Cristianismo é igual a Fascismo?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Cristianismo é igual a Fascismo?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70055
    gallagher
    Membro

    Gostaria de saber a opinião dos foristas quanto a colocação de Cristo, de apenas ele ser a verdade absoluta e o caminho único. Será que se Cristo fosse Deus, essa não seria uma colocação fascista, deveria ele ter dito isso, mesmo que seja A VERDADE? Digo isso pois essa colocação pode ter provocado mortes e aversão por parte das demais religiões?
    Isso também, não tiraria a nossa liberdade de pensamento e principalmente a busca por sentido na vida?

    #77543

    não concordo com a comparação do cristianismo com o facismo, pois o primeiro deu ao homem livre arbítrio, diferente do segundo.Como o homem não soube aproveitar esta liberdade, Deus teve que intervir.

    #77544

    Tomei conhecimento deste fórum hoje, e gostaria de colocar algo bem rápido.

    “Eu sou o caminho a verdade e a vida”

    “Eu” não quer dizer a pessoa de Cristo. O nome não importa, seja Yeshua ben José, Jesus, Cristo, ou sei lá o que.

    “Eu” estaria para o exemplo de cristo que é seguido e pregado em muitas filosofias e religiões que já antecediam a cristo nos quatro cantos do planeta.

    No meu modo de ver não há novidade alguma em cristo frente as diversas escolas do pensamento até aquele época. Então o que é ser cristão?

    Muitos são os que estão dispostos a acreditar ou se auto proclamar cristãos numa hipótese meramente filosófica, mas, no meu entender, como já dito, não há nada de novo em cristo quanto ao caminho e a verdade que já não tenha sido pregado antes. Ser cristão apenas filosoficamente, com todo respeito, na minha opinião, não é ser cristão.

    Ser cristão é acreditar que cristo foi o Deus vivo que quebrou o ciclo natural de vida e morte ressucintado no terceiro dia.

    “O caminho a verdade e a vida” podemos encontrar em diversas correntes filosóficas e religiosas ocidentais e orientais. Ser cristão, na minha opinião, é crer que esta verdade caminhou sobre a terra na forma de um homem, ressurgindo dos mortos no terceiro dia, nada mais.

    Cristo não saiu dizendo: “Eu sou Deus ou coisa do genero”.

    As mortes e atrocidades se deram e se dão em razão de uma pseudorevelação divina manifestada na fé de que Deus pode ser definido e determinado concretamente.

    Não podemos resolver Deus com respostas humanas.

    Assim não posso concordar com este paralelo entre fascismo e cristianismo.

    abs.

    (Mensagem editada por alex em Setembro 15, 2003)

    #77545

    é engraçado q ninguém, por mais sábio q fosse, teria autoridade moral para dizer tais palavras a não ser ele. Nem se ele não tivesse existido de verdade, mas o q existe escrito sobre ele o coloca como o único capaz de ter dito tais palavras, pois seus ensinamentos são de uma sapiência capaz de qualquer um compreender…talvez os maiores ensinamentos traduzidos em ações tão cotidianas. e em relação à liberdade, podemos perceber o quanto ele nos deixou à vontade…se prestarmos atenção, ele não saiu puxando a mão das pessoas não, as deixou inteiramente à vontade, e nisso já diferencia bastante do comportamento da normalidade nossa, q ao conhecermos alguma coisa boa já queremos q os outros conheçam tb e se modifiquem. Ele, como tinha certeza na justiça divina, de cada pessoa ter sido criada com a semente do amor e a força da consciência, não tinha a ansiedade q nós temos em ver os outros melhorarem, pq sabe q um dia chega a hora de cada um caminhar e buscar a verdade. Ele tinha certeza q um dia cada um de nós buscará se modificar por isso não se aflijia, era livre, somente veio demonstrar como poderíamos chegar lá, e pelo caminho mais fácil… esse exemplo tb serve para a gente, ver q os outros um dia se modificarão pq foram criados para amar um dia (isso é um dos pontos de conhecer a verdade e se libertar). Várias idéias dele foram trazidas por outras pessoas, mas um aqui falou da humildade, outro ali da razão, outro ali do perdão, mas ele trouxe tudo junto e de forma tão simples e de como praticá-la, isso acho q foi decisivo, prática, o q já o diferencia de muitos filósofos teóricos. E se houve dissensão e mortes em relação ao q ele disse, problema de quem o fez, pq Jesus somente trouxe o amor, perdão, humildade…e querer fazer guerra com tais palavras somente acrescentando outras contrárias…poderia haver guerra se vc dá a outra face depois de receber um tapa? se vc pratica o perdão e ama o próximo?

    #77546

    Ricardo, deixa de ser beato rapaz

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.