Deus: criador ou criatura?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 14 posts - 31 até 44 (de 44 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

Olá amigosEu não pretendia mais continuar a discutir assuntos relacionados a religião ou Deus, mas, juro-lhes que sem querer, entrei num blog através de um outro e que não têm nada a ver com religião e, me deparei com algumas citações assim denominadas no referido blog: “Citações Anti-Bíblicas na Bíblia” Quando digo “sem querem”, quero dizer que não estava procurando nada específico, muito menos assuntos sobre religião.Dentre as várias citações haviam essas: Mateus 10:34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.Ezequiel 09:06 Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los.Entrei no http://www.bibliaonline.net/ para confirmar e no site, simplesmente vi a mesma frase, ou seja, eu queria saber QUEM falou essas frases?Não tenho a Bíblia em casa e gostaria de poder ver o desenrolar dos dizeres, isto é, saber quem estava falando com quem ou dizendo que alguém falou, sei lá...Como quase sempre, em minha vida acontecem coisas inusitadas, me deparo com mais essa coincidência. Juro por tudo o que me é sagrado e importante, que não estava a procurar nada a respeito de religião ou procurando argumentos para discutir aqui, pois como disse, estava a fim de não conversar mais esses assuntos, porém fiquei curioso com isso o que aconteceu.O site abaixo era o que eu estava vendo e entrei no outro à partir dele, as tais citações estão no outro.E o mais interessante de tudo é que foi o primeiro que eu cliquei naquela lista alfabética que ainda estava no A! Juro!http://www.interney.net/outrosblogs.php?s=A%&exact=1http://acasasemteto.blogspot.com/Abraços.

Olá Brasil…Quanto ao trecho de S. Mateus, é parte de um discurso de Jesus. Veja a sequência:

34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Depois ninguém sabe porque existem fanáticos...E olha que interessante este outro trecho, também de S. Mateus:

52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

Impressão minha ou Jesus deveria morrer à espada? ???Brasil, vc pode usar esta Bíblia Online para ver estes versículos no contexto todo:http://www.chamada.com.br/biblia/A tradução feita por João Ferreira de Almeida é mais utilizada por evangélicos, mas não apresenta diferenças consideráveis com relação à "bíblia católica". Entretanto a versão utilizada pelas Testemunhas de Jeová possui divergências suficientes para que eles neguem que Cristo seja Deus, e como eu não sei grego nem hebraico, não sei qual delas é mais fiel aos originais. Mas, de qualquer modo, absurdos são absurdos em qualquer língua..hehehe...Abraços, até mais... sml99.gif

Juro por tudo o que me é sagrado e importante, que não estava a procurar nada a respeito de religião ou procurando argumentos para discutir aqui, pois como disse, estava a fim de não conversar mais esses assuntos, porém fiquei curioso com isso o que aconteceu.

Ó lá, fala a verdade, hein!sml24.gif..hehehe...;D

Brasil
    Membro

52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

Impressão minha ou Jesus deveria morrer à espada? ???

Acho que nesse caso não há incoerência, a palavra “embainha” significa: guarda a espada ou faca, ele disse para guardar a espada.Até mais

Acho que nesse caso não há incoerência, a palavra “embainha” significa guardar a espada, ele disse para guardar a espada.

Em Mateus 26:52 Jesus diz que todos que se utilizarem da espada morrerão à espada. Já em Mateus 10:34, é dito que Jesus veio, justamente, para trazer a espada.Eu sei, o trecho do capítulo 10 é obviamente metafórico, mas não deixa de ser curioso...

Z
    Membro

Unvolt, podes encontrar várias citações, mas se por um lado se fica com uma perspectiva céptica quanto às intenções divinas do Senhor por outro, só deduzimos essas intenções se acreditarmos cegamente nos dizeres de um envangelho.A Bíblia é um congregado de testamentos de alguns.. que ainda assim são os mais consisos entre os existentes, e aqueles que são reconhecidos pelo Clero como verdade... Todos os outros são apócrifos.S. Tomé é das escrituras apócrifas mais interessantes... com trechos como:"Jesus disse-lhes: Se jejuardes, cometereis pecado. Se orardes, sereis condenados. Se derdes esmolas, prejudicareis ao espírito. Quando fordes a um lugar onde vos receberem, comei o que vos puserem na mesa e curai os doentes que lá houver. Pois o que entra pela boca não o torna um homem impuro, mas sim o que sai da boca, isto vos tornará impuros."Este é o Jesus que eu tenho esperança que tenha existido, esta mensagem é a mensagem que eu espero que ele tenha tentado transmitir, para mim esta visão de Jesus é empreendedora onde as outras são subjugadoras. S. Tomé é o discípulo que diz escrever as palavras de Jesus como foram ditas e não uma narração dos acontecimentos.Bíblia é composta de interpretações primárias de alguns dos discípulos e não só. Se falam em sacrifício, eu respeito. Porque o sacrifício é uma entrega a uma causa e é uma riqueza enorme para o espírito. No entanto, sacrifícios obrigados não são sacrifícios mas sim oferendas. Se Unvolt deduz que grande parte da essência da Bíblia apela ao sacrifício em forma de oferenda, eu discordo, mas admito que algumas passagens transparecam essa mensagem. Eu respeito o sacrifício, mas condeno a oferenda. E o mesmo foi dito por Jesus segundo o testemunho de S. Tomé....

Olá Z,

Este é o Jesus que eu tenho esperança que tenha existido, esta mensagem é a mensagem que eu espero que ele tenha tentado transmitir, para mim esta visão de Jesus é empreendedora onde as outras são subjugadoras.

Posso estar errado, mas a impressão que tenho é a de que vc está julgando a Bíblia de modo absolutamente parcial, enxergando-a do modo como vc quer que ela seja, e não como ela realmente é.É inegável que Cristo afirma ser o Filho de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Você acredita nisso? Se não, toda a Bíblia não passa de um amontoado de fábulas (de péssimo gosto, por sinal).

Se falam em sacrifício, eu respeito. Porque o sacrifício é uma entrega a uma causa e é uma riqueza enorme para o espírito. No entanto, sacrifícios obrigados não são sacrifícios mas sim oferendas. [/b]Se Unvolt deduz que grande parte da essência da Bíblia apela ao sacrifício em forma de oferenda, eu discordo, mas admito que algumas passagens transparecam essa mensagem. Eu respeito o sacrifício, mas condeno a oferenda. E o mesmo foi dito por Jesus segundo o testemunho de S. Tomé....

Não consigo entender qual seria o prazer que um Deus encontraria nos sacrifícios. Sim, pois toda a Bíblia está baseada nisto. Será que Ele necessita que aplaquem sua fúria contra a humanidade? Ou será que a morte é mais útil que a vida?Aliás, no capítulo 22 de Gênesis, seria Isaque o protótipo da humanidade, e Cristo o carneiro?

1 E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

Bem, mas de qualquer modo já concordamos em vários pontos, e daqui pra frente a discussão se dará principalmente devido à diferença de nossas visões (no meu caso "cética", como vc disse). Então se vc achar que o tópico se tornou "pouco proveitoso", não hesite em me avisar, e passemos a outros assuntos!Abraços. sml99.gif

Egypcyo
    Membro

Olá, amigos.O tópico ficou bastante informativo, isso foi de bom proveito.No que diz respeito aos versículos e mais versículos citados, é opinião individual o entendimento dessas barbaridades (aqui já é parte minha) que a Bíblia nos apresenta.Eu, sinceramente, vejo que os humildes religiosos pouco sabem ou, pior, nada sabem sobre essas passagens.Mas sabem que "Jesus é o caminho, a verdade e a vida...", que "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" bla bla bla...As próprias pregações costumam ter essa conduta:"Pincelar as partes que nos interessam..."  :oPode parecer pesado, mas... não se pode duvidar "deles"...Aliás, minha posição é de que ninguém sabe se a Bíblia foi mesmo inspirada ou se tampouco houve alguém que a inspirasse...  :-[Abraço a todos.E paz !!!

Z
    Membro

Olá Z,

Este é o Jesus que eu tenho esperança que tenha existido, esta mensagem é a mensagem que eu espero que ele tenha tentado transmitir, para mim esta visão de Jesus é empreendedora onde as outras são subjugadoras.

Posso estar errado, mas a impressão que tenho é a de que vc está julgando a Bíblia de modo absolutamente parcial, enxergando-a do modo como vc quer que ela seja, e não como ela realmente é.É inegável que Cristo afirma ser o Filho de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Você acredita nisso? Se não, toda a Bíblia não passa de um amontoado de fábulas (de péssimo gosto, por sinal).

Se falam em sacrifício, eu respeito. Porque o sacrifício é uma entrega a uma causa e é uma riqueza enorme para o espírito. No entanto, sacrifícios obrigados não são sacrifícios mas sim oferendas. [/b]Se Unvolt deduz que grande parte da essência da Bíblia apela ao sacrifício em forma de oferenda, eu discordo, mas admito que algumas passagens transparecam essa mensagem. Eu respeito o sacrifício, mas condeno a oferenda. E o mesmo foi dito por Jesus segundo o testemunho de S. Tomé....

Não consigo entender qual seria o prazer que um Deus encontraria nos sacrifícios. Sim, pois toda a Bíblia está baseada nisto. Será que Ele necessita que aplaquem sua fúria contra a humanidade? Ou será que a morte é mais útil que a vida?

Caro Unvolt, você se sacrificaria pela sua família?, trabalharia mais do que o que você gostaria somente para ajudar outra pessoa (sem esperar nada em troca)? Você não considera o sacrifício como um dos valores mais respeitosos? Se não, não tem problema, mas eu valorizo o sacrifício e daí poderá advir nossas diferenças aqui.Você diz ter impressão que caracterizo a bíblia de forma parcial...Mas é claro que é parcial. Se você se considera imparcial, então terá descoberto o VERDADEIRO significado da bíblia e isto não terá mais discussão...É de facto inegável que Cristo afirma ser o Filho de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Eu acredito que ele realmente quis dizer isso, se ele era de facto eu não sei, mas pode muito bem ser. Ser filho de Deus, a verdade, a vida e o caminho pode apenas se tratar de ser uma mente iluminada consciente do mundo em que vive. Isso não é vida? Não é um caminho? Para mim o caminho é a consciencialização, não a devoção a uma ideia apregoada, mas a devoção à consciencialização!Jesus não mudará consoante nossas interpretações, mas o que ele nos transmite nos dias de hoje pode modificar-se com a credibilização de essências de Jesus que não as consagradas no Clero actual. Eu prefiro acreditar num Jesus consciente que utilizava da cativação de devotos para iluminar o mundo e não para subjugar uma crença específica. Esta minha esperança não desvanece com as escrituras, pois até é possível que Jesus, sendo homem filho de Deus (eu vejo-o como uma figura humana iluminada), use de técnicas de persuação e cativação, utilizando expressões e mesmo criando conceitos para melhor levar a população a bom caminho. Podemos criticá-lo por isso?! Se ele foi mesmo somente uma pessoa inteligente com forte poder de cativação, então não podemos condenar a sua arrogância pois ela não existe. Existe sim uma vontade e um objectivo. Podemos então condenar sim o uso dessa demanda individual com objectivo colectivo por parte das instituições eclesiásticas para impingir ideias erráticas às populações alvo.Também posso estar errado e Jesus ter sido apenas um homem viciado em cogumelos mágicos... quem sabe...Como Egypcyo diz, as pregações são viciadas à partida, a bíblia pode até ser uma forja de uma realidade inexistente, em que os iluminados seriam quem a escreveu (não necessáriamente apóstolos). Será sempre incógnita mesmo que a arqueologia encontre evidências claras sobre o assunto.O que as entidades clericais sabem das escrituras pode ser muito ou quase nada, mas a sua obrigação é saber usar as palavras para cativar as populações. Sua missão deve ser zelar pela iluminação e tranquilidade das pessoas (a verdade é que nós sabemos bem que as igrejas são mais uma entidade corrompida aos seus próprios dogmas).Este tópico fugiu um pouco ao tema inicial se orientando mais para o valor do livro sagrado. Mas não deixa de fazer sentido.Continuo dizendo que a bíblia terá sempre várias interpretações, e eu não apresentei nenhuma, apenas manifestei o meu benefício da dúvida sobre a intenção da crença em cristo....cumps ;)

Cientista
    Membro

Gente,  Antes de tentar definir os Deuses (algo externo) que tal definir o homem?  Somos uma espécie de grande macaco africano que deixou a caça/coleta há 10.000 anos e sabe escrever há 6.000 anos (pouco diante de 150 mil anos da espécie, não?). Já inventamos 10.000 deuses, um para cada ano de civilização, provando nossa pueril estupidez intelictual.   Temos algumas peculiaridades importantes como sermos uma ruptura com a ordem natural e sermos o ser complexo de maior violência intra-espécie.  Por fim, desde Moisés, inventamos um Deus Unificado, uma projeção antropomórfica de caráter parental e idealizada, para coroar nossa brilhante estup este "ser" (sic), cairemos em suas graças e receberemos a devida recompensa por nossa subserviência, na forma de indulgèncias e favores. Não temos mesmo noção do ridículo!  Abraçoooo!

Deus: criador ou criatura?

Essa semana levei alguns textos pra escola, sendo que um deles era “A Criação de Deus” do ateus.net . . . Estava lendo os artigos quando chega minha namorada, lê o título e pergunta:- “Como você pode ler isso?”- “É o que eu sempre leio ora...”- “Isso é um absurdo! Deus não é criatura, ele é CRIADOR!”E falou isso de forma decidida, mostrando firmeza e “fé” nesse Deus.Ah, ela não leu uma linha sequer, apenas o título...Agora, se alguém conhece esse Criador, por favor, me informem a seu respeito...E a pergunta segue sem respostas: Deus: criador ou criatura?O que acham:!/?

Concordo

Philipon
    Membro

Sim, sim... o meu pedido segue como que um apelo ... e na sinceridade dos meus pensamentos um Deus bom e honesto está tanto quanto distante da realidade cruel do nosso mundo... (infelizmente!)

Amigo Egypcyo,Analisando sua pergunta “Deus: criador ou criatura” tenho a impressão que você é uma pessoa agnóstica ou gnóstica, mas não partidária de doutrinas religiosas.

... e na sinceridade dos meus pensamentos um Deus bom e honesto está tanto quanto distante da realidade cruel do nosso mundo... (infelizmente!)

Gostaria que me seguisse na seguinte linha de pensamento:- Você ao nascer ganhou uma autoconsciência.- Graças à autoconsciência você é diferente a um animal.- Graças à autoconsciência você percebeu as coisas que precisavam de uma resposta e as colocou na sua citação acima.- Agora, se você é partidário da teoria mecanicista, que prega que todo nosso funcionamento (também a autoconsciência) é devido a simples reações eletroquímicas... Nesse caso, pergunte-se ou pergunte-lhes porque essas reações eletroquímicas maravilhosas só a possuem o homem e não os animais. Em realidade, não precisa perguntar nada, porque uma pessoa que acredita na teoria mecanicista no inicio do século XXI, só pode ser uma pessoa alienada e portanto sua resposta sempre será a mesma.Agora continuando com a linha de pensamento.- Se você ao nascer ganhou uma consciência ( homem = animal + autoconsciência), faça-se a pergunta, ganhei de quem?- Resposta única: de uma Consciência Superior.- Se uma consciência è parte de outra então, a essência de ambas é a mesma.- As atividade do seu corpo são geradas pelo seu cérebro, as atividades do seu cérebro pela sua mente, as atividades de sua mente pelos seus pensamentos e seus pensamentos são gerados pela sua autoconsciência.- Se sua autoconsciência é parte da Consciência Superior por lógica também possui sua potencialidade.Agora sou eu, que lhe faço uma pergunta: porque um Ser Superior lhe deve resolver seus problemas, se você possui os mesmos poderes que ELE?

Penso que no concernente ao fator "bem", o importante é ser honesto, ajudar o próximo, mostrar paciência e atenção... e fazer de pequenas atitudes um mar de alegrias !!!

Amigo Egypsyo,Se você atua segundo o que pensa, você está no caminho certo. A Consciência Superior está preocupada com o que você faz, não com o que você pensa. Lembre-se que você queira ou não, é seu representante.

Crer ou não é questão de opinião... Fazer o mal é ignorância e egoísmo...

Concordo com você

Penso que no concernente ao fator "bem", o importante é ser honesto, ajudar o próximo, mostrar paciência e atenção... e fazer de pequenas atitudes um mar de alegrias !!!

Concordo plenamente com vocêAmigo Egypcyo, volto a repetir, se suas atividades estão sendo gerenciadas pelo seus pensamentos (acima citados), você estaria atuando de uma forma mais espiritual que todas as pessoas que passam tudo dia orando dentro de uma igreja sem fazer nada.Finalizando, deixo a você minha posição com respeito a tudo o sinalizado:Se a Consciência Superior nos deu ao nascer a autoconsciência (parte de sua consciência), nos transferiu todas as suas faculdades para que nós continuemos sua obra. Por tanto nossa missão é: Criar novas vidas e junto com protegê-las e ajudá-las em todas suas necessidades, adquirir conhecimento para continuar nossa evolução e transformar este mundo num paraíso.E isto, o lograremos somente com trabalho em conjunto (com ações reais) tendo como únicas ferramentas o Amor e a Compaixão.Jamais lograremos nossa verdadeira missão, sentados num banco de uma igreja orando a um Deus humanizado, para que faça nossa tarefa. Depois de 2000 anos orando sem receber resposta (a situação do mundo está um caos e a tendência é piorar) deveríamos começar a pensar que algo está errado.Adorar a... Significa fazer a vontade de...A vontade da Consciência Superior já esta definida. Agora falta cumprir nossa parte que é: Colocar mãos na massa. Um abraço

cdp2x
    Membro

- Agora, se você é partidário da teoria mecanicista, que prega que todo nosso funcionamento (também a autoconsciência) é devido a simples reações eletroquímicas... Nesse caso, pergunte-se ou pergunte-lhes porque essas reações eletroquímicas maravilhosas só a possuem o homem e não os animais. Em realidade, não precisa perguntar nada, porque uma pessoa que acredita na teoria mecanicista no inicio do século XXI, só pode ser uma pessoa alienada e portanto sua resposta sempre será a mesma.Agora continuando com a linha de pensamento.- Se você ao nascer ganhou uma consciência ( homem = animal + autoconsciência), faça-se a pergunta, ganhei de quem?- Resposta única: de uma Consciência Superior.

Não é porque voce está dando essa resposta, que a resposta seja essa. Para mim essas suas explicações não são prova de nada."Deus: criador ou criatura?"Não sei.Nem voce sabe.Nenhum humano na condição em que se encontra sabe isso.E se souber não vai fazer nenhuma diferença, pois continuara limitado pelos elementos que compõem sua condição de existencia atual.

brenner
    Membro

Olá Egypcyoprimeira coisa, eu preciso saber no que você crêr, pra depois nós debatermos o que seria mais racional. espero que vc respondaum abraço forte.

Visualizando 14 posts - 31 até 44 (de 44 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.