Qual o sentido da vida?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 282 do total)
  • Autor

O sentido das coisas está além da explicação. É a direção em que apontam. Não há um sentido único na vida, padronizável para todas as pessoas. O homem faz de sua vida seu destino. Se trabalhamos a vida, seu sentido não é mais autônomo, mecânico.
    A realidade deste instante é a porta para esse trabalho. Por meio de uma alteração no funcionamento da consciência, vivemos intensamente a realidade que está aqui e agora. Isso permite uma alteração de sentido e de significado da vida.
    Quando tentamos viver profundamente o presente, descobrimos que não podemos fazê-lo tão facilmente. Nossa consciência está adormecida e vagueia, perdendo-se em lembranças do passado e em possibilidades futuras.
    O primeiro passo para dar um rumo diferente à uma existência dolorosa é viver o presente com a sincera intenção de conhecê-lo, principalmente em seu aspecto interno.

mceus
    Membro

O sentido da vida é dar à vida o que ela pede: mais vida, todos nossos movimentos são pela vida, há muitos que tropeçam enganados pelo que acham ser o sentido da vida com o que é realmente sua vida, dessa desarmonia, há a “vida sem sentido” mas até essa falta de sentido, é parte da vida. Se estivermos em coma, ou formos apenas uma programaçao de um computador, não mudará muito, a vida tomará seu sentido em uma casa azul ou em uma casa vermelha, nossa consciencia da vida e na vida continuará como no momento do agora, a verdade e a realidade são de sentido muito mais amplo do que nossa realidade e verdade podem admitir, o sentido é para a vida apenas, não para algo além da vida(pelo menos nessa vida)..
    Abraços

Antes de saber se a vida tem algum sentido, a vida existe? E se a consciência nos engana e todos os nossos pensamentos, percepções e idéias do mundo e da vida são produzidas e controladas por um ente que seja incogniscível? A vida pode também ser uma criação de cada um. E se for você quem cria o mundo e tudo que existe em sua volta de forma inconsciente? Não há para mim como dar um sentido filosófico e objetivo a vida pois ainda não consegui um resposta para as questões acima. Se alguém puder me ajudar, ficaria grato…

Evidente que esta quetão pode ser analizada sob vários panoramas distintos. Para ser objetivo responderei sob o ponto de vista biológico:

O sentido da vida é a Alimentação e a Reprodução.

mceus
    Membro

Mas Ricardo, se somos apenas criações de um ser fora da nossa compreensão, o que não seria difícil, isso quanto a compreensão, é claro, ainda assim teríamos um sentido para vida, e seria o que parece ser, e o que fazemos ser todos os dias: vida, ora, se um ser, no tédio mortal da eternidade, viesse a fazer um mundo como esse, qual seria sua finalidade: Ter esse mundo como ele é, pois se ele não estivesse gostando de sua obra, destruiria…mas se ele estiver gostando, o sentido da vida é realmente a vida…

Acredito que o sentido da vida é uma coisa muito particular, subjetiva. Como sustentou Heidegger, devemos procurar a autenticidade… na medida do possível, uma vez que estamos inseridos numa cultura que acaba por moldar em parte nossa maneira de ser …mas voltando… o sentido da vida é amar…, crescer, olhar o céu e pensar por que é azul, mesmo já tendo a resposta… é poder apaixonar-se, gerar vida, ver um sorriso estampado no rosto das pessoas… é fazer o bem, respirar, sentir a maciez da rosa… é tocar os lábios de um homem que se ama e admira… é ir aprendendo sobre tudo, é tomar-se pelo mistério que é a vida, e que é o sentido da vida…

Gostei dessa frase do mceus: o sentido da vida é dar à vida o que ela pede: mais vida.

Acho que essa discussão está ficando bonita, porque dá pra notar que todos nós nos angustiamos e nos perguntamos sobre o sentido da vida. Importa pouco que não tenhamos respostas definitivas, mas apenas hipóteses. Lendo as mensagens, dá pra perceber o ser de cada um, e esse ser na procura do sentido. Acho importante procurar o sentido da vida, e menos importante encontrá-lo. Nessa procura, o ser se afina com suas possíveis destinações, porque procurar sentido é procurar destino. A mitologia contemporânea diz pra gente que o nosso destino é o consumo. Ou seja, é o não-ser, em função do adquirir posses. Prefiro acreditar em outros mitos, ou re-inventá-los. Prefiro acreditar no mito de um possível destino, ou sentido, prefiro acreditar no mito do ser, ou seja: de que é possível ser, vir-a-ser, tornar-se, fazer-se, inventar-se mesmo.

mceus
    Membro

Sim Thelma, essa cultura que nos molda sempre será perigosa quando não objetivar a vida ou todos os seus adjetivos, como vc expressou com virtude na sua mensagem, sim, precisamos da vida, dessa verdadeira tragédia grega, como em Baco e Ariadne, mas sempre da vida, sabendo que do sofrimento, da tristeza só poderá sair vida, e da alegria e felicidade idem, sejamos felizes e que entendamos que sem essa tragédia não podemos viver, entendamos que na maior dor, só pode haver a felicidade, a vida em seu caminho, sejamos felizes como Baco, apesar de perder Ariadne, a vida é aqui e agora…como o Julio disse, não é importante encontrarmos seu sentido, simplesmente viver…e quando algo estiver indo contrário a vida, paixões, instintos, devemos refuta-los e contribuir com a vida, tirando-lhes as mascaras, meus amigos, devemos derrubar os valores e criar novos, devemos filosofar e legislar e assim sempre, até que nasça um novo homem……
    um abraço

Caríssimos. Esse cidadão A.A, que já se disfarçou com outros pseudônimos por este site é um sujeito que esta desenvolvendo um trabalho que tem a pretensão de fazer as pessoas agilizarem seu pensamento lógico, propondo-lhes o que imagina ser desafios intelectuais via internet, desconhecendo que emoção está vinculado a aprendizagem e outros equívocos ao campo que pretende ingressar, o que está absolutamente fora de sua área original. Ele chegou a travar alguns “embates”, indo a fundo na sua “testagem”, que deram erradas pois envolveram elementos que não conseguiu prever.

caros filosofos:

o motivo da vida nao poderia ser o prazer, pois isso nos levaria a um verdadeiro caos, ja q nem todos fazem o que gostam, porem, concordo com aqueles que mencionaram algo como a “performance prazeroza”,ou a “busca do graal”, porem devemos aproveitar a ideia principal, com as adaptacoes necessarias, levando a seguinte conclusao:
    somos seres inteligentes, heterotrofos e temos uma tendencia fortissima para a adaptacao, o unico sentido da vida seria o mesmo dos animais; a sobrevivencia, porem para nos, e necessario que criemos ambicoes pessoais, que em momento algum deveriam ser confundidos com necessidades(sim, viver e uma necessidade!!), esse poderia ser um efeito colateral criado pelo fato de possuirmos o poder de questionar, desnecessario para nossas vidas; temos um potencial imenso e creio eu, deveriamos nos dedicar a amplia-lo cada vez mais, nao para termos uma “performance prazeroza”, mas para termos uma performance MELHOR!!!

obrigado pela atencao

iha
    Membro

Concordo de certa forma com Marcello, mas essa performance melhor não-prazerosa ficaria sendo uma meta. Muitas pessoas não buscam melhorar sua performance, são conformadas com tudo. E a parte do prazer, é instintivo do animal, o homem QUER prazer (apesar de uma pesquisa mostrar que funcionárrios infelizes trabalham mais.. que coisa!). Começo realmente a achar que não há um sentido da vida, mas talvez eu nem tenha achado um sentido NA vida. As sociedades humanas se tornaram complexas demais para metas simples, como mencionado, de sobrevivência. A partir do momento que sobreviver passa a ser mais difícil que 'viver' (enquanto prazer, relações pessoais, aquisição de conhecimento, etc..), a vida perde um sentido humano de ser. seria então mais fácil abandoná-la. Acho que o homem esqueceu que é um animal.
    pbs: essa discussão tá ficando boa.

apreciei bastante as observacoes postas por Iha, apesar de quere lembra-los de que temos a capacidade de questionar, logo, se infelizes, podemos escolher entre o conformismo ou a mudanca, se bem que nada é tao facil assim na nossa sociedade atual, onde para sobrevivermos, dependemos de milhoes de fatores nao relacionados a nossa capacidade de cacarmos ou colhermos frutos como nossos ancestrais.
    creio que deveriamos para de questionar qual o sentido da vida e comecar a melhorar o sentido que a vida toma.

grato pela atencao!!

iha
    Membro

Obrigado Marcello… Realmente é difícil dar, em fim, um sentido à vida, melhorando ou modificando certas condutas, esperando certos resultados. Se formos analisar o que pode ser melhorado para a vida, talvez não só a nossa, mas toda a vida em si, acho que devem ser listados certos prismas, através dos quais serão feitas as análises. Falar que para a vida melhorar tem que investir na Saúde é muito específico, ao mesmo tempo que a abrangência dessa mudança é relativa. Por exemplo: para dizer que se deve investir na saúde, devemos valorizar a saúde, dando prioridades. Daí que os pontos de vista, os prismas, serão necessários, primeiramente dividindo opiniões e, depois, tentando conciliar idéias. Acho que podem ser esquecidas as formas que conhecemos de analisar as coisas, e dar lugar a outras, criando um universo diferente. Os valores políticos como Saúde, transporte, alimentação, etc. podem não ser os melhores aspectos da vida a serem analisados. Acho que não estou conseguindo expressar o que penso, mas ainda vou tentar.
    Acho que tentar resgatar os reais valores da vida (se existirem), talvez lembrar que somos animais, e que a sobrevivência antecede a luxúria; já seria diferente o ponto de vista de um capitalista 'de carteirinha', ou de um egocêntrico ou megalomaníaco. Um médico cético não acharia tào importante as relações pessoais humanas, a troca de emoções, etc., quanto um psicólogo o acharia. Acho que há como tirar um meio termo de todas opiniões, ainda que a média não seja a melhor forma de cálculo, assim como a democracia nào é a melhor forma de contagem..
    O conformismo e a mudança a que Marcello se refere, penso eu, são primordiais para o início de qualquer escolha; talvez observar os pontos com que podemos nos conformar e ressaltar os pontos que necessitam de mudança, vistos por outros ângulos. Outro impecilho seria a forma de revolução, a dominação de uma idéia por outra, as chances de se assimilar idéias jogadas num contexto (refiro em parte ao pensamento de Weber sobre as relações sociais e estruturas de dominação).
    Sinto que ainda não consegui me fazer por dito. Tá parecendo que eu quero montar uma gangue e dogmatizar o mundo..heheh.. (hum.. gostei da idéia.. =] ). Quando eu consegiur me entender volto a escrever.. me perdoem..

alo a todos…

realmente devo dizer q essa discussao ta cada vez melhor! nao me referi apenas a saude fisica, mas a todo um equilibrio também psicologico e social, porém nao quero transformar o mundo em uma utopia, so creio q podia ser melhor se fossemos mais apegados a ideia de amelhoraçao social; fora isso, devo concoradar com Iha, tudo tem seu preço, se a violencia contra os destruidores for necessaria, que seja! pois no futuro, nada dissop se repetira e nao precisaremos mais utilisaremos violencia, aprenderemos com os erros do passado!!

paz!

iha
    Membro

Estava pensando Domingo (01/07), e não sei porque acho que voltei ao começo.. Talvez o sentido da vida não seja mesmo o prazer, no sentido de realizar-se, não importando sobre o quê, mas como atingindo idealizações ? Talvez o Homem seja o único animal que tenha idealizações, e talvez seja seu objetivo alcançá-las; talvez uns idealizam menos que outros (como só casar, ter 3 filhos e sustentar a casa.. não que isso seja fácil); outros já são mais idealizadores (acho que Hitler, seguindo esse raciocínio, pode se sentir totalmente realizado.. =/). Não sei. Mas acho que alguma coisa que nos guie (sem colocar o Deus católico apostólico-romano na conversa, pelo amor de deus.. hehe). Talvez eu tenha escrito essa mensagem só pra atualizar a data da lista.. nossa, eu to passando mal já..

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 282 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.