Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Por que tanta gente acha que existe um Deus ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
24/09/2003 às 2:08 #76271Miguel (admin)Mestre
vdj
Buscar a verdade sempre foi uma das maiores metas da humanidade
Concordo.
e apareceram várioas pessoas que se disseram detentores dessa verdade
Inclusive nós particiopantes deste fórum, religiosos ou não.
e entre os religiosos encontramos muitos exemplos disso
Tudo bem, mas não se esqueça que entre os crentes da ciência tb encontramos vários exemplos. Pode ser que amanhã apareça alguém aqui dizendo que a mensagem que o vdj postou é um “exemplo disso”.
abs
(Mensagem editada por alex em Setembro 23, 2003)
13/10/2003 às 0:53 #76272Miguel (admin)MestreAh, Pilgrim fez uma bela citação como sendo de Santo Agostinho em q não lembrava a referência. Eu lendo a bíblia por acaso encontrei, na primeira epístola de Paulo aos coríntios capítulo 8: “A ciência incha, mas o amor edifica. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não conhece nada como convém conhecer.” Talvez Santo Agostinho tenha a tirado de lá.
02/06/2004 às 22:31 #76273disintegratorMembroda onde intaum veio deus? do nada? como algo pode aparecer do nada ou simplesmente existir sem resposta, e ainda com poder de criação?
05/06/2004 às 21:47 #76274Miguel (admin)Mestre(sic)
da onde intaum veio o mundo? do nada? como algo pode aparecer do nada ou simplesmente existir sem resposta?E conclue que o mundo nao existe…
– Ora! O mundo sempre existiu! (do nada)
E por que não aceita isso de Deus?
Continue perguntando… um dia talvez filosofe.
06/06/2004 às 20:22 #76275disintegratorMembroe porque aceitar isso de deus?
o mundo eu tenhu consciencia q existe, jah deus nuam tm como vc comprovar tao nitidamente, eh apenas uma crença. uma falácia. se eu acredito q deus nasceu e veio do nada intaum eu tb posso acreditar tao fielmente q o mundo veio do nada… ateh ai os dois sao equivalentes. achu q sempre procuramos uma razão para algo, mas e se naum houver razão?… soh naum sinto em nenhum lugar a presença de deus, por isso eu no caso naum acredito nele…
07/06/2004 às 15:51 #76276Miguel (admin)Mestreachu q sempre procuramos uma razão para algo
disintegratorcomo vc chegou à conclusão de q Deus não existe, não foi procurando uma razão para algo?! vc critica como se isso fosse errado, portanto, cuidado
mas e se naum houver razão?…
disintegratorminha irmã tem uma gata, quando ela vê seu reflexo no espelho ela fica toda arrepiada, pronta pra briga mas mesmo assim procura se tem outro gato atrás do espelho…e olha q ela é irracional…e nós querendo ser inteligente…
o homem procura o q quer encontrar ou tem medo de encontrar o q não quer e por isso não procura?
07/06/2004 às 16:03 #76277Miguel (admin)Mestreah, sabe o q a gata dela encontrou atrás do espelho? NADA…agora se tu me perguntar se ela filosofou do pq da imagem são outros quinhentos…só sei q ela procurou e continua procurando toda vez q vê o espelho, talvez esperando e procurando a racionalidade
07/06/2004 às 18:35 #76278Miguel (admin)MestreTem gente que não cansa de pescar no balde…
O “disintegrador” (coitada da língua portuguesa) não acredita em deus – soh naum sinto em nenhum lugar a presença de deus, por isso eu no caso naum acredito nele -, não sente, não existe. E partindo da crença de que deus não existe, quer “buscar “racionalmente” uma razão”…
O “disintegrador” (coitada da língua portuguesa) também acredita na existência real do mundo – o mundo eu tenhu consciencia q existe -, ele sente, então existe. E ainda diz que é racional…
Entregue ao senso comum fica muito difícil qualquer projeto de filosofia. Apenas a título de introdução, talvez valesse ler “O discurso do Método” de Descartes.
(Mensagem editada por fox em Junho 07, 2004)
07/06/2004 às 22:28 #76279disintegratorMembrocara, intaum eh certo acreditar em algo q naum se v naum se sente, e naum tm razão para existir? eu naum acredito em deus, mas tb naum vejo como algo certo acreditar q o mundo veio do nada. e o portugues eu escrevo como eu quizer… vc intendeu? intaum pq tah reclamando? eu naum to aqui na internet pra aprender a escrever, a lingua portuguesa q fique coitada mesmo. e eh disintegraTor, isso naum eh em portugues
07/06/2004 às 22:51 #76280disintegratorMembro“o Discurso do Método, de Descartes, onde, além de dirigir quase que uma autobiografia, pretende através de seu “discurso”, provar uma existência “racional” de Deus. De natureza metafísica”
isso foi o pouco q eu achei, se vc puder me dizer onde tm esse discurso completo… ou falar como ele prova a existencia racional de deus atravez dele, parece interessante}}
08/06/2004 às 11:39 #76281Miguel (admin)Mestrecara, intaum eh certo acreditar em algo q naum se v naum se sente, e naum tm razão para existir?
disintegratoressa frase poderia soar mais plausível se dita por Tomé, naquela época as dúvidas de hj eram “certezas”…mas:
se vc lembrasse das aulas de física, de biologia, etc… o olho humano só capta determinado segmento do feixe luminoso, deixando um infinito de cada lado, ou seja, se deixa de enxergar praticamente tudo, preste atenção como os gatos enxergam no escuro e vc não…seus ouvidos só captam determinada frequência sonora, o restante do infinito de sons está rolando, mas cadê aparelhagem meu irmão? use o apito de cachorro q vc não vai escutar nada (é, mas há som lá!!!!!)… e as dimensões…quantas há? para efeito de comparação vamos reduzir nossas 3 dimensões a duas, e tentemos enxergar uma terceira: é como fazer com q um desenho feito numa folha de papel – 2 dimensões – (q como exemplo digamos ser nós) tenha noção do espaço q nos cerca normalmente – 3 dimensões…é incapacidade mesmo…os mais simples parâmetros das ciências não foram ainda degustados por nós, e eles são de grande valia para quem quer “racionalizar” e “tecnicizar” a discussão. não q essa limitação dos sentidos seja justificativa pra existência de tudo q não se vê e se quer acreditar, mas demonstra q não se fecha discussão com um simples não sinto, não vejo,então não existe e não há razão pra isso…
lembre-se de q não se quer rebater sua não crença em Deus, mas sim a subestimação da razão q demonstrou.08/06/2004 às 21:34 #76282disintegratorMembroeh ricardo, boa resposta. naum havia realmente pensado nisso. O_õ. mas no caso temos limitadas capacidades de definição, o que nos deixa incapazes de afirmar uma verdade fora dela naum eh? entao seriam apenas hipoteses (no momento) uma possivel existencia de um ser superior?
09/06/2004 às 2:48 #76283Miguel (admin)Mestremas no caso temos limitadas capacidades de definição
essas capacidades sempre serão limitadas frente ao que é superior
o que nos deixa incapazes de afirmar uma verdade fora dela naum eh?
dentro dela tb. quem por aqui, em verdade, diz conhecer algo está mentindo…a vida é uma reconstrução contínua do q achamos q sabemos….vale lembrar q aqui ninguém diz a verdade, apenas procura
entao seriam apenas hipoteses (no momento) uma possivel existencia de um ser superior?
veja como quiser. cientificamente nem hipótese pode ser, pq não há como provar; filosoficamente é outra história…já notou q o q mais diferencia os homens não são os sentidos, mas são seus pensamentos?!… é muito difícil e perigoso se dar palpites aqui pq isso é uma coisa muito particular, cada um se educa e se conhece. eu, por exemplo, cada vez tenho ficado mais calado em relação a isso;
discussão importante: sentidos X pensamento
por qual dos dois o homem mais se aproximará da Verdade?11/06/2004 às 21:58 #76284Miguel (admin)MestreRetirem o medo do mundo, e não restará sequer um deus.
12/06/2004 às 5:01 #76285Miguel (admin)MestreMceus, realmente te digo q é impossível raciocinar como homem de pleno equilíbrio, ou totalmente sem medo, como queira, sendo q foi impossível compreender tua frase. quer dizer q o equilíbrio é obstacularizado pela crença em deuses? desenvolve mais aí
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.