Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Dicionário de Filosofia
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
10/07/2004 às 4:31 #70150Miguel (admin)Mestre
Alguem poderia indicar os melhores dicionários de filosofia ?
Postem o autor e a editora por favor.
Agradeço.
10/07/2004 às 5:52 #78487Miguel (admin)MestreOlá
Eu já tive oportunidade de postas sobre assunto recentemente. Segundo o meu parco uso, eu recomendo os seguintes:
The Encyclopedia of philosophy / Paul Edwards, editor-in-chief
Imprenta New York : Macmillan, 1972
8 v.Ferrater Mora, José
Diccionario de filosofía
Barcelona, Ariel
1994
4 vols
Esse livro é a versão atualizada do clássico de Ferrater Mora. Existem traduções, uma das ediçoes Dom Quixote de Lisboa e outra brasileira da Martins Fontes, mas se puder pegue no original em espanhol.Os dois são excelentes. Além deles, se usa muito outros dois, o do André Lalande e o do Niccola Abbagnano, mas não são tão bons quanto os dois primeiros. O Lalande funciona bem até Kant, principalmente.
Depois desses, temos o dicionário Oxford de filosofia, traduzido pelo Desidério Murcho que é mais simples. Tem também a Enciclopédia Stanford de filosofia on-line http://plato.standford.edu , que é bem razoável.
E por último, um dicionário pequeno, mas muito preciso e completo a que se propões é o dicionário básico de filosofia, brasileiro, dos professores Hilton Japiassu (UFRJ) e Danilo Marcondes (PUC-RJ), de Zahar Editores.
Além disso existe a coleção Dicionário de Filósofos, com vários volumes (Descartes, Kant, Rousseau, Wittgenstein), que é um trabalho feito por um estudioso do autor e que dá conta dos principais termos e conceitos do vocabulário deste autor.
Vale observar quea história da filosofia é muito complexa, então alguns termos adquirem diferentes signficados em cada autor, como “dialética” por exemplo. O dicionário é uma obra de manual, que vai servir para consulta, o melhor dicionário var ser aquele que oferecer uma História dos Conceitos.
Eu já escrevi sobre isso também em
http://consciencia.org/livros.html31/10/2005 às 22:37 #78488Miguel (admin)MestreUm bom dicionário de Filosofia tamém é de NICCOLA ABAGNANO – tem me ajudado muito. Você poderá encotrá-lo em boas Bibliotecas ou em livrarias (proxmias de boas Faculdades)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.