Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Por que essa busca é infindável, não se chega a algum lugar, por que o lugar onde se espera chegar é sempre projetado no agora.
Por que o lugar onde se espera chegar é sempre projetado adiante no agora.
É inquietante não atribuir sentido a vida, e é sem sentido dizer que ela não possue sentido.
O universo é o que é ou é aquilo que desejo que seja, que deve obrigatoriamente ser algo que me faça sentido?
Miguel (admin)MestreA análise mais detalhada do texto diz que não:
Instintos são pressões que dirigem um organismo para determinados fins particulares. Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas aos seus equivalentes humanos.
Acontece que a editora Standard manteve a tradução equivocada do termo alemão Triebe, o qual foi substituído erroneamente por “instinto”, que no alemão é Instinkt.
Esse mesmo tipo de erro de tradução aconteceu na obra de Nietzsche. A explicação pode ser encontrada na sala de debate “Nietzsche Para Além do Bem ou do Mal” (vide http://www.consciencia.org/forum/messages/119/1222.html?1118172390 ).
Você citou o trecho “1940, livro 7, p. 21 na ed. bras.” e, infelizmente, não disse qual o título do texto. Assim não posso procurar o original em alemão que está disposto de forma diferente e te mostrar o trecho onde estará a palavra Triebe onde supostamente estaria Instinkt…
Miguel (admin)MestreMas o buraco não precisa ser tapado, deve-se sim abrir ele cada vez mais, pois é nele que se faz sentir a existência propriamente dita, o vazio é a essência, mas ele é vazio por que não vemos a vida como um fim em si mesma assim como o saber. O agora constitui a vida, só temos a agora, passado é lembrança, futuro é sonho, a sentido da vida é momento. Mas há de se perguntar: então por que evoluir pretensamente? Por que essa busca é infindável, não se chega a algum lugar, por que o lugar onde se espera chegar é sempre projetado no agora.
É inquietante não atribuir sentido a vida, e é sem sentido dizer que ela não possue sentido.Miguel (admin)MestreEu acho sim, que seria bem possível construir uma maquina do tempo, porque com a tecnologia que temos hoje porque não construir uma máquina com esta? Acredito eu como qualquer pessoa normal que é dificil mas hoje em dia tem muitos recursosp/ contruir uma máquina como a mesma. Seria ótmo construir uma máquina como esta muitas tragédia poderiam ser eviatadas.
Miguel (admin)MestreE mentiras, dogmas e ilusões não são coisas furadas?
Você acha que tapa o buraco ou que apenas engane, esconda a existência do buraco?
Miguel (admin)MestrePreciso fazer um resumo da obra o espírito das leis de Montesquieu
08/06/2005 às 16:03 em resposta a: ….:::: Qual a influencia da midia na vida das pessoas?! ::::…. #79570Miguel (admin)MestrePentence ao curso de Letras (Teoria do discurso)
Miguel (admin)MestreA metáfora do terreno plano foi só pra evidenciar que é impossível preencher o vazio.
No sentido em que você falou, concordo, mas agora que se sabe que a verdade plana é um dogma, quem ousaria tentar esquecer isso e voltar a crer nela??
Miguel (admin)MestreErnesto Rocha: Existe sim, pesquisas mostram que muitas culturas apontam para um certo padrão, ex: mulheres com rostos que refletem uma adolescente, propoção entre quadril e cintura de 0,67, entre outros valores.
– Isso que você chama de padrão de beleza não passam de tendências óbvias na linguagem humana: a simetria no rosto, a bacia protuberante da mulher e a juventude.
Na realidade, os padrões de beleza podem diferir enormemente de cultura para cultura, de pessoa para pessoa. A obesidade e a magreza por exemplo, as características raciais, as feições individuais, são exemplos de fatores não-óbvios que destacam essas divergências nas diversas culturas.
Ainda assim, tenho dúvidas se esses fatores óbvios são tão óbvios para todos. Há quem prefira mulheres com aparência mais velha e com quadriz não tão destacados…
E. Mileto de Souza, vc acredita que os homens ñ têm mais instintos?
Só alguns reflexos instintivos ao nascerem.
Miguel (admin)MestreErnesto, talvez você entendeu o que eu disse de modo diferente do que prentendi dizer. Estou querendo dizer que pela forma como o homem está estruturado psicologicamente, faz parte da natureza humana fazer uma relação estética entre dois termos, cujo resultado é um juízo de valor estético. Sempre que um ser humano em estado psicológico “normal” vê dois rostos, automaticamente faz uma relação entre o mais-belo e o menos-belo. A questão de se é justo ou não, seria uma questão axiológica ou ética, ao meu ver, mas à luz da psicologia não tem como evitar esta atribuição de predicados estéticos ao perceber um rosto bonito ou feio por exemplo. Ex.: Qual nosso comportamento ao ver um rosto de uma mulher velha banguela e à de uma modelo em plena saúde e juventude? rs. É um conflito entre o “o que é” e “o que deve ser”, somos assim, mas deveriamos ser assim?
(Mensagem editada por kairósxxi em Junho 08, 2005)
Miguel (admin)MestreÉ como eu disse:
O vazio não se preenche. Só o que se pode fazer é deslocá-lo de lugar…
Ou tente preencher um buraco num terreno plano, sem fazer outro ao lado…
Miguel (admin)MestreE. Mileto de Souza: No caso da beleza física da mulher, não existe consenso entre as culturas…
Existe sim, pesquisas mostram que muitas culturas apontam para um certo padrão, ex: mulheres com rostos que refletem uma adolescente, propoção entre quadril e cintura de 0,67, entre outros valores.
Kairós: Na minha opinião julgar valorosamente um rosto como belo, e outro como não belo, é imprescindível para a emoção estética e constituição psicológica do homem.
Pq é necessário?! Não acho necessário, nem justo. Pessoas belas geralmente têm mais vantagens do que as feias. Pode ter sido importante para a evolução da raça, mas creio que não há outros benefícios…
E. Mileto de Souza, vc acredita que os homens ñ têm mais instintos?
Miguel (admin)MestreEu acho que a melhor forma é aceitar alguma coisa como sentido da vida, e acreditar cegamente, nunca duvidar disso e nunca deixar alguém te convencer do contrário.
Como eu ñ consigo fazer isso prefiro simplesmente ignorar o vazio…
Nahuina, e o q vc acha disso tudo? Qual dos 3 caminhos vc segue?
Miguel (admin)MestreDo not overeact, please!
E a idéia que eu critiquei nem era originalmente sua…
Miguel (admin)MestreMas, TER uma cultura pode ser instintivo (natural) p/o homem;pois ñ lembro de nenhuma referência de grupos de homens sem cultura, sem valores, sem padrões, etc…mesmo que as diversas culturas sejam diferentes entre si…
Mas nenhuma dessas culturas se constituiu sem estar subordinada à reflexão ou ao pensamento, o homem é um animal reflexivo, logo ter uma cultura perde a caracterização de instintivo…

-
AutorPosts