Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 2,146 até 2,160 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: O Mito da Caverna #74035

Daia

Como eu já apontei numa mensagem anterior, o prefácio da nova edição de Convite a Filosofia de Marilena Chaui faz uma boa analogia entre o Matrix, filosofia e Platão.

Sobre essa questão do “resumo” do livro segue digitalização da História da Filosofia Antiga do Reale. A digitalização foi obtida no emule, e tem problemas, principalmente nos caracteres gregos, mas ainda assim pode fornecer alguns dados importantes.

application/x-zip-compressedGiovanni Reale – História da Filosofia Antiga volume 2
    GIOVANNI REALE – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA – VOLUME 2 – PLATÃO E ARISTÓTELES.zip (506.9 k)

O Príncipe

Leia também essa página…

http://www.odialetico.hpg.ig.com.br/filosofia/maquiavel1.htm

em resposta a: O Mito da Caverna #74034

Bom como eu disse anteriormente.
    Obrigada pela colaboração.

em resposta a: O Mito da Caverna #74033

Hoje em dia, chamam a preguiça de falta de tempo?

em resposta a: O Mito da Caverna #74032

Não diria preguiça mas sim falta de tempo.
    Obrigada pela colaboração.

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74410

gostaria de obter informações sobre contexto histórico na sociedade, economia, política e religão na época de Aristóteles (urgente)

Preciso fazer um trabalho sobre conceito de homem para Maquiavel. O que devo começar a ler?

Obrigado
    Luciana

em resposta a: A Aguia e a Galinha – Leonardo Boff #73944

A PREGUIÇA SEMPRE FALA MAIS ALTO!!!

em resposta a: O Mito da Caverna #74031

A preguiça E o medo sempre falam mais alto…

em resposta a: Ideologia, Alienação e Senso Comum #73251

estou precisando fazer um trabalho sobre o que é ideologia e sobre o seus conceitos

em resposta a: O Mito da Caverna #74030

Olá!!!
    Bem, eu estava lendo as perguntas anteriores e me adimiro que “certas” pessoas perguntam a mesma coisa onde é só voltar e ler para ter a resposta hehehe sacanagem …
    Bom vamos lá……
    Vi várias perguntas do gênero mas em nenhuma constava a resposta, certamente por ser longa.
    Estou no primeiro nivel de Direito, li o livro A República de Platão, mas tem que ser um filósofo para entender, pq o livro é complicado d+ (risos)
    Gostaria que vcs ajudassem. Estou precisando de um resumo desse livro para eu poder apresentar para meus colegas.
    Cada um terá uma obra para apresentar e a minha é a República de Platão…como vi anteriormente tenho uma nova idéia para minha apresentação…fazer a comparação do “Mito da Caverna” baseado no filme Matrix hehehe
    Boa idéia :-))
    Aguardo respostas…
    Obrigada
    Daia…:-)))))
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa um detalhe uhauhauhauhauhahuauhauha VALE NOTA (sem comentários né?) heheheheheheheh
    [email protected]}

em resposta a: A Aguia e a Galinha – Leonardo Boff #73943

PRECISO DA RESENHA DO LIVRO A ÁGUIA E A GALINHA, PARA FAZER UM [email protected]

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76288

Então, mais um ciclo. Essas questões sempre reaparecem por aqui. Vemos uma reedição do deus Tapa-buracos e do deus Quebra-cabeça para crianças :-)

A minha mente lógica não admite a falta ou a inexistência de uma mente por trás disso tudo!

Conheço os argumentos que apelam para a ordem existente no mundo, mas esse é o único mundo que temos, então, o que minha curiosidade não consegue entender é: como seria um mundo desorganizado? Isso me lembra a lógica dos Tostines: a ordem é aquilo que eu entendo, ou eu entendo somente porque existe uma ordem?

Se Deus criou o mundo, onde estava Ele antes da criação?

Se não existia mundo, como existiria um espaço (lugar) onde estar? Se não existia nada, como existiria um antes? O Tempo não foi criado quando foi criado o mundo? Para a eternidade não existe antes nem depois.

Se Ele é perfeito e completo, como Ele pode ter o desejo de criar algo?

Essa também é fácil (e sem sentido): por transbordamento. Se entende perfeito como sem falta, o perfeito e completo não pode faltar, mas pode sobrar. Mas, se sobra é perfeito? Como vc define perfeito? Desejo é falta? Partilha é desejo?

Os Deus perfeito e completo são ofertados como brindes em caixas de cereais. O atributo mais próprio de Deus é a Santidade.

Mas, como já dizia alguém, essa é mais uma opinião :-)

[]'s

em resposta a: O Mito da Caverna #74028

A preguiça sempre fala mais alto?

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76287

Se Deus criou o mundo, onde estava Ele antes da criação?

Se Ele é perfeito e completo, como Ele pode ter o
    desejo de criar algo?

Visualizando 15 posts - 2,146 até 2,160 (de 6,713 do total)