Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Resumo do livro VIII da República de Platão
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
02/05/2005 às 13:09 #70203Miguel (admin)Mestre
OLá, meu nome é Paloma gostaria muito de uma explicação mais detalhada do livro VIII da República de Platão, terei um seminário deste livro na quarta-feira, desta semana e preciso com uma certa urgência se possível.
Desde já agradeço a atenção.Paloma
09/05/2005 às 22:18 #79571Miguel (admin)MestreOlá Paloma
Um resumo é algo oposto de uma explicação detalhada. Talvez se você nos explicasse melhor sob qual prisma o curso está sendo dado etc.
Na edição da Calouste tem algumas notas:
“Ao principiar o livro VIII, Sócrates recapitula a legislação estabelecida para a cidade ideal e seus guardiões e propõe-se regrassar ao caminho annterior (VIII 543c). Recorda ainda que Gláucon estava a referir-se às outras quatro espécies de governo, quando foram interrompidas por Polemarco e Adimanto (VIII-544b). Retomada a discussão nesse ponto, vão se descrever essas quatro espécies e a maneira (anti-histórica, mas convicente) como degeneram umas das outras. Deste modo traça o quadro da timocracia (ou governo que preza as honrarias), oligarquias, democracia e tirania, bem como do homem, que corresponde a cada uma.
A descrição do ponto mais baixo a que chegou a degradação humana põe de novo a questão inicial da felicidade e virtude de cada uma destas espécies, em relação com as qualidades que predominan na cidade, com a conclusão de que o tirano, escravo dos mais sórdidos prazeres e apetites, é o que mais se opõe ao filósofo-rei, que tem acesso aos prazeres puros e reais, e de que é a justiça, e não a injustiça, que traz vantagens a quem a pratica.”
07/06/2005 às 23:36 #79572Miguel (admin)Mestrepreciso de um resumo do livro A Repubica de Platao pois tenho um teste e e indispensavel esse resumo.Muito obrigado
19/07/2005 às 1:15 #79573Miguel (admin)MestrePreciso de um fichamento do livro ” A República de Platão” pois tenho que apresenta-lo juntamente com outras obras até o dia 23 deste mês. Desde já, Obrigado pela atenção!!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.