Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Me desculpe, acho q interpretei mal…. e pior é que depois me deixei levar e talvez tenha até sido rude….. porisso me desculpe(obs. não costumo ser assim: rude)
Mas acredito q existam outras opções, eu por exemplo acredito em algo q chamo de teoria do “Sim e Não”, que assume q duas idéias opostas podem ser aceitas, dessa forma, as duas opções podem estar certas e erradas ao mesmo tempo.Miguel (admin)MestreOlá vizinhos, lhes envio esta mensagem e começo com a seguinte citação :
“ Sim, riemos e choremos ao ver tanto saber e compreensão permanecer sem ação sobre a vida dos homens, na qual nada se manifesta do que aprenderam, antes pelo contrário ! Mas como é possível que tenham compreendido ? E aqui o velho ironista e moralista responde : não te fies nisso meu amigo; eles não compreenderam, doutro modo sua vida exprimi-lo-ia, e os seus atos corresponderiam a seu saber.” KierkegaardBem, bem…dito isto, a minha questão é : com toda a informação de que dispomos, ao podermos lançar um olhar sobre o pensamento de milênios,
Onde estamos ? ou, creio que o mais importante : para onde vamos ?
Nossa sociedade > de consumo : uma realidade mantida às expensas da devastação e da destruição : geramos mais e mais lixo – que é enterrado na natureza (rebatizada em algun pontos de “Lixão”), todos querem um carro, casas com eletrodomésticos, conforto…
Enfim, tudo caminha para o “Progresso” (o que antes era manual, passou a ser feito por máquinas, vieram os botões, agora é so tocar na tela ou mais ainda : comandos de voz…ohhh !!!) e todos claman por mais, mais e mais… comodidade. Enfim, poderia estenderme ainda muito, criticando, mas concluo por aqui, convidando para a seguinte questão: “Já não será a hora de tomar de assalto o timão, o leme desta embarcação, e dirigi-la lenta(como se faz necessário às manobras de grandes embarcações) mas de maneira definitiva e decisiva, em direção à um novo horizonte ?Miguel (admin)MestreSó para responder ao Filho de Deus, que mostrou-se simpático, informando idade , de onde é, etc. Primeiro: Acho muito bom que um jovem de 23 anos, já tenha feito tantas reflexões profundas. Sou bem mais velho,e tornei-me ateu ha pouco mais de 10/15 anos, talvez já esteja chegando a hora de apegar-me a algo transcendente outra vez…ha..a velhice, mas sigo resistindo.Segundo: Por acaso, tanbém vivo em SC, mais precisamente em Florianópolis.Terceiro: Por hora acho que basta, pois não é meu objetivo mostrar uma biografia minha aqui. Abraços a todos!!
Miguel (admin)MestreMuito interessante este tópico sobre o agnosticismo, depois quando tiver mais tempo comento alguma coisa.Por hora não é porque uma pessoa não é partidária de nenhum dos dois lados, teista ou ateista, que ela está em cima do muro, é só que a opinião dela é não aceitar nenhuma das duas propostas, assim como o alysson falou não há argumentos suficientes em nenhuma das duas vertentes.
Até logoMiguel (admin)MestreDepois de muitos dias…
Voltemos ao ponto. A essência de meu pensamento não é a inconclusão (talvez o tenha expressado mal). Na realidade, o que não posso entrever no meio de todas as relações pertinentes ao assunto é um bom motivo para assumir um dos lados. Tanto um quanto outro apresentam argumentos que tomam para si as proposições absolutamente verdadeiras, sem no entanto ser algo exatamente conclusivo.
Ora, uma verdade só é uma verdade se não puder ser refutada por outra verdade (ou o que se supõe verdadeiro). Todos os argumentos apresentados pelos pagãos e deistas, alguns até muito interessantes, podem, até agora, ser refutados a partir de algum esforço mental, e nada tem de absoluto, portanto. Em sendo assim, não é cientificismo, mas é que não vejo causas suficientes que me façam tender a qualquer uma das crenças.Miguel (admin)Mestreentão vc está levantando a hipotese de não existir acaso…. somente o determismo…. baseando um grupo de variaveis em outras até que o número real de variaveis que definem tudo no mundo sejam apenas algumas poukas pre-definidas mais desconhecidas para o homem de hj……e o q complica ainda mais é o fato do homem não conhecer prescisamente o funcionamento do mundo….
acho que essa é uma argumentação muito boa…..
fikaria como a pergunta: deus existe?
alguns dizem q sim e outros dizem q ñ, questão de opnião….. e…. alguns loucos como eu dão uma resposta com sim e não
quem opna por essa argumentação … é valida…. quem não…. é questão de opnião….. e o louco aki de novo afirma mais uma vez…..Sim e não.
seria isso?23/04/2003 às 20:29 em resposta a: A consciencia: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito – Por favor a… #77817Miguel (admin)MestrePor favor Quem tiver alguma informação sobnre o tema enviar para [email protected]
23/04/2003 às 20:22 em resposta a: A consciencia: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito – Por favor a… #77816Miguel (admin)MestreGostaria de saber se alguem poderia me ajudar com esse assunto. A consciencia: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. qualquer informação será bem vinda.
Miguel (admin)Mestreola amigos do consciencia!!!
gostaria de receber infomaçoes a respeito da moral provisoria de Descartes e qual a sua contribuicao para o avanço do pensamento moral
Miguel (admin)Mestre… enfim, o que representa “Fernando” ?
Marcio
Miguel (admin)Mestrequando vc fala em simulação… seria por exemplo em um super-computador…. algo do genero……
uma situação hipotética aonde teriam inventado um supercomputador que teria uma HD que tende ao infinito….
e capacidae de proscessamento que tende à maior possivel (ou impossivel)….
e que ele pudesse quase que simular nossa propria realidade dentro dele?Miguel (admin)Mestreno caso quando eu disse aquelas coisas, a intenção era te fazer imaginar, por exemplo…. alma…. da forma padrão como ela é vista, e etc….
Miguel (admin)Mestrepara mim, palavras são meras palavras…. elas já perderam seu significado….
eu as uso em sua forma padrão…. como se eu fingisse que acredito naquilo que eu acho q vc acredita para podermos nos comunicar……
ou seja….saber o q vc pensa é muito importante para que eu possa argumentear, retificar meus argumentos e/ou contra argumentar…..
porem como já disse concordo com vc, seja lá o q vc pensa…..Miguel (admin)MestreNão sei se esta tua questão, xará, encerra alguma máxima profunda, só não gostaria que confundissem este Fernando, comigo.Bom, claro que é um nome relativamente comum, não está registrado para efeitos de postagem,enfim….
Miguel (admin)MestreMensagem enviada por Ana Vieira – [email protected]
Grupo de estudos Nietzsche e a questão da moral
Local – Bistrô do Livro
Rua Barão da Torre, 348 – Ipanema
Doze encontros, às terças ou quartas de maio, junho e julho
Horário – de seis e meia às oito e quinze da noite
Orientação das professoras Ana Vieira, Érica Leonardo e Teresa Moura
R$ 32,50 por encontro
Maiores informações e inscrições pelos telefones do Bistrô do Livro (25234842, 22476712 e 22478854) ou pelo e-mail do grupo ([email protected])Nosso grupo de estudos tem por principal objetivo analisar a temática na moral a partir da perspectiva do filósofo alemão Nietzsche, tendo como fio condutor sua obra Genealogia da Moral.
Pretendemos fornecer inicialmente algumas informações relevantes sobre sua vida e obra e recorrer a comentadores ao longo de nosso debate, a fim de clarificar conceitos e questões. Portanto, não se trata de aulas ou palestras, assim como não é necessário conhecimento prévio do assunto abordado. Damos a opção de dois dias da semana (terças e quartas) e o Bistrô do Livro dará desconto na compra de livros aos parti -
AutorPosts