Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Será? Será que ele se baseou no estruturalismo?
Ou será que ele emprestou os modelos estruturalistas para explicar sua teoria?
Miguel (admin)MestreGostaria de entender como Lacan baseou sua prática psicanalítica no estruturalismo de Saussure.
Miguel (admin)MestreGostaria de entender como Lacan baseou sua prática psicanalítica no estruturalismo de Saussure.
Miguel (admin)MestreE. MILETO e NAHUINA,
estou sentindo falta de vocês no fórum “Marx/ por que Marx errou?”
Cadê essa galera???
Aparece lá depois, compadre
VALEU!Miguel (admin)MestreUltimamente se ouve muito falar no PÓS-MODERNISMO (falta de referências, sociedade sem valores consistentes, tudo se tornando descartável) . Veja como MARX ainda é SUPER ATUAL em algumas teses:
Obs: as notas entre parênteses são de minha interpretação.“A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os instrumentos de produção, e conseqüentemente as relações humanas de produção, e com estas todas as relações sociais (família, amizade, etc). O revolucionamento constante da produção (através das novas tecnologias, por exemplo), a perturbação ininterrupta de todas as condições sociais, a permanente incerteza (falta de referências) e agitação distinguem a época burguesa de todas as épocas anteriores…Todas as relações novas tornam-se antiquadas antes de se consolidar (as amizades, por exemplo). Tudo o que é sólido se desmancha no ar, tudo o que é sagrado é profano (falta de valores consistentes)”. Marx e Engels, em Manifesto Comunista.
Isso é pós-moderno.
ATUALISSIMO!!!Outra muito boa:
“A partir da própria contradição entre interesse do individuo e o da comunidade, este (interesse da comunidade) assume uma configuração autônoma enquanto Estado, separada dos interesses reais do individuo e da comunidade.” Marx e Engels, em A Ideologia Alemã.
Isso está acontecendo agora.
Miguel (admin)MestreObrigado, Mileto, pela ajuda.
Para mim, a filosofia de Sartre, a qual nos faz responsáveis por nossas próprias ações, entra em conflito com a constatação de que somos produto do meio,logo não deveríamos ser responsabilizados pelos erros que cometemos, pelos mau-julgamentos, etc
Voce diz que o homem é responsável pelo que ele É. Eu digo que o homem é produto do meio (Sartre e Simone Beauvoir já diziam que não há essência humana), logo o homem é produto de uma cultura. Quando o homem comete um erro, foi a educação, ou seja, toda a sociedade quem errou.Por isso, dois pensamentos podem incorporar esse fórum:
Nietzsche= estar acima do bem e do mal, fazer da vida uma arte, ser autêntico
Aleiter Crowley= hedonismo e liberdade. A Lei de Thelema: faz o que tu queres
A sociedade cria limites (leis, moral etc) para nossa ação. Sartre diz que já somos livres (o que NÃO concordo incondicionalmente), Nietzsche diz para sermos autênticos (logo, nós não o somos), Crowley diz para fazermos o que quisermos.
Será que seria o caos se fossemos seguir os dois ultimos pensamentos. A humanidade saberia ser livre, sem leis, por exemplo?
Eu acho que com as leis já existe corrupção, morte, roubo etc. E se não houvesse leis:
Seria pior? como? o que pioraria e o que melhoraria?
O que vocês acham….?Miguel (admin)Mestre“alguns marxistas do início do século passado trataram de popularizar as idéias de Marx…e para isso “simplificaram” algumas das teorias de Marx, o que resultou em alguns dos erros”
esse é um ponto muito importante e voce lembrou bem. Geralmente as críticas que ouço sobre Marx são feitas a partir dessas idéias simplificadas no senso-comum, o que nem tangencia a verdadeira essencia de Marx e Engels
Miguel (admin)MestreGostaria de sugerir ao Miguel Duclós colocar textos explicativos sobre desconstrução, metafísica da presença e outros conceitos relevantes da filosofia derridiana.
Eu mesmo me considero ignorante à respeito de Jacques Derrida…
Miguel (admin)MestreAcho que eu já respondi essas questões: o indivíduo é responsável por aquilo que ele É, no sentido do Ser de Parmênides.
Quanto à crítica à metafísica da presença, não me considero inteligente o bastante para explicá-lo. O meu entendimento é mais intuitivo do que um conhecimento de saber.
Eu acho que o Brasil está bem atrasado em termos de conhecimento filosófico. Derrida ainda é novidade no Brasil, mas já era bem conhecido na década de 1970, na França.
Contudo, posso indicar alguns trechos de textos que explicam muito melhor do que eu poderia. Depois de acessá-los, procure no localizador do texto pelas palavras “metafísica” e “presença”:
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/psicologia/LuisClaudioTempo.html
Miguel (admin)MestreO homem é produto do meio. O meio hostil pode (não quer dizer que seja uma regra) produzir indivíduos hostis.
Indivíduos hostis, por sua vez, podem (ação contingente) agir de má fé, roubar, matar etc. Visto que o meio produz a hostilidade nas pessoas,
até onde esses indivíduos podem ser considerados responsáveis pelos seus atos? Onde começa a responsabilidade do individuo e a responsabilidade da sociedade que produz esses indivíduos hostis?
“O homem não é mau, a sociedade é que o corrompe”
RosseauPor favor, me explique o que é metafísica da presença. Grato!
Miguel (admin)MestreO que são os sonhos, qual a sua utilidade para o homem no sentido biológico ou qual a vantagem? por que sonhamos?
Os sonhos são produção de sentido no nível inconsciente – essa resposta não é científica, mas, se o Fróide pôde,…
…por que não eu, ah-ah, por que não e-euuu… Além disso, também são realizações de desejos inconscientes (S. Freud).
(Mensagem editada por Mike em Junho 13, 2005)
Miguel (admin)Mestrehttp://www.mundodosfilosofos.com.br/
Se não conseguir encontrar aí, coloque “Descartes discurso método” na janela Search do Yahoo e vai encontrar trocentos links que falam disso…
13/06/2005 às 13:51 em resposta a: Educar para formar, e educar para capacitar segundo platão #79841Miguel (admin)MestreEu não precisaria ser Platão para saber a diferença…
Miguel (admin)MestreSartre, preocupado com as teses deterministas, as quais poderiam excluir os homens da sua responsabilidade moral…
Não vejo por quê: o indivíduo é responsabilizado pelo que ele É e, provavelmente, sempre vai ser, não pelos motivos de força maior que o influenciaram.
Sartre não salvou a civilização do determinismo. Pelo contrário, ele deu mais consistência à ilusão da metafísica da presença.
Miguel (admin)MestreÉ só uma idéia. Pra fins de crítica, não seria bom descartá-la da filosofia.
-
AutorPosts