Matrix- Sua referências mitológicas, filosóficas e literárias

Início Fóruns Outros Tópicos Matrix- Sua referências mitológicas, filosóficas e literárias

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor

O filme Matrix pode ser associado a:

Mitologia- desde o nome de suas personagens até o enredo
    Podem ainda ser traçados paralelos entre Neo e Jesus.

Filosfia- A Alegoria da Caverna de Platão. A revolta contra o sistema (uma ótica marxista), a máxima “Conhece-te a ti mesmo”, críticas ao humanismo etc

Referências literárias e outras- como por exemplo, Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, entre outros.

Detalhes técnicos- quando as personagens estão na Matrix, um filtro levemente verde é colocado para dar esse efeito na imagem. Assim, fica mais evidente a diferença entre ambientes (Matrix e realidade)

Consultem a página:

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php/topic,23902.msg159284.html

Vale a pena.

Olá Renan

Para o paralelo – Matrix – Filosofia recomendo a introdução da última edição do Convite a Filosofia da professora Marilena Chaui.

Para um paralelo Matrix – Carlos Castaneda, tem a seguinte página, que traça paralelos ponto a ponto do filme:
    http://64.233.161.104/search?q=cache:_nYPMtbYKXsJ:zionmainframe.net/main/matrix/archive/castaneda.html+matrix+castaneda+flyers&hl=en&lr=&client=opera&strip=1

(estou mandando o cache do google porque não consegui entrar na página regular há instantes)

Obrigado Miguel.
    O Convite a Filosofia já li. Agora vou conferir esse link que você postou.
    Futuramene vou fazer meus comentários sobre o filme, postar curiosidades e observações retiradas inclusive do livro de Marilena Chauí.

Um abraço

Achei a exposição dela magistral. Ela está a rigor fazendo uma aula sobre filosofia, mas usando o recurso de associar a cultura correntes dos jovens, que é algo que o professor do ensino médio faz muito em sala de aula. Eu só tenho a versão anterior do livro. Essa com o a introdução revisada eu li na livraria mesmo, gostaria de ter.

O outro texto em inglês é bem preciso em suas colocações, embora, como o autor advirta no início, seja preciso já ter lido os livros do autor. Existe uma grande influência oculta de Castaneda no cinema. Um dos que admitiram nomeadamente como um dos pilares para a construção de seu universo foi o George Lucas da saga do Star Wars.

O Convite a Filosofia que comprei já possui a introdução que aborda Matrix. É uma edição mais nova. Dei sorte (se é que isso existe)

Aqui vão outros detalhes que considero interessantes para debate:

Paralelos entre Neo e Sócrates:

“O paralelo entre Neo e Sócrates não se encontra apenas no fato de que ambos são instigados por “espíritos” que os fazem desconfiar das aparências nem apenas pelo encontro com um oráculo e o “Conhece-te a ti mesmo” e nem apenas porque ambos lidam com matrizes. Podemos encontra-lo também ….em uma das mais célebres e famosas passagens de um escrito de um discípulo de Sócrates, o filósofo Platão (Convite a Filosofia- Marilena Chauí).
    Neste trecho, Chauí se refere à alegoria da caverna (famoso trecho que consta na Republica de Platão)

Paralelos entre Neo e Jesus:

– Na primeira cena em que Neo aparece, alguém bate a porta. Neo atende e entrega a encomenda que o individuo veio buscar. Ao receber o software encomendado, o sujeito diz a Neo: “você é meu salvador, meu Jesus”.
    – Existe um traidor entre aqueles que cercam Neo. O diferencial é que ele não traiu Neo diretamente, mas Morfeu. De qualquer forma, o ato da traição lembra Judas.
    – O oráculo diz a Neo que ele tem o dom, mas parece que está esperando por algo. Quando Neo pergunta o que seria, o Oráculo responde: “Não sei, talvez sua próxima vida”. E isso realmente acontece, pois o agente Smith mata Neo, que posteriormente ressuscita graças a Trinity (que significa Trindade, numa alusão a Santíssima Trindade). Neo ressuscita mais poderoso e com o dom de salvar o mundo.
    Em resumo, Neo e Jesus foram traídos, assassinados e ressuscitaram. Também ambos vieram ao mundo predestinados a salva-lo.

O que é Matrix?

“Essa palavra é latina. Deriva de mater, que quer dizer mãe. Em latim, matrix é o órgão das fêmeas dos mamíferos onde o embrião e o feto se desenvolvem; é o útero” (Convite a Filosofia- Marilena Chauí)
    Quando o corpo de Neo é localizado por Morfeu, Trinity, e demais tripulantes do Nabucodonosor, Neo é retirado de algo com formato que se assemelha a um útero. Logo em seguida ele escorrega por um canal (que pode simbolizar a vagina) e cai. Isso simboliza o seu nascimento. Mofeu então diz a celebre frase: “bem vindo ao mundo real”.
    Neo também rompeu o suposto “útero”, como se estivesse quebrando a casca de um ovo. De qualquer forma (sendo ovo ou útero), aquela cena representa o nascimento de Neo.

Matrix e Marx:

Em determinado momento, Mofeu afirma: “Matrix é controle” – essa afirmação pode ser interpretada de vários modos, inclusive do ponto de vista marxista, se observamos a afirmação por uma perspectiva social.
    Morfeu diz que a Matrix está em tudo: quando você vai ao trabalho, quando você vai a igreja, quando paga seus impostos. Isso pode ser uma alusão aos conceitos de superestrutura, ideologia e alienação.

Matrix (filme), O Mundo de Sofia (livro) e O Show de Truman (filme):

Em ambos, a protagonista desconfia da realidade que lhe é apresentada. Em ambos, a protagonista busca uma nova realidade, um outro mundo, uma fuga das trevas para a luz (em alusão ao mito da caverna de Platão)

Porém, a questão mais abordada no filme é a da escolha e da liberdade:

1-Morfeu: “Só tem dois modos de você sair daí. Um é pelo andaime, o outro é ser carregado por eles (os agentes). A escolha é sua”
    2-Você quer tomar a pílula azul ou vermelha?
    3-Morfeu: “eu só posso mostrar a porta, você é que terá de atravessa-la” (numa alusão típica da filosofia oriental).
    4-Oráculo: “em uma mão você terá a vida de Morfeu, e na outra a sua própria vida. Um dos dois morrerá, você escolhe” (Sartriano, talvez)

Será que a questão da liberdade se resume a escolhas dentre possibilidades (dilemas, como os vividos por Neo, por exemplo)????

Os nomes das personagens no filme Matrix não foram escolhidos aleatoriamente. Cada nome tem um sentido muito claro relacionado à mitologia grega, mas isso vou deixar para comentar depois.

Notem que ponto interessante:

A ANOMALIA EXPLICADA

A anomalia são todos os humanos que não aceitam o Matrix. O Arquitecto diz a Neo: “A tua vida é uma soma do resto de uma equação desequilibrada inerente à programação do Matrix. Tu és a eventualidade de uma anomalia, o que, apesar dos meus mais sinceros esforços eu fui incapaz de eliminar do que é por um lado a harmonia da precisão matemática. Enquanto permanece um fardo assiduamente tentar evitá-la, não é, de todo, inesperada, e por isso não está fora de uma medida de controle”. A chave aqui é o nome do programa de Neo – “The One” – tire-se um terço por exemplo. 1 sobre 3 é 0.33333 recorrente. Um computador não consegue lidar com números recorrentes, pois tem que aceitar um limite, digamos 0.33333 como argumento; multiplicado por 3, temos 0.99999 – nunca 1.00000, onde está o resto 0.00001 (The One)? É esta a limitação dos computadores e, neste caso, da Matriz. Uma anomalia incapaz de ser eliminada.

A equação

A equação em si, continua um enigma, no entanto apercebemo-nos que envolve p. O Keymaker faz referência à janela do tempo que abre a porta do terminal principal como sendo de 314 segundos. 3.14 é p para três sig. figs. ou para o número de radianos em metade de um circulo. Metade de um circulo é como o arco na cena de amor de Trinity e Neo – um e um ,ou, uma escolha – um ou um. Leva-nos a 101. “101” é mencionado bastantes vezes na trilogia Matrix. O número do quarto de Neo em “The Matrix” é 101, o Merovingian está no andar 101, a auto-estrada 101 em “Matrix Reloaded” e quando Trinity penetra no sistema da central eléctrica ela insere a password Z10N0101. Isto indica que Trinity é também ela um programa pois o código não é inserido ao acaso. 101 é o binário de 6, o qual é baseado na contagem binária de base zero: 000 é 1, 001 é 2, 010 é 3, 011 é 4, 100 é 5 e 101 é 6. E esta é a versão Matrix 6.0. Então temos também 303, que é o número do quarto de hotel onde Smith alveja Neo em “The Matrix”, 303 é também o número do quarto onde vive a Oráculo, 303 é o quarto onde Trinity está no início do filme “The Matrix” e 303 pode também ser visto no final de “The Matrix” quando Neo luta com os agentes e Smith onde começa a ver o código que compõe o Matrix. 101 * 3 = 303.

Muito complexo eu sei… este filme é um SHOW.

Fonte:
    http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php/topic,23902.msg159284.html

Z
    Membro

Fazer um up aqui ao filme show…Conhecia grande parte das particularidades encunciadas, mais a mais itneressante é a anomaliaO filme, a obra é de facto impressionante é é impressionante como facilmente se econtra sentidos em todos os aspectos e pormenores...cumps.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.