária.

O materialismo filosófico marxista foi o primeiro que elaborou uma teoria científica do conhecimento. (Vide Agnosticismo, Conhecimento, Teoria e prática, Teoria do reflexo.)

GNÓSTICO — Adeptos de um sistema filosófico e religioso dos primeiros séculos do cristianismo. Uniam a teologia cristã ao neoplatonismo (vide) e ao pitagorismo (vide Pitagóricos). De acordo com os gnósticos, todos os seres espirituais surgem de emanações de Deus. Inimigos do materialismo antigo os gnósticos prepararam o terreno para os escolásticos medievais.

GUERRA — Luta armada entre estados ou classes para realizações de seus fins econômicos e políticos, continuação da política por meio da violência.

Com o aparecimento da propriedade privada, das classes e do Estado, surgiu a necessidade da formação de destacamentos especiais de homens armados, isto é, do exército. A guerra converteu-se num meio de conquista de terras alheias, de opressão e exploração de povos mais fracos.

Baseando-se no estudo da história das guerras e, especialmente, das guerras da época imperialista, Lênin classificou cientificamente as guerras em guerras justas e guerras injustas. Estas visam à conquista, subjugação e exploração de países e povos. As guerras justas, ao contrário, visam à libertação nacional das colônias e países semi-coloniais da dominação imperialista, à libertação social do proletariado da dominação do capitalista e à defesa das agressões do imperialismo.

A fonte principal das guerras contemporâneas reside no sistema capitalista de economia e nas irreconciliáveis contradições internas que lhe são inerentes. Tais contradições aumentam particularmente na época do imperialismo quando se agrava muito a luta dos estados imperialistas pelos mercados e fontes de matérias-primas, pelas esferas de inversão de capitais e pela dominação mundial.

H

HILOZOISMO — Doutrina segundo a qual a vida e a sensibilidade são inerentes a todas as coisas dentro da natureza; os primeiros materialistas gregos e certos materialistas franceses (Robinet) foram hilozoistas, atribuindo a faculdade de sentir e de pensar a todas as formas da matéria. Na realidade, a sensação é uma. propriedade da matéria orgânica altamente desenvolvida "já que em forma claramente manifestada a sensação está ligada tão-sòmente às formas superiores da matéria (matéria orgânica) e, nos próprios fundamentos do edifício da matéria, somente pode-se supor a existência de uma faculdade análoga à sensação. (Le-nin, Materialismo e emipiriocriticismo).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.