Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Filosofia e Teoria da evolução
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
01/03/2001 às 15:17 #69859jocaxMembro
A filosofia nao pode ficar de cega
para as descobertas da ciencia principalmente
a teoria evolutiva e suas consequencias eticas e filosoficas.
jocax01/03/2001 às 22:48 #73522Miguel (admin)MestreAo que me consta não está, principalmente no citado exemplo, que já tem mais de 100 anos. Aliás, o sr sabia que a teoria da evolução foi esboçada por Rousseau e desenvolvida de outra forma, antes de Darwin pelo filósofo Spencer?
See ya
02/03/2001 às 14:11 #73523jocaxMembroNao creio , se fosse assim os historiadores teriam registrado.
Note q existem varios tipos de evolucao propostas
mas a unica que se sustenta ateh hoje eh a de Darwin ( da selecao natural )Veja em :
http://ourworld.compuserve.com/homepages/KVC/home.htm02/03/2001 às 18:17 #73524Miguel (admin)MestreO fato é fartamente documentado. Só que a abordagem foi diferente. Darwin apresenta outros argumentos no seu complicado livro teórico, e teve a base empírica de vários anos de viagens e pesquisas. Veja num site, por exemplo:
Sobre Herbet Spencer . Mas é claro, posso indicar uma literatura mais séria acerca do assunto se assim se fizer necessário.Quanto, ao Rousseau, isso é esboçado no discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, quando Rousseau afirma que os orangotangos eram homens no estado de natureza. Você pode fazer uma leitura buscando essa aproximação.
See ya
05/03/2001 às 12:45 #73525jocaxMembroteorias evolucionistas existiram muitas ANTES
de Darwin, como as de Lamarck por exemplo.Mas a *unica* que realmente sintetizou a evolucao como a conhecemos hoje em dia foi a de Darwin/Wallace que explicou a origem das especies atraves da *selecao natural*.
[]s
jocax05/03/2001 às 15:51 #73526Miguel (admin)MestrePelo menos isso mostra que a filosofia não é cega às descobertas científicas, especialmente a evolucionista, já que temos pelo menos dois grandes filósofos da evolução, um antes Spencer, e um depois, Bergson.
06/03/2001 às 13:24 #73527jocaxMembroALGUMAS CONSEQUENCIAS DA TEORIA DA EVOLUCAO NAO EXPLORADAS DEVIDAMENTE PELA FILOSOFIA
==================================================Aqui vai , sinteticamente, o que eu descobri sobre o amor :
O amor segundo jocax
====================“O amor é um instinto, programado em nós pelos genes, para fazer o
CONTROLE DE QUALIDADE da pessoa que poderá ser o pai /mãe de nosso filho
”Daqui podemos entao concluir que :
1-O amor eh um instinto.
Isso significa que nao eh diretamente controlado por nossa vontade
consciente.
Devo enfatizar que instinto, do modo que aqui me refiro, significa
desejos, impulsos, reflexos ou acoes que sao moldados em nossos
cerebros pela acao direta dos genes.
Esses instintos a que me refiro tambem sao conhecidos
como regras epigeneticas.Isso quer dizer que o instinto do amor eh hereditario.
Devemos notar que, sendo o amor um instinto, nao significa que
o objeto do amor seja determinado exclusivamente pela genetica,
do mesmo modo que o instinto da fome nos impulciona aa uma refeicao,
o prato predileto pode variar de pessoa a pessoa.Acredito tambem que alguns tracos preferenciais do objeto do amor, sao
determinados geneticamente, dessa maneira, uma pessoa sempre
tera uma preferencia por determinados tipos humanos que a outros.2-O amor eh um instinto para o controle de qualidade.
Muitos se enganam que o objetivo dos seres vivos eh perpetuar a especie. Nao eh.
O objetivo de todo ser vivo eh perpetuar os genes, seus proprios genes.
Perpetuar significa sobreviver ao tempo, atravessar as geracoes….
Isso significa que a qualidade eh essencial. Pouco adianta termos muitos descendentes se estes nao sobreviverao nem uma unica geracao.Existe um compromisso entre qualidade e quantidade. Quanto maior a
quantidade, em geral, menor eh a qualidade de cada um.
O inverso, em geral,tambem eh, verdadeiro :
Quanto menos filhos maior os cuidados e maior o investimento “per-capita” e, portanto, maior a qualidade de cada um, aumentando
a possibilidade de nossos genes atravessarem as geracoes.Outro modo de buscar a qualidade eh fazer uma boa escolha do parceiro
que ira misturar seus genes aos nossos. Eh aqui que entra o instinto
do amor : para selecionar parceiro/as.3- O objetivo do amor eh gerar filhos.
Isso explica a razao direta entre o amor e a sexualidade, entre o amor
e o querer a pessoa sempre perto, explica tambem o ciumes.Esta tambem eh a razao de a velhice ser tao temida pelas mulheres :
Os homens instintivamente preferirao as mais jovens , em idade
reprodutiva, e isso eh percebido pelas mulheres que desesperadamente
lutam “contra” a velhice.E eh por este motivo tambem que a velhice nos homens nao eh tao
tragica quanto o eh ,psicologicamente, para a mulher :
Os homens tem quase o dobro do periodo fertil que a mulher tem,
por isso nao sofreram a mesma selecao natural como as mulheres
sofreram.Surge uma questao relevante: e os homossexuais ?
Isso tambem pode ser explicado darwinianamente ver em :
http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/170=====================================
A paixao segundo o jocax
A paixao eh uma forma de amor.
A paixao eh o sentimento amoroso em um grau extremo e quase sempre
mesclado com imaginacao.A paixao se caracteriza por desejar obcessivamente o ente amado, esta
obcessao muitas vezes se da pelo fato de, nao conhecendo todas os
aspectos da pessoa amada, estes aspectos sao preenchidos com a propria
imaginacao da pessoa apaixonada.Por isso, muitas vezes, a paixao esvai-se tao repentinamente quanto
chegou :
Os apectos imaginados sao substituidos pelos reais, nem sempre
correspondentes aos anteriormente imaginados, a medida que a pessoa
vai conhecendo, de fato, seu objeto de amor.Pode acontecer o inverso, quando as caracteristicas inicialmente
imaginadas, sao confirmadas pelo tempo: a paixao consolida-se como
um amor duradouro.Como o amor, a paixao tambem visa a perpetuacao genetica e por isso
ela eh um sentimento ligado ao desejo sexual.
Assim como o amor, a paixao mede a qualidade do ser amado.E, por isso, nao pode ser impossivel que uma paixao possa ser
substituida por outra uma vez q este outro ser pode ter mais
qualidades que o primeiro e, portanto, o alvo da paixao pode
mudar de destino.A paixao eh perigosa pois, trazendo junto com ela aspectos imaginarios,
corre-se o risco de se tomar decisoes equivocadas.
Por outro lado, talvez seja o unico modo de pessoas excessivamente
timidas poderem ter filhos. Entao acredito que a paixao sera tanto
maior quanto mais timida for a pessoa. Isso se deve ao fato
de que se a timidez tem origem genetica, a unica maneira da pessoa
se libertar, e se envolver, seria por um atraves de um sentimento
mais poderoso.=====================================
Teoria evolutiva sobre o homossexualismo
By : joao carlos H. Barcellos 30/mar/2000Eu tenho uma nova teoria sobre a origem dos Gays ( nada contra eles ).
Pelo fato de ser uma taxa grande da populacao, se nao me engano de
cerca de 10%, isso sugere que, se for uma tendencia genetica, como
acredito, deve ser explicada evolutivamente.Ou seja, se os homossexuais tem origem (ao menos parcialmente)
genetica, entao, o o alto indice de homossexuais na populacao tem
q ser explicado por um mecanismo darwiniano.A explicacao que achei eh semelhante ao q eu li certa vez a respeito
de que eles poderiam ajudar “em casa” de algum modo aumentando
as chances de sobrevivencia de seus irmaos e ou sobrinhos
(que possuem grande parte de seus genes).Acredito q em um ambiente muito competitivo, onde o homem tem q se
preocupar muito com detalhes corriqueiros da familia, nao sobra
tempo suficiente para q ele proprio desenvolva aptidoes e/ou
alcance posicoes de destaque politico dentro de seu ambiente social
ou de trabalho.
Assim, se na familia houver um homossexual, ele podera galgar estes
degraus socio-economicos com + facilidade que um homem com familia e,
como uma “ponta de lança”, abrir caminho para que seus parentes
proximos tambem ascendam socio-economicamente.Isto poderia ser, do ponto de vista evolutivo, vantajoso para os genes
da familia como um todo. E um modo seguro de seus genes ( em seus
parentes proximos) possam ampliar a capacidade de sobrevivencia por
mais geracoes.
====================================Joao Carlos Holland de Barcellos wrote:
HomoUtopismo ( 04/03/2001)
No mundo existem muitos tipos de doutrinas (nao eh um texto sobre
Genismo!), ideologias, regimes politicos, religioes etc..para todos
os gostos e temperamentos.Eh natural que as pessoas se distribuam entre estas escolhas e
defendam seus ponto de vistas, as vezes excedendo-se e usando mais
a adrenalina que a razao.Talvez haja um dia em que se prove que, dentre todas estas opcoes
de escolha, apenas uma delas seja a verdadeira ou, ao menos,
conduza aa uma felicidade maior que as outras.Enquanto este dia nao chega, e nenhuma das partes consiga provar
suas razoes, as discussoes continuarao atraves dos tempos.Entre estas escolhas ideologicas algumas sao bastante
comuns, entre elas podemos destacar as dicotomias classicas:Politica : Esquerda X Direita
Religiosa: Crentes X Ceticos-ateusAlem destas classicas, existem algumas outras. Uma delas, a que me
incomoda mais, por falta de nomenclatura, chamarei de HomoUtopica.Esta “doutrina” tem na especie humana um ser misterioso, do mais
puro livre arbitrio possivel, e no qual todos sao iguais em todos
os sentidos possiveis. Nesta doutrina toda diferenca entre
os seres humanos esta por conta do ambiente e os genes sao meros
colares de bases a enfeitarem nossas celulas. Faz parte tambem do
HomoUtopismo a crenca que o ser humano nao evoluira para outra
especie, que racas nao existem e que o ser humano nao pode ser
comparado ( em direitos ) aa outras especies animais.Acredito que o HomoUtopismo possa ser resquicios de doutrinas
religiosas que veem o Homem aa semelhanca de deus etc…Sempre que lemos um texto q contrarie nossa ideologia eh natural que
alguma forma de reacao seja ao menos esbocada , e esta pode ir desde
uma indignacao, seguida de uma violenta resposta ( sujeita aa
treplica )
ateh uma resignada e silenciosa racionalizacao( “eles nao sabem mesmo
o q estao falando e nao vale a pena perder tempo” ).O e-mail q recebi, abaixo , causou-me esta indignacao e por isso
resolvi escrever a respeito, talvez mais para me desabafar do
que para realmente provar meus pontos de vista (impossivel nesta
altura do recem-sequenciado genoma).Sou um anti-HomoUtopico e por isso gostaria de expor minhas razoes
para rejeitar muitas das ideias desta doutrina (que permeia o e-mail
abaixo).1-Diferencas geneticas.
A diferenca de DNA entre os homens eh “insignificante” de cerca de
menos de 0,1% do DNA.
Devemos lembrar q a diferenca entre homem e chipanze tambem eh
pequena de cerca de 2% do DNA. Mas o que significa isso? Isso
significa
q se tomarmos a sequencia das bases do DNA verificaremos alteracoes
dos pares de base em cerca de 0,1% delas no homem e cerca de 2% nos
chipanzes. Mas isso *nao* quer dizer que a diferenca no fenotipo ( o
produto final dos genes ) seja proporcional aa essa diferenca no
material genetico.Um exemplo. Considere esta sequencia de “numeros-genes” :
( Os digitos correspondem as bases e os numeros aos genes )S1=( 1000, 0222, 9888 )
S2=( 0000, 2222, 1888 )
S3=( 0999, 1111, 9999 )Embora S1 e S2 difiram de apenas 1 digito em cada gene, a diferenca
no fenotipo ( valor numerico ) eh muito maior do que entre S1 e S3
que diferem em todos os seus digitos ( bases ).A diferenca de apenas um digito (base) pode ocasionar uma enorme
variacao no valor associado (fenotipo ). Isto quer dizer que
dependendo onde estas diferencas se situem, uma diferenca de 1%
pode acarretar uma variacao *muito* maior do que outra de 50% por
exemplo. Isto significa que nao podemos tirar muitas conclusoes
em relacao aa diferencas de bases no DNA.Poderiamos tambem ter um unico gene controlador de leitura
que controlaria totalmente como os outros genes vao se comportar.
Ou seja a difenrenca num unico gene seria maior do que uma
diferenca em todos os outros genes.2- O papel do ambiente.
Para realcar a liberdade fenotipica do “Homos utopicus” ( como o
Homo sapiens eh visto pela doutrina HomoUtopista), relega-se
totalmente
ao meio ambiente aas caracteristicas humanas.Primeiro, devemos lembrar que o ambiente inicial do DNA, o ovulo,
tambem eh produto deste DNA e nao poderiamos ter um ovulo de Homo
sapiens
muito diferente do padrao sem que o proprio DNA da pessoa que gerou
o ovulo tambem nao fosse diferente.Mas o mais importante sao as caracteristicas tipicas humanas. O homem
parece-se com um homem e nao um macaco pq seu DNA eh diferente do DNA
de um macaco. Por mais que se ensine um macaco a ler e escrever ele
nunca sera capaz disso, seu DNA nao lhe conferiu esta potencialidade.Assim nos tambem nunca iremos sintetizar clorifila pq nosso DNA
eh muito diferente de uma samanbaia, e a mesma razao se aplica
para explicar pq nossa inteligencia nunca podera alcancar
um QI de 1500 pontos por exemplo.Quero dizer que somos humanos pq nosso DNA eh humano e nao pq
o ambiente nos permitiu sermos assim. Por mais que se mude o ambiente
nunca um feto humano deixara de ser um ser humano.Mesmo sabendo q a inteligencia EH determinada pelos genes
(se nao fosse assim um chipanze poderia lecionar filosofia),
o HomoUtopismo parece querer negar isso, ele nao nega que outros
atributos visiveis como ter 5 dedos nas maos seja devido aos genes
mas nega que outras caracteristicas ditas psicologicas tambem
o sejam. Claro q a variacao da inteligencia humana tambem depende do
ambiente mas esta variacao eh minima em relacao aa determinacao
genetica, se nao fosse assim ninguem acharia Anormal que pessoas
nascessem retardadas ( com QI < 30 ) por exemplo. Assim, dizer que os genes nao determinam, por exemplo , a aptidao
matematica ou a tendencia homossexual, eh mais precipitado
do que dizer que determinam, afinal porque os macacos nao
apresentam esta aptidao matematica se ela nao eh conferida
pelos genes?[]s
jocax
Ps: Claro que o anti-HomoUtopismo tambem pode ser visto como uma
“doutrina” se nenhum dos lados tem provas de seus pontos de vista.20/10/2001 às 16:15 #73528Miguel (admin)MestreAchei muito interessante essa teoria sobre amor e paixão e gostaria de receber mais informações.
[email protected]11/05/2004 às 19:07 #73529Miguel (admin)MestreOLá Pessoas!!!! Ando imconformada com a atitude de professores meus com relação a não abertura para discussão de assuntos como evolução humana. Recentemente fiz uma avaliação de psicobiologia e uma das questões era: Em termos comportamentais e / ou evolutivos comportamentais o que diferencia o ser humano dos outros animais, inclusive o seu parente mais próximo o chimpanzé?”. Em minha resposta enfoquei a capacidade intelectual de desenvolver a linguagem escrita, mas a professora desconsiderou minha questão alegando que a resposta correta era “a capacidade de evoluir culturalmente ou a teoria Lamarckiana”. Confesso que estou até hj indgnida, pedi revisão de prova e mesmo assim a minha nota medíocre (7.5) foi mantida. O que vcs têm a dizer quanta a esta questão?
Obrigada,
Jane.11/05/2004 às 23:49 #73530Miguel (admin)MestreJaneHecate em, 11 de Maio de 2004 – 4:07 pm:
“…mas a professora desconsiderou minha questão alegando que a resposta correta era…”*. Indique a sua professora ao Prêmio Nobel, tendo em vista ela ter tanta certeza sobre algo tão complexo.
“a capacidade de evoluir culturalmente ou a teoria Lamarckiana”
*. Peça para sua professora lhe explicar como é possível evoluir culturalmente sem a linguagem?
*. Aqui fica claro que a sua professora considera que foi a seleção natural e não nenhuma força miraculosa ou transcendental o responsável pela evolução cultural e a própria linguagem.
Bom… peça a ela (a autoridade máxima em sala de aula) para considerar, apenas por um segundo, a hipótese da própria seleção natural ser um evento miraculoso e transcendetal?Há inúmeros debates acadêmicos sobre seleção natural, dois debatedores famosos são Richard Dawkins e Stephen Jay Gold.
* Dawkins estaria para ultraevolucionista.
* Gold, apesar de não negar a primazia da seleção natural, argumenta contra a visão ultradarwinista.Daí a sugestão de indicar a sua professora ao Prêmio Nobel, pois, conforme a sua narrativa, ela disse que o CERTO era o que ela disse que era CERTO.
“Confesso que estou até hj indgnida…O que vcs têm a dizer…”
Pois éh!
Acredito que a indignação se dá não em razão da nota, mas sim na falta de debate, principalmente nestes dias de internet, o que facilmente poderia acontecer via e-mail com a sua professora.
Certamente o debate seria bom para ambas, mas parece que ela(a sua professora) não é uma pessoa que sabe abraçar as oportunidades que a vida lhe oferece.
Assim ela (a tal professora) deixa de evoluir culturalmente, ou pode um dia deixar de pensar.
E não foi ela(a dita) quem lhe disse que aquilo que não usamos atrofia?abs.
12/05/2004 às 19:56 #73531Miguel (admin)MestrePrefiro não emitir juízo sobre a professora em questão já que tomei conhecimento apenas da versão de uma das partes e não sei também qual critério de correção foi adotado. Mesmo quanto à abertura de debate por parte da professora, prefiro não emitir juízo. Normalmente os debates ocorrem em sala de aula, durante as exposições dos temas, e o momento da prova escrita não é o melhor lugar para isso. Pode-se escrever argumentos na prova tentando sustentar opinião diferente do professor, algo arriscado já que costumeiramente o aluno está errado e mesmo quando não é o caso trabalha sem conhecer a réplica. Felizmente, acontece de (bons) professores considerarem opiniões diferentes desde que bem fundamentadas.
Enfim, atribuir o papel de vítima ao aluno, imaginando todo professor como tirano autoritário, não deixa de ser um tipo de corporativismo. Também é costume apoiar o lado mais fraco
Não digo que seja o caso, somente me adiantei e fiz uso do que provavelmente seria utilizado contra um professor. Agora, uma provocação: acerca da resposta “o que diferencia o homem do chipanzé é a capacidade da linguagem escrita”, como ficam os analfabetos?
Sobre a sugestão da professora: “a capacidade de construir cultura” e “a teoria lamarckiana”. Aceitaria de bom grado a primeira, mas sobre Lamarck eu pensaria melhor, no mínimo pediria “fale-me mais sobre isso”.
Com o Alex estou de acordo que a linguagem é um veículo privilegiado de construção da cultura. Linguagem é um termo que pode ser utilizado em sentido amplo e caberia perfeitamente para diferenciar o homem, entretanto, ampliando mais o sentido do termo, podemos perfeitamente encontrar linguagens nos chipanzés, golfinhos, baleias… e imaginando que a professora pudesse querer usar disso como um trunfo talvez se explica a precaução de adjetivar o termo linguagem com o adjetivo “escrita”, mas ainda assim não foram eliminadas todas as pontas soltas. Utilizaremos linguagem escrita em que sentido? Um analfabeto tem essa capacidade? Todo tipo de escrita? Desenhos? Se um macaco aprender a colorir uma figura geométrica, rompeu a barreira que o separa do homem? Reforçando o que foi dito anteriormente: a coisa não é tão simples.
Valeria a pena ouvir o lado da professora antes de emitir juízo.
Espero ter jogado lenha na fogueira
[]'s
13/05/2004 às 3:30 #73532Miguel (admin)MestreAcrescentando alguns gravetos nesta fogueira.
Pilgrim em Quarta, 12 de Maio de 2004 – 4:56 pm:
“Prefiro não emitir juízo sobre a professora…Mesmo quanto à abertura de debate …”
Ok.
Tá certo… extrapolei.“Felizmente, acontece de (bons) professores considerarem opiniões diferentes desde que bem fundamentadas.”
Felizmente mesmo, mas como “bom” são poucos, isto em tudo na vida.
Entre a molecada do bairro apenas uns poucos são “bom” de bola.
Entre a mulherada que passa na calçada poucas são boazudas.
“Bom” funcionário público são poucos, e assim vai.
Em temas complexos bons argumentos, acredito, valem mais que o direcionameto do professor, e ainda que a posição do aluno na réplica do professor se mostre não-satisfatória, já valeu de saída a originalidade do aluno.
O curso não termina em um dia, e o professor pode motivar ou desmotivar um aluno.
Não estou a dizer que motivar é dar notas, a tal motivação é complexa… mas sempre é possível dar um zero para o aluno e ele ainda lhe dizer obrigado e elogiá-lo na cantina para os outros colegas, como tb é possível um outro professor dar um 7,5 para o mesmo aluno e ele ficar indignado.
Acredito que é justamente aí que o joio é separado do trigo.“…os analfabetos?”
Complicou.
Neste exato momento, aqui no BR há índios que vivem na amazonia e que nunca viram um homem branco. Não estou dizendo que toda a tribo nunca viu um homem branco, mas que boa parte da tribo nunca viu um homem branco.
No mundo observamos diversas tribos ditas “primitivas”. Estas não evoluiram culturalmente, ou seja continuam com os seus gravetos, dormindo no relento, com hábitos nômades e coisas do tipo.
Estes “primitivos” não possuem acervo de livros, e se possuem algum tipo de linguagem escrita, certamente, na maioria dos casos trata-se de linguagem escrita rudimentar.
Particularmente estou mais para evolução cultural em razão de fatores como a densidade demográfica e a capacidade de obter ou produzir alimentos, oportunizando melhorias tecnológicas para a tribo X, Y ou Z.
Mas sem dúvida a escrita exerce importante papel, tendo em vista que não há sociedade humana que tenha evoluído sem a escrita.
Um macaco tb possui linguagem, mas sem dúvida não se trata de forma de linguagem tão refinada quanto a do ser humano, no sentido de localidade ou objetividade, ou seja, o ser humano descreve objetos, coisas ou sentimentos através das palavras, e isto oportuniza situações criativas.
Aí a tradição oral do ser humano: o homem conta histórias para outros homens, e acrescenta a estas novos elementos, simbolismos e metáforas.
Tenho lá minhas dúvidas quanto a macacos ou baleias contarem histórias.Então o que determina a evolução cultural, se nem todo aglutinado humano evolui culturalmente?
O “primitivo” é sapiens sapiens como qualquer urbanóide, pelo menos nos últimos 40.000 anos, só que alguns evoluíram culturalmente e outros pararam no tempo.Dos que evoluíram… todos… desenvolveram uma espécie de acervo escrito ou biblioteca, bem como desenvolveram maiores refinamentos na linguagem.
Consideramos, a grosso modo, que evoluir culturalmente é casca, um simples trocar de roupa, trocar peles por tecido sintético.
abs.
(Mensagem editada por alex em Maio 13, 2004)
13/05/2004 às 4:33 #73533Miguel (admin)MestreRapidamente, agora não tenho muito tempo; se for o caso escrevo mais depois:
evoluir culturalmente é casca, um simples trocar de roupa, trocar peles por tecido sintético
Não estava pensando propriamente em igualar evolução cultural com evolução tecnológica.
Em termos comportamentais e/ou evolutivos comportamentais o que diferencia o ser humano dos outros animais…?
Talvez tenhamos faltado com a atenção, a pergunta incluia uma orientação: em termos comportamentais…?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.